Jump to content
Fivewin Brasil

Cópia Pirata


gilmer

Recommended Posts

Bom dia a todos, gostaria de manifestar minha opinião.

Que garantias voce pode ter de um sistema que foi desenvolvido por alguem que pirateia softwares? Quem acha normal lesar o fornecedor com mais facilidade ainda vai lesar o cliente.

É essa minha opinião.

Abraços e bom fim de semana.

FWXH 8.12, PELLESC, MYMAKE 1.9J

Belzonte - Minas Gerais

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 137
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

citação:

bom, nao entendi se isso foi pra mim ou nao, mas se foi digo que nao, nao é meu caso. hehehe

abraço,

Eduardo Motta


id=quote>id=quote>

Não Foi não.

è que vc digitou mais rapido que eu.

Marcelo Michels

marcelo@infototal.com.br

celo.michels@hotmail.com

xHarbour 1.1 + Fwh 8.01 + WorkShop + Bcc 5.82 + WvwTools + SQLRDD + xMate.

Link to comment
Share on other sites

citação:

há, e quanto ao carro eu tenho um Gol 2009 com um carnê de 60 folhas.kkkkkkkkkkkkkkk


id=quote>id=quote>

Se vc adiasse por 2 meses a compra do carro ja Teria comprado o Fw.

Era disso que falo.

Vc não titubiou para comprar um carro do Ano mas o Fw ficou para Traz, Repense nisso.

há uma Grande Diferença entre 30.000 e 1.000.

Marcelo Michels

marcelo@infototal.com.br

celo.michels@hotmail.com

xHarbour 1.1 + Fwh 8.01 + WorkShop + Bcc 5.82 + WvwTools + SQLRDD + xMate.

Link to comment
Share on other sites

Gilmer,

Este foi um otimo topico sobre PIRATARIA

Nenhum de nós programadores de clipper ou quaisquer outras linguagem queremos que softwares sejam pirateados.

Vejam bem, ao começar a ser distribuido por qualquer um (free pirata), qual o interesse de novas libs, e como comercializamos programas finaceiros para empresas, ficaremos atrazados.

Quem esta trocando programas só para testes, pegue a versão Demo no site.

Comparando o custo beneficio da Pirataria, não compensa.

Temos que valorizar linguagens de programação, assim como valorizamos nossos softwares (exemplo sai de casa).

Parabens Gilmer !

...

Link to comment
Share on other sites

Aqui somos amigos de profissão temos que nos unir e procurar a melhor forma de todos terem sua cópia legal,essa é a melhor forma de fortalecer o fw e dar credibilidade a ele no mercado, deixemos de lados nossas convicções, nossas diferenças econômicas, quem puder comprar á vista bom, quem não puder que compre parcelado em 10,20,30 Vezes no cartão/leasing,o BNDES tem uma linha de crédito para compra de soft em até 36X, eu propus ao Gilmer em cheque porque é mais fácil pra mim, cabe a ele aceitar ou não.

Minhas Referências comerciais no fórum são : Kapiaba,Alexandre,Jackson RR, já negociei com eles e nunca dei prejuízo a nenhum deles e se precisar aqui fora o que não falta é referências.

FWH 8.08/XHB1.1/Pelles/Mysql/fastreport

laurentinocarlos@gmail.com

Montes Claros MG

Link to comment
Share on other sites

citação:

Aqui somos amigos de profissão temos que nos unir e procurar a melhor forma de todos terem sua cópia legal,essa é a melhor forma de fortalecer o fw e dar credibilidade a ele no mercado, deixemos de lados nossas convicções, nossas diferenças econômicas, quem puder comprar á vista bom, quem não puder que compre parcelado em 10,20,30 Vezes no cartão/leasing,o BNDES tem uma linha de crédito para compra de soft em até 36X, eu propus ao Gilmer em cheque porque é mais fácil pra mim, cabe a ele aceitar ou não.

Minhas Referências comerciais no fórum são : Kapiaba,Alexandre,Jackson RR, já negociei com eles e nunca dei prejuízo a nenhum deles e se precisar aqui fora o que não falta é referências.

FWH 8.08/XHB1.1/Pelles/Mysql/fastreport

laurentinocarlos@gmail.com

Montes Claros MG


id=quote>id=quote>

Gilmer, ASSINO EMBAIXOid=size5>

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Ola amigos

Conheço o FW a muito tempo, e sempre comprei com o gilmer desde a versão 2.0, as atualizações o GILMER sempre me fez em 3X, e tenho comprado TODAS, e não me arrependo, independente dos BUGS que por vez ou outra um versão do FWH tem, mais o nosso sistema tambem tem, afinal quem já não levou uma copia do SEU sistema ao seu CLIENTE, chegando lá dá erro faltando VARIAVEL ou algo do genero.

Mais é isso mesmo o GILMER tem que tomar uma posição séria quanto a isso, e tem todo o meu apoio.

Quanto ao LAURENTINO, o GILMER pode aceitar o CHEQUE dele, pois se ele não pagar EU PAGO

Grato pela a ateção

Jackson Douglas

Boa Vista

FWH 8.08 Lamborguini ( isso voa gente ) PellesC+xH 1.1.0

email : miragerr@osite.com.br

MSN : jackson_rl@hotmail.com

SKYPE : jackson_rr

Link to comment
Share on other sites

O final da pirataria está chegando ou pelo menos parte dela !

creio não será total, mas com certeza irá diminuir e muito

penso que 95%) uma coisa que (Antonio 'FiveTech') poderia fazer

era pegar a ideia do XAILER, o registro é feito pela web ou seja

sem registro exiba uma mensagem de DEMO no inicil do sistema,

ou uma barra de mensagem dizendo que o mesmo não é legalizado.

como conversei com o Gilmer me parece que cada um tem seu numero

de registro então não há necessidade de registro de CPF (seria alternativo)

pois o numero de registro faz a mesma coisa, e no campo assinatura

do membro ira mostrar qual a versão que a pessoa possui,

caso não tenha numero do registro irá exibir (Copia demo ou Alternativa)

dependendo da pergunda dele Gilmer ja irá saber se eh pirata ou não

ja que a demo do site é mais limitado que cheque sem fundo rsrsrs)

*As mensagem dos membros com copia demo ou Alternativa devem ir para

validação do Gilmer ou de um moderador, para poder ter o controle.

caso ele veja que o membro usa uma copia Alternativa(Pirata) ele

que converse e tente entrar em um acordo com o mesmo, caso não tenha

solução e o mesmo continuar com a copia pirata (DEL Nele ^^).

Minha opnião é essa.

[X]Harbour 1.1.0|Fwh 8.5|Bcc55|Pelles|MySQL ^^

http://www.redstarsoft.net

user.jpg

Link to comment
Share on other sites

Lailton + - isso que eu quiz dizer..

Agora em tempos de Harbour/[x]Harbour, Viacoral, ADO,SQLLIB, MySql e outros, um demo em 16 bits e com muitos erros realmente vai fazer muita gente desistir do FW, deve ser por esse motivo que o Antonio faz "Vista Grossa" para o assunto, já pensou um DEMO da versão 8.12 rodando perfeitamente em que o unico incoveniente seria uma janelinha pulando na tela de 03 em 03 minutos ?? ia ser bom de + né ?? pelo menos para mim que não programo comercialmente seria uma magaviguia.. icon_smile_big.gif


Semana que vem eu já estarei embarcando na nave dos V8.xx, deixarei de assinar 2.4 no perfil, se Deus quiser...

id=code>id=code>

Luiz Arruda - Corumba-MS

FWH24-WS-xHB 9950-xDev

ico.corumba@gmail.com

Não abandone seu tópico, ele é muito importante para muita gente tirar a mesma duvidaid=blue>

Link to comment
Share on other sites

Ouvi falar que a versao demo do fivewin tinha a mensagem de demo, ai 'alguem' do forum conseguil remover e utiliza-la,

ai com isso o antonio deve ter ficado meio com raiva rsrsrs ai ate agora não houve outro demo a não ser essa do site, soube isso de 'Terceiros' então não sei se é verdade.

O Xailer eu tinha o registro é não tem como utiliza-lo sem ser registrado, caso formate o pc ja era rsrsrs 'Formatei e perdi hehehe', " não aprofundei, pois não utilizo, meu trabalho são voltado a web, uso clipper5.2, xharbour+fwh so por hobby, da mesma forma que gosto do 3D MAX, FLASH, Maya"

Estamos aguardando... (Gilmer é com você)

[X]Harbour 1.1.0|Fwh 8.5|Bcc55|Pelles|MySQL ^^

http://www.redstarsoft.net

user.jpg

Link to comment
Share on other sites

Primeiramente gostaria de agradecer a todos como foi recebido esta noticia, acredito que assim poderemos ter uma comunidade realmente, não só visando o beneficio particular, certamente se tudo melhorar, vocês terão o direito e liberdade de cobrar melhores informações, site melhor, até mesmo o meu retorno ao fórum, mas realmente na situação que se encontra hoje, só desanima, mas com atitudes como esta, volto a ver que tem solução. icon_smile.gif

@Kapiaba

O Mestre! icon_smile_cool.gif Estarei entrando em contato com nosso amigo.

@Laurenti

Entre em contato comigo pelo MSN, vamos fechar alguma coisa nem que seja no cheque.

@KBelo

Vou atualizar os preços para cartão (pagamento á vista), mas o parcelamento no cartão é algo complicado no momento, até eu ter um e-commerce totalmente integrado no site, operando diretamente com as operadoras de cartão, eu não tenho como fazer o parcelamento, mas pretendo fazer isto, mesmo sabendo que isto vai custar mais investimento, infelizmente com as vendas baixa, fica ainda mais complicado.

@Emotta

Boa! icon_smile.gifPodemos trabalhar com cheque, pelo menos teremos algo mais em nossas mãos.

@Ico

Estamos na espera

@Laiton

O Xailer tem o bloqueio na ferramenta visual e não nas bibliotecas, de qualquer forma, se tiver bloqueio na LIB é muito fácil ser quebrado, este é o motivo que o Linares só deixa na versão 1.92, antes ele liberava, até que o dia que foi quebrado e usado livremente.

Uma coisa é certa! Preciso pensar em uma nova forma de avaliação, nem que seja remoto, só assim poderemos atingir novos usuários, que não tem conhecimento em Clipper/[x]Harbour.

Para quem eu não citei! Fica meu agradecimento! icon_smile_big.gif

e-mail: gilmer@fivewin.com.br

msn: fivewinbrasil@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

ola!

Programo desde a época dos micros de 8 bits, com linguagem Basic e Pascoal.

Nesta época é que programas não tinham valor mesmo.

Com a vinha dos XTs, ATs de 16 bits é que começou a diminuir a pirataria.

Programas "FREE' ou "DEMOS" de versões anteriores são bons para testes e amostra do produto.

"PIRATARIA" é na verdade algo de programadores que não comercializam programas, provavelmente para uso próprio, que já é errado.

Novas versões ajudam a diminuir a pirataria, assim como assistencia mensal cobrada (pensem em manutenção mensal de ajuda ao usuario).

Ainda uso janelas de versão Dos como a Visual Lib, mas como contato com Gilmer estou fazendo alterações para migração para "Fivewin Harbour 32 bits 8.10", e adeus janelas do Dos.

Ótimo tópico.

Beto

geralb@bol.com.br

Editado por - GeraWin on 23/01/2009 17:19:55

Link to comment
Share on other sites

Entendido...

Tenho soluções para isso Gilmer e muitas ideias que podem deixar o site muito bom, com varias formas de pagamentos, estou aguardando seu contato para conversamos e acertarmos tudo. ate mais.

[X]Harbour 1.1.0|Fwh 8.5|Bcc55|Pelles|MySQL ^^

http://www.redstarsoft.net

user.jpg

Editado por - lailton.webmaster on 23/01/2009 17:20:54

Link to comment
Share on other sites

citação:

ola!

Programo desde a época dos micros de 8 bits, com linguagem Basic e Pascoal.

Nesta época é que programas não tinham valor mesmo.

Com a vinha dos XTs, ATs de 16 bits é que começou a diminuir a pirataria.

Programas "FREE' ou "DEMOS" de versões anteriores são bons para testes e amostra do produto.

"PIRATARIA" é na verdade algo de programadores que não comercializam programas, provavelmente para uso próprio, que já é errado.

Novas versões ajudam a diminuir a pirataria, assim como assistencia mensal cobrada (pensem em manutenção mensal de ajuda ao usuario).

Ainda uso janelas de versão Dos como a Visual Lib, mas como contato com Gilmer estou fazendo alterações para migração para "Fivewin Harbour 32 bits 8.10", e adeus janelas do Dos.

Ótimo tópico.

Beto

geralb@bol.com.br

Editado por - GeraWin on 23/01/2009 17:19:55


id=quote>id=quote>

Perai amigo... eu não programo comercialmente, todos os programas que faço são para meu uso, e jamais sai por ai pirateando FW ou outro que seja.. uso o FW porque gosto, como tudo que faço é para meu uso, bastaria eu ir para outras GUIs que existem Free por ai não acha ???

Uma vez chegou em minhas mãos a versão 8.07 "DI GRATIS" na mesma epoca entrei em contato com o Gilmer. tenho cópia dos email´s até hoje guardada no micro, se quiser ler eu te mando,... faço vários testes com ela sim não vou negar, inclusive tenho um programa feito em Clipper puro/FWClipperDemo/FW24Clipper24/FW24xharbour e agora o mesmo em FWxharbour807 e todos rodam e logo logo estara na versão 8.12 e até 9.01, só que ninguém alem de mim usou estes programas, acho que me taxar de pirata é pouco pesado não acha ???

Inté +

Não abandone seu tópicoid=blue>

Luiz Arruda - Corumba-MS

FWH24-WS-xHB 9950-xDev

ico.corumba@gmail.com

Não Falte ao Serviço para que seu patrão não perceba que vc. não faz falta.

Editado por - ico on 23/01/2009 17:35:49

Link to comment
Share on other sites

Gilmer, hoje está todo mundo atrás de homologar TEF/ECF, você sabia que você pode conseguir um liminar na justiça obrigando as certificadoras a homologarem sistemas em five somente com compravação da autenticidade ? oriente-se com um bom advogado, ai vai pegar neguim pelo pé inclusive eu, mas já vou regularizar minha situação.kkkk

FWH 8.08/XHB1.1/Pelles/Mysql/fastreport

laurentinocarlos@gmail.com

Montes Claros MG

Link to comment
Share on other sites

citação:

Gilmer, hoje está todo mundo atrás de homologar TEF/ECF, você sabia que você pode conseguir um liminar na justiça obrigando as certificadoras a homologarem sistemas em five somente com compravação da autenticidade ? oriente-se com um bom advogado, ai vai pegar neguim pelo pé inclusive eu, mas já vou regularizar minha situação.kkkk

FWH 8.08/XHB1.1/Pelles/Mysql/fastreport

laurentinocarlos@gmail.com

Montes Claros MG


id=quote>id=quote>

Nao eh uma má ideia, desde q, nao gere despesas para ter q ir homologar e tenha alguem q possa fazer isso para vc gratuitamente para aqueles q nao tem uma Certificadora na sua cidade.

Poder vender um sistema Homologado para um cliente, seria um ponto positivo.

Nao sei se eh verdade ou boato, mas, ja ouvi dizer q existe um projeto, q deve estar na gaveta, na Camara dos Deputados obrigando as Empresas terem seus softwares regulamentados, ou seja, p/ vc instalar um software em um cliente, seria obrigatoriamente fornecer uma NF com informaçoes das ferramentas q vc ultilizou para o desenvolvimento e se alguma destas ferramentas for paga deve constar o numero da sua NF de compra de sua ferramenta. Seria algo parecido com oq acontece com o Windows hoje em dia, qdo ha fiscalizaçao nas empresas.

Como eu disse, Nao sei se eh verdade ou boato, mas, de qq forma seria uma boa, pq iriamos tirar muitos aventureiros do mercado de Software, e diminuiria bastante esta Put...ria dos "Arrastadores de Botao" de vender Soft a 50,00.

citação:

O Xailer eu tinha o registro é não tem como utiliza-lo sem ser registrado, caso formate o pc ja era rsrsrs 'Formatei e perdi hehehe', " não aprofundei, pois não utilizo, meu trabalho são voltado a web, uso clipper5.2, xharbour+fwh so por hobby, da mesma forma que gosto do 3D MAX, FLASH, Maya"

[X]Harbour 1.1.0|Fwh 8.5|Bcc55|Pelles|MySQL ^^

http://www.redstarsoft.net


id=quote>id=quote>

Lainton, soh uma correçao, a Xailer vem com 3 licensas, caso vc precise formatar a maquina, vc tem q subir sua licensa para Web( nao me pergunte como faz isso, q eu nao à uso, estas sao informaçoes q o Rene me passou), qdo for instalar novamente a xailer vc baixa sua licensa de novo.

@braços Ale

aleseribeli@hotmail.com

18-3722-8639-Andradina/SPid=red>

Logo_SBInfo.jpg

O caça F-117 Stealth usa um motor de Opala com dois cabos de vela soltos como propulsor.

Editado por - Ale SB on 23/01/2009 19:10:04

Link to comment
Share on other sites

ai ja nao concordo com a tal lincenca, ou vc da virtual confia em que compra ou entao larga mao disso,,,, por exemplo,,, hoje tenho o fw11, ate agorao nao recebi nada do fw12, mas tudo bem tenho paciencia,,, pois paguei apenas uma parcela,, mas vcs sabem, que de qualquer forma, alguem vai bular essa licenca,,, entao quem tive conciencia compra o original, para vcs ter uma ideai do que adiante a microsoft, manou nao sei quantas pessoas embora nesta semana,,, se ela fosse tao capacitada e o dinheiro que tem seguraria os funcionarios,,, entao eu pergunte se as 3 licencas furasse, teria que pagar tudo de novo para adquirir, e igual quando fui em sao paulo ver o tal software para o xharbour, muito bom, mas tinha que ficar casado com o software e pagar um monte de coisas...

Link to comment
Share on other sites

Boa Noite Luis,

Eu já enviei a versão 8.12 para os usuários, se você não recebeu, favor entrar em contato comigo para ver o email que esta cadastrado.

citação:

ai ja nao concordo com a tal lincenca, ou vc da virtual confia em que compra ou entao larga mao disso,,,, por exemplo,,, hoje tenho o fw11, ate agorao nao recebi nada do fw12, mas tudo bem tenho paciencia,,, pois paguei apenas uma parcela,, mas vcs sabem, que de qualquer forma, alguem vai bular essa licenca,,, entao quem tive conciencia compra o original, para vcs ter uma ideai do que adiante a microsoft, manou nao sei quantas pessoas embora nesta semana,,, se ela fosse tao capacitada e o dinheiro que tem seguraria os funcionarios,,, entao eu pergunte se as 3 licencas furasse, teria que pagar tudo de novo para adquirir, e igual quando fui em sao paulo ver o tal software para o xharbour, muito bom, mas tinha que ficar casado com o software e pagar um monte de coisas...


id=quote>id=quote>id='Arial'>

e-mail: gilmer@fivewin.com.br

msn: fivewinbrasil@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Lainton, soh uma correçao, a Xailer vem com 3 licensas, caso vc precise formatar a maquina, vc tem q subir sua licensa para Web( nao me pergunte como faz isso, q eu nao à uso, estas sao informaçoes q o Rene me passou), qdo for instalar novamente a xailer vc baixa sua licensa de novo.

@braços Ale

No software tem essa opçao de suspender a licensa mais somente sera possivel reutiliza-la apos (1 mes ou 3 meses nao me recordo direito), no caso eu tinha somente uma licensa pois ganhei ela de um cara que eu fiz uma pagina de internet para ele (nao pedi ele apenas me enviou pois disse que era melhor que o fivewin para eu fazer meus testes)

acho que não é melhor que o fivewin, trabalha de outra forma como se fose tudo class, igual a IDE que o antonio esta fazendo em projeto ao fivewin.

flw

[X]Harbour 1.1.0|Fwh 8.5|Bcc55|Pelles|MySQL ^^

http://www.redstarsoft.net

user.jpg

Link to comment
Share on other sites

citação:

@KBelo

Vou atualizar os preços para cartão (pagamento á vista), mas o parcelamento no cartão é algo complicado no momento, até eu ter um e-commerce totalmente integrado no site, operando diretamente com as operadoras de cartão, eu não tenho como fazer o parcelamento, mas pretendo fazer isto, mesmo sabendo que isto vai custar mais investimento, infelizmente com as vendas baixa, fica ainda mais complicado.


id=quote>id=quote>

Gilmer Veja se coloca o PagSeguro.

Ele aceita pacelamento em ate 12 meses se não me engano em todos os cartões e vc recebe o montante deles.

Se quizer posso ver com um amigo quanto ele cobra pra fazer

uma pagina simples só para esse recebimento.

Marcelo Michels

marcelo@infototal.com.br

celo.michels@hotmail.com

xHarbour 1.1 + Fwh 8.01 + WorkShop + Bcc 5.82 + WvwTools + SQLRDD + xMate.

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Se não estou errado, o parcelamento neste caso é feito diretamente com a operadora, ou seja, vai cobrar o juros da operadora.

citação:

citação:

@KBelo

Vou atualizar os preços para cartão (pagamento á vista), mas o parcelamento no cartão é algo complicado no momento, até eu ter um e-commerce totalmente integrado no site, operando diretamente com as operadoras de cartão, eu não tenho como fazer o parcelamento, mas pretendo fazer isto, mesmo sabendo que isto vai custar mais investimento, infelizmente com as vendas baixa, fica ainda mais complicado.


id=quote>
id=quote>

Gilmer Veja se coloca o PagSeguro.

Ele aceita pacelamento em ate 12 meses se não me engano em todos os cartões e vc recebe o montante deles.

Se quizer posso ver com um amigo quanto ele cobra pra fazer

uma pagina simples só para esse recebimento.

Marcelo Michels

marcelo@infototal.com.br

celo.michels@hotmail.com

xHarbour 1.1 + Fwh 8.01 + WorkShop + Bcc 5.82 + WvwTools + SQLRDD + xMate.


id=quote>id=quote>

e-mail: gilmer@fivewin.com.br

msn: fivewinbrasil@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Pois então.

Mesmo pagando juros da Adm que se não me engano esta em 2.5% com PagSeguro ficaria mais facil tanto pra voce quando para nos.

Vc receberia em 30 Dias o Valor de a Vista da ADM.

Sendo assim vc recebe e quem se vira em cobrar é a ADM.

Nos pagariamos com Juros mas teriamos a Comodidade do Parcelamento longo e em pequena e suavez prestações.

Se o cara não pagar quem negativa, cobra, perde dinheiro, etc...

é a ADM.

Faz a Conta...

Ao invez de Investir 1200,00 a Vista.

Se eu não tenho condições Parcelo e

12 X 130,00. Mais ou menos isso ja com o Juros

Pow 130 mensal não tem como os cara dizer que não facilita.

Marcelo Michels

marcelo@infototal.com.br

celo.michels@hotmail.com

xHarbour 1.1 + Fwh 8.01 + WorkShop + Bcc 5.82 + WvwTools + SQLRDD + xMate.

Link to comment
Share on other sites

citação:

ai ja nao concordo com a tal lincenca, ou vc da virtual confia em que compra ou entao larga mao disso,,,, por exemplo,,, hoje tenho o fw11, ate agorao nao recebi nada do fw12, mas tudo bem tenho paciencia,,, pois paguei apenas uma parcela,, mas vcs sabem, que de qualquer forma, alguem vai bular essa licenca,,, entao quem tive conciencia compra o original, para vcs ter uma ideai do que adiante a microsoft, manou nao sei quantas pessoas embora nesta semana,,, se ela fosse tao capacitada e o dinheiro que tem seguraria os funcionarios,,, entao eu pergunte se as 3 licencas furasse, teria que pagar tudo de novo para adquirir, e igual quando fui em sao paulo ver o tal software para o xharbour, muito bom, mas tinha que ficar casado com o software e pagar um monte de coisas...


id=quote>id=quote>

Perai, deixa eu entender uma coisa aki.. Voce está admitindo que pagou apenas uma parcela do que comprou em várias? É isso? E ainda tem a cada de pau de cobrar atualizacao?

Se estiver errado me corrija.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...