Jump to content
Fivewin Brasil

Cooperativa, interessados? Quantos, Quais?


Luiz Servulo

Recommended Posts

Ideia é interessante, no meu caso tive que deixar meu prog.

de estoque por causa da homologação do ECF, e depois vinheram os outros problemas, estou na área de Psicologia Ocupacional e Medicina do Trabalho, e tb em Custo de Transporte.

Vamos seguir em frente, pois fico triste quando leio que os pessoas estão abandonando seus programas.

Vamos ver em relação a um capital inicial, ou quota mensal, pois se for do meu alcance tb contribuirei.

ATT

v_images.php

OZIEL LOPES

FW 22c - Clipper 5.3b - Workshop 4.0

FWH 6.12 Free - xHarbour 0.99.71 Simplex - BCC55 - Pelles C - xDev.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 157
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Boa Tarde!!!

Não entendi direito como vai funcionar isso, e que esta encabeçando o projeto... gostaria que o(s) responsavel(eis) se puder me enviar no e-mail o projeto, que quero sim participar, contribuir de alguma forma... mas não sei ainda como... é estou meio confusão...

obrigado!!! aguardo!!!

Perfil.jpg

Link to comment
Share on other sites

Acredito que essa ideia é interessante, mas muito difícil de vingar, já diversas iniciativas parecidas como essa ao longo dos anos em diversas listas de discussão e não vi nenhuma que tenha dado certo.

Acredito que o que poderia dar certo é no máximo 5 pessoas/empresas se associarem e desenvolver um sistema WEB e utilizar o formato SaaS para comercialização. Estou com um projeto para desenvolver, um sistema WEB que pretende se tornar um ERP em PHP+MySql+JQuery Multi-Tenant no formato de comercialização SaaS, se alguém tiver interesse em formar uma equipe para desenvolver tal sistema podemos conversar....

FWH 9.08(original), FWH 11.08(original) xHarbour 1.2.1, harbour 3.1, hbMake, hbmk2, ContexT, PellesC 6.00.4, DBF/CDX, MySql(Nativo).

Link to comment
Share on other sites

Henning,

Tivemos uma reunião ontem e estamos vendo o melhor modelo para que todos possam participar. Vamos conversando e juntando idéias e principalmente METAS.

Abraços,

Foto.jpg

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 3217-8162

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de participar da cooperativa...

Lembrando que toda cooperativa tem ata, cnpj, eleição da diretoria;

Para cada cooperador uma taxa mensal para poder usufruir do que ela oferece;

Um software multi para atender várias ramificações?

Se Deus permitir estarei dentro;

fw10.8harbour-xDev.70 Studio-bcc582-Mysql-Pelles

programadorcp80@hotmail.com.br ;

Link to comment
Share on other sites

Bom, ainda não sabemos se vai ser uma cooperativa ou uma associação... estamos evoluindo nas conversas que tivemos. O mais importante no momento é definirmos as nossas responsabilidades que serão compartilhadas com todos e assim quem entrar, já deve de antemão saber o que tem de direitos e deveres.

Foto.jpg

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 3217-8162

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

citação:

Bom, ainda não sabemos se vai ser uma cooperativa ou uma associação... estamos evoluindo nas conversas que tivemos. O mais importante no momento é definirmos as nossas responsabilidades que serão compartilhadas com todos e assim quem entrar, já deve de antemão saber o que tem de direitos e deveres.

Foto.jpg

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 3217-8162

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores


id=quote>id=quote>

Kleyber..sabe da admiraçao e respeito q tenho por TI..mas..pela minha poko experiencia...soh tenho uma coisa a te dizer..Muda de ramo...

...a Cooper de Vcs..ja nasce Morta..olha o tanto de Pirateiro e safados de Plantao q kerem entra..no esquema..tem gente ai..q viveu..sem dar..dar algo util ao forum...programadores falidos..tem q q ser excluidos...nao pode ter DÓ..o Capitalismo eh assim...

Ker ter sucesso...simples !!!... Coloca os outros pra trabalhar pra vc.........

@braços Ale

Logo_05.png

Quem Trabalha não tem tempo de ganhar Dinheiro.id=red>

Link to comment
Share on other sites

SENHORES, INSISTO:

1 - Um desktio web cuja linguagem seria XBASE

2 - o Cliente não compra/aluga sofware que são instalados nos micros dele, compra ACESSO AO DESKTOP.

3 - No desktop do cliente só aparecem os módulos que ele comprou

4 - Cada módulo será feito em .HRB e não .EXE; o cooperado tema responsabilidade de mantê-lo, podendo dispor da ajuda dos outros cooperados.

5 - não há codigo fontes no micro do cooperado, o codigo fonte está no provedor, é lá que são feitas as alterações; é lá que tem outros códigos fontes que podem ser usados a vontade pelo cooperado. o fonte só funciona no desktop web, fora dele teria uma série de incompatibilidades com o ambiente desktop que invializiaria o uso fora dele. (isso previne a pirataria)

6 - O cooperado repassa à cooperativa um percentual sobre a venda para pagamento do provedor, pesquisa de novas tecnologias, etc; mas a linguagem DEVE, PRECISA SER XBASE, caso contrário a cooperariva perde sua essência.

fluna.jpg

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Mais uma coisa, entre o REAL nascimento da cooperativa e seu funcionamentro efetivo, MUITAS, mas muitas mesmos reuniões exaustivas serão necessárias (até que os "penetras" deixem de comparecer pelo cansaço), aí ficam os que tem interesse real.

Tem grande chance de vir a se tornar um grande e lucrativo conglomerado, mas a parte administrativa não pode ser negligenciada, e sabemos: quem administra não tem como programar e viorce-versa sem prejuízo sério a ambas as coisas.

Quem vai administrar? Quanto vai ganhar? terá que largar de programar e dedicar administração? (julgar/administrar conflitos, administrar despesas, administrar egos, etc...)

fluna.jpg

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Fluna são estas e tantas outras coisas que tentamos vislumbrar nessas respostas ao tópico, nas reuniões virtuais e necessariamente físicas que nos colocaram nos rumos dessa junção de várias pessoas com pensamento em comun, como podemos ver é muito dificil obter sucesso nessa empreitada, porém a persistência é sinal do fortes.

Prosigamos neste intento que pelo visto é o desejo de muitos.

Luiz Servulo

xHarbour 1.21

FWH 11.09

UEStudio 12.00

Diadema/SP

"Técnico em Contabilidade"

Link to comment
Share on other sites

Bom até o momento não havia me pronunciado.

Mas vamos la, vou tentar contribuir.

Seguinte a coperativa ou associação quando com muitas ideias, pessoas, direções, chefes, etc. vira bagunça e não sai nada.

A coperativa ainda não tem um norte pelo que estou vendo.

Primeiro de tudo acho que deveria sentar mentores da ideia e ver qual o Objetivo.

Montar um ERP? Sistema Modular? PDV(PAF-ECF)? Controles e classes?

Primeiro deveriam saber o que fazer. Qual o Objetivo?

Eu pelo que vi no topico muita gente quer entrar no bolo, outros estão dentro por estar, outros querem um eventual lucro, outros nem sabem o que estão fazendo aqui.

Sugiro criar uma chapa com Diretores para que sejam inicialmente os responsaveis pela organização e inicialização da cooperativa.

Depois juntar as ideias de projetos e ver o que é viavel.

Se tera mais de um projeto, modulos, rotinas, etc...

Definir quem sera os Gerentes de projetos e desenvolvedores responsaveis ou ate mesmo empresas responsaveis.

Outra coisa aqui tem muitos programadores ao que acredito a maioria senão todos.

Mas onde fica os tecnicos de Suporte?

Onde fica o Tecnico de qualidade?

Onde Fica o Financeiro?

Teria uma Sede?

Juntar um bolo só de programadores com certeza sera algo que nascera no fracasso.

Apesar de muitas forças juntas devemos ter a consciencia que isso é como se fosse uma empresa e tera que ter setor, hierarquias, subordinados e principalmente investimento.

Uma sugestão seria definir quais cargos iniciais teremos na cooperativa. Tendos os cargos definidos teremos os candidados e suas eventuais propostas para assumir o cargo.

Ou Seja

Cargos

Presidente da Associação - Manda chuva inicialmente

Vice Presidente - Trabalha diretamente com o Presidente e responde quando o chefão esta ausente.

Diretor Juridico - Cuida das burocracias Juridicas ou da equipe juridica.

Diretor Financeiro - Cuida das finanças ou da equipe do financeiro. Faz as cobranças, recebimento, etc...

Diretor de Desenvolvimento - responsavel pelo andamento dos projetos, caso seja mais de uma equipe este seria o superior dos gerentes de projetos ou Programadores(desenvolvedores) responsaveis por cada equipe.

Diretor de Qualidade - responsavel pelo teste e qualidade dos projetos, caso seja mais de uma equipe este seria o superior dos gerentes de qualidade ou tecnicos responsaveis por cada equipe.

Diretor de Suporte - responsavel pelo suporte e atendimentos aos cooperados e clientes dos projetos, caso seja mais de uma equipe este seria o superior dos gerentes de Suporte ou Tecnicos responsaveis por cada equipe.

Este foi só um exemplo os cargos podem ser outros e variados, mas seriam os principais para iniciar e criar a primeira equipe de responsabilidade.

Depois de definidos os cargos teriamos os candidatos ou chapas.

Prefiro candidato por cargo para evitar panela.

Apos os canditatos e suas apresentações teriamos uma votação com os interessados e ai teriamos a definição da equipe.

Esta se responsabilisa por captar os projetos e ideias e definir quais os objetivos iniciais e futuros dessa cooperativa.

Com um passo a passo e uma hierarquia formada com direitos e deveres o negocio fica mais organizado e profissional.

Marcelo Michels

E-mail:marcelo@folksistemas.com.br

Msn/E-mail:celo.michels@hotmail.com

xHarbour 1.2 + Fwh 106(originalid=red>) + Bcc 5.82 + SQLRDD + Mate.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

No geral a ideia me parece viável, mas, e sempre tem um mas, pelo que tenho visto tem-se apenas uma ideia sem ainda verificar se existe viabilidade, vamos então fazer as perguntinhas básicas:

01 - o que fazer

02 - como fazer

03 - onde fazer

04 - quando fazer

05 - quem vai fazer

06 - quanto custa fazer

Entendo que o primeiro passo - o que fazer - a sugestão é criar uma cooperativa. Com que missão, qual é o objetivo precípuo da cooperativa? Todos aqui tem sua experiência e claro, seus interesses, então, amadorecida a idéia central, coloquemo-la em prática. Mas primeiro é preciso saber o que fazer.

Abraço a todos

Crisvam - xHarbour_FWH_10.11 - Whorkshop

Link to comment
Share on other sites

Olá,

citação:Primeiro de tudo acho que deveria sentar mentores da ideia e ver qual o Objetivo.
id=quote>id=quote>

Em um "post" anterior foi sugerida uma comissão para estudar os objetivos, as formas de associação, etc. Compilar Este comissão se reuniu terça passada, vai se reunir mais umas duas vezes e aí postar o que foi estudado.

[]s,

Evandro G. de Paula

Curvelo - MG

evandro@skillnet.com.br (Escr. - na Cidade)

imortal@skillnet.com.br (Res. - na Roça)

FWH 9.01+PellesC+MyMake+xHarbour.org 1.00+SqlLib

Link to comment
Share on other sites

citação:

Bom até o momento não havia me pronunciado.

Mas vamos la, vou tentar contribuir.

Seguinte a coperativa ou associação quando com muitas ideias, pessoas, direções, chefes, etc. vira bagunça e não sai nada.

A coperativa ainda não tem um norte pelo que estou vendo.

Primeiro de tudo acho que deveria sentar mentores da ideia e ver qual o Objetivo.

Montar um ERP? Sistema Modular? PDV(PAF-ECF)? Controles e classes?

Primeiro deveriam saber o que fazer. Qual o Objetivo?

Eu pelo que vi no topico muita gente quer entrar no bolo, outros estão dentro por estar, outros querem um eventual lucro, outros nem sabem o que estão fazendo aqui.

Sugiro criar uma chapa com Diretores para que sejam inicialmente os responsaveis pela organização e inicialização da cooperativa.

Depois juntar as ideias de projetos e ver o que é viavel.

Se tera mais de um projeto, modulos, rotinas, etc...

Definir quem sera os Gerentes de projetos e desenvolvedores responsaveis ou ate mesmo empresas responsaveis.

Outra coisa aqui tem muitos programadores ao que acredito a maioria senão todos.

Mas onde fica os tecnicos de Suporte?

Onde fica o Tecnico de qualidade?

Onde Fica o Financeiro?

Teria uma Sede?

Juntar um bolo só de programadores com certeza sera algo que nascera no fracasso.

Apesar de muitas forças juntas devemos ter a consciencia que isso é como se fosse uma empresa e tera que ter setor, hierarquias, subordinados e principalmente investimento.

Uma sugestão seria definir quais cargos iniciais teremos na cooperativa. Tendos os cargos definidos teremos os candidados e suas eventuais propostas para assumir o cargo.

Ou Seja

Cargos

Presidente da Associação - Manda chuva inicialmente

Vice Presidente - Trabalha diretamente com o Presidente e responde quando o chefão esta ausente.

Diretor Juridico - Cuida das burocracias Juridicas ou da equipe juridica.

Diretor Financeiro - Cuida das finanças ou da equipe do financeiro. Faz as cobranças, recebimento, etc...

Diretor de Desenvolvimento - responsavel pelo andamento dos projetos, caso seja mais de uma equipe este seria o superior dos gerentes de projetos ou Programadores(desenvolvedores) responsaveis por cada equipe.

Diretor de Qualidade - responsavel pelo teste e qualidade dos projetos, caso seja mais de uma equipe este seria o superior dos gerentes de qualidade ou tecnicos responsaveis por cada equipe.

Diretor de Suporte - responsavel pelo suporte e atendimentos aos cooperados e clientes dos projetos, caso seja mais de uma equipe este seria o superior dos gerentes de Suporte ou Tecnicos responsaveis por cada equipe.

Este foi só um exemplo os cargos podem ser outros e variados, mas seriam os principais para iniciar e criar a primeira equipe de responsabilidade.

Depois de definidos os cargos teriamos os candidatos ou chapas.

Prefiro candidato por cargo para evitar panela.

Apos os canditatos e suas apresentações teriamos uma votação com os interessados e ai teriamos a definição da equipe.

Esta se responsabilisa por captar os projetos e ideias e definir quais os objetivos iniciais e futuros dessa cooperativa.

Com um passo a passo e uma hierarquia formada com direitos e deveres o negocio fica mais organizado e profissional.

Marcelo Michels

E-mail:marcelo@folksistemas.com.br

Msn/E-mail:celo.michels@hotmail.com

xHarbour 1.2 + Fwh 106(originalid=red>) + Bcc 5.82 + SQLRDD + Mate.


id=quote>id=quote>

Marcelo,

É por ai o caminho das pedras. Precisamos nos organizar como uma empresa, com cada um em seu lugar, para as coisas darem certo.

Foto.jpg

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 3217-8162

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Editado por - kleyber on 23/04/2012 16:40:20

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Só para informar, o grupo tem se reunido, claro que remotamente, para traçar uma proposta da forma de associação, funcionamento, etc. Assim que tiver pronto será postado aqui para apreciação e sugestões de todos os interessados.

[]s,

Evandro G. de Paula

Curvelo - MG

evandro@skillnet.com.br (Escr. - na Cidade)

imortal@skillnet.com.br (Res. - na Roça)

FWH 9.01+PellesC+MyMake+xHarbour.org 1.00+SqlLib

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Sr Evandro.

Ao meu ver, deveria ser postado a cada reunião, e não após somente alguns terem se reunido remotamente.

O interesse é de muitos, e não de uma meia duzia, que sequer foram eleitos pela comunidade em geral.

Temos que saber quais os assuntos abordados, quais as metas e obrigações estão sendo discutidas.

Como já foi dito antes, "PUXAR A BRAZA PARA SUA SARDINHA" não deve ocorrer.

É só o meu humilde e irrelevante ponto de vista.

logofw.png

Dimob / SPED(pis/cofins)

..:: Este post é uma opnião pessoal, NAO DEVE SER ENCARADO COMO VERDADE ABSOLUTA ::..

Link to comment
Share on other sites

É, to vendo que a coisa está pegando um caminho meio tortuoso, pois, quando pessoa do peso do Sebastião, sempre com sua coerência, sente-se desconfortável, questionando a falta de informação do que está sendo discutido, melhor aguardar o pronuciamento e as propostas do grupo de reunião antes de tomar qualquer decisão.

[]s,

Jorge Andrade

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida"

Link to comment
Share on other sites

Jorge,

Permita-me discordar, pois o que está sendo feito é para que se tenha uma clareza do que precisa ser feito. O que está sendo discutido é DE QUE FORMA a cooperativa/associação vai acontecer, o que precisamos fazer para ter um sistema que ajude a todos. Estamos priorizando alguns sistemas por causa do tempo escasso que temos e das lutas que estamos enfrentando.

Aproveitando, alguém já disse que não se consegue fazer nada em conjunto justamente pelo fato de que cada um quer "puxar para a própria sardinha". É justamente isto que estamos tentando evitar, mas ao que parece basta ter um tempo de maturação para as coisas acontecerem de forma correta que já causa desconfiança. O que quero dizer é que precisamos trabalhar juntos, mas para isto devemos deixar de olhar somente para o próprio umbigo e olhar para os outros. Não estamos formando panelinha de forma alguma, tanto é que vai ser divulgado o primeiro resultado do que está sendo tratado. Eu fui um dos primeiros a gritar pedindo socorro por não ter um sistema que faça tudo o que o governo quer. Surge então a idéia de juntar forças. Mas como tudo na vida, se não comeár de forma organizada, não vai se chegar a lugar algum e ficará tudo na mesma. Espero que não seja o pensamento de vocês.

Foto.jpg

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Sérgio,

citação:Ao meu ver, deveria ser postado a cada reunião, e não após somente alguns terem se reunido remotamente.
id=quote>id=quote>

O problema de se postar a cada reunião é que não tem ainda algo definido por este grupo para ser postado. Óbvio que assim que tiver mais claro, não será omitido.

citação:O interesse é de muitos, e não de uma meia duzia, que sequer foram eleitos pela comunidade em geral.
id=quote>id=quote>

Exatamente pelo interesse ser de muitos é que foi feito um grupo para formular um projeto e levar à apreciação dos interessados. Esta meia dúzia não foi eleita, até porque nem se tem quem serão os votantes, mas foi sugerida neste mesmo tópico e, por não haver contestações, acatadas as sugestões, considerou-se o grupo formado.

citação:Temos que saber quais os assuntos abordados, quais as metas e obrigações estão sendo discutidas.
id=quote>id=quote>

Para dar mais agilidade ao processo, será apresentado um projeto que poderá ser apreciado, contestado, alterado, etc.

citação:Como já foi dito antes, "PUXAR A BRAZA PARA SUA SARDINHA" não deve ocorrer.
id=quote>id=quote>

Fui eu quem sugeriu a formação do grupo, seus integrantes, o método inicial de trabalho e me incluí neste grupo. Me sinto bem à vontade para isto uma vez que, pelo motivo inicial do tópico, não tenho nada com isto, não tenho como puxar a sardinha para minha brasa uma vez que não trabalho com automação comercial. Não tenho preocupação com SPED, NFE e outras sopas de letras que nem sei quais são. Portanto considero que o grupo será o mais isento possível sem puxar nem brasa nem sardinha, apenas formatar a melhor forma possível para esta associação/cooperativa seguir em frente, ser um sucesso que todos esperam.

citação: É só o meu humilde e irrelevante ponto de vista.
id=quote>id=quote>

Definitivamente não é irrelevante. Nossos pontos de vista têm mesmo de serem expostos. Além disto é uma ótima oportunidade de deixarmos as coisas mais claras.

Jorge,

citação:É, to vendo que a coisa está pegando um caminho meio tortuoso,
id=quote>id=quote>

Como expliquei acima, não é um caminho tortuoso, apenas uma forma de dar agilidade a um processo que, pela quantidade de pessoas, sempre será muito complicado de se chegar a um consenso.

[]s,

Evandro G. de Paula

Curvelo - MG

evandro@skillnet.com.br (Escr. - na Cidade)

imortal@skillnet.com.br (Res. - na Roça)

FWH 9.01+PellesC+MyMake+xHarbour.org 1.00+SqlLib

Editado por - evandro on 29/04/2012 22:40:42

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal

Desculpe, mas acho que fui mal interpretado nas minhas colocações, embora tenha citado nome da pessoa errada, mas, eu apenas concordei com as colocações deste.

Nem imaginei que já tinha sido definido o grupo de discussão e que este já havia se reunido virtualmente alguma vezes, até ter lido as últimas mensagens.

Como disse, o correto é aguardar o pronunciamento e proposta discutida pelo grupo, pois acredito que este esteja pensando no coletivo.

Segue abaixo alguns provérbios:

"Da discussão nasce a luz"

"De sim e de não, nasce toda a questão"

"Discutamos muitas vezes, não disputemos nunca"

"Não há concórdia sem discussão"

[]s,

Jorge Andrade

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida"

Link to comment
Share on other sites

citação:

"Da discussão nasce a luz"

"De sim e de não, nasce toda a questão"

"Discutamos muitas vezes, não disputemos nunca"

"Não há concórdia sem discussão"

[]s,

Jorge Andrade

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida"


id=quote>id=quote>

Nisto eu concordo plenamente (rss).

Foto.jpg

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...