Jump to content
Fivewin Brasil

Porque eu uso Harbour


vailtom

Recommended Posts

Dê uma lida e veja o conceito de compilador e linkedição.

http://forum.clubedohardware.com.br/compilacao-linkedicao-assembler/63703

A grosso modo o HARBOUR.EXE é o CLIPPER.EXE, sendo que o CLIPPER gerava um .OBJ que não da pra ser lido em um editor de textos. O Harbour.exe por sua vez, gera um PCODE que é compilado em C. O PCode não é o codigo fonte "traduzido" para C, se fosse um codigo fonte em (x)Harbour assim:

Function Main()

? "Hello"

Return nil

o codigo fonte "traduzido" para C ficaria:

#include

void main ()

{

printf ("Hello");

}

E não é dessa forma que fica.

A teoria é basicamente gerar um PCODE em C e com isso ter a possibilidade de compilar em qualquer compilador C em qualquer SO. Sendo que este compilador C que tenha as LIBs da "virtual machine (x)Harbour", que é um interpretador.

Mas nao vejo porque discutir se é compilador ou não, isso já está claro. O fato é que tanto Harbour como xHarbour são excelentes linguagens, a competição entre as duas é valida embora eu mesmo acredite que a união seria ainda melhor. Essa cobrança por melhoria é muito boa, não se pode parar no tempo, mas digo que estou satisfeito com o xHarbour. Se no futuro achar válido migrar para Harbour farei isso, mas o fato de hoje eu nao migrar não quer dizer que acho xHarbour melhor que Harbour. Simplesmente acho que para o meu negócio HOJE xHarbour está atendendo muito bem, tanto na tecnologia como no suporte mas fico sempre com a mente aberta para mudança, se necessário e vantajoso para o "negócio".

citação:

Se o xharbour é compilador usamos o BCC pra quê ? Enfeite? Tenha santa paciência.

No more.

Shark - FWH 8.02 / xharbour 1.1.0 / xMate 1.15 / Resource WorkShop

figura21fd4.jpg

www.pcsofttecnologia.com

http://superdownloads.uol.com.br/download/41/programa-de-auto-escola-automax/


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 83
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Luiz

Não sou nenhum expert nesse sentido, mas estou a concordar com o Shark

Voce pega o xxxxx.prg e o xHarbour gera o xxxxx.c

Voce pega o xxxxx.c e o BCC32 gera o xxxxx.obj (compilador)

Voce pega o xxxxx.obj e o ILink32 gera o xxxxx.exe (linkeditor)

Então, nos meus pobres conhecimentos, o xHarbour é um conversor de arquivo prg para arquivo C

Concluo então que a linguagem que trabalhamos e que é realmente compilada e linkada é C.

Se eu estiver errado, me expliquem.

Apesar que tudo isso não muda em nada. O que importa mesmo é o resultado. Nosso aplicativo.

logo.gif

Editado por - jcleoner on 03/11/2009 15:42:39

Link to comment
Share on other sites

Tanto o Harbour quando xHarbour Não são compiladores,

sao apenas tradutores de comandos.

Os verdadeiros compiladores sao ( Borland 'bcc55' / Microsoft MS VC++ / XCC ( usado no xHarbour comercial )

que geram o .C, o Pcode se vc ajustar as Flags de compilação o .C sera legivel,

e de facil entendimento...

por padrão é impossivel de se ler.

Realmente revi meus conceitos, pesquisei e estou com o Shark nessa tambem.

Acrecentando se vc souber programar em C puro, vc nao precisa nem do fivewin, nem do {xharbour ou harbour }

=]

Abraço ^^

xHarbour1.1.0|Fwh9.2|Bcc55|Ribbonbar.lib|Pelles|MySQL|PostgreSQL

http://www.redstarsoft.com.br

user.jpg

Link to comment
Share on other sites

Grande José Carlos....

É que no clipper a geração do PCODE e do OBJ se dava no momento que executava:

Clipper programa

Ele, por baixo dos panos, fazia a mesma coisa que o Harbour faz. Gera um PCODE e gera um OBJ para ser linkado. O Clipper, assim como o xHarbour, é uma linguagem INTERPRETADA, por isso podemos usar recursos como macro e code block, assim como no xHarbour os .HRB.

Mas é questão de conceito, várias vezes já me perguntaram (leigos) em que linguagem meu sistema é desenvolvido e falei C para não se alongar o assunto.

Abraço

citação:

Luiz

Não sou nenhum expert nesse sentido, mas estou a concordar com o Shark

Voce pega o xxxxx.prg e o xHarbour gera o xxxxx.c

Voce pega o xxxxx.c e o BCC32 gera o xxxxx.obj (compilador)

Voce pega o xxxxx.obj e o ILink32 gera o xxxxx.exe (linkeditor)

Então, nos meus pobres conhecimentos, o xHarbour é um conversor de arquivo prg para arquivo C

Concluo então que a linguagem que trabalhamos e que é realmente compilada e linkada é C.

Se eu estiver errado, me expliquem.

Apesar que tudo isso não muda em nada. O que importa mesmo é o resultado. Nosso aplicativo.

logo.gif

Editado por - jcleoner on 03/11/2009 15:42:39


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

Lailton, legivel o codigo C fica, porem não é o fonte PRG "traduzido" para C, e sim um PCODE para ser compilado em C. Como citei no exemplo acima como ficaria um ? "Hello" em C.

A meu ver é um assunto polemico que não levará a nada mas seguindo este coneito o VB.NET também é (apenas um tradutor) certo? Pois ele gera um PCL.

Abraços

citação:

Tanto o Harbour quando xHarbour Não são compiladores,

sao apenas tradutores de comandos.

Os verdadeiros compiladores sao ( Borland 'bcc55' / Microsoft MS VC++ / XCC ( usado no xHarbour comercial )

que geram o .C, o Pcode se vc ajustar as Flags de compilação o .C sera legivel,

e de facil entendimento...

por padrão é impossivel de se ler.

Realmente revi meus conceitos, pesquisei e estou com o Shark nessa tambem.

Acrecentando se vc souber programar em C puro, vc nao precisa nem do fivewin, nem do {xharbour ou harbour }

=]

Abraço ^^

xHarbour1.1.0|Fwh9.2|Bcc55|Ribbonbar.lib|Pelles|MySQL|PostgreSQL

http://www.redstarsoft.com.br

user.jpg


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

O sistema em (x)harbour passa na verdade por dois compiladores, veja que maravilha... hehehe

citação:

Lailton, legivel o codigo C fica, porem não é o fonte PRG "traduzido" para C, e sim um PCODE para ser compilado em C. Como citei no exemplo acima como ficaria um ? "Hello" em C.

A meu ver é um assunto polemico que não levará a nada mas seguindo este coneito o VB.NET também é (apenas um tradutor) certo? Pois ele gera um PCL.

Abraços

citação:

Tanto o Harbour quando xHarbour Não são compiladores,

sao apenas tradutores de comandos.

Os verdadeiros compiladores sao ( Borland 'bcc55' / Microsoft MS VC++ / XCC ( usado no xHarbour comercial )

que geram o .C, o Pcode se vc ajustar as Flags de compilação o .C sera legivel,

e de facil entendimento...

por padrão é impossivel de se ler.

Realmente revi meus conceitos, pesquisei e estou com o Shark nessa tambem.

Acrecentando se vc souber programar em C puro, vc nao precisa nem do fivewin, nem do {xharbour ou harbour }

=]

Abraço ^^

xHarbour1.1.0|Fwh9.2|Bcc55|Ribbonbar.lib|Pelles|MySQL|PostgreSQL

http://www.redstarsoft.com.br

user.jpg


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

Eu não iria entrar nesta briga, mas todos devem observar uma coisa!

1) Primeiro que Harbour e xHarbour são compiladores pois tambem geram o objeto (.obj), mas eles tambem transformam o que escrevemos em xBase em Pcode para o C++.

Ele na verdade é tambem um Tradutor que converte uma linguagem em outra.

O xHarbour e o Harbour torna muito mais facil o nosso trabalho, pois programar em C++ e bem mais complicado e a linguagem xBase surgiu na epoca para facilitar este trabalho.

Discutir qual é melhor e qual é pior isso é inutil, existe a ferramenta certa para o trabalho que se necessita fazer.

A Iniciativa do nosso amigo Vailtom e excelente, pois tras informações importantes para os nossos amigos do forum.

Eu particularmente leio todas as noticias que saem sobre Harbour e xHarbour e foi assim que conheci muitas coisas que muitos aqui não sabem a respeito da linguagem e tambem contribui com os mesmos com estes conhecimentos.

So um exemplo: o xHarbour por exemplo ( não verifiquei o Habrour ) voce escrever o codigo e compila-lo gerando como saida: .C, .Obj, .Java e .Hrb

No caso você pode gerar pcode para C++ e para Java.

Gente pelo amor de Deus, antes de iniciar uma briga ferrenha dessa do que é melhor se atente ao que as dois trazem de melhor para o seu trabalho.

Conhecimento nunca é demais....

FW 2.3C/CLIPPER 5.X/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/XMATE/MD/MYSQL/FIREBIRD/INTERBASE

Link to comment
Share on other sites

citação:

Luiz

Não sou nenhum expert nesse sentido, mas estou a concordar com o Shark

Voce pega o xxxxx.prg e o xHarbour gera o xxxxx.c

Voce pega o xxxxx.c e o BCC32 gera o xxxxx.obj (compilador)

Voce pega o xxxxx.obj e o ILink32 gera o xxxxx.exe (linkeditor)

Então, nos meus pobres conhecimentos, o xHarbour é um conversor de arquivo prg para arquivo C

Concluo então que a linguagem que trabalhamos e que é realmente compilada e linkada é C.

Se eu estiver errado, me expliquem.

Apesar que tudo isso não muda em nada. O que importa mesmo é o resultado. Nosso aplicativo.

logo.gif

Editado por - jcleoner on 03/11/2009 15:42:39


id=quote>id=quote>

Olha... realmente alguém pegou o espírito da coisa.

Lamento não saber ser tão claro e o objetivo como nosso amigo José Carlos (jcleoner).

Sem querer estender este assunto creio que a citação de nosso amigo exemplifica claramente meu pensar e deixo este post apenas por sentir-me na obrigação de defender meus conceitos uma vez que os mesmos foram tanto contestados.

Independentemente se o código é C escrito, PCODE ou qualquer outro tipo mencionado creio que está comprovado que o xharbour traduz nossos PRG´s comuns para que o "COMPILADOR" adequado gere o OBJ.

Observem que mesmo o xHarbour Builder mencionado em um post acima que cita a página www.xharbour.com.br possui o compilador XCC que realiza o mesmo trabalho do BCC ou MSVC sendo estes os verdadeiros compiladores que transformam os códigos C gerados pelo "TRADUTOR" harbour.exe ou xharbour.exe em OBJ´s.

Porém, o que mais impressionou-me neste tópico foi a atitude do colega LAILTON pela coragem de rever seus antigos conceitos formados e mudar sua opinião sobre um tema. Este exemplo deveria ser seguido por muitos de nós. Até mesmo eu.

Também gostaria muito de descobrir como o LAILTON sabia que eu estava bêbado.... kkkkkkkk... Tá fazendo curso com a mãe Diná? rsrsrsrsrsrs

De qualquer forma a discussão fugiu do tema principal mas foi muito boa.

Fica em aberto a questão inicial...

Quem vai testar e mudar para Harbour como sugerido inicialmente no tópico? Só o futuro dirá.

SharkAbraços!

Shark - FWH 8.02 / xharbour 1.1.0 / xMate 1.15 / Resource WorkShop

figura21fd4.jpg

www.pcsofttecnologia.com

http://superdownloads.uol.com.br/download/41/programa-de-auto-escola-automax/

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...