Jump to content
Fivewin Brasil

Livro "Ramalho do FiveWin"


gilmer

Recommended Posts

Olá Valdir!

Lindas palavras. Concordo plenamente com você.

Acho que o João (Karinh) tem razão, o estilo do livro deveria ser igual ao do Antonio Geraldo da Rocha Vidal - maravilhoso professor da USP.

Alias, estou conversando com o João (Karinh) nesse instante e ele está te mandando um beijo no seu coração.

E ele não vê a hora de tomar uma cervejinha com você.

Um forte abraço e vejo vocês no 2 encontro do Fivewin.

Cida - Santo André SP.

Editado por - cida on 08/10/2004 22:15:04

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 55
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Caros Computêros,

Tenho acompanhado este fórum desde que resolvi converter meus sistemas em clipper 5.2 para um ambiente gráfico no estilo MS-Windows. Inicialmente foi apresentado à FW por um amigo e gostei do que vi. Mas tenho que ser honesto: falta documentação com conteúdo e qualidade. Se vocês observarem o que ficamos discutindo aqui, na maioria das vezes, poderia estar em uma boa documentação. Na mesma direção das críticas ao uso do @...SAY serve para quem ainda está usando arquivos DBF... Quem se preocupa com a segurança e integridade das informações de seus clientes usa arquivos SQL...

Um abraço!

Rodrigo Melo

BH (rmelo@mg.gov.br)

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, João!

Aproveitando a oportunidade, você ou outro usuário deste fórum já desenvolve aplicativos que acessam bases de dados em MySQL ou FireBird? Pode ceder exemplos de acesso e recuperação de dados? Obrigado!

Rodrigo Melo

BH

rmelo@mg.gov.br

Link to comment
Share on other sites

Olá Galera,

Acho que explicar função a função fica complicado, porque a a cada atualização existe um aumento de parametros, etc. O ideal seria explanar de uma forma mais simples e deixar a parte avançada pro usuário entrar nos CHs e verificar. O que teria de retorno. Outra coisa seria exemplificar algumas funções que usamos no nosso cotidiano.

Bom, esta é a minha opnião.

Um abraço,

Alexandre Pereira

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, bom dia

nao concordo com voce, acho que um projeto destes se for levado a cabo deve explorar todos os recursos da ferramenta, até porque nos falta um manual da mesma. E um livro deste tipo poderia suprir esta necessidade.

citação:

Olá Galera,

Acho que explicar função a função fica complicado, porque a a cada atualização existe um aumento de parametros, etc. O ideal seria explanar de uma forma mais simples e deixar a parte avançada pro usuário entrar nos CHs e verificar. O que teria de retorno. Outra coisa seria exemplificar algumas funções que usamos no nosso cotidiano.

Bom, esta é a minha opnião.

Um abraço,

Alexandre Pereira


id=quote>id=quote>

PARTICIPE DO II ENCONTRO DE PROGRAMADORES EM FIVEWIN (by Sr. Elias)

Marllon Figueiredo

Analista de Sistemas ERP/CRM

Porto Alegre - RS

marllonfigueiredo@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Olá Marlon,

Bom, neste caso teria quer dois livros: 1 - Básico e 2 - Avançado, qdo disse que teria que ter uma forma de referenciar as funções é porque atualmente não sabemos qual função utilizarmos para uma determinada tarefa (cansei de perguntar o que usaria e a resposta já estava na minha cara). Hoje pra mim é bem mais fácil, mas pensa em uma pessoa que está querendo ingressar no FW agora? Sendo assim vc agradaria a quem ta querendo começar e tb quem já é um usuário pouco mais avançado.

Agora, quando digo 1 - Básico, este tem que contemplar todas as funções/classes, porém de uma forma mais genérica. e 2 - Avançado, seria abrir a função/classe e explicar parametro por parametro, retorno por retorno, etc...

ok?

Um abraço,

Alexandre Pereira

Link to comment
Share on other sites

Todos os livros citados aqui neste tópico eu conheço e são bons, mas se você quizer mesmo uma coisa avançada seria o livro do Rick Spence.

Apoio a idéia de um livro bem avançado um Fivewin que focasse principalmente o acesso a bancos SQL.

Eroni

Link to comment
Share on other sites

  • 4 years later...

Gilmer, em minha opiniao primeiro teremos que separar se o livro será de Fivewin ou (x)Harbour. Se for somente de fivewin teremos que imaginar que conceitos de programacao, rdd, criacao de tabelas, etc, nao faria parte do livro. O que faria seria somente os comandos e funcões que são da biblioteca fivewin.

Este livro poderia ter 2 versões: a primeira o arroz-com-feijão e a segunda nivel avançado (SUGESTÃO ESSA QUE Jà FOI DADA EM MENSAGENS ACIMA).

Um livro de (x)Harbour em que conceitos da linguagem estivesse explicado poderia ser feito em seguida. Conceitos como variaveis, tabelas, etc, tudo isso seria detalhado em outro livro. Também poderia ter 2 livros, um arroz-com-feijão e outro avançado como usando recursos de internet (socket), multi-threads, etc...

Para ler o livro sobre fivewin primeiro a pessoa teria que saber os conceitos do livro de (x)Harbour, ou seja, aprender a programar para depois usar a BIBLIOTECA fivewin, pois é o que FIVEWIN na verdade é.

Falo sempre do nivel 1 e 2 porque muita gente precisa aprender e desenvolver algo basico de inicio, é assim que se começa, muitos aqui devem ter começado com sistema simples para locadora (ou nao?). Então primeiro a pessoa aprende (x)Harbour (caso nao conheça o CLIPPER ainda). Depois passaria a usar o Fivewin. Ãpós isso aprenderia conceitos avançados de (x)Harbour e depois do Fivewin (ou o contrário).

Acho que dividindo assim nao teriamos uma BIBLIA enorme com com tantas informações que o programador iniciante nao conseguiria assimilar logo após a leitura do livro e desanimaria de usar esta fantastica tecnologia (fivewin e [x]Harbour).

Creio que o foco deveria ser o seguinte, lendo o livro (x)Harbour I ele já conseguiria fazer um sistema de locadora em modo console. Após isso, lendo o livro Fivewin I já conseguiria fazer o sistema de locadora "for windows". Lendo os níveis II dos livros ele já conseguiria integrar recursos como captura de impressão digital, integração de filiais, etc, etc, etc...

É uma sugestão e já me coloco a disposição para colaborar neste projeto, conte comigo Gilmer.

PS: Pessoal, se teve algo que sugeri aqui e já foi dito e nao fiz referencia já peço desculpas, pois nao li todas as mensagens.

Abraços,

Eduardo Motta

EMotta Sistemas

Link to comment
Share on other sites

Completando a mensagen acima, o foco poderia ser:

- Um cara que nao é programador lendo o livro (x)Harbour nivel I já conseguiria fazer um sistema simples modo console.

- Após o sistema estar funcionando lendo o Fivewin nivel I já conseguiria colocar o sistema em modo windows.

- Depois lendo o (x)Harbour nivel II e Fivewin nivel II já conseguiria usar recursos avançados, tudo isso focando sempre um caso real, no caso um SISTEMA.

EMotta Sistemas

Link to comment
Share on other sites

Conheco os tres autores,, todos sao bons,,, mas eu acho que no forum, aprendemos de tudo, tudo o que sei hoje e atraves do forum,,,, o livro tinha que ser barato,, outra eu acho que inves de se preocupar com o livro, por que nao coloca propagandas nas midias, jornais, e ate fazer uma parceria com alguma escola de informatica de cada cidade, que moramos, para divulgar essa ferramenta, e ministrar cursos, sobre eles,,, ou coisa parecida,,,

luis

Link to comment
Share on other sites

Lí todas as opíniões e tenho uma pergunta e mais uma sugestão, que não foi citada:

1) Após todas as sugestões e ideias (otimas por sinal) postadas aqui, isso vai sair "realmente" do papel (do forum)?

2) Em vez de se utilizar os meios já conhecidos, façamos algo um pouco mais moderno, um livro virtual, onde todos que quiserem COMPRAR o mesmo, ele seria distribuido pelo ADMINISTRADOR, via senha exclusiva. Algo do genero, pois mais um livro na estante, e ela quebra, ja algo virtual...

Abraços...

Decker

celeyendecker@hotmail.com

São Paulo - S.P.

Fivewin(Demo)-Clipper5.3-WS

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a Todos,

Quando comprei o fivewin, recebi junto um manual, em ingles, com os comandos básicos e alguns exemplos, que usei para aprender. Depois do primeiro contato e muita pesquisa, consegui apostilas( em espanhol ) e diversos exemplos que ajudaram bastante meu aprendizado. Na minha opinião, um livro não seria o ideal, o correto mesmo, seria juntarmos as perguntas mais frequentes e suas respostas e/ou solução em uma apostila eletronica ou não, dando acesso a todos, sem custo, esta estória de liberar por senha certamente vai virar coisa de compadre e daqui ha pouco todos terão livre acesso, então, que inicie liberado.

[]´s

Luiz Augusto

São José dos Pinhais - PR

xHarbour + Fivewin + Workshop + Sql via Odbc

Vamos Aderir:"Retorne avisando se a dica funcionou"

Link to comment
Share on other sites

Gostei da idéia do Wiki, já está planejada a reestruturação do fórum mesmo... é só adicionar as funcionalidades de uma wiki!

Um livro ficaria desatualizado muito rápido, afinal temos 1 atualização por mês!

Já com a wiki, como forma de descrever as novidades de cada versão o Gilmer poderia ir atualizando a wiki com as alterações.... Fora que temos MUITO material no fórum que pode ser aproveitado.... e várias pessoas dispostas a contribuir....

MSN: samirid=red>abreuid=black>@hotmail.com

Skype: Samirid=red>Abreuid=black>

xHarbour 1.1.0 + FwXh 8.02

Link to comment
Share on other sites

Samir, apoiada a ideia, este negocio de livro (papel),é anti-tudo,

- Problematico

- Lerdo de faer

- Quando sai, obsolte.

- Agride a natureza.

- Nos de informatic, na era da WEB, papel e trinta, que coisa mis retrô.

Agora que fosse algo realmente sobre FIVE, pois uma grande parte das perguntas aqui nó forum, é sobre programação, ou outras que nao tem nada com o FW.

logofw.png

Link to comment
Share on other sites

Personal.... o tema principal seria FIVE mais é comum um assunto levar a outras áreas....

como por exemplo, clipper, harbour estariam diretamente ligados...

Algumas outras coisas também ganhariam destaque como o FastReport, MySql, etc...

Mais tudo tendo como "tronco" programação em fivewin!

Espero que isso saia da "prancheta"... e acho que poderemos contar com apoio de outras comunidades para "alimentar" a wiki, como o fórum internacional( se alguem se dispor a uma tradução posterior...), o fórum da toledo, fóruns sobre harbour, clipper, etc...

MSN: samirid=red>abreuid=black>@hotmail.com

Skype: Samirid=red>Abreuid=black>

xHarbour 1.1.0 + FwXh 8.02

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Gilmer....

O Antonio Geraldo da Costa Vidal tem uma metodologia excelente: Ele fez para cada elemento (comando,função) uma divisão muito prática: para funções:

TOPICOS CONTEUDO

Função Identifica o nome da função

Sintaxe Define a sintáxe para utilização

Proposito Define seu proposito principal

Argumentos Especifica a lista de argumento que

a função utiliza

Utilização Descreve como a função deve ser uti-

lizada

Dicas Fornece informações úteis para a uti-

lização das funções

Biblioteca Especifica a biblioteca na qual a

função está contida

Exemplos Apresenta alguns exemplos práticos

da aplicação da função

Veja Também Lista outros comandos e funções rela-

cionados à função apresentada, que

também devem ser consultados

Ele fez quatro volumes para o clipper, cada um tratando de uma assunto. É uma verdadeira riqueza em consulta para linguagem clipper. E um instrumento valiosissimo para qualquer programador.

Falou.....

Crisvam

Editado por - crisvam on 08/03/2009 20:21:34

Link to comment
Share on other sites

citação:

Olá Pessoal !!

Acho que todo mundo lembra dos livros do ramalho, nele ele colocava dicas de programação em clipper.

O que seria necessário falar do FiveWin para criar um livros destes ? ex:

- Falar sobre como Editar uma celula do browse

- Como calcular a posição de MENU POPUP

- Acesso a SQL via TDBODBCDIRECT

- Utilizando TopConnect/Mediator

- Etc..

De suas sugestões e se realmente vale a pena ter um livro no padrão Ramalho que fale do FiveWin.


id=quote>id=quote>

Bom dia GILMER !!!

A idéia é genial, porém segue uma sugestão. Assim como existem vários tópicos (PROGRAMAÇÃO/CLASSE e etc...) voce deveria abrir um tópico (LIVRO, por exemplo) para a pessoa colocar as maiores dificuldades para começar com o FW. Este tópico seria como um papel rascunho onde seria anotado todas as duvidas e sugestoes. Depois voce faria um apanhado, organizaria os topico e pau na maquina. Se vc pretende seguir a linha dos clippeiros mencionados, durante a feitura do livro seria montando um sistema basico com todas as rotinas pertinentes.

Sds

José Carlos - ZECA

fw23c-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

citação:

Olá,

Realmente! muito bom! acho que poderiamos usar o tópico para que o pessoal postem as maiores dificuldades, o que vc acha?

e-mail: gilmer@fivewin.com.br

msn: fivewinbrasil@hotmail.com


id=quote>id=quote>

Olá Gilmer !!

Sou suspeito para falar, mas acho uma boa idéia porque assim vc poderia enumerar por categoria e traçar um itinerário para o seu livro.

Sds

José Carlos - ZECA

fw23c-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...