Jump to content
Fivewin Brasil

OFF TOPIC - CLIPPER/DBASE


duduskat

Recommended Posts

Olá Oraculo,

Bom primeiramente quero parabeniza-lo pelo seu texto :þ), só uma coisa que não concordo, seria dizer que o Clipper/dbase seria uma armadilha, pois só poderiam roda em ambiente DOS, logo se vê que você não está muito a par das mudanças que os apaixonados pelo Clipper conseguiram desenvolver para não vê-lo morrer :þ), existe uma lib que é chamada FiveWin, onde o mesmo código fonte do Clipper, com pequenas modificações, trabalham totalmente visual como os programas desenvolvido em delphi, só que com rapidez maior :þ). Essa ferramenta é muito simples de ser usada, e com ela vc trabalha na "Plataforma Windows", sem problema algum :þ), além de termos o [x]Harbour, que é o Clipper para 32 bits onde também existe uma lib FiveWin, e também teremos um lib FiveLinux (essa em fase de desenvolvimento), essas libs foram criadas pelo Sr. Antonio Liñares da Espanha. Com essa ferramenta, o bom e velho Clipper/Dbase, retornou ao mercado (ou está retornando), com sua força total :þ), eu e mais um grupo estamos fazendo de tudo o que podemos, para ajudar nisso :þ), pois sou um programador Clipper fanático, digamos assim, pois não encontrei em outras linguagens nada que se assemelhe ao Clipper, em relação a fácil programação e tratamento de banco de dados, nesse ano de 2.004, será realizada o 2º encontro de programadores de FiveWin, que será realizado na cidade de Guarulhos/SP, nos dias 6 e 7 de novembro, se você estiver interessado em saber mais dessa ferramenta, poderá acessar o site www.fivewin.com.br e se cadastrando poderá entrar no fórum, onde verá a quão anda nosso bom Clipper :þ), se quiser participar do encontro envie um e-mail para 2encontro@fivewin.com.br, que lhe passaremos informações sobre o mesmo. :þ)

Abraços

Vagner Wirts (home)

São Caetano do Sul-SP

P.S.: Não considero o Clipper/Dbase uma armadilha, e sim um programa de custo menor e mais vantajoso para uma empresa :þ)

E-Mail, mandado hoje 02/10/2004 por mim para o referido autor do texto do link :þ)

II Encontro Vamos lá icon_smile_big.gif, dias 6 e 7 de Novembro de 2004, enviem e-mail de confirmação para 2encontro@fivewin.com.br

Vagner Wirts

São Paulo-Brasil

Link to comment
Share on other sites

Amigos Sou novato em FIVEWIN, e um apaixonado por clipper !

Eu acho que todos os que detinam o clipper é porquie não o conhece.

Ou seja prefere fazer com ferramentas que já tem tudo pronto.

Acho que cada linguagem tem o seu valor. Seja ela em clipper/fivewin/cobol/datafex/delphi/vb/fox, etc...

O que conta muito é o conhecimento e o dominio com ela.

marcioe@uai.com.br

marcioe@ligbr.com.br

Link to comment
Share on other sites

Olá Wagner... como tu és bondoso.

O Clipper, nunca morreu, e nunca vai morrer,

enquanto nós amantes dele, continuarmos a

propagar suas virtudes, e com isto angariar

novos adeptos, que se tornam apaixonados.

Tenho visto grandes empresas após investirem uma

fortuna, redescobrirem o velho e bom clipper agora

em forma visual e 32 bits.

Wagner, acho que é quase uma unanimidade, que a

falta de maior divulgação, é que torna estes comentários

uma constante. A total falta de conhecimento, do pé

em que está a coisa em termos de FiveWin.

Aí vai uma sujestão.

Que tal nos próximos encontros, diversificar os locais,

e principalmente, fazer uma divulgação, em contato com

os empresários locais, e explanar o estágio atual do

FiveWin.

Acredito que se mais tiverem conhecimento do fivewin, e

principalmente, como seus desenvolvedores são extremamente

apaixonados, a ideia de continuidade seria uma certeza.

Compartilhe seus conhecimentos, é a melhor maneira

de entrar para a imortalidade.

FiveWin... The best, in visual language.

Oliveira, Sérgio A.

PERSONAL - LINS

MSN - sergio@personal.com.br

SKYPE - sergio-personal

FWH 2.5 / xHarbour 0.99

Link to comment
Share on other sites

Ola Pessoal

citação: Para concluir então: Conheça um pouco de cada ferramenta, escolha algumas delas para se aprofundar, examine a durabilidade tecnológica de cada uma, fique atento às novas tendências e ao surgimento de novas linguagens, leia tudo que puder sobre o assunto, e nunca se torne um fanático de uma ferramenta só (isso pode leva-lo a uma armadilha tipo Clipper/Dbase)
id=quote>id=quote>

Nota-se que o autor deste texto, e uma pessoa mau informada, pois falar em armadilha de uma ferramenta que nos dias de hoje esta em 60% das empresas mundiais e mais 20% utilizam cobol ( isto e uma estatitica ) sobram 20% para as outras ferramentas ( que são mais utilizadas em paises do 3º mundo, vide o DOT NET que vou completamente rejeitado em seu pais de origem e MS investiu no mercado brasileiro.

O autor deve ser amigo do Bill Gates e um defensor de ferramentas que MS lançou no mercado e abandonou tais como VISUAL DBASE, VISUAL FOXPRO, entre tantas outras.

PARTICIPE DO II ENCONTRO DO PROGRAMADORES EM FIVEWIN

Elias Abrão Júnior

Fone : (0**11) 5181-6909 São Paulo - SP

eajunior.fw@terra.com.br

Link to comment
Share on other sites

Minha resposta à materia. Este email eu enviei hoje 4/10 às 10:30h ... ao sr. Jose de Anchieta!

abraços aos amigos

citação:

Caro José de Anchieta,

Li sua materia "Aprender a programar - Como escolher?" e gostaria aqui de dar minha modesta opinião. Eu nao sei qual a sua idade e nem o seu nivel de conhecimento em programação, tambem não me interessa este aspecto, eu sou analista de sistemas e programador a 20 anos, pelo tempo dá para voce perceber que eu já passei por varias etapas tecnológicas... :) até conhecer o dBase e logo em seguida o Clipper na época o Summer ... trabalhei por incansaveis anos com esta ferramenta, desenvolvi todo tipo de aplicação naquela telinha preta! Aplicações que na época eram suficientes para atender a todas as necessidades dos meus clientes... citando voce mesmo "Imagine a compra de um veículo: Ele tem um custo apropriado? Ele satisfaz minhas expectativas de uso? Ele existe na cor que eu desejo? Ele tem o desempenho necessário ao uso que pretendo dele? Seu consumo (gasolina, óleo, manutenção, etc) está dentro de meus parâmetros?" todas as minhas respostas eram "sim", ou seja, ferramenta perfeita para meu uso e para as necessidades dos meus clientes. Com esta ideia na cabeça eu continuei... continuei... e continuei... alguns anos depois, com a entrada fulminante do Windows e de todas as coisas que ele prometia eu continuei com minha ferramenta preferida... até que um dia parei e pensei... "acho que vou mudar de rumo não sei se o Clipper continua por muito mais tempo" ... e tentei... tentei com varios, VB, Delphi, dBase for Windows, FoxPro (muito bom) e outras, foram mais de 4 anos de tentativas e falhas... não por não conhecer estas ferramentas... fiz cursos e mais cursos... más por, por incrivel que pareça, problemas tecnológicos... rsss... coisas que no "simples" Clipper eu fazia simplesmente não era possivel no Delphi... depois destes anos, eu fiz o que eu tinha que ter feito antes... quando pensei em mudar. Devia ter pesquisado... procurado informações a respeito da minha ferramenta... da ferramenta que eu tinha escolhido...! Eu cometi o mesmo erro que você, não conhecia as novidades da minha propria ferramenta! Eu, antes de pensar em mudar e voce antes de escrever esta matéria, teria-mos a obrigação de nos atualizar. Nesta epoca conheci o Fivewin... olhei... testei e vi que tinha perdido todo aquele tempo tentando coisas diferentes, gastando, investindo... quando deveria ter me atualizado, na verdade não me arrependo... conheci muita coisa nova... e hoje me acho apto a discutir, contestar, comparar varias destas ferramentas.

Não estou aqui criticando seu trabalho, criticas com certesa voce vai receber, e muito mais que 20... rsss, só estou, como voce, colocando minha opinião.

"Para concluir então: Conheça um pouco de cada ferramenta, escolha algumas delas para se aprofundar, examine a durabilidade tecnológica de cada uma, fique atento às novas tendências e ao surgimento de novas linguagens, leia tudo que puder sobre o assunto, e nunca se torne um fanático de uma ferramenta só (isso pode leva-lo a uma armadilha tipo Clipper/Dbase). E aprenda ASP..:-)"

Minha conclusão: conheça um pouco de cada ferramenta, se aprofunde em algumas delas, conheça os recursos, compare, em tecnologia quem não está atualizado e a par das novidades com certesa vai ficar para traz, escolha uma e se dedique, aprenda o máximo que puder, invista... use e abuse, é melhor ser um expert em uma do que ser +/- em muitas. Eu escolhi o xBase (que seja, Clipper, dBase, Harbour, xHarbour) junto com o FiveWin porque elas me atendem em tudo que preciso e que meus clientes necessitam. Acesso a SGBDs, programação visual, 16 ou 32 bits, OOP, multi-plataforma ((x)Harbour), integrada com todas as tecnologias disponiveis hoje no mercado e o melhor de tudo... não perdi nada do meu codigo nativo... desde o Summer simplesmente ganhei novos recursos!


id=quote>id=quote>

PARTICIPE DO II ENCONTRO DE PROGRAMADORES EM FIVEWIN (by Sr. Elias)

Marllon Figueiredo

Analista de Sistemas ERP/CRM

Porto Alegre - RS

marllonfigueiredo@hotmail.com

Editado por - siscat on 04/10/2004 10:34:02

Link to comment
Share on other sites

citação:

Quem e' Oraculo ?

Edvaldo


id=quote>id=quote>

Olá Edvaldo,

Oraculo ou Jose de anchieta, foi o responsável pela matéria que nosso amigo duduskat, colocou

http://www.atibaia.com.br/cidade/hist_anchieta02.asp?select=70

II Encontro Vamos lá icon_smile_big.gif, dias 6 e 7 de Novembro de 2004, enviem e-mail de confirmação para 2encontro@fivewin.com.br

Vagner Wirts

São Paulo-Brasil

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

por favor, devemos todos responder à materia do Sr. Jose de Anchieta.

Afinal ele disse que iria receber criticas más que nao passariam de 20 emails... está subestimando até a quantidade de programadores em Clipper...

Vamos enviar e-mail de resposta ao Sr. Jose de Anchienta, más vamos manter um nivel elevado para que o mesmo sinta e perceba que nos não somos qualquer um...

Que temos conhecimento da nossa area e que fizemos uma escolha não por impulso más por lógica!!!

obrigado a todos...

PARTICIPE DO II ENCONTRO DE PROGRAMADORES EM FIVEWIN (by Sr. Elias)

Marllon Figueiredo

Analista de Sistemas ERP/CRM

Porto Alegre - RS

marllonfigueiredo@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Seguindo o conselho do Marlon, enviei um e-mail para

o ORACULO, e ele respondeu assim.

Olá Sérgio

Antes de mais nada, agradeço a paciência e o interesse..:-) Mas o autor do texto sou eu, Homero / Oraculo e não o José de Anchieta, que é outro colunista (e escreve sobre outros assuntos..:-)

Realmente, não é a primeira crítica sobre este texto, recebi algumas antes. Mas, preciso explicar que o texto é bem antigo (muitos anos mesmo..:-), e que foi escrito como primeira introdução a programação, não é a palavra final sobre nada. Ainda mais que em informática e programação, tudo muda com bastante velocidade.

Recebi inclusive informações sobre o FiveWin e fiquei de ler mais a respeito (além de prometer, ao pessoal que mantém um site sobre o assunto, um texto sobre ele). E estou fazendo isso..:-)

E concordo, em parte, com suas colocações. Mas, tenho também de defender meu ponto de vista, e acredito que conhecer bem a lógica de programação, mais que uma linguagem específica, é útil e importante. Linguagens são ferramentas, não times de futebol, não exigem lealdade ou fidelidade..:-) Se serve, é útil, se não serve, atrapalha. E o suporte e o volume de informação a respeito é sempre muito importante ao se escolher uma ferramenta, como ao escolher um carro. Se escolher um excelente veículo, mas sem representantes, oficinas, mecanicos e peças no pais, será mau negócio, não?

Observe que em meu texto faço menção, no resumo final, a aprender ASP. Isso era uma recomendação para aquele momento. Hoje, eu recomendaria outra linguagem, talvez algo do tipo dot net, ou mesmo, se encontrar suporte e base para isso, o FreeWin..:-) Em todo texto sobre informática, é preciso dar um desconto ao autor pelo tempo que se passou..;-)

No momento em que a Borland abandonou a plataforma DBase, isso foi catastrófico para muitos desenvolvedores. Eu sei, eu estava lá (sou meio velho mesmo..:-). Como disse no artigo, a demora do XBase para Windows e sua apresentação totalmente não dbase quase acabou com a linguagem. O fato de que se recupera hoje é mérito todo dos seus usuários e desenvolvedores independentes, e não da software house.

Acho que, como o texto voltou a ser lido dos arquivos (acho que por indicação dos defensores do DBase que me escrevem..:-), vou criar uma resposta padrão, já que devo receber muitas mensagens iradas sobre ele..:-)

De toda forma, todo retorno que se recebe de um texto é bem-vindo, criticas ou elogios e fico contente de ter a oportunidade de debater com você. Escreva sempre que desejar, será um prazer. E se desejar colaborar com o novo texto sobre o FreeWin, por favor me envie links e dados sobre ele, vai ser de grande ajuda.

Um abraço.

Homero/Oraculo

Oliveira, Sérgio A.

PERSONAL - LINS

MSN - sergio@personal.com.br

SKYPE - sergio-personal

FWH 2.5 / xHarbour 0.99

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...