Jump to content
Fivewin Brasil

O Fivewin Têm Futuro ???


AprendizFW

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Só para reforçar, Descobri o FW por volta de 1990, não existia Virtual, apenas um site da FiveTech, simples. Eu era analista de suporte e de desenvolvimento de específicos na microsiga/RJ. Tive acesso por intermédio de um amigo uma versão 1.9.1 do FW e comecei a estudar e a desenvolver o sistema que trabalho até hj, vários amigos que trabalhavam comigo no desenvolvimento abandonaram o Clipper para o Delphi, e todos quando viam o FW ficavam loucos, Hj com a Virtual dando suporte, este forum, e este grupo de colaboradores que temos, não tenho nenhuma dúvida de que a ferramenta tem futuro, mas da mesma forma que levamos um tempo para atualizarmos certas coisas nos nossos sistemas, a Turma da FiveTech tb leva. Já vi diversas vezes este tipo de discussão e o Fw sempre seguiu em frente e continuará seguindo. Hj não uso nenhuma outra linguagem e faço coisas simples e tão eficaz quanto a muitas ferramentas web só utilizando a sqllib ou sqlrdd a um custo ínfimo de desenvolvimento.

Só um pouco da minha história, desculpem o texto grande.

Abraço a todos

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 54
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Minha maior preocupação sempre foi com a Saúde do Antonio Linares, pois se um dia o homem morrer, como ficariamos? , mais depois do tópico do link abaixo fiquei mais tranquilo , pois segundo ele existe uma elite que tem acesso a todo código fonte do fivewin, inclusive o Vailton foi convidado para fazer parte deste grupo...

http://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=6&t=16405&p=85029&hilit=vailton#p85029

Abraços

Luiz Fernando

msn: empresoft@globo.com

skype:empresoft

empresoft@globo.com

FWH 8.04,XHARBOUR 1.1,PELES,XDEV,VLIB,ADS 8.1

FWH 9.12,XHARBOUR 1.2,ADS 9.0

Link to comment
Share on other sites

Que eu saiba FIVEWIN começou em 1993, em 1990 parece que existia algo com outro nome mas "for DOS" (devia ser algo semelhante a CLBC da softcad).

Na Microsiga o Fivewin "entrou" em 1994 através do grande Ary Medeiros como um "plano B" até desenvolverem a versão em VO que era o plano A e nunca saiu. Depois, em 1996, trocaram o "plano a" para Delphi, num projeto chamado PROTHEUS, que também nunca saiu.

Foi então que em 1998 decidiram desenvolver uma linguagem chamado ADVANCED PROTHEUS que muitos erroneadamente dizem que foi uma cópia do Harbour (que se iniciou em 1999 com Antonio Linares).

Acredito eu que se o (x)Harbour existisse na época e estivesse no nivel que está hoje a Microsiga nao teria dado ouvidos a um "doido" chamado Weber Canova (pai do Protheus) que foi quem deu a ideia e criou a maior parte do codigo do Protheus.

Pelos resultados foi uma sabia decisão.

PS: Gostei de saber que a Fivetech é uma equipe e nao somente o Antonio Linares.

Abraços,

citação:

Olá Pessoal,

Só para reforçar, Descobri o FW por volta de 1990, não existia Virtual, apenas um site da FiveTech, simples. Eu era analista de suporte e de desenvolvimento de específicos na microsiga/RJ. Tive acesso por intermédio de um amigo uma versão 1.9.1 do FW e comecei a estudar e a desenvolver o sistema que trabalho até hj, vários amigos que trabalhavam comigo no desenvolvimento abandonaram o Clipper para o Delphi, e todos quando viam o FW ficavam loucos, Hj com a Virtual dando suporte, este forum, e este grupo de colaboradores que temos, não tenho nenhuma dúvida de que a ferramenta tem futuro, mas da mesma forma que levamos um tempo para atualizarmos certas coisas nos nossos sistemas, a Turma da FiveTech tb leva. Já vi diversas vezes este tipo de discussão e o Fw sempre seguiu em frente e continuará seguindo. Hj não uso nenhuma outra linguagem e faço coisas simples e tão eficaz quanto a muitas ferramentas web só utilizando a sqllib ou sqlrdd a um custo ínfimo de desenvolvimento.

Só um pouco da minha história, desculpem o texto grande.

Abraço a todos

Alexandre


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Fivewin desde 2000

xHarbour desde 2002

Editado por - emotta on 27/09/2010 23:01:33

Editado por - emotta on 27/09/2010 23:03:30

Editado por - emotta on 27/09/2010 23:05:07

Link to comment
Share on other sites

Eu insisto na ideia que lancei a anos atrás. não há necessidade de abandonar o fivewin e migrar para outras linguagens. a solução é acrescentar outras linguagens ao processo. simplesmente juntar, integrar. com o uso do sql (mysql), atravéz do sqllib, libsql, ou sqlrdd, ado, ou o que for do paladar do programador, podemos ter sistemas web (php, java, etc etc etc) que acessam o mesmo banco de dados usado pelo sistema desktop fivewin. as limitações do sistema web são supridas pelo desktop fivewin. as limitações do fivewin são supridas pela aplicação web. são faces da mesma moeda. a solução não é "cara" nem "coroa", mas a moeda. -com uma vantagem: se a web cair, o sistem a desktop continua "no ar", minimizando os problemas.

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Seguindo o pensamento do fluna, sonho de consumo seria ter um sistema web que conseguisse se ligar com um desktop para a realização de vendas na internet...

Exemplo:

Lojinha virtual, o cliente escolhe os produtos, paga, assim que é liberado o pagamento o sistema desktop "gerencia" a venda e imprime tudo que precisa, depois é enviado para o cliente...

SamirSSabreu@gmail.com

samirabreu@hotmail.com

Skype: SamirAbreu

xHarbour 1.1.0 + FwXh 8.02id=black>

"Acreditar é mais fácil do que pensar: Daí existem muito mais crentes do que pensadores.†Bruce Calvert

Link to comment
Share on other sites

Acredito que para Web devemos utilizar outra coisa, como por exemplo FLEX + PHP, mas para desktop o FiveWin supre perfeitamente, a única coisa que eu acho complicado no mundo xBase é a escassez de profissionais. Hoje temos muito poucos profissionais que trabalham com xBase em relação as outras linguagens tornando a mão de obra muito cara.

FWH 2.7, xHarbour 0.99.61, hbMake, ContexT, PellesC 4.00.50, DBF/CDX

Link to comment
Share on other sites

"Seguindo o pensamento do fluna, sonho de consumo seria ter um sistema web que conseguisse se ligar com um desktop para a realização de vendas na internet"

É isso mesmo! mas isso é 100% possivel agora, já. basta usar como base de dados o mysql! já que o mesmo banco de dados pode ser usado pelo fivewin e pelo PHP.! resta ao desenvolvedor ter uma equipe multi-lingual, ou em caso de stand alones, os "sozinhos" da vida, aprender o php+mysql como linguagem ADICIONAL, não como substituta. (contratar desenvolvedores php-mysql em parceria, ou como desejar.) o que for digitado no aplicativo web, vai para o banco de dados e portanto estará a disposição do aplicativo fivewin e virce-versa. - o aplicativo web insere os dados e aguarda resposta do aplicativo fivewin, que por sua vez processa e devolve o resultado ao banco de dados (não ao aplicativo web), ao verificar a preseça da resposta o aplicativo web prossegue o processamento. essa seria a integração ideal posto que não precisariamos nem mesmo lidar com html ou classes web dentro do aplicativo fivewin; e este, o aplicativ fivewin estaria no controle quase total da situação!!!

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Só para continuar, já matutei muito sobre esse assunto e cheguei a conclusão que não se trata de substituir a linguagem (não precisa nem mesmo evoluir mais do que já está; claro que isso é primordial), trata-se tão somente de INTEGRAR. são duas ferramentas que integram-se e encaixam-se entre sí com o propósito em comum, cada uma em sua especialidade. PHP+MYSQL para desktop é um porre, ninguem merece; mas para web é o paraíso. fivewin para web é um porre, ninguem merece, mas para desktop é um paraíso. então porque ficar discutindo web ou desktop? o cliente precisa de AMBOS. temos o melhor dos dois mundos: feijão com arroz, café com leite, pão com manteiga. um sem o outro pode até agradar, mas não completa.

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente,

Vejo o futuro com Harbour/FWH bastante promissor. Mas também tenho ciência que eles não são solução pra todos os problemas. Alías, não conhece linguagem ou mesmo ferramenta de desenvolvimento que seja.

Então conhecer e poder usar outras ferramentas, só vai facilitar o trabalho de quem se propõe a desenvolver.

O FWH tem evoluído a passos largos, quem reclama por exemplo de um DEBUG, certamente está usando versão antigas, por que já existe tal ferramenta disponível.

Para quem reclama da falta de um IDE integrado, não consigo imaginar, que benefício adicional tal ferramenta traria, as facilidades que já tenho hoje com MED/Pelles. Pra min já tenho um ambiente integrado.

Se o cliente quer acesso remoto, sincronização, etc. Acesso Mysql com uma classe totalmente gratuita, mas existem tambem várias outras soluções pagas que facilitam esse trabalho.

Eu lancei meu primeiro sistema em FW por volta de 1999, hoje, mais de uma década depois, ainda vemos no mercado sistemas rodando em Clipper puro, ms-dos mesmo !!! Meu sistema já roda em 32, compilado em C, é rápido e estável, tem uma interface agradável para o cliente, e praticamente todos os novos controles implementados nas mais recentes versões do windows estão disponíveis no FWH. Não entendo mesmo, por que o Harbour/FWH está com o futuro ameaçado ????

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 9.12/xHabour/ADS Server

Link to comment
Share on other sites

O que temos que fazer, e isso (como bem disse o Viliam), é 100% factível, É ABANDONAR O DBF de vez, enterrar e nem mesmo chorar sua morte, e adotar de vez o MYSQL ou qualquer outro banco de dados robusto. o único calcanhar de aquiles do xbase é o dbf, mas não dependenmos mais disso. então, SEM ESSA deficiencia, O HARBOUR/XHARBOUR + FIVEWIN torna-se MUITO mais poderoso do que as outras linguages para desktop. ferramentas case´s e coisas do gênero são retrocesso para nós que aprendemos a desenvolver no braço, e,portanto, temos de longe mais experiencia do que os arrastadores de componentes delphinianos. enquanto eles lidam com a casca, lidamos com o miolo da coisa. só não vê quem não quer, seja por pessimismo ou por desinformação.

Um mendigo, sentado em cima de um baú por longos anos, pedia moedas aos passantes. um dia, alguem lhe perguntou: o que tem nessa caixa? o mendigo respondeu: não sei. o senhor então insistiu: você nunca teve curiosidade de saber o que tem dentro? o mendigo disse: não, quando cheguei ela já estava aí. quando foi embora, o mendigo que a 20 anos sentava sobre a caixa sem nunca saber o seu conteúdo resolveu abri-la, e para sua surpresa, a mesma estava cheia até a borda de moedas de outro. já temos o que precisamos, basta apenas parar de olhar para o outro lado e usar o que está aí. já sabemos até mesmo qual a deficiência e como elimina-la. basta arregaçar as mangas, abrir a asas e voar.

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Amigo Fluna,

Eu tenho uma solução sem a utilização de outra linguagem e com envio de vendas via web, tudo com fw.

Eu peguei a tela de digitação de pedidos de venda do meu sistema e montei um executável com apenas este programa, insto é enviado aos vendedores da empresa que instalam nos seus laptops e até pen-drive e enviam seus pedidoa para a base da empresa que está em mysql.

Uma solução rápida e barata e muito eficiente.

Está funcionando perfeitamente.

Abraço

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Louvável! uma solução muito criativa. o que prova que diante das exigencias do mercado, o que vale é a criatividade e o preparo. essa idéia soma-se a da atualização de dados feita por dois aplicativos desenvolvidos em linguagens diferentes, acessando a mesma base de dados. assim, você pode colocar a loja do seu cliente nas web (e cobrar tambem pelo site) deixando ao aplicativo web somente a tarefa de captar os pedidos e gravar no banco de dados. o resto do processamento ficaria a cargo do desktop. lembremo-nos que a tv digital chehou. muita gente vai poder comprar o paozinho de mnahã pelo controle remoto enquanto assiste ao jornal. -site web para captar pedidos. essa é a tônica.

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Todos temos um padrão de banco de dados mais confiável, Robusto e Veloz disponível desde as primeiras versões do FWH - O ADT.

Pra quem não conhece, é o padrão de banco de dados nativo do ADS. tudo que você precisa fazer é:

RDDSetDefault( "ADT" )

Todo o restante você continua usando do mesmo modo, mas os ganhos em performance, estabilidade e segurança, são expressivos.

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 9.12/xHabour/ADS Server

Link to comment
Share on other sites

Quanto a esta solução, meu sistema de clinica ginecológica, tem o bd hospedado em um provedor, e na clinica faz acesso remoto, com uso do sistema por médicos via pendrive/note em outros locais.

Comandos nativos SQL e sem problema algum.

Alguns amigos que viram o sistema, elogiaram o resultado obtido.

RodapeEmail.JPG

"Não seja um clicador, torne-se um programador." Eu estou tentando.

Link to comment
Share on other sites

citação:

Todos temos um padrão de banco de dados mais confiável, Robusto e Veloz disponível desde as primeiras versões do FWH - O ADT.

Pra quem não conhece, é o padrão de banco de dados nativo do ADS. tudo que você precisa fazer é:

RDDSetDefault( "ADT" )

Todo o restante você continua usando do mesmo modo, mas os ganhos em performance, estabilidade e segurança, são expressivos.

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 9.12/xHabour/ADS Server


id=quote>id=quote>

Bom dia!!

Vc pode me explicar melhor isto, pois eu coloquei este comando, mas deu erro.

Em Cristo!

Rone - Itajubá(MG)

id=red>

xHB build 1.1.0 (SimpLex) & BCC 5.5.1 & FW 7.12 + xDevStudio

A pessoa que pensa que sabe alguma coisa, ainda não tem a sabedoria que precisa. (1 Cor 8, 2)id=blue>

Link to comment
Share on other sites

Acho que O dolphin vai ser uma solução.

Pelo andar da carruagem o Dolphin está evoluindo

daqui a pouco o pessoal do Linares resolve incluir ele nativamente e os "poblemas se acabaram-se", acho que é só esperar amadurecer um pouquinho mais para colher.

http://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=6&t=19204&sid=6542b182b85aa60071cc83258b95c764

Retorne avisando se a dica funcionouid=red>

curruptos.png

Luiz Arruda

Corumbá - MS

ico.corumba@gmail.com

Link to comment
Share on other sites

Theotokos,

Para usar o padrão DBF com o ADS/FWH fazemos assim:


RddRegister( "ADS", 1 )

RDDSetDefault( "ADS" )

AdsSetServerType( ADS_LOCAL_SERVER )

id=code>id=code>

Para usar no padrão ADT do ADS/FWH a ÚNICA modificação que você tem que fazer é:


RddRegister( "ADS", 1 )

RDDSetDefault( "ADT" )

AdsSetServerType( ADS_LOCAL_SERVER )

id=code>id=code>

Naturalmente, para seu sistema funcionar, você deve converter seus arquivos .DBF para .ADT, o que pode fazer com alguns click usando o ARC32, um utilitário "similar" ao DBU, para o ADS.

Você pode fazer o download do ARC32 em www.renet.com.br

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 9.12/xHabour/ADS Server

Link to comment
Share on other sites

As palavras do amigo Fluna refletem muito bem o que estamos passando atualmente, ou seja, uma solução mais viável para todos estes anos de conhecimentos adquiridos na linguagem desde a época do Summer.

Passo por esta pressão também em desenvolver soluções em PHP e vejo pelo a experiência adquirida, um longo caminho a ser percorrido novamante

Já fiz estudos sobre que ele falou e é possível mantendo assim nosso sistema desktop integrado com plataformas Web graças ao diferencial dos banco de dados que hoje em dia podemos escolher

Vejo que este tópico (pelo menos desta vez) foi muito animador em relação aos anteriores e certamente os "dinossauros" do xBase teram seu lugar ao sol no futuro.

FWH 8.1 / xHB 1.1.0 / Pelles / xDev

Link to comment
Share on other sites

citação:

Theotokos,

Para usar o padrão DBF com o ADS/FWH fazemos assim:


RddRegister( "ADS", 1 )

RDDSetDefault( "ADS" )

AdsSetServerType( ADS_LOCAL_SERVER )

id=code>id=code>

Para usar no padrão ADT do ADS/FWH a ÚNICA modificação que você tem que fazer é:


RddRegister( "ADS", 1 )

RDDSetDefault( "ADT" )

AdsSetServerType( ADS_LOCAL_SERVER )

id=code>id=code>

Naturalmente, para seu sistema funcionar, você deve converter seus arquivos .DBF para .ADT, o que pode fazer com alguns click usando o ARC32, um utilitário "similar" ao DBU, para o ADS.

Você pode fazer o download do ARC32 em www.renet.com.br

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

FWH 9.12/xHabour/ADS Server


id=quote>id=quote>

valeu obrigado id=red>

Em Cristo!

Rone - Itajubá(MG)

id=red>

xHB build 1.1.0 (SimpLex) & BCC 5.5.1 & FW 7.12 + xDevStudio

A pessoa que pensa que sabe alguma coisa, ainda não tem a sabedoria que precisa. (1 Cor 8, 2)id=blue>

Link to comment
Share on other sites

Sim, o ADT é uma solução muito boa para banco de dados, mas até onde sei, não dá para usa-lo dentro de uma página web! talvez algum dos colegas saiba como fazer isso (odbc? sdn? sei lá...) mas o mysql é nativo no php, e 100% utilizável no fvewin, e lembreemo-nos, nosso foco é integrar páginas dinâmicas web (aquelas em que o usuário digita algo e obtém resposta, tipo digitar o cpf e a página retornar um boleto ou um extrato das compras, ou fatura, etc) e o fivewin. no exemplo entre parênteses, o usuário digitaria o cpf, o desktop faria a crítica tipo verificar a situação desejada pelo usuário e gravaria em uma determinada tabela do banco de dados a resposta desejada. a página web ao verificar a existencia dos dados (a resposta), geraria a página final (bolwto, fatura,etc) desejada pelo usuário. esse seria apenas um dos exemplos de integração do site com o desktop. pedidos feitos ná pagina, poderia aguardar autorização do atendente (que o faria no desktop), ou um boleto solicitado na página poderia aguardar a emissão da nota fiscal eletronica no desktop, e vai por aí. alguns poderiam dizer, mas o php poderia fazer isso sozinho! sim, pode, mas a idéia e manter o desktop fazendo o serviço "local" e a página fazendo o serviço web, compartilhando o mesmo banco de dados, de tal modo que a informação estaria sempre atual para ambos os ambientes. um pedido feito pelo celular, seria captado pelo desktop do almoxarifado, que separa as mercadorias, envia para o celular (página web) o ok e o boleto... e vai por aí... cada um no seu ambiente. sim, temos banco de dados robustos e confiáveis (ads, adt, como disse o experiente vilian), mas estão presos em um ambiente. podem ser usados NATIVAMENTE dentro de uma página web? não sei. se alguem souber como fazer isso, seria interessante abrir um outro tópico para isso. será muito bem vindo.

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Não trabalho com ADS no dia-a-dia, mas vou dar um comentário rapidinho só para esclarecer esta questão e nao fugir mais ainda do foco principal deste tópico: PHP suporta ADS, basta se cadastrar que eles mandam um link com o download da versão de avaliação juntamente com o client para as principais linguagens do mercado (PHP, .Net, Delphi, C/C++, Clipper, [x]Harbour etc). É possível usar ADS com modulos CGI e integrá-lo em qqer servidor Windows, Unix ou Linux.

Claro que isto facilita a vida de quem usa DBF com FW, justamente por facilitar a integração entre desktop e web.

Mais duvidas sobre ADS? Sugiro abrir outro tópico.

assinatura.jpg

Link to comment
Share on other sites

complmentando: algum tempo atrás tentei fazer isso com cgi, mas ficou alguma coisa como "via única". o aplicativo desktop não conseguia "ler" o que tinha sido digitado na página.

exemplo: tenho um sistema de hotel, e a página do hotel.

onde quero chegar:

o cliente na china entra na página e reserva um apartamento para o dia "x". no desktop, lá no balcão do hotel, o atendente capta a reserva (que foi gravada no banco de dados mysql pela página). lá, no desktop, aparece na tela que o apartamento está reservado para o dia "x".

pelu fulano de tal na china.

como a pagina "sabe" que o apartamento "x" estará disponível para o dia selecionado pelo cliente?

porque lá no desktop o atendente não cadastrou nenhuma reserva para o dia desejado pelo cliente da china. e essa informação está imediatamente disponível para a pagina. ao entrar na página, o cliente já sabe imediatamente o que está ou não ocupado. se já tem reserva para quele apartamento ou não na data desejada, etc.

se alguem chegar no balcão do hotel ou ligar pedindo reserva para o dia x, a ´pagina imediatamente vai saber e virce versa.

esse é apenas um dos exemplos em que um banco de dados que possa ser compatilhado por um aplicativo desktop e uma página dinâmica (repito, dinâmica) podem fazer.

para tal, é necessário que o banco de dados seja preferencialmente nativo para página web e para o desktop.

já que não podemos usar o fivewin para fazer aplicativos web e nem o php para fazer aplicativos desktop (a não ser com muita masturbação mental e uma imensa dose de paciencia e tempo de soooooobra), resta integrar as duas linguagens em torno de um mesmo banco de dados fazendo com que cada uma (linguagem) faça a sua parte, como se fossem métodos de uma classe, tal qual funcionários de uma empresa, ou departamentos de uma indústria, etc. - reparem que o depto pessoal não desenvolve sistema, nem o depto de desenvolvimento lida com contratações, mas ambos se integram, cada um fazendo a sua parte en torno de uma tarefa comum: vender soluções.

e todos sabemos: em breve o cliente vai querer ir para a web, mas não vai querer abandonar o modo desktop.

então, deixemos (enquanto o fivewin não vira fiveweb) que a linguagem web faça a parte webg e o fivewin faça o serviço desktop, unidos em torno do mesmo banco de dados. acho que o caminho é esse.

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...