Jump to content
Fivewin Brasil

O Fivewin Têm Futuro ???


AprendizFW

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Na minha cidade conheço três programadores que trabalham com o Fivewin e dois deles já me disseram que estão abandonando o Fivewin para trabalhar com o PHP ou CASES que geram aplicativos em PHP. Isto também está acontecendo comigo, pois o mercado acaba "forçando" a gente a trabalhar com linguagens para ambiente WEB. Sendo assim, fico me perguntando, o Fivewin vai ter futuro ???.

Um grande abraço a todos,

Edilson.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 54
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Olá Pessoal,

Na minha cidade conheço três programadores que trabalham com o Fivewin e dois deles já me disseram que estão abandonando o Fivewin para trabalhar com o PHP ou CASES que geram aplicativos em PHP. Isto também está acontecendo comigo, pois o mercado acaba "forçando" a gente a trabalhar com linguagens para ambiente WEB. Sendo assim, fico me perguntando, o Fivewin vai ter futuro ???.

Um grande abraço a todos,

Edilson.

Link to comment
Share on other sites

Ótima pergunta.

Se tem futuro eu não sei, apesar das diversas melhorias com o passar do tempo, fica devendo em muito por não ter uma IDE nem debugger.

Uma rotina feita em FW, no Visual Studio por exemplo tende a levar bem menos tempo. Quem trabalha com @SAY então, tem mais dificuldades em desenhar telas, coisa que com uma IDE (ou resources) fica bem mais simples.

Mas independente do futuro (e na minha posição de funcionário) tenho que me preocupar com o presente, ou seja, estou trabalhando com FW e toda experiência é bem-vinda.

Google-Android-48.png

Luis Fernando Jr. (Luisão)

Leme/SP

--

FWH8.01 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY

juninho.luisao@gmail.com

juninho_luisao@hotmail.com

Skype luis.fernando.jr

Link to comment
Share on other sites

Um dos problemas agora é que os aplicativos fiscais precisam estar homologados e o custo de uma homologação TEF + PAF + deslocamento e etc beira 5000 reais, considerando a aquisição do fivewin + o fast report por exemplo vai para 6000, isso em um ano, sendo que deve ser re-homologado todo ano. Enquanto para fazer um aplicativo pra WEB ou até para fazer um aplicativo pra IPhone você vai ter basicamente gasto nenhum e pode ter um retorno até maior...

Cabe a você encontrar uma área para atuar, existem nichos de mercado que não irão passar para a WEB tão cedo e se você considerar o acesso a banda larga no nosso país existem MUITOS estabelecimentos comerciais que continuam sem ter acesso a uma internet com conexão de banda LARGA (acima de 1 MB) então, existe sim futuro.

SamirSSabreu@gmail.com

samirabreu@hotmail.com

Skype: SamirAbreu

xHarbour 1.1.0 + FwXh 8.02id=black>

"Acreditar é mais fácil do que pensar: Daí existem muito mais crentes do que pensadores.†Bruce Calvert

Link to comment
Share on other sites

Muitos dos programadores Clipper abandonaram a profissão porque o Clipper havia "morrido" ou migraram para outra linguagens, Hoje em dia muitos programadores de outras linguagens, principalmente Delphi que foi a coqueluche do momento migraram para FWH. Hoje em performance é superior a muitas outras existentes por ai.

Com certeza o FW não vai morrer porque disto, já se faz aplicações WEB com FWH utilizando outros componentes, daqui a pouco o FW está com suas próprias LIB e classes para desenvolvimento WEB. Nada é de um dia para o outro, vamos aguardar um pouco.

Abraços..

Retorne avisando se a dica funcionouid=red>

curruptos.png

Luiz Arruda

Corumbá - MS

ico.corumba@gmail.com

Link to comment
Share on other sites

Luiz,

A grande questão é essa: quanto tempo temos que esperar? E quando, depois de lançada, uma ferramenta FWH para web estará madura o suficiente para desenvolvermos um sistema sem bugs? Eu também estou me fazendo a mesma pergunta do Edilson, porque tudo hoje (pelo menos aqui na minha cidade) está evoluindo pra web. Só quem ainda usa aplicativos desktop são pequenos comércios onde o FWH tem grande facilidade pra entrar, mas aí tem o PAF-ECF, SPED fiscal e por ai vai... Se você migra para um banco SQL, você pode optar por fazer um sistema FWH que usa esse banco ou vai preferir fazer logo um sistema web, que é multiplataforma, etc? Realmente é uma questão a se pensar. Eu creio também que o FWH tem futuro, mas se houver uma atualização imediata para web. Veja o caso do Delphi por exemplo. Se falarem em Delphi, só querem a versão Delphi for PHP, que é justamente para desenvolvimento WEB.

Nos ajudem ai

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 (BMW Zerada!!!) + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 2107-9150

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Editado por - kleyber on 27/09/2010 10:13:27

Link to comment
Share on other sites

O Kleyber falou uma coisa importante. multiplataforma

Tudo bem que o Windows ocupa a maior parcela de SOs instalados, mas quem usa Linux não vai querer mudar nem rodar via wine (muitas vezes por questões de ideologia).

E quem usa MAC muito menos, pelo fato dos usuários de MAC o amarem (huahhuahua, é verdade)

Web tá crescendo muito, principalmente por conta das redes sociais. Aplicativos para Facebook, orkut, etc.

Outro ramo crescendo bastante, aplicações para smartphones (principalmente Android e iPhone, Windows Mobile também tá caindo muito)

Resumindo, não dá pra ficar parado.

Google-Android-48.png

Luis Fernando Jr. (Luisão)

Leme/SP

--

FWH8.01 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY

juninho.luisao@gmail.com

juninho_luisao@hotmail.com

Skype luis.fernando.jr

Link to comment
Share on other sites

Deixa eu tambem tar meu pitaco (na boa icon_smile.gif )

Sistema Desktop ainda vai permanecer no mercado por muito tempo, como foi comentado acima, a maioria dos estabelecimentos comerciais nao tem conexao com internet e nem pretendem ter, pois alem do gasto mensal, desvia a atençao do funcionario.

Aqui em Sao Paulo mesmo que o mercado esta saturado de softhouses, voce vai por exemplo no centro da cidade, aonde tem loja ao lado de loja de tudo quanto e tamano vejo muitos sistemas em DOS ou seja a maioria e clipper e dataflex, mas pro cara o sistema atende, lhe da a posicao do caixa, estoque etc, muitas veses nao emite nota e se emite usa o aplicativo do SEFAZ, se ele nao passa nem pra visual imagina WEB entao.

Agora realmente se a fiscalização da homologação TEF + PAF começar a ser rigida acho que muita coisa vai mudar, ou ficar na ilegalidade que e o mais provavel.

Obrigado.

Evaldo Wagner

FiveWin9.07 xHarbour 1.21,BCC55, Pelles C xDev,xHarbour for Linux(console)

evaldowl@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Ouço isso desde 1997, quando a CA parou de evoluir o clipper.

Desde então temos o (x)Harbour que evolui a 11 anos e nao vejo parada. Assim como o fivewin tambem está evoluindo muito.

Com certeza nao podemos parar, quando a evolução para Web nao se prendam em paradigmas. Para se fazer algo WEB nao precisa parar com o Desktop, aqui na EMotta temos diversas rotinas do sistema que funcionam em Desktop e tem seu equivalente em WEB. Tudo gravando em banco de dados.

Enfim, para se começar WEB nao é necessário parar com Desktop. A coisa caminha em conjunto, diferente do que aconteceu na época que os sistemas eram em DOS e para se desenvolver em Windows nao se conseguia aproveitar muita coisa.

E tem o Fiveweb que o Linares prometeu para este ano, nao sei o que é, mas aguardo.

abraços,

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Fivewin desde 2000

xHarbour desde 2002

Link to comment
Share on other sites

Vai saber,

quando falo homolacao seria em cima de tudo PAF,ECF,TEF

tem muita loja que o sistema simplemente te da um recibo impresso numa impressora matricial, quer dizer nada fiscal e isso pode causar vai saber o que.

Obrigado.

Evaldo Wagner

FiveWin9.07 xHarbour 1.21,BCC55, Pelles C xDev,xHarbour for Linux(console)

evaldowl@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Bom dia.

Eu gostaria de comentar sobre a questão multiplataforma exposta acima... e deixo claro que concordo com todos e acho que vocês estão certos por estarem preocupados. Sem querer polemizar, eu acho que a questão mais importante se deve ao fato de sistemas para desktop estarem perdendo - já há um bom tempo - uma grande parcela do seu mercado OU pra sistemas web onde a conectividade e um ambiente multiplataforma são importantes OU para smartphones tais como iPhone, Androids dentre muitos outros são a bola da vez.

Embora eu desconfie que consiga fazer uma página web realizar vendas com ECF, de que me vale isto se eu posso usar FW que será mais produtivo? Acho que a principal questão não é se o FW vai entrar de cabeça no mundo web ou se ele vai rodar dentro do meu celular (embora já exista com a versao FWPPC e tb com a versão do FW que suporta CoCoa para iPhone) mas sim é de se _EU_, como programador, como profissional autonomo ou não, estou preparado para trabalhar neste novo tipo de ambiente.

Não existe "ferramentas mágicas" que num passo de mágica irão converter seus sistema inteiros para web ou celular, pois sempre haverá conceitos que precisam ser absorvidos, detalhes técnicos que precisaremos aprender e conhecer inteiramente para darmos suporte ao usuário.

Veja um exemplo claro: trabalhar com SQL ao inves de DBF. É possível migrar para SQL? Com certeza! Posso migrar e aproveitar meu código? Sem dúvida! Mas mesmo que vc faça isto, quase sempre ainda será obrigação sua instalar o servidor, configurar e dar suporte no _SEU_ sistema em SQL... e isto exige conhecimento e preparação pois mesmo que vocÊ migre a lógica do seu sistema, você nao está mais tabalhando com DBF.

Digo isto para ajudar a traçar o paralelo: se vc usa sistema em desktop (com @Say ou .RC), você acredita realmente que alguma versão do FW ou outra ferramenta vá converter isto "automaticamente" para codigos html e javascript? Mesmo que isto exista, duvido que tal ferramenta vá tb te desobrigar à conhecer o que acontece por detrás dos panos, numa eventual necessidade de suporte.

É por isto que eu acho que os profissionais que já acordaram para a realidade, estudaram outras tecnologias e hoje usufruem de ferramentas "complementares" tais como PHP, Adobe Flex, SQL ou tantas outras para integrarem seus "antigos" sistemas desktop com as tendencias "modernas" e assim, conseguem oferecer ao cliente exatamente o que ele precisa.

Um exemplo disto, é que possuo uma base de dados rodando com DBF (não me apedrejem por isto) que é utilizada por um aplicativo desktop em Harbour que roda localmente ou com acesso remoto via web tanto em desktop ou celular, possui integração com várias páginas web usando tanto PHP como Adobe Flex.

Resumindo, acho que grande parte da tecnologia necessária para evitar o extermínio (que drama!!) e facilitar a integração já existe agora! O meu compilador Harbour aqui por exemplo, compila em Windows, Linux, Mac, *nix, Windows CE, Symbiam, HP-UX, Solaris e roda em hardwares muito diferentes usando BCC/MSVC/GCC e mais uma porrada de coisas que eu nem conheço e fala com vários tipos de base de dados ou até com nenhuma delas e não me custou nada; eu só tive que aprender à usar este poder de fogo. O que falta mesmo é cada um dar os seus passos em direção à evolução e o primeiro deles é nos convencermos de que no tempo em que vivemos a "simbiose" no meio corporativo é inevitável.

Eu não credito que FW assim como o Delphi, C# ou o VB sejam a ferramenta perfeita, então eu posso responder que "Sim", eu acredito que o FW tem futuro sim, mas, como ferramenta de integração com outras tecnologias.

Eis meus 2 centavos sobre este assunto.

assinatura.jpg

Editado por - vailtom on 27/09/2010 13:40:38

Link to comment
Share on other sites

Esta conversa é necessária e oportuna

Alguém já tentou levantar esta questão e foi execrado neste forum

Muito boa esta conversa e é necessario fazer chegar ao "ome" lá na Espanha.

Sds

José Carlos - ZECA

fwh612(Free)-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Ola amigos

Nós ja estamos em processo de migração. Leverá um tempinho pois nosso novo programador esta aprendendo tbm sobre automacao comercial.

O Grande problema é que cada vez o tempo vale mais dinheiro, e a demora que temos com o fivewin para desenvolver é muito grande. Estamos migrando para plataformas Maker para desenvolver, onde governos e grandes empresas ja estao migrando... pois solucoes que vc leva 10 meses para fazer em uma linguagem como Five vc leva 1 Mes para fazer nestas ferramentas. Ganha-se 10x mais o tempo.

Entao por este motivo estou saindo do fivewin

Flow amigo

Um Xharbraço.

Uso Fwh 9.4 (xharbour 1.2.1) + xDev Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-3238-7012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Será que o FW "guenta" mais uns 10 aninhos???? Eh oq falta pra eu me aposentar. rsrsrs

Eu como iniciante, fico triste com estas declarações. Mas fazer oq... Acho q consigo montar uma banquinha de revistas com minha aposentadoria.

Ambrosio de Barros Filho.

JRAMBRO - jrambro@hotmail.com

Curitiba/São José dos Pinhais - PR

Clipper5.0/ADVPL

Link to comment
Share on other sites

Ola Luisao

Ae vc me mostra um dos makers mas ha varios e muito poderosos. Estamos em testes em um deles e um outro amigo esta em teste em um outro Muito usado no mundo inteiro. Pra ter uma ideia, pratica, o cara desenvolveu um sistema de automacao comercial com NFE e Sintegra + faturamento + financeiro em 90 dias....

Claro, basico... porem se formos tentar fazer isso em five win ... levariamos bemmmmmmmmmmmmmmmm mais tempo... Com o maker ele tme estruturas prontas... ele tem suporte com ferramentas totalmente "encaixaveis" em qualquer projeto. Por ex: NFE Os caras mandam o projeto pronto pra vc... vc só faz adaptacoes .. sei la ... a coisa é muito mais rapida e facil que five ou outra linguagem.

Ha muitos makers, windev, xmaker entre outros... basta achar oq melhor se enquandra...

Flow

Um Xharbraço.

Uso Fwh 9.4 (xharbour 1.2.1) + xDev Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-3238-7012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Espero que tenha futuro, mas pelo sim pelo não, estou estudando Adobe Flex, programação MVC (em camadas), onde pode ser usado para acessar os dados tanto PHP (que estou estudando) como java e outros, estou gostando bastante dos resultados, atualmente todos os meus sistemas rodam locais (desktop), ainda não tenho cliente web, estou procurando me antecipar (ou já estaria atrasado ?), creio que a parceria flex+php parece ser muito boa.

Fwh 9.01, xHarbour 1.1.0, Sqllib, xDev, Pelles C id=black>id='Verdana'>id=size3>

Editado por - aloiziolima on 27/09/2010 16:20:03

Link to comment
Share on other sites

Agora virou tópico geral de tecnologias para desenvolvimento icon_smile_big.gif

Aloizio, aproveite que está estudando PHP + MVC e dê uma olhada em Cake. É um framework que dizem ajudar muito na parte MVC + ORM. (que estou para estudar, mas só no final do ano)

Google-Android-48.png

Luis Fernando Jr. (Luisão)

Leme/SP

--

FWH8.01 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY

juninho.luisao@gmail.com

juninho_luisao@hotmail.com

Skype luis.fernando.jr

Link to comment
Share on other sites

Bom.. claro.. temos que ir atras de melhorar.. sempre.. independente de fwh ou qquer outra ferramenta.. que tem varias por ai..

temos que se adaptar a nossa necessidade...

por exemplo.. o publico que eu quero atingir por ser autonomo, nao se importa com web ou linux.. até porque todos usam windows mesmo da xing-ling..

eu nao tenho estrutura de uma softhouse.. sou sozinho... para investir num software WEB fudidao.. preciso mudar meu publico alvo.. pra isso vou concorrer com grandes empresas..

já perco logo de cara..

Meu publico alvo é.. pequenas empresas.. industrias comercios. que nao estao nem ai pra isso tudo.. eles querem no maximo atender uma NF-e.. e ainda porque nao tem outro jeito...

de 50 clientes que tenho.. no maximo 3 gastaria dinheiro em novas tecnologias.. se eu apresentar uma solucao web que tenha algum investimento em infraestrutura...

Na maioria quer o meu aplicativo rodando no seu XPzinho e sem gastar nada mais do que tem hoje..

Claro.. queria mesmo poder aprender php ou outras linguagens em Web.. mas acho que dá tempo de aguardar melhorias no fwh.. agora tenho o pé no chão.. nao sera apenas migrar e pronto.. terei muita relação.. e acredito que o fwh nao morre tão cedo.. acho que eu morro antes.. rs rs rs...

tem muita gente aqui no forum que continua no DOS .. tenho certeza.. e gente grande hem !!!!

Já tive essa conversa com uma pessoa importante e a resposta segue abaixo:

O FIVEWIN TEM DEBUG SIM.. BASTA VER O TUTORIAL..

outro detalhe...

nao tem relatos de linguagens web usem os periféricos, ecf, tef, etc..

atualmente só a bematech da suporte a java em impressora fiscal

sobre makers.... complicado que usar maker, já pessou se o dono

maker resolve não fazer algo.. como fica quem precisa

imagine.. Veja como ficou um monte de usuários que usa maker gaspro do clipper

morreu todos.. pq não tinha codigo fonte, não tinha dominio de programação

mas quem tinha programa em clipper desenvolvido no braço converteu para

fivewin e continuou vivo..o mesmo que não aconteceu que usava gaspro

pois o gaspro VB é totalmente diferente da versão clipper

então.. tudo tem seus pros e contras...

PHP, ASP linguagem script, precisa de paginação (send e post)

nao vai permitir nunca nativamente acesso a periféricos

a não ser a base de gambiarra

vitor

s.b.c.

Link to comment
Share on other sites

Se o Fivewin parasse hoje por exemplo, acredito que trabalharíamos tranquilo por pelo menos mais uns 12 anos . Só ha uns 2 anos que que meu sistema foi convertido pra windows) e das 90 empresas que trabalho so 55 ja migraram, as outras ainda nao viram a necessidade de mudar, pois ja tem um sistema (clipper) muito bem elaborado, estavel, funciona ecf, nfe e etc....Atende a tudo o que eles querem, numa rede basica, com win xp, impressorinha epson lx300, alguns ate win98.....e por ai vai....acredito q acontece com muita gente daqui tbm........

Ninguem (clientes) quer pagar por solucoes novas, a nao ser que seja obrigatorio como no caso da nfe, fora isso esquece.

Nem de graça as empresas querem mudar por um sistema mais novo.....experiencia propria.....

Meu principal concorrente aqui na regiao (gz sistemas),empresa considerada na area de automacao comercial, nivel nacional trabalha numa versao dos, clipper e dbf.

Pra quem ta começando pode ate escolher outra solucao e ferramenta, mas pra quem ja esta aqui e domina isso tudo, pode ficar tranquilo que nao terá maiores problemas.....

Na minha humilde opniao acho que o fw depende muito (demais mesmo) de terceiros, foi o que mais senti quando entrei neste planeta.

fwh 9.03+xharbour,bcc55,xdev

Link to comment
Share on other sites

Oi Vitor

Meu modo de trabalho é igual ao seu.

Estou trabalhando com o Flex mas não que meu objetivo, pelo menos por enquanto, seja fazer meu sistema rodar em web.

Mas já ha uma necessidade crescente de pequenos aplicativos que rodem em web.

Tenho um cliente que tem 3 lojas que faz a venda em aplicativo web e meu sistema desktop recupera essa venda e gera pedidos e NFe.

Outro aplicativo é para um cliente que possui vendedores em várias partes de pais e eles utilizam um aplicativo web para digitar os pedidos. O sistema desktop na fabrica busca esses pedidos e faz a integração.

Pequenos aplicativos assim estão surgindo e tenho que faze-los para não deixar uma outra empresa entrar e gerar uma concorrencia.

logo.gif

Link to comment
Share on other sites

isso é legal.. digitar pedidos em web.. seria bom..

uso muito o terminal serve pra isso..

quero sim aprender algo.. só preciso de tempo pra isso...

chegaremos lá. com certeza.. demoramos pra entrar no mundo windows.. e o five permitiu isso..

temos que melhorar.. sempre.. mas morrer o five.. acho dificil.. vai morrer conosco.. os apaixonados pelo fw.

vitor

s.b.c.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...