Jump to content
Fivewin Brasil

Erro no xHarbour 8.05 ?


vagner

Recommended Posts

citação:

Uma coisa que eu já notei que de vez em quando causa erro é montar um replace com esta notação: var_arq := var_mem, do modo antigo : Replace var_arq with var_mem, não tive e nem notei nenhum problema, quem sabe não é o modo de escrever que causa o problema?


id=quote>id=quote>

Não creio ser esse o problema já que escrevendo REPLACE, ele irá transformar exatamente para o outro jeito icon_smile_wink.gif

citação:

Outra coisa pessoal que eu gostaria de comentar, porque ao responder um tópico, os colegas copiam o que foi escrito e incluem como citação? Já notaram que é uma pratica inutil que só serve pra "encher linguiça"? Pensem nisso!


id=quote>id=quote>

Nem sempre serve para "encher linguiça", as vezes é bom para dar uma resposta a determinada perguntas icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

Senhores, como eu nao tenho e nunca tive o problema relacionado por voces.

E em minha opiniao o erro e externo.

Vai uma sugestao:

VERIFIQUEM TODOS OS CAMINHOS DO FIVEWIN E DO XHARBOUR.

SE FOR O CASO, REINSTALEM TUDO.

VEJAM SE A VERSAO DO FIVEWIN E COMPATIVEL COM A VERSAO DO XHARBOUR.

VEJAM SE NAO ESTAO PEGANDO LIBS DE UMA VERSAO DO FIVEWIN OU DO XHARBOUR,

OU DE TERCEIROS, MISTURADAS... EX:

ARQUIVO.BAT APONTA PARA DIRETORIOS DIFERENTES, QUANDO DEVERIA APONTAR SEMPRE

PARA O MESMO DIRETORIO OU LIB.

VERIFIQUEM O DIRETORIO DO PROJETO, SE NAO TEM CLASSES OU INCLUDES DIFERENTES DA

VERSAO ATUAL DO FIVEWIN QUE ESTAO USANDO.

Pode ser por ai... Evitem ter varias versoes do FIVEWIN instaladas... Conflito.

Se persistir, entrem em contato com o PROJETO XHARBOUR ou com o LINARES.

De repentemente, dependendo da versão do FIVEWIN, falta trocar o nome de uma LIB.

Abracos

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Sei bem oq é isto - eu estive com problemas no xHB desde meados de Fevereiro... consegui fechar com os ultimos builds do CVS. MAs foi um parto pra conseguir por causa de algumas alterações recentes no projeto.

Mas Vagner uma duvida que me veio aqui: vc usa macro-substituição em algum ponto do seu software - (oq de repente poderia estar entrando em conflito - ou apenas o desde modo mesmo?

assinatura.jpg

Link to comment
Share on other sites

citação:

Tens aê o .PPO do referido source? Nele consta realmente o nome da varaivel sem aspas ou algo do tipo?

Tá muito estranho isto aê mesmo Vagner, bizarro d+...

assinatura.jpg


id=quote>id=quote>

Eu elimino os .ppo, depois vou gerar novamente e dar uma olhad icon_smile_wink.gif, mas é muito estranho mesmo icon_smile.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

Olá Colegas,

É realmente preocupante um comando tão simples tá dando esse tipo de erro!!

Poderia ser realizado um teste bem simples somente com os comandos de basicos e o REPLACE para ver ser o problema persiste!!

Diante de vários fatores que tenho passado..voltei para versão 0.9961 por conta da 0.9971 não está limpando a memória.... Estou para atualizar minha versão do FWH... com o xHarbour 1.xxx, mas diante dos problemas que estão sendo apresentados... Acho que o mais sensato nesta hora é aguardar...

Lembrando que depois que recompilei com a versão 0.9961 os problemas de travamento, embaralhamento de telas, etc...

SIMPLESMENTE SUUUUUMIRAM!!!

JHILBERT

FW2.7/BCC5.51/xHarbour 0.9961/Pelles C/xDEv/Vlib

Link to comment
Share on other sites

Normalmente o nome da variavel se 'perde' no processo de compilação e td oq se referencia à ela é baseada na sua posição de memória... Então praticamente nada se justifica algo deste tipo usando a sintaxe descrita pelo Vagner!

Algumas muitas poucas possibilidades que 'poderiam' gerar este comportamento +/- parecido seriam o uso de macros ou quem sabe um FieldWBlock()/FieldBlock() com macros mas nem assim acho que chegaria num resultado tão incoerente.

Realmente se ficar provado que é algo do compilador, é de se assustar!

assinatura.jpg

Link to comment
Share on other sites

Voltando a questão, estou utilizando a versão 1.00 beta 1 do xharbour free e o problema relatado não ocorre na versão do sistema DOS que tenho aqui. Seria interessante Vagner, voce isolar o trecho do codigo que esta dando o problema e criar um exe com xharbour puro pra ver se o erro permanece!

Creio que se for um problema do xharbour deverá ocorrer o problema, ou estou enganado?

Inté

FW 2.5/CLIPPER 5.3b, BLINKER 7

Belzonte - Minas Gerais

Link to comment
Share on other sites

Olá Vailton,

Não Eliminei o meu ppo dessa vez icon_smile.gif, e dentro do ppo depois lhe mando para vc ver, realmente não consta nada entre Aspas (") referido a isso, então por enquanto (até eu descobrir) vou continuar usando direto do arquivo, logicamente uso o cCodigo, em vários prgs e como disse, são rotinas estremamente iguais, só muda arquivos e umas variáveis, mas a estrutura é a mesma, e não é sempre q ocorre, se vc ver o "list" do arquivo que postei, as vezes ele entra o código correto, mas as vezes não, no registro 1 8 e 13 está correto como deveira, mas nos outros não, e foram lançamentos diretos , só q agora não dá para eu voltar para o 99.6 para verificar icon_smile_sad.gif.

Tião, essa minha rotina, são inclusões diretos nos browses, por isso teria que para poder simular isso em DOS, usar o Browse do DOS, que nem me lembro mais como fazer icon_smile_big.gif

Luiz e Jeorge, vou mudar para Replace para testar, porém acho q isso não afetaria algo desse gênero icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

Tenho um modulo no meu sistema que utiliza tbrowse natural do clipper, faço a inclusão, alteração exclusão, direto no browse tambem. So que uso replace, vou mandar o fonte com esse modulo. talvez voce consiga adaptar pra testar ai!

Vou enviar pro seu email no MSN ok?

FW 2.5/CLIPPER 5.3b, BLINKER 7

Belzonte - Minas Gerais

Link to comment
Share on other sites

Como comentei com o Vagner via MSN, eu tive um problema uma vez com o ADS duma versão acho q de 2007 (começo do ano) ou final de 2006... algo assim, o sistema de um cliente dava conflito de memoria e se comportava estranhamente. Bastou apenas ele atualizar as libs do ADS e td se resolveu!

Pode ser algo relativo à LIBs ou algo do tipo.

assinatura.jpg

Link to comment
Share on other sites

citação:

Como comentei com o Vagner via MSN, eu tive um problema uma vez com o ADS duma versão acho q de 2007 (começo do ano) ou final de 2006... algo assim, o sistema de um cliente dava conflito de memoria e se comportava estranhamente. Bastou apenas ele atualizar as libs do ADS e td se resolveu!

Pode ser algo relativo à LIBs ou algo do tipo.

assinatura.jpg


id=quote>id=quote>

CONCORDO PLENAMENTE. FIZ UMA BUSCA NO FORUM INTERNACIONAL SOBRE MEMORIA, E NÃO TEM NENHUM RELATO PARECIDO COM ESTE FATO.

SERIA INTERESSANTE O VAGNER E ALEX2002, FAZEREM UMA ´VARREDURA´ SOBRE MEMORIA, Jà QUE ELES ACHAM QUE PODE SER ISTO.

APENAS PARA NAO DIZER QUE NÃO ACHEI NADA ERRADO NA VERSAO 09971 DO XHARBOUR, EM UM MODULO DE CLIENTES, USANDO OBJETO DATABASE, O COMANDO oDbf:Save(), NAO FUNCIONOU CORRETAMENTE, NÃO SALVAVA OS DADOS, NÃO DAVA O REPLACE NEM A PAU, MAS NÃO POSSO AFIRMAR SE O ERRO ERA MEU, DA CLASSE OU DO XHARBOUR. TROQUEI TUDO PARA REPLACE CAMPO WITH cVariavel, E FUNCIONOU A CONTENTO. Misterio.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

Eu tenho um sistema que trabalha com Fwh701 + xhb build 99.71 de 13.01.2007 + Ads + Cdx. O que ocorre é que as vezes o operador entra no cadastro de produto pra alguma alteração e o que ocorre é que o item duplica, é como se houvesse um skip no bd, e logo a seguir um replace com o conteudo do registro anterior carregado nas variaveis de memoria, isso causa uma duplicidade de registro. Não sei se isso pode estar ligado ao problema, o que sei é que já providenciei todo tipo de trava possivel pra evitar este "skip" indesejavel e, quando menos espero, acontece. Sera que este problema tambem é causado por algum erro no xhb?, Ads?, RddCdx?, eu realmente não tenho resposta para o problema.

[]´s

Luiz Augusto

São José dos Pinhais - PR

Harbour47 + Five2.8 + Verce

Vamos Aderir:"Retorne avisando se a dica funcionou"

Link to comment
Share on other sites

citação:

Boa tarde,

Eu tenho um sistema que trabalha com Fwh701 + xhb build 99.71 de 13.01.2007 + Ads + Cdx. O que ocorre é que as vezes o operador entra no cadastro de produto pra alguma alteração e o que ocorre é que o item duplica, é como se houvesse um skip no bd, e logo a seguir um replace com o conteudo do registro anterior carregado nas variaveis de memoria, isso causa uma duplicidade de registro. Não sei se isso pode estar ligado ao problema, o que sei é que já providenciei todo tipo de trava possivel pra evitar este "skip" indesejavel e, quando menos espero, acontece. Sera que este problema tambem é causado por algum erro no xhb?, Ads?, RddCdx?, eu realmente não tenho resposta para o problema.

[]´s

Luiz Augusto

São José dos Pinhais - PR

Harbour47 + Five2.8 + Verce

Vamos Aderir:"Retorne avisando se a dica funcionou"


id=quote>id=quote>

Não creio que este seja o motivo da DUPLICIDADE, ou voce tem um SET a mais ou menos na configuração do seu MENU PRINCIPAL, tipo abaixo:


// Configura‡Æo Para Todo o Sistema

RDDSETDEFAULT( "DBFCDX" ) // CARREGA RDD DEFINIDO NO CASO, *.CDX

SET DATE BRITISH // FORMATO DD/MM/AAAA

SET EPOCH TO 1950 // PARA IMPEDIR QUE O ANO SEJA 00

SET CENTURY ON // SECULO

SET SOFTSEEK OFF // PARA REALIZAR UMA BUSCA APROXIMADA

SET WRAP ON //-Set( 35, "ON" ) // PARA MENUS

SETCANCEL( .F. ) // INUTILIZA ALT + C PARA ABORTAR PROGRAMA

SET CONFIRM OFF // CURSOR NÇO PODE DESLOCAR-SE AUTOMATICAMENTE

SET DELETED ON // ON IMPEDIR VER REGISTROS MARCADOS PARA APAGAR

SET ESCAPE ON // TECLA ESC LIGADA, POSSO ESCAPAR.

SET EXCLUSIVE OFF // REDE NETUSE LIGADA

SET MULTIPLE OFF // PARA QUE SE POSSA ACIONAR QUANTAS JANELAS QUISER

id=code>id=code>

Como esta sua configuração??? Mostre;

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Kapi, minha configuração esta assim:


#include "FiveWin.ch"

#include "TSButton.ch"

#Include "SSay.Ch"

#include "Voget.ch"

#include "Ads.ch"

ANNOUNCE RDDSYS

REQUEST ADS, ADSKEYCOUNT, ADSGETRELKEYPOS, ADSKEYNO, RDDSYS

//----------------------------------------------------------------------------//

Function Main( tUnid, cfil, cTest )

...

// informar obrigatoriamente Quando USAR ADS

#ifdef __HARBOUR__

RddSetDefault( "ADSCDX" )

AdsSetServerType( 1 )

AdsSetFileType( 2 )

ADSLOCKING(.t.)

AdsRightsCheck(.f.)

AdsTestRecLocks(.t.)

#endif

...

SET MULTIPLE ON // permite o uso MULTIUSUARIO deste EXE!

SET 3DLOOK ON

Setcancel(.F.)

SET DELETE ON

SET DATE BRITISH

SET CENTURY ON

SET EPOCH TO 1950

SET WRAP ON

SET ESCAPE ON

SET CONFIRM OFF

SetBlink(.F.)

id=code>id=code>

E é isso ai.

[]´s

Luiz Augusto

São José dos Pinhais - PR

Harbour47 + Five2.8 + Verce

Vamos Aderir:"Retorne avisando se a dica funcionou"

Link to comment
Share on other sites

Luiz,

De uma olhada nestes links, veja se ajuda:

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=10628

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=8091

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2255

Tem um SET alguma coisa, que se não me engano, impede que um registro se DUPLIQUE... Não lembro agora...

SET UNIQUE ON/OFF ??? SAY LÃ... KKKKKKKKKKKKK

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

João,

Vamos supor que voce tenha uma base de dados cuja descrição de um produto pode ser igual a de outro, mudando apenas um ou outro detalhe. Dai voce usa o set unique on antes de indexar, deste modo, seu arquivo indexado, vai mostrar somente um dos itens cuja a descrição coincida, pra isso serve o set unique. Outra coisa, no meu caso, quando duplica o item, o operador esta "editando" um item que já existe, e não incluindo um novo item, o que ocorre, é que, na hora de selecionar um determinado item e antes de mostrar na tela, eu guardo todas as informações deste item em variaveis de memoria, alem, é claro, de travar o respectivo registro, só liberando após a conclusão da manutenção ou não. Como eu disse antes, justamente na hora de salvar que é o momento da conclusão da alteração do item é que parece, veja bem, parece que ocorre um skip +-1, não sei, o fato é que, os dados das variaveis de memoria, gravam em outro registro, causando assim, uma duplicidade de registros, é isso que ocorre, mas este fato é aleatório, ocorre quando o sistema quer ou sei la porque!

[]´s

Luiz Augusto

São José dos Pinhais - PR

Harbour47 + Five2.8 + Verce

Vamos Aderir:"Retorne avisando se a dica funcionou"

Link to comment
Share on other sites

Luiz, neste caso, é simples:


LOCAL nRecno, nOldRecno

//-> Posiciona Cursor no Registro Para Alteracao

nRecNo := ( CADCLIEN )->( RecNo() )

GoTo( nRecNo )

nOldRecno := ( CADCLIEN )->( RecNo() )

Trave o registro

Chegou na gravacao:

//-> Posiciona Cursor no Registro Para Altera‡Æo

GoTo( nOldRecno ) //-> Volta Ponteiro ao Cliente Original.

//-> Verifique se o ponteiro esta no local dos fatos

Browse()

Grave... Save

Abracos

id=code>id=code>

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Bom dia João,

É uma idéia, acho até que montei alguma coisa parecido com o que voce esta sugerindo, vou testar.

Grande abraço,

Luiz Augusto

São José dos Pinhais - PR

Harbour47 + Five2.8 + Verce

Vamos Aderir:"Retorne avisando se a dica funcionou"

Link to comment
Share on other sites

citação:

Bom dia João,

É uma idéia, acho até que montei alguma coisa parecido com o que voce esta sugerindo, vou testar.

Grande abraço,

Luiz Augusto

São José dos Pinhais - PR

Harbour47 + Five2.8 + Verce

Vamos Aderir:"Retorne avisando se a dica funcionou"


id=quote>id=quote>

Luiz, Comigo funciona perfeitamente. O que notei no fivewin, é que se eu posiciono o ponteiro em um registro de uma listbox por exemplo, seleciono outro banco de dados e dou um seek ou um locate, o registro original onde eu estava na listbox, se perde... Não fica no local, o seek do outro banco, por alguma razao, ´desloca´ o ponteiro do Primeiro banco sem mais nem menos, por isso, eu o guardo, para depois ´pegá-lo´. Entende?

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, João

O que voce esta dizendo faz sentido sim, é por isso que desde o clipper eu sempre trabalhei com o Alias-> do banco de dados pra evitar este tipo de problema. Mas vou testar sua sugestão e monitorar o problema, mais uma vez valeu por seu tempo e atenção.

Grande abraço,

Luiz Augusto

São José dos Pinhais - PR

Harbour47 + Five2.8 + Verce

Vamos Aderir:"Retorne avisando se a dica funcionou"

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...