Jump to content
Fivewin Brasil

[OT] Liberada a nova xDev versao 0.56!


vailtom

Recommended Posts

Pessoal, terminei a parte principal do projeto e estou disponibilizando a nova versão da xDev para todos!

Para aqueles que ainda não a conhecem a ferramenta, podemos dizer que a xDev é "uma ferramenta integrada (IDE) com utilitário para compilação, editor de código fonte, gerenciamento de projetos, help integrado, que suporta todas as versões dos compiladores Harbour, xHarbour e Clipper bem como as seguintes libs gráficas: FiveWin, MiniGUI e hwGui" e o mais importante: a xDev é um produto FREEWARE e completamente brazuca. =D

Esta versão da xDev representa o maior upgrade feito na ferramenta, que agora está completamente em Português! As mudanças foram tantas que até mudamos o nome do projeto de "xDev" para "xDev Studio".

O maior destaque desta versão é sem dúvida o suporte aos novos scripts utilizando-se lingaguem xBase e uma melhor integração com os catálogos de ajuda no sistema! E poderíamos até mencionar a enorme quantidade de recursos e a leveza do aplicativo.

A xDev foi completamente reescrita do zero utilizando-se API de baixo nível em C++, o que garante uma maior estabilidade e robustez.

Atualmente a xDev já compila em:

* Clipper 5.x com Rtlink e Blinker (modo real e protegido)

* Harbour e xHarbour (com qualquer versão) em modo console com suporte para Borland BCC

* Suporte para MiniGUI

* Suporte para HwGUI

* Suporte para FiveWin

A xDev já gera arquivos executáveis, bibliotecas (*.LIB) e no caso do [x]HB gera também .DLLs de 32Bits!

Atualmente estamos em fase de conclusão e últimos ajustes nos seguintes scripts:

* Minigui com MinGW (versao 2.x)

* hwGUI

* FiveWin com Clipper

A xDev edita e/ou visualiza os seguintes tipos de arquivo:

* Arquivos Fontes em Clipper, Harbour, C, C++, CH (inclusive com detecção de sintaxe e de estrutura de documentos)

* Arquivos .OBJ

* Arquivos .DBF

* Arquivos .HTML

A xDev possui help integrado com todos os comandos e funções disponíveis nas seguintes linguagens de programação e bibliotecas gráficas:

* Clipper (manual completo em ingles e portugues)

* FiveWin (comandos, classes e funções)

* Minigui (manual completo)

* C++ e C (comandos e funções)

Além dos catálogos adicionais disponibilizamos ainda: Caracteres ANSI, Documentação da NANFORUM, integração com a Web, Google, xHDN, ferramenta de tradução de textos entre muitas e muitas outras novidades.

Quero agradecer à todos os emails que nos foram enviados contendo sugestões e dicas para melhorar o produto e digo com satisfação que todos foram analisados e "quase todos" foram atendidos.

Eu não sei se já falei, mas aquela porcaria daquele manual de como instalar a xDev e configurar foi um pé no saco pra fazer... Foi algo pior doq fazer a própria xDev, mas creio que está bem intutivo o produto.

Para obter sua cópia gratuita do produto, acesso o link abaixo:

http://www.sqllib.com.br/download.php?id=xDevStudio

O produto ainda está na versão 0.56 e eu sei que temos muita coisa ajustar nele ainda, por isto a opnião de todos é muito importante, sendo assim, pedimos que todas as dúvidas ou sugestões nos sejam enviada para o email: xdev@sqllib.com.br!

Um forte abraço e muito sucesso à todos!

Vailton Renato

Gerente de Desenvolvimento e Suporte ao Desenvolvedor SQL LIB RDD

MSN: renato@kssoftware.com.br

Skype: vailtom

WebNet do Brasil Ltda

Comercial: +55 (11) 5816.9541

Celular: +55 (11) 9224.8900

Editado por - vailtom on 25/09/2006 21:59:46

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, terminei a parte principal do projeto e estou disponibilizando a nova versão da xDev para todos!

Para aqueles que ainda não a conhecem a ferramenta, podemos dizer que a xDev é "uma ferramenta integrada (IDE) com utilitário para compilação, editor de código fonte, gerenciamento de projetos, help integrado, que suporta todas as versões dos compiladores Harbour, xHarbour e Clipper bem como as seguintes libs gráficas: FiveWin, MiniGUI e hwGui" e o mais importante: a xDev é um produto FREEWARE e completamente brazuca. =D

Esta versão da xDev representa o maior upgrade feito na ferramenta, que agora está completamente em Português! As mudanças foram tantas que até mudamos o nome do projeto de "xDev" para "xDev Studio".

O maior destaque desta versão é sem dúvida o suporte aos novos scripts utilizando-se lingaguem xBase e uma melhor integração com os catálogos de ajuda no sistema! E poderíamos até mencionar a enorme quantidade de recursos e a leveza do aplicativo.

A xDev foi completamente reescrita do zero utilizando-se API de baixo nível em C++, o que garante uma maior estabilidade e robustez.

Atualmente a xDev já compila em:

* Clipper 5.x com Rtlink e Blinker (modo real e protegido)

* Harbour e xHarbour (com qualquer versão) em modo console com suporte para Borland BCC

* Suporte para MiniGUI

* Suporte para HwGUI

* Suporte para FiveWin

A xDev já gera arquivos executáveis, bibliotecas (*.LIB) e no caso do [x]HB gera também .DLLs de 32Bits!

Atualmente estamos em fase de conclusão e últimos ajustes nos seguintes scripts:

* Minigui com MinGW (versao 2.x)

* hwGUI

* FiveWin com Clipper

A xDev edita e/ou visualiza os seguintes tipos de arquivo:

* Arquivos Fontes em Clipper, Harbour, C, C++, CH (inclusive com detecção de sintaxe e de estrutura de documentos)

* Arquivos .OBJ

* Arquivos .DBF

* Arquivos .HTML

A xDev possui help integrado com todos os comandos e funções disponíveis nas seguintes linguagens de programação e bibliotecas gráficas:

* Clipper (manual completo em ingles e portugues)

* FiveWin (comandos, classes e funções)

* Minigui (manual completo)

* C++ e C (comandos e funções)

Além dos catálogos adicionais disponibilizamos ainda: Caracteres ANSI, Documentação da NANFORUM, integração com a Web, Google, xHDN, ferramenta de tradução de textos entre muitas e muitas outras novidades.

Quero agradecer à todos os emails que nos foram enviados contendo sugestões e dicas para melhorar o produto e digo com satisfação que todos foram analisados e "quase todos" foram atendidos.

Eu não sei se já falei, mas aquela porcaria daquele manual de como instalar a xDev e configurar foi um pé no saco pra fazer... Foi algo pior doq fazer a própria xDev, mas creio que está bem intutivo o produto.

Para obter sua cópia gratuita do produto, acesso o link abaixo:

http://www.sqllib.com.br/download.php?id=xDevStudio

O produto ainda está na versão 0.56 e eu sei que temos muita coisa ajustar nele ainda, por isto a opnião de todos é muito importante, sendo assim, pedimos que todas as dúvidas ou sugestões nos sejam enviada para o email: xdev@sqllib.com.br!

Um forte abraço e muito sucesso à todos!

Vailton Renato

Gerente de Desenvolvimento e Suporte ao Desenvolvedor SQL LIB RDD

MSN: renato@kssoftware.com.br

Skype: vailtom

WebNet do Brasil Ltda

Comercial: +55 (11) 5816.9541

Celular: +55 (11) 9224.8900

Editado por - vailtom on 25/09/2006 21:59:46

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, Vaitom!

Um excelente trabalho, gostei muito dos recursos de abrir página, traduzir, iluminar o texto e "Envolver"...

Vi recursos que não tinha visto em nenhum IDE antes.

Só estou começando a conhecer o ambiente, minhas duvidas são:

1) Uso o xHB Comercial + Fivewin, a compilação tá toda num arquivinho bat. Atualmente uso o editor MED e programei pra compilar (executar o .bat) com Ctrl F9, teria como eu usar esse mesmo esqueminha no xDev? Ou seja usar o mesmo bat e o atalho Ctrl F9?

2) Não percebi (ainda) se o xDev tem o esquema de autocompletar. Ele tem? Vc planeja disponibilizar algo neste sentido? Vc digita o objeto, por exemplo, e ele preenche as opções de métodos e propriedades...

3) No MED tem o esqueminha de escolher as palavras e atribuir uma cor a elas pra colorizar a sintaxe. Tem como fazer isso no xDev?

Mais uma vez parabéns!

[ ]'s

Maurilio

FWH 2.7 | xHarbour.com | SQLRDD | Workshop 4.5

Garça - SP

Link to comment
Share on other sites

Olá Burai!

citação:

1) Uso o xHB Comercial + Fivewin, a compilação tá toda num arquivinho bat. Atualmente uso o editor MED e programei pra compilar (executar o .bat) com Ctrl F9, teria como eu usar esse mesmo esqueminha no xDev? Ou seja usar o mesmo bat e o atalho Ctrl F9?


id=quote>id=quote>

Sim, configure o script "Generic Script" para trabalhar com seu projeto e coloque o PATH de seu .BAT nele. Depois é só dar F9 e pronto!

citação:

2) Não percebi (ainda) se o xDev tem o esquema de autocompletar. Ele tem? Vc planeja disponibilizar algo neste sentido? Vc digita o objeto, por exemplo, e ele preenche as opções de métodos e propriedades...


id=quote>id=quote>

Autocompletar com as funções proprias do projeto sim com CTRL+SPACE, com as funções padrão do Clipper, estou ajustando mas autocompletar com classes OOP ñ é possível pq xBase não é uma programação "tipada" como C, C++ ou Pascal.

Este recurso será melhorado no futuro, pq tb sinto falta disto.

:)

citação:

3) No MED tem o esqueminha de escolher as palavras e atribuir uma cor a elas pra colorizar a sintaxe. Tem como fazer isso no xDev?


id=quote>id=quote>

Edite o arquivo keyword.txt que acompanha a xDev e personalize conforme suas preferencias.

citação:

Mais uma vez parabéns!


id=quote>id=quote>

Obrigado, espero que a ferramenta seja de ajuda.

Nota: Gostaria de mencionar que por um vacilo feio da minha parte, a pasta MANUAL ñ foi zipada junto arquivo pra download. Eu ajustei o .ZIP do site e postei um link contendo somente a pasta manual.

Pode pegar aqui: www.sqllib.com.br/Manual.zip

Vailton Renato

Gerente de Desenvolvimento e Suporte ao Desenvolvedor SQL LIB RDD

MSN: renato@kssoftware.com.br

Skype: vailtom

WebNet do Brasil Ltda

Comercial: +55 (11) 5816.9541

Celular: +55 (11) 9224.8900

Editado por - vailtom on 26/09/2006 11:57:43

Link to comment
Share on other sites

Na versao atual da xDev esta opção nao está habilitada. Irei demonstrar o seu uso no evento FW... afinal o melhor to guardando para o evento.

:D

Vailton Renato

Gerente de Desenvolvimento e Suporte ao Desenvolvedor SQL LIB RDD

MSN: renato@kssoftware.com.br

Skype: vailtom

WebNet do Brasil Ltda

Comercial: +55 (11) 5816.9541

Celular: +55 (11) 9224.8900

Link to comment
Share on other sites

Fala ae grande Vailtom...

A xDev Studio ainda não está compilando em Fivewin/Clipper né ?

Essa versão ainda é compatível com o Win 98 ?

Um abraço

Valdir - Jundiaí - S.P.

FW23/CLIP52E/BLINKER7

Eu Apoio e vou ao :

IV ENCONTRO DE PROGRAMADORES

Dia : 25/11/2006

Horário : das 08 às 18 horas

Local : Hotel Le Canard

Endereço: Av. Salgado Filho, 1200, Guarulhos-SP

Link to comment
Share on other sites

Estará em breve compilando com FW/Clipper estou terminando uns detalhes. Sobre o Windows 98 tb estou terminando de ajustar uns parametros para correto funcionamento, por enquanto estou recomendando usar com XP.

Creio q em breve teremos novidades a este respeito.

Vailton Renato

***

#include "4evento_fw.ch"

lAnsioso := Date() <= CTOD( '25/11/2006' )

if lAnsioso

Alert( "Eu Apoio e vou ao :;" +;

"IV ENCONTRO DE PROG. FW ;" +;

"Dia : 25/11/2006 e vc?",{'Eu tb!','Claro!','Com cerveja!'})

end

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Ontem dei uma olhada rápida no xDev Studio e achei muito bom. Tem alguns recursos que até então não tinha visto em lugar algum (Envolver, Traduzir, Buscar (no Google, Msn, etc,), etc.) O Vaílton está de parabéns. Mas, sempre tem este danado do "mas", vou fazer algumas considerações. Pode até ser que tenha e eu não consegui achar alguns dos ítens.

- Falta "templates". O do MED é muito bom.

- Ausência de algumas configurações (tamanho do TAB, teclas de atalho, etc.)

- E, imperdoável, icon_smile_evil.gif tem todos os helps, menos da SqlLib.

PS: Vaílton, cadê minha Lib?

[]s,

Evandro G. de Paula

Curvelo - MG

evandro@skillnet.com.br (Escr. - na Cidade)

imortal@skillnet.com.br (Res. - na Roça)

FWH 2.6+PellesC+MyMake+xHarbour.org 0.99.5+SqlLib

Editado por - evandro on 27/09/2006 11:13:54

Editado por - evandro on 28/09/2006 08:52:03

Link to comment
Share on other sites

Olá Vailtom,

Parabéns por esta excelente ferramenta. Visual muito bem planejado e com vários recursos. Só uma pergunta (hehe) Teria como no fivewin (fwh) eu acessar estes menus ? Digo, usar estes modelos de menus em meus sistemas ?

Obrigado e parabéns,

Rossine

FW 2.2c + @say + Clipper 5.2e + libs 5.3b / FWH 2.7 + @say + xHarbour Comercial 0.99.??

Divinópolis/ MG

Link to comment
Share on other sites

Evandro o Help da SQL LIB tá sendo atualizado e convertido pra inserir no sistema. Eu preciso falar com vc, estou em débito sério contigo, rapaz...

Anotei a sugestão de todos e Rossine, não sei como vc poderia usar estes menus não dentro do FW.

Vailton Renato

***

#include "4evento_fw.ch"

lAnsioso := Date() <= CTOD( '25/11/2006' )

if lAnsioso

Alert( "Eu Apoio e vou ao :;" +;

"IV ENCONTRO DE PROG. FW ;" +;

"Dia : 25/11/2006 e vc?",{'Eu tb!','Claro!','Com cerveja!'})

end

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...