Jump to content
Fivewin Brasil

Corrupção de Indices - 98% de solução


pauloaraujo

Recommended Posts

Pois é João, estamos na briga, pois estou analizando rede, máquina e outras coisas, a corrupção só acontece em um arquivo.

Como está a criação(TAGS) do arquivo?? Se é só ele que ocorre CORRUPÇÃO, desconfie, não tem nada errado no projeto?

ESCRITA RUIM, PROGRAMA RUIM! Mira un do Alex... hehehehe.

Ahh... Comece pelo analizando -> ANALISANDO. hehehehehe

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 20/12/2006 11:07:55

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 59
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

o que deu no "omi", nunca vi uma reposta dele assim?

acho que deve ser saudade do time na segundona, sei lá, saudade do Evandro, ou da terceira cidade de minas com "B", vai saber né?

qto ao erro veja se não tem nenhuma "sujeira" no bd, quem sabe, ja aconteceu isso e foi só criar o novo bd que parou...

[iTALIC]FELIZ NATAL id=red>[/iTALIC]

Alessandro F. Silvaid=blue>

E-mail :aferracini@terra.com.br

FW2.0d + CL53b + Blinker 7.0 + @Say + CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP

Link to comment
Share on other sites

Eu não tenho este problema de corrupção de tabelas e nem de indices, já postei neste forum uma solução do ADS.

Para quem quer invocar o COMMIT do ADS altere as fontes do ADS,

No ADSFUNC.C inclua

HB_FUNC( ADSFLUSHFILEBUFFERS ) ////// giovany

{

ADSAREAP pArea;

pArea = (ADSAREAP) hb_rddGetCurrentWorkAreaPointer();

if( pArea )

AdsFlushFileBuffers( pArea->hTable );

else

hb_errRT_DBCMD( EG_NOTABLE, 2001, NULL, "ADSFLUSHFILEBUFFERS" );

}

Depois é só chamar

Para quem usa HARBOUR eu posso passar a LIB ja compilado RDDADS.LIB

Ou senão coloque no inicio do programa

SET("HB_SET_HARDCOMMIT",.T.) /// Funciona apenas na versão .46 do HARBOUR para frente

Qualquer duvida estou por aqui

Giovany Vecchi - Jales - SP

FWH 2.6 /Clipper 5.3b /Blinker 5.0 / Harbour 0.45 / Bcc 5.6 / Ads 8.0 /PellesC

Link to comment
Share on other sites

Olá Beto,

Esquece o que o Kapiaba falow, acho q ele ainda está de fogo hehehehehehe

Continue mudando sim o índice em foco, ou mudando para outro índice/Tag ou selecionando o 0 Zero, não importa se está no Clipper ou no xHarbour, se vc for alterar a chave, e estiver com o índice aberto, bem provavelmente terá corrupção icon_smile_wink.gif

Rondinelli,

Se vc estiver com o arquivo índice pode dar erro sim, faça nesse caso como o Viliam disse, pois vc estará gravando todos os índices no momento do appen from ok ?

DbSelectArea("Clientes")

Clientes->(DbSetOrder(0))

Appen from NovoClie

Clientes->(DbSetOrder(1))

icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

citação:

Olá pessoal, tenho um arquivo temp. que tem índice CDX. Uso ele e dou um append from de um outro arquivo. Isto tb pode causar corrupção no índice?

Rondinelli - Itaocara-RJ

Clipper 5.3b, Fivewin 2.6, Blinker 7, WorkShop


id=quote>id=quote>

SE VOCE DESTRUIR O *.CDX DO TEMPORARIO DEPOIS DO APPEND FROM, E REINDEXAR O TEMPORARIO NOVAMENTE, É ÓBVIO QUE NAO OCORRERà CORRUPÇÃO NENHUMA!

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 20/12/2006 16:51:51

Link to comment
Share on other sites

citação:

citação:

Olá pessoal, tenho um arquivo temp. que tem índice CDX. Uso ele e dou um append from de um outro arquivo. Isto tb pode causar corrupção no índice?

Rondinelli - Itaocara-RJ

Clipper 5.3b, Fivewin 2.6, Blinker 7, WorkShop


id=quote>id=quote>

SE VOCE DESTRUIR O *.CDX DO TEMPORARIO DEPOIS DO APPEND FROM, E REINDEXAR O TEMPORARIO NOVAMENTE, É ÓBVIO QUE NAO OCORRERà CORRUPÇÃO NENHUMA!

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 20/12/2006 16:51:51


id=quote>id=quote>

Destruir o Cdx e depois recriar ?, já imaginou isso feita umas 50 ou 60 vezes por dia ??? HEHEHEHEHEHEHE, haja tempo de reorganização, vai ficar mais reorganizando que trabalhando HEHEHEHEHEHEH

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

citação:

citação:

citação:

Olá pessoal, tenho um arquivo temp. que tem índice CDX. Uso ele e dou um append from de um outro arquivo. Isto tb pode causar corrupção no índice?

Rondinelli - Itaocara-RJ

Clipper 5.3b, Fivewin 2.6, Blinker 7, WorkShop


id=quote>id=quote>

SE VOCE DESTRUIR O *.CDX DO TEMPORARIO DEPOIS DO APPEND FROM, E REINDEXAR O TEMPORARIO NOVAMENTE, É ÓBVIO QUE NAO OCORRERà CORRUPÇÃO NENHUMA!

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 20/12/2006 16:51:51


id=quote>id=quote>

Destruir o Cdx e depois recriar ?, já imaginou isso feita umas 50 ou 60 vezes por dia ??? HEHEHEHEHEHEHE, haja tempo de reorganização, vai ficar mais reorganizando que trabalhando HEHEHEHEHEHEH

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif


id=quote>id=quote>

ENTÃO, ELE DEVE USAR O COMANDO REINDEX().

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

citação:

citação:

citação:

citação:

Olá pessoal, tenho um arquivo temp. que tem índice CDX. Uso ele e dou um append from de um outro arquivo. Isto tb pode causar corrupção no índice?

Rondinelli - Itaocara-RJ

Clipper 5.3b, Fivewin 2.6, Blinker 7, WorkShop


id=quote>id=quote>

SE VOCE DESTRUIR O *.CDX DO TEMPORARIO DEPOIS DO APPEND FROM, E REINDEXAR O TEMPORARIO NOVAMENTE, É ÓBVIO QUE NAO OCORRERà CORRUPÇÃO NENHUMA!

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 20/12/2006 16:51:51


id=quote>id=quote>

Destruir o Cdx e depois recriar ?, já imaginou isso feita umas 50 ou 60 vezes por dia ??? HEHEHEHEHEHEHE, haja tempo de reorganização, vai ficar mais reorganizando que trabalhando HEHEHEHEHEHEH

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif


id=quote>id=quote>

ENTÃO, ELE DEVE USAR O COMANDO REINDEX().

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe


id=quote>id=quote>

Jonny icon_smile_big.gif, ponha a cabeça para funcionar icon_smile_big.gif, sei q é final de ano, e parece q está esgotado icon_smile_big.gif, mas não faça isso comigo não icon_smile_big.gif, tanto em eliminar o índice e criar novamente, como no Reindex, ele vai reorganizar tudo novamente icon_smile_big.gif, agora imagina isso :


Use Duplicat

/*01*/ Inde On Nro_Dupl+Fil_Cobr Tag "DUPLNORM" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. !Refatura)

/*02*/ Inde On Nro_Dupl+Fil_Cobr Tag "DUPLREFA" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Refatura)

/*03*/ Inde On Fil_Cobr+DtoS(Dat_Emis) Tag "FAT1060N" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. !Refatura)

/*04*/ Inde On Fil_Cobr+DtoS(Dat_Emis) Tag "FAT1060R" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Refatura)

/*05*/ Inde On Nro_Dupl+Fil_Cobr Tag "CONSULTA" To (cInde_1) For !Deleted()

/*06*/ Inde On Cod_Vend+Pag_Nome+Pag_Cnpj+DtoS(Dat_Emis) Tag "FAT11080A" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao # ´2´)

/*07*/ Inde On Left(Bordero_,11) Tag "BAIXAS__" To (cInde_1) For !Deleted()

/*08*/ Inde On StrZero(Val_Dupl,13,2)+DtoS(Dat_Emis) Tag "VALORES_" To (cInde_1) For !Deleted()

/*09*/ Inde On Pag_Cnpj+DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_011" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '1')

/*10*/ Inde On Fil_Cobr+Pag_Nome+DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_012" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '1')

/*11*/ Inde On DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_013" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '1')

/*12*/ Inde On Cod_Vend+DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_014" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '1')

/*13*/ Inde On DtoS(Dat_Pgto)+DtoS(Dat_Vcto)+Str(Val_Pgto,13,2) Tag "REL1_021" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '3')

/*14*/ Inde On Fil_Cobr+Nro_Dupl+DtoS(Dat_Pgto) Tag "REL1_022" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '3')

/*15*/ Inde On Pag_Cnpj+Nro_Dupl+DtoS(Dat_Pgto) Tag "REL1_023" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '3')

/*16*/ Inde On DtoS(Dat_Movi)+Fil_Cobr+Nro_Dupl Tag "REL1_030" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '2')

/*17*/ Inde On Situacao+Fil_Cobr+Pag_Nome+Nro_Dupl+DtoS(Dat_Movi) Tag "REL1_040" To (cInde_1) For !Deleted()

/*18*/ Inde On DtoS(Dat_Emis)+Fil_Cobr Tag "REL1_070" To (cInde_1) For !Deleted()

/*19*/ Inde On Pag_Cnpj+DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_11A" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '7')

/*20*/ Inde On Fil_Cobr+Pag_Nome+DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_12A" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '7')

/*21*/ Inde On DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_13A" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '7')

/*22*/ Inde On Cod_Vend+DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_14A" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '7')

/*23*/ Inde On Cod_Vend+Pag_Nome+Nro_Dupl Tag "COMISVEN" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '3')

/*24*/ Inde On Left(Cod_Vend,1)+Pag_Nome+Nro_Dupl Tag "COMISFIL" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '3')

/*25*/ Inde On Cod_Vend+Left(DtoS(Dat_Emis),6)+Pag_Nome Tag "FATURVEN" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao $ '13' .and. !Refatura)

/*26*/ Inde On Pag_Cnpj+DtoS(Dat_Emis) Tag "REL1110A" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao # '2')

/*27*/ Inde On Fil_Cobr+DtoS(Dat_Emis) Tag "REL1110B" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao # '2')

/*28*/ Inde On DtoS(Dat_Emis) Tag "REL1110C" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao # '2')

/*29*/ Inde On Fil_Cobr+DtoS(Dat_Movi)+Nro_Dupl Tag "REL1_03A" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao == '2')

/*30*/ Inde On DtoS(Dat_Vcto)+Nro_Dupl Tag "REL1_134" To (cInde_1) For (!Deleted() .and. Situacao # '2')

id=code>id=code>

E eu ter q reindexar toda hora icon_smile_big.gif, não é mais fácil eu simplesmente mudar a ordem do índice/tag e não precisar indexar ? icon_smile_big.gif

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

É VERO... NESTE CASO AI, LASKOU-SE... É melhor, seguir a tua idéia. hehehehe.

FELIZ NATAL GAROTO!

Alias, precisamos REORGANIZAR O TIME, para as ÚLTIMAS BREJAS do ano... Ke achas??

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

citação:

o que deu no "omi", nunca vi uma reposta dele assim?

acho que deve ser saudade do time na segundona, sei lá, saudade do Evandro, ou da terceira cidade de minas com "B", vai saber né?

qto ao erro veja se não tem nenhuma "sujeira" no bd, quem sabe, ja aconteceu isso e foi só criar o novo bd que parou...

[iTALIC]FELIZ NATAL id=red>[/iTALIC]

Alessandro F. Silvaid=blue>

E-mail :aferracini@terra.com.br

FW2.0d + CL53b + Blinker 7.0 + @Say + CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP


id=quote>id=quote>

hehehe.

Vc ta doido, saudades da Segundona, pirou??????

Na verdade é difícil falar de problemas de corrupção. Pq com cada um acontece de um jeito. Qdo usava NTX era sagrado os problemas, passei a usar o CDX do próprio clipper e melhorou bastante (mas acontecia assim mesmo). Hoje com a possibilidade de usar o SQL nas aplicações Xharbour (coisa que no DELPHI, VB já eram possíveis) a tendência e exterminar de vez este problema. Sem contar que vc necessariamente não precisa montar um índice monstruoso qto ao do Wirts acima. Além do mais, os resultados de um select são infinitamente mais rápidos que os tradicionais dbskip(). Por isso que usei a expressão "Merda" mas estava me referindo ao problema e não as aplicações.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 2.4, xharbour, .99.5, HbMake

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte / MG (ultimamente sou visita)

Link to comment
Share on other sites

citação:

citação:

o que deu no "omi", nunca vi uma reposta dele assim?

acho que deve ser saudade do time na segundona, sei lá, saudade do Evandro, ou da terceira cidade de minas com "B", vai saber né?

qto ao erro veja se não tem nenhuma "sujeira" no bd, quem sabe, ja aconteceu isso e foi só criar o novo bd que parou...

[iTALIC]FELIZ NATAL id=red>[/iTALIC]

Alessandro F. Silvaid=blue>

E-mail :aferracini@terra.com.br

FW2.0d + CL53b + Blinker 7.0 + @Say + CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP


id=quote>id=quote>

hehehe.

Vc ta doido, saudades da Segundona, pirou??????

Na verdade é difícil falar de problemas de corrupção. Pq com cada um acontece de um jeito. Qdo usava NTX era sagrado os problemas, passei a usar o CDX do próprio clipper e melhorou bastante (mas acontecia assim mesmo). Hoje com a possibilidade de usar o SQL nas aplicações Xharbour (coisa que no DELPHI, VB já eram possíveis) a tendência e exterminar de vez este problema. Sem contar que vc necessariamente não precisa montar um índice monstruoso qto ao do Wirts acima. Além do mais, os resultados de um select são infinitamente mais rápidos que os tradicionais dbskip(). Por isso que usei a expressão "Merda" mas estava me referindo ao problema e não as aplicações.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 2.4, xharbour, .99.5, HbMake

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Belo Horizonte / MG (ultimamente sou visita)


id=quote>id=quote>

Alê,

Até concordo com vc icon_smile_big.gif, mas mesmo com SQL, vc precisa ter um índice para que funcione melhor icon_smile_wink.gif, agora eu monto um índice monstruoso assim justamente por causa do OrdScope(), onde deixa o programa muito mais rápido, que inclusive acho q não perde nem um pouco para o SQL icon_smile_big.gif, mas gosto é gosto icon_smile_big.gif, ainda adoro um pão de alho com picanha icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

citação:

Olá Beto,

Esquece o que o Kapiaba falow, acho q ele ainda está de fogo hehehehehehe

Continue mudando sim o índice em foco, ou mudando para outro índice/Tag ou selecionando o 0 Zero, não importa se está no Clipper ou no xHarbour, se vc for alterar a chave, e estiver com o índice aberto, bem provavelmente terá corrupção icon_smile_wink.gif

Rondinelli,

Se vc estiver com o arquivo índice pode dar erro sim, faça nesse caso como o Viliam disse, pois vc estará gravando todos os índices no momento do appen from ok ?

DbSelectArea("Clientes")

Clientes->(DbSetOrder(0))

Appen from NovoClie

Clientes->(DbSetOrder(1))

icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif


id=quote>id=quote>

É Vagner, acho que o João não sarou desde o IV Encontro. ehehehehehe, vou continuar utilizando daquela forma sim, obrigado.

PS.: não tem as fotos do IV Encontro?

Abraços.

Beto

Msn: betovsp@hotmail.com

Skype: betovsp

Alternativo: betovsp@terra.com.br

CL53B + FW2.0d + @ SAY/GET + BLINKER 7

Ribeirão Preto/SP

Link to comment
Share on other sites

Essa história já ouço ha muitos anos e pelo jeito vou continuar ouvindo por outros.

Concordo com o Alex que essa "merda" não tem jeito mesmo, pode-se ajeitar aqui ou ali mas vai continuar a dar problema.

Hoje um investimento em uma outra solução é muito pequeno levando-se em conta o resultado obtido. O ADS ou SQL são soluções que resolvem o problema, sendo o MySql/SqlLib uma

solução com $$$$ muito acessível.

Correr para um dbsetorder(0), tudo bem que melhora, mas o cliente continuando com máquinas ruins, rede com problema, "servidor" que nem servidor é, vai continuar a mesma dor de cabeça de antes e ainda se ouve que é o sistema que não presta.

José Carlos

Guarulhos-SP

FW 2.0 / Clipper 5.2e / WS | FWH 2.7 / xHarbour 99.51 / xDev / Pelles / SqlLib(MySql)

Link to comment
Share on other sites

Fala Sr. Jose Carlos... tudo bem?

é agora tem que dar a mão a palmatória, o grande problema mesmo é a rede e maquinas ruins, e escutamos mesmo isso, "mas vc falou que rodava", "mas seu programa não faz isso ou aquilo o do vizinho faz, não tem como vc fazer?", meu que "merda", mas fazer o que né? ainda somos "mágicos" para que usem nossos sistemas, hehehehe, podiamos cobrar mais pela dupla função... hahahahahahaha

FELIZ NATAL A FAMÃLIA FWid=red>

Alessandro F. Silvaid=blue>

E-mail :aferracini@terra.com.br

FW2.0d + CL53b + Blinker 7.0 + @Say + CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP

Link to comment
Share on other sites

Wirts meu querido,

Sei a necessidade dos seus indíces pelo tamanho da sua aplicação, por isso que disse "necessariamente". Qto ao pao de alho com picanha, nem me fala. Depois do natal vou descer pra BH e a primeira parada vai ser lá.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 2.6, xharbour, .99.6, MyMake

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

atualmente em Ji-Paraná / RO

Link to comment
Share on other sites

olá Rondinelli, acho que seria o mesmo processo, teria sim que utilizar a setagem de indice zerada...

FELIZ NATAL A FAMÃLIA FWid=red>

Alessandro F. Silvaid=blue>

E-mail :aferracini@terra.com.br

FW2.0d + CL53b + Blinker 7.0 + @Say + CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP

Link to comment
Share on other sites

pessoal, boa tarde...

a muito eu resolvi abandonar o CDX puro para trabalhar com ADS e SQL ...

más bem antes de fazer isso eu resolvi (98%) dos casos de quebra de indice com a mesma ideia colocada neste forum...

a) setar o indice para (0)

B) travar

c) atualiza / incluir

d) destravar

e) retornar o indice

isto não é, nem de longe, a solução para os problemas de quebra de indice... más melhora consideravelmente a necessidade de reorganizações.

com relação ao que o Jose Carlos falou:

citação:

Correr para um dbsetorder(0), tudo bem que melhora, mas o cliente continuando com máquinas ruins, rede com problema, "servidor" que nem servidor é, vai continuar a mesma dor de cabeça de antes e ainda se ouve que é o sistema que não presta.


id=quote>id=quote>

eu tambem ouço isso a bastante tempo... e DBFCDX ou NTX realmente... é uma "merda" ... más tambem o SQL sozinho não faz milagre... não adiante nada colocar um BD pra rodar num cliente se ele (cliente) não disponibilizar recursos para que o banco funcione adequadamente! ... um banco de dados rodando numa maquina que não esteja configurada adequadamente para o mesmo não resolve absolutamente nada! Experimentes desligar o servidor com o banco de dados aberto pra voces verem o que ocorre!!! rssss ou seja, a estrutura para um BD funcionar bem vai desde a definição do servidor (hardware), passando pela estrutura de rede, nobreaks, estabilidade da rede eletrica, e principalmente uma pessoa que conheça o BD a nivel de administração e configuração, senão nada feito.

abraços a todos..

e Feliz Natal!!!

Marllon Figueiredo

Analista de Sistemas ERP/CRM

Porto Alegre - RS

siscatsoftware@hotmail.com

Desenvolvimento e migração de aplicativos DOS para Windows

FWH for (x)Harbour

ADS Server, DB SQL c/ SQLRDD

@Say com MUITO Orgulho!

Link to comment
Share on other sites

citação:

É, Vilian, os caras não querem investir, não querem fazer backup. De maneira geral todos se comportam assim. Mais o problema maior é o seguinte:

O sistema estava em FW 16 bits até fevereiro, se caia a energia e perdia alguns registros isso não impedia do arquivo ser aberto via DBU e os registros "bichados" serem excluídos. A partir de fevereiro instalei a versão 32 bits com xHarbour e arquivos ADT, e quando ocorre queda de energia, os arquivos não abrem mais, de jeito nenhum. E por isso que digo se eu pedir pra todos compraram no-break vão dizer "ué, mas não mudou de 16 pra 32 bits pra melhorar?", ou "só porque mudou de versão vou precisar comprar mais equipamentos" ou algo assim...

[ ]'s

Maurilio


id=quote>id=quote>

Eu ja coloquei meu sitema com ADS ADT, ADI, Realmente é mais rapido,

e falando de corrupção de indices, acho que voce não leu meu topico que ta nesta mesma discursão.

Fiz varios testes, desliguei o servidor depois de gravar, e não tive estes problemas.

Tive somente usando xHarbour, com Harbour não tive problemas com o ADS.

Giovany Vecchi - Jales - SP

FWH 2.6 /Clipper 5.3b /Blinker 5.0 / Harbour 0.45 / Bcc 5.6 / Ads 8.0 /PellesC

Link to comment
Share on other sites

Nossa Senhora, esse tópico tem mais fôlego que o Clipper (hehe).

Quando criei esse tópico (há uma eternidade), queria ter certeza do que o Vagner e o Villian estavam falando antes de meter a mão na massa, pois estava tendo problemas com alguns clientes.

Amigos, alterei somente os módulos onde havia maior número de usuários trabalhando, e realmente reduzi a quase zero o problema com índices.

Faço exatamente como o Marllon falow(), só invertendo um pouco a ordem (acredito sem influência alguma no resultado)

a) travar

B) setar o indice para (0)

c) atualiza / incluir

d) retornar o indice

e) destravar

Quanto ao que o João falow(), "Lógica perfeita, dificilmente gerará CORRUPÇÃO DE INDICE", ele estava na moita quando disse isso, pois ele colocou o "dificilmente" na frase. É lógico que quando se tem os 2 componentes básicos (rede e sistema) em perfeito estado de conservação, tudo vai correr bem. Diferente da automação comercial, o setor industrial não investe tanto assim em rede, e tenho exemplos de arrepiar os cabelos nesses 20 anos de carreira.

Por isso a existência desse tópico, em que o Vagner e o Villian me ajudaram muito.

Quanto a o outros BDs, não posso falar nada, mas a única coisa que sei é que o DBF é free e vivo dele até hoje.

Aliás, este escravo que vos fala se despede até o dia 02/01/2007, para descansar 4 dias úteis. Fui!! (hereee, hereee, ......)

Abraços

assinatpaulo.jpg

Editado por - pauloaraujo on 22/12/2006 19:29:40

Link to comment
Share on other sites

Visango contribuir com a questão, lá vai minha opinião:

Estou convicto que corrupção de indices está diretamente relacionado com a qualidade dos equipamentos e respectivas configurações (principalmente estabilidade da rede). Já tive problema com corrupção de indices, mas na medida em que houve substituição de máquinas e revisão de configurações, os problemas acabaram. Há muito que não tenho problema, mas se os tiver, a primeira medida que tomo é ter uma conversa muito franca com o responsável pela empresa e advertí-lo sobre as consequências da má qualidade de equipamentos.

Uso a seguinte sequencia de gravação:

M->mREME:=REMES

DBSETORDER(0)

IF RECLOCK(4)

REPLACE REMES WITH mREME

DBSETORDER(1)

UNLOCK

ENDIF

NILSON

Link to comment
Share on other sites

Outro detalhe que na minha opinião deveria ser observado:

Verificar se esta sendo usado o comando SET RELATION TO para mostrar informação ou carregar variável. Há muito anos NÃO uso esse comando, alias, nunca usei no Fivewin. Na época do Clipper tive problema com esse comando para programas em rede. Melhor criar função com DbSeek.

NILSON

Link to comment
Share on other sites

Giovany, boa tarde...

citação:

Fiz varios testes, desliguei o servidor depois de gravar, e não tive estes problemas.


id=quote>id=quote>

só tenho uma coisa pra te dizer... voce deu muita sorte!

eu não instalo um banco de dados ou mesmo meu sistema em um servidor que não tenha no minimo um nobreak, nem que este nobreak tenha vida de 10 minutos... somente o tempo de desligar corretamente, baixando os servicos, etc... e isso independente do banco ser DBF, ADS ou SQL ...

Eu não coloco minha cara pra bater nem a pau... rssss

Marllon Figueiredo

Analista de Sistemas ERP/CRM

Porto Alegre - RS

siscatsoftware@hotmail.com

Desenvolvimento e migração de aplicativos DOS para Windows

FWH for (x)Harbour

ADS Server, DB SQL c/ SQLRDD

@Say com MUITO Orgulho!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...