Jump to content
Fivewin Brasil

IDE QUAL E A MELHOR PARA GERAR TELAS,PRG E REPOT


alceu11

Recommended Posts

Olá Pessoal.

A melhor solução que desenvolvi para resolver esse problema foi um gerador de cadastros tipo o da Microsiga.

Com ele eu armazeno em uma tabela as caracteristicas de cada tabela dbf do sistema,onde a partir da qual eu gero fisicamente as tabelas na hd. Também nessa tabela armazeno as características da tela de cadastro como título dos campos WHEN, VALID, campos vituais etc., de modo que para fazer uma cadastro de clientes, fornecedores, funcionarios etc etc etc, programo apenas 3 linhas que são as do menu.

Esta solução eu pretendo apresentar no próximo encontro Fivewin.

João Programador

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 56
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Olá Pessoal.

A melhor solução que desenvolvi para resolver esse problema foi um gerador de cadastros tipo o da Microsiga.

Com ele eu armazeno em uma tabela as caracteristicas de cada tabela dbf do sistema,onde a partir da qual eu gero fisicamente as tabelas na hd. Também nessa tabela armazeno as características da tela de cadastro como título dos campos WHEN, VALID, campos vituais etc., de modo que para fazer uma cadastro de clientes, fornecedores, funcionarios etc etc etc, programo apenas 3 linhas que são as do menu.

Esta solução eu pretendo apresentar no próximo encontro Fivewin.

JOAO PARABENS, ALGUEM QUE PENSA COMO EU, EM RAPIDEZ, AGILIDADE,

Joao esta ideia e exelente "SUPIMPA"!!!

Ate tinha comentado com o Joao dos Santos, se os cadastroS DE PRODUTOS ,CLIENTES, ETC , segue normalmente um padrao, incluir, alterar, e excluir, imprimir,

Se eu posso definir como padrao, FAZER UM GERADOR, ATE PEGUEI O GEN, MAIS PARA MIM AINDA NAO ENTENDI, DIREITO OU NAO TO SABENDO USAR,

MAS VOCE NAO TEM COMO DISPONIBILIZAR PARA MIM ESTA ROTINA,

FIQUEI MUITO CONTENTE COM SUA IDEIA, com istro se ganha tempo em programacao,

PARABENS!!!!

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

Olá Alceu.

Esse de cadastro tem somente os botões incluir, alterar, excluir, pesquisar, onde as pesquisas aparecem desde que sejam cadastradas em um cadastro de pesquisas associado a cada tabela. Aparece tb em uma combo as sub-rotinas, como cadastro de contatos para um cliente, cadastro de dependentes para funcionário etc, que poderão ser informadas no gerador de cadastros e programadas em um prg à parte que deverá ser compilado junto com o sistema.

NÃO TERIA CONSIGUIDO FAZER SEM AS CONTRIBUIÇÕES DA GALERA DO FORUM.

Editado por - jfaguiar on 23/04/2008 18:31:04

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Só hoje fui ler esse tópico, pois está crescendo icon_smile_big.gif, eu entendo o ponto de vista de muitos que gostam de uma ide para fazer seus programas icon_smile.gif, eu porém quero distância disso icon_smile_big.gif, dizer que quer montar uma tela onde irá usar alguns dbfs e não saber como usar, desculpem icon_smile.gif, mas isso vai da programação de cada um icon_smile_big.gif, eu para montar uma tela, não preciso ficar olhando no "Form", alias, esse nome vem do VB se não me engano, onde vc vai criar uma dialog e cria um form, até é o de menos icon_smile_big.gif, bom voltando, eu na hora que estou montando minhas telas (no editor), eu já tenho na cabeça de como ela têm que ficar antes mesmo de começar a fazer, acho q é por isso que não gosto de ficar numa ide desenhando e arrastando botões icon_smile_big.gif, e posso dizer que se eu tiver q compilar um programa mais de umas duas vezes por causa da tela, eu elimino o prg e crio outro icon_smile_big.gif.

Tudo depende de como vc está acostumado a trabalhar, eu venho do DOS, onde sabiamos exatamente quantas linhas e colunas precisavamos para preencher a tela, não mudou muita coisa icon_smile_big.gif, só que ao invés de se fazer com linhas e colunas, faço com pixel só mudou o nome icon_smile_big.gif.

Bom essa é minha opnião icon_smile_big.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

P.S.: Me desculpe por não lhe dar as boas vindas icon_smile_big.gif, então seja muito bem vindo a família icon_smile_wink.gif

Só complementando, uma coisa que eu acho fantastico no FW, é q se vc não têm o que quer, vc monta icon_smile_big.gif, eu montei esse gerador de listagem para um programa que estou alterando, estou postando aqui só para vc ter uma ideia do que pode fazer, basta querer icon_smile_big.gif

Tela1.jpg

tela2.jpg

tela3.jpg

tela4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ola pedro só para ressaltar o que o Kapiaba já dize acima , o VTBUILDER do João Carlos é um Gerador de Sistema muito bom, cadastros,relacionamento de arquivos, relatorios,entre outras coisas que vc pode ver direto com ele, outra dica seria vc adiquirir o livro do Vilian, para iniciante ele é fundamental...

Abraços

Luiz Fernando

msn: empresoft@globo.com

skype:empresoft

empresoft@globo.com

FWH 8.02,XHARBOUR 1.1,PELES,XDEV,VLIB

FW 24,CLIPPER5 5.3e,CDX,WS,BLINKER 7.0

Link to comment
Share on other sites

citação:

Ola pedro só para ressaltar o que o Kapiaba já dize acima , o VTBUILDER do João Carlos é um Gerador de Sistema muito bom, cadastros,relacionamento de arquivos, relatorios,entre outras coisas que vc pode ver direto com ele, outra dica seria vc adiquirir o livro do Vilian, para iniciante ele é fundamental...

Abraços

Luiz Fernando

msn: empresoft@globo.com

skype:empresoft

empresoft@globo.com

FWH 8.02,XHARBOUR 1.1,PELES,XDEV,VLIB

FW 24,CLIPPER5 5.3e,CDX,WS,BLINKER 7.0


id=quote>id=quote>

Fernando, qual a editora , onde eu posso compra o livro, pode me fornecer o nome da Editora, o titulo do livro,

e um local onde adiquir,

Como e bom é Forum do Five Win excelente Parabens tb ao administrador, onde a libertade de pensamento e democrata, para mim iniciantes, onde todos podem por seus pontos de vistas!!!

So queria ressalvar, que qdo inicie esta questao da IDE, E QUE MUITOS NAO ENTENDERAM E PENSARAM QUE EU QUERIA ALGO TIPO "GAS", ME CHAMARAM ATE DE VAGABUNDO, EU NAO QUERO NADA DISTO, SO QUERO UM AMBIENTE PARA CONTROLAR O MEU PROJETO E PARA GERAR O MEU SOFTWARE.

QUE EU POSSO COMPILAR SEM TE QUE IR PARA O PROMPT DO DOS, PARA CHAMAR UM BAT COMPILA CONTABIL,

E APROVEINTADO AINDA, EXISTE UM ROTINA DE ERROS, QDO ESTOU ACESSANDO O APLICATIVO, E DEU UM ERRO DE VARIAVEL, ELE ABRE A PROCEDURE DE ERROR, E DIS A LINHA E O PRG QUE ESTA COM O ERRO.

AGRADECO A TODOS. QUE AQUI COLOCARAM SEUS PONTOS DE VISTAS.

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

citação:

Fernando, qual a editora , onde eu posso compra o livro, pode me fornecer o nome da Editora, o titulo do livro,

e um local onde adiquir,

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN


id=quote>id=quote>

http://www.fivewin.com.br/proplivro.asp

Luiz Fernando

msn: empresoft@globo.com

skype:empresoft

empresoft@globo.com

FWH 8.02,XHARBOUR 1.1,PELES,XDEV,VLIB

FW 24,CLIPPER5 5.3e,CDX,WS,BLINKER 7.0

Editado por - empresoft on 23/04/2008 19:27:01

Link to comment
Share on other sites

Senhor Vagner

Boa Noite

Eu que te agradeco, por um forum tao bem formulado, e tao democratico, e com alto nivel didatico em programacao e de profissionais de muita boa fe e cooperacao .

Gostei do Gerador de Relatorios, e sempre bem atrativo, a possibilidade do cliente, poder gerar seus proprios relatorios, e sua interface grafica eu achei maravilhosa!!!

Um Gerador de Relatorios com esta Interface Grafica So podia ser FIVE WIN !!!

Estou no aguardando que o Sr. Disponibilize!!

Obrigado

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

citação:

Senhor Vagner

Boa Noite

Eu que te agradeco, por um forum tao bem formulado, e tao democratico, e com alto nivel didatico em programacao e de profissionais de muita boa fe e cooperacao .

Gostei do Gerador de Relatorios, e sempre bem atrativo, a possibilidade do cliente, poder gerar seus proprios relatorios, e sua interface grafica eu achei maravilhosa!!!

Um Gerador de Relatorios com esta Interface Grafica So podia ser FIVE WIN !!!

Estou no aguardando que o Sr. Disponibilize!!

Obrigado

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN


id=quote>id=quote>

Olá Pedro,

Esse gerador, eu não posso postar, como disse eu montei para um programa que estou alterando, ou seja não é meu icon_smile_wink.gif

Quanto a interface, está na minha VLib que eu comercializo, porém algumas classes que estão na minha VLib já estão no site em dicas+dicas, com os fontes, são free, logicamente não com esse novo visual (vista) icon_smile.gif, só uma coisa que eu sempre peço é para não alterarem o nome do programador, no caso eu icon_smile_big.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

citação:

SO QUERO UM AMBIENTE PARA CONTROLAR O MEU PROJETO E PARA GERAR O MEU SOFTWARE.

QUE EU POSSO COMPILAR SEM TE QUE IR PARA O PROMPT DO DOS, PARA CHAMAR UM BAT COMPILA CONTABIL,

E APROVEINTADO AINDA, EXISTE UM ROTINA DE ERROS, QDO ESTOU ACESSANDO O APLICATIVO, E DEU UM ERRO DE VARIAVEL, ELE ABRE A PROCEDURE DE ERROR, E DIS A LINHA E O PRG QUE ESTA COM O ERRO.

AGRADECO A TODOS. QUE AQUI COLOCARAM SEUS PONTOS DE VISTAS.

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN


id=quote>id=quote>

Já lhe passaram isso, acho q vc passou batido icon_smile_big.gif, xDev do nosso grande amigo Vailton icon_smile_wink.gif, ela não têm uma ide gráfica, porém há um link para o PellesC onde pod montar suas telas e embutir no seu projeto sem problema algum icon_smile_wink.gif, ela compila e lhe aponta onde há erro de lógica, se bem que fica um pouco difícil de se cometer, pois ela vai marcando todos os fechamentos () {} por exemplo, além de ter um help fantástico não só chamando o F1 como também qndo está escrevendo o código ela lhe apresenta o que vai nele por exemplo SubStr(cString,nPosicao,nQuantidade) icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

P.S.: Vailton, Vou cobrar hehehehehe

Link to comment
Share on other sites

Quero saber como posto meu primeiro programa, aqui no forum para que voces de um olhada e critiquem so nao sei como fazer pensei em colocar o codigo fonte aqui mesmo, sera que posso fazer alguem me autoriza....

no aguardo pois gostaria muito...........

de criticas

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

citação:

Quero saber como posto meu primeiro programa, aqui no forum para que voces de um olhada e critiquem so nao sei como fazer pensei em colocar o codigo fonte aqui mesmo, sera que posso fazer alguem me autoriza....

no aguardo pois gostaria muito...........

de criticas

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN


id=quote>id=quote>

Olá Pedro,

Ná página principal, existe o Dicas+Dicas onde vc pode postar zipado, contanto que não seja enorme icon_smile_big.gif, ou então veja um site que hospede e passe o link aqui icon_smile_wink.gif

P.S.: Começou bem, é esse realmente o espirito do fórum icon_smile_wink.gif, um ajudar o outro sem cobrar por isso icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

//mEU PRIMEIRO PROGRAMA EM FIVE WIN

//----por PEDRO QUE NUNCA DESISTE DO CLIPPER , NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!!

#include "FiveWin.ch"

#include "InKey.ch"

#include "xbrowse.ch"

//----------------------------------------------------------------------------//

function Main()

local oWnd

local oBrw, oCol

local oRes, cRes

LOCAL aInhalt := directory("*.prg","C")

LOCAL oFnt

LOCAL ob0, ob1, ob2, ob3, ob4, ob5, xRes

DEFINE FONT oFnt NAME "ARIAL" SIZE 6 ,15 BOLD

DEFINE WINDOW oWnd TITLE "Edita E Compila prg Five Win nome do editor \windows\medcx.exe " FROM 0,0 TO 800,1024 PIXEL COLOR 0, 14215660

// oWnd:SetFont(oFnt)

oBrw := TXBrowse():New( oWnd )

oBrw:nTop := 10

oBrw:nLeft := 20

oBrw:nBottom := 600

oBrw:nRight := 330

oBrw:SetArray( ainHalt, .T. )

oBrw:aCols[1]:cHeader := 'Source'

oBrw:aCols[1]:nWidth := 157

oBrw:aCols[2]:cHeader := 'Size'

oBrw:aCols[3]:cHeader := 'Date'

oBrw:nMarqueeStyle := MARQSTYLE_HIGHLROW

oBrw:nRowDividerStyle := 4

oBrw:lRecordSelector := .t.

oBrw:bChange := {|| fmemoread( oBrw, oRes ), xRes := cRes,;

IF( FILE(substr(oBrw:aArrayData[oBrw],1,( len(oBrw:aArrayData[oBrw])-4) ) + ".exe" ), ob4:enable(), ob4:disable() ),;

IF( FILE(substr(oBrw:aArrayData[oBrw],1,( len(oBrw:aArrayData[oBrw])-4) ) + ".rc" ), ob5:enable(), ob5:disable() ) }

oBrw:bLDblClick := {|| compile( oBrw ) }

oBrw:bKeyDown := {|nkey| iF( nkey = 13, compile( oBrw ), ) }

oBrw:lHScroll := .f.

oBrw:CreateFromCode()

@ 10, 350 GET oRes VAR cRes MEMO OF oWnd SIZE 600, 550 PIXEL ;

ON CHANGE ( ob1:enable(), oBrw:disable(), ob3:enable(), ob0:disable() )

@ 570, 350 BUTTON ob0 PROMPT "&Compile" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION compile( oBrw )

@ 610, 350 BUTTON ob0 PROMPT "&MedCX Edit" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION TextEditor( oBrw )

@ 610, 435 BUTTON ob0 PROMPT "&Novo" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION NewPrg( oBrw )

@ 610, 520 BUTTON ob0 PROMPT "&Dbu" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION dbu(oBrw )

@ 610, 610 BUTTON ob0 PROMPT "D&os" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION dos (oBrw)

@ 570, 435 BUTTON ob1 PROMPT "&Save" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION ( memowrit( oBrw:aArrayData[oBrw], cRes ), ob1:disable(), ob3:disable(), oBrw:Enable(), ob0:enable() )

@ 570, 520 BUTTON ob2 PROMPT "Save &As" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION ( saveas( oBrw, cRes ), ob1:disable(), ob3:disable(), oBrw:Enable(), ob0:enable() )

@ 570, 605 BUTTON ob3 PROMPT "&Cancelar" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION ( ob1:disable(), oBrw:Enable(), ob3:disable(), ob0:enable(), cRes := xRes, oRes:refresh() )

@ 570, 690 BUTTON ob4 PROMPT "&Run" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION winexec( substr(oBrw:aArrayData[oBrw],1,( len(oBrw:aArrayData[oBrw])-4) ) )

@ 570, 775 BUTTON ob5 PROMPT "RC &File" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION ShellExecute( oWnd:hWnd, 'Open', substr(oBrw:aArrayData[oBrw],1,( len(oBrw:aArrayData[oBrw])-4) ) + ".rc" )

@ 570, 870 BUTTON "&Exit" OF oWnd PIXEL SIZE 80,30;

ACTION oWnd:end()

ACTIVATE WINDOW oWnd ON INIT ( fmemoread(oBrw,oRes), ob1:disable(), ob3:disable(),;

IF( FILE(substr(oBrw:aArrayData[1,1],1,( len(oBrw:aArrayData[1,1])-4) ) + ".exe" ), ob4:enable(), ob4:disable() ),;

IF( FILE(substr(oBrw:aArrayData[1,1],1,( len(oBrw:aArrayData[1,1])-4) ) + ".rc" ), ob5:enable(), ob5:disable() ) )

return nil

//----------------------------------------------------------------------------//

func fmemoread(oBrw,oRes)

local cFile := oBrw:aArrayData[oBrw]

oRes:cText( MemoRead( cFile ) )

oBrw:refresh()

return nil

function dbu(oBrw)

if .not. file("\windows\emagDbu.exe")

msginfo( "nao encontrei o exe. EM \WINDOWS\emagdbu.exe")

else

winexec("\windows\emagDbu.exe")

oBrw:refresh()

endif

oBrw:refresh()

return nil

//-----------------------PROMPT DOS-----------

function dos(oBrw)

winexec("\windows\system32\cmd.exe")

oBrw:refresh()

return nil

//-------------------------BAT DE COMPILACAO BX.BAT-------------------------------//

function compile( oBrw )

if .not. file("BX.BAT")

msginfo( "nao encontrei A BAT DE COMPILACAO COLOQUE NO DIRETORIO ONDE ESTA APLICACAO")

else

winexec("bX.bat " + substr(oBrw:aArrayData[oBrw],1,( len(oBrw:aArrayData [oBrw])-4) ) )

ENDIF

return nil

//---------------------------------OS PRGS-------------------------------------------//

function saveas( oBrw, cRes )

local cFileName

cFileName := oBrw:aArrayData[oBrw] + SPACE(10)

IF msgget("Save as....","File Name", @cFileName )

memowrit( cFileName, cRes )

oBrw:SetArray( directory("*.prg","D"), .T. )

oBrw:gotop()

oBrw:skip( ASCAN( oBrw:aArrayData,{|a| ALLTRIM(a[1]) == ALLTRIM(cFileName) } ) - 1 )

oBrw:refresh()

ENDIF

return nil

//-------------------------------UTILISO O MEDCX EM WINDOWS-------------------------//

function TextEditor( oBrw )

if .not. file("\windows\MEDCX.EXE")

msginfo( "nao encontrei o exe. EM \WINDOWS\MEDCX.exe")

ELSE

winexec("c:\windows\medcx.exe " + oBrw:aArrayData[oBrw] )

ENDIF

oBrw:refresh()

return nil

//----------------------------------------------------------------------------//

function NewPrg( oBrw )

local cFileName, cRes:="//"

cFileName := space(100)

IF msgget("Save as....","File Name", @cFileName )

if file(".\" + cFileName) = .T.

msginfo("File already exists")

else

memowrit( cFileName, cRes )

ENDIF

oBrw:SetArray( directory("*.prg","D"), .T. )

oBrw:gotop()

oBrw:skip( ASCAN( oBrw:aArrayData,{|a| ALLTRIM(a[1]) == ALLTRIM(cFileName) } ) - 1 )

oBrw:refresh()

ENDIF

return nil

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

Olá Pedro,

Para ficar melhor do pessoal ver,

Coloque o botão # que está na bar acima da postagem isso lhe colocará [ code] seu código [ /code], e a apresentação dos espaços ficará exatamente como está no seu programa icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

id=code>
id=code>

EU QUERIA AJUDA NESTE SEGUNDO EXEMPLO, O QUE VOCE ACHAM DE UM BROWSE() DESTA FORMA.........


#include "fivewin.ch"

#include "xbrowse.ch"

REQUEST DBFCDX

#define WID 450

#define HGT 300

//----------------------------------------------------------------------------//

FUNCTION Main()

local oDlg, oData, oStru, oFont

if OpenData()

DEFINE FONT oFont NAME "TAHOMA" SIZE 0,-12

DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Meu Primeiro Browse TABELAS" ;

SIZE 2*WID,2*HGT PIXEL FONT oFont

oData := MakeDataBrowse( oDlg )

oStru := MakeStruBrowse( oDlg )

oStru:Cargo := oData

oData:bChange := { || oDlg:Update() }

ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

RELEASE FONT oFont

else

MsgInfo( "Open Failure" )

endif

return nil

//----------------------------------------------------------------------------//

INIT PROCEDURE PrgInit

SET DATE ITALIAN

SET CENTURY ON

SET EPOCH TO YEAR(DATE())-50

SET DELETED ON

SET EXCLUSIVE OFF

RETURN

//----------------------------------------------------------------------------//

STATIC FUNCTION OpenData

local npos,cdir,xdir

cDir:=space(200)

xDir:=cGetFile( "*.DBF", cDir ,"Selecione:","Selecione a tabela")

if empty(xdir)

return(.t.)

endif

close all

USE (xdir) NEW ALIAS CUST EXCLUSIVE VIA "DBFCDX"

RETURN Select( "CUST" ) > 0

//----------------------------------------------------------------------------//

STATIC FUNCTION MakeDataBrowse( oDlg )

LOCAL oBrw

oBrw := TXBrowse():new( oDlg )

WITH OBJECT oBrw

:nTop := 10

:nLeft := 10

:nBottom := INT(HGT/2)-5

:nRight := WID-10

:cAlias := "CUST"

:SetRDD()

END

SetBrwStyle( oBrw )

oBrw:CreateFromCode()

RETURN ( oBrw )

//----------------------------------------------------------------------------//

STATIC FUNCTION MakeStruBrowse( oDlg )

LOCAL oBrw, nMaxWidth := 0

oBrw := TXBrowse():new( oDlg )

WITH OBJECT oBrw

:nTop := INT(HGT/2)+5

:nLeft := 10

:nBottom := HGT-10

:nRight := WID-10

:SetArray( CUST->( dbStruct() ), .f. )

END

ASIZE( oBrw:aCols, 4 )

AEVAL( oBrw:aArrayData, { |a| nMaxWidth := Max( nMaxWidth, a[3] ) } )

WITH OBJECT oBrw:AddCol()

:bStrData := ;

:bEditvalue := { || PADR( cValToChar( CUST->( FieldGet( oBrw:nArrayAt ) ) ), nMaxWidth ) }

:nEditType := EDIT_GET

:bOnPostEdit:= { | oCol, xValue, nLastKey | OnEdit( oCol, xValue, nLastKey ) }

END

AEval( oBrw:aCols, { |oCol, nCol| oCol:cHeader := { "FldName", "Typ", "Len", "Dec","Value" }[ nCol ] } )

oBrw:aCols[ 1 ]:nWidth := 80

oBrw:aCols[ 3 ]:nDataStrAlign := AL_RIGHT

oBrw:aCols[ 4 ]:nDataStrAlign := AL_RIGHT

oBrw:nColSel := 5

oBrw:lUpdate := .t.

SetBrwStyle( oBrw )

oBrw:CreateFromCode()

RETURN ( oBrw )

//----------------------------------------------------------------------------//

STATIC PROCEDURE SetBrwStyle( oBrw )

WITH OBJECT oBrw

:nMarqueeStyle := MARQSTYLE_HIGHLCELL

:nColDividerStyle := LINESTYLE_BLACK

:nRowDividerStyle := LINESTYLE_BLACK

:lColDividerComplete := .T.

:bClrSelFocus := { ||{ CLR_WHITE, CLR_GREEN }}

END

RETURN

//----------------------------------------------------------------------------//

STATIC FUNCTION OnEdit( oCol, xValue, nLastKey )

local oBrw := oCol:oBrw

if nLastKey == 13

SWITCH Eval( oBrw:aCols[2]:bStrData )

CASE 'N'

xValue := Val( xValue )

EXIT

CASE 'D'

xValue := CTOD( ALLTRIM( xValue ) )

EXIT

CASE 'L'

xValue := ( Upper( Left ( LTrim( xValue ), 1 ) ) $ "YT" )

EXIT

// DEFAULT

END

CUST->( FieldPut( oBrw:nArrayAt, xValue ) )

oBrw:DrawLine( .t. )

oBrw:Cargo:DrawLine( .t. )

endif

RETURN NIL

id=code>id=code>

GOSTARIA DE CRITICAS DESTE BROWSE E SE ALGUEM FIZER MELHORIAS, ME MANDA ZIPADO VIA EMAIL , DO PRIMEIRO EXEMPLO TB.

OBRIGADO DESCULPE MEU NIVEL DE APRENDIZADO, AINDA SOU APRENDIZ AQUI

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

Olá Pedro,

Desculpe eu ter alterado seu post, porém vc começou certo, mas não acabou correto icon_smile_big.gif

qndo clicar no # irá apresentar o [ code] [ /code]

Dê um enter entre eles e copie seu código entre esses comandos icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

SR.VAGNER

FICOU OTIMO AGRADECO TER ARRUMADO O MEU POSTI ENTENDI

EU DOU

id=code>
id=code> ENTER

COLOCO O FONTE DEPOI DOU NO FINAL

id=code>
id=code> ENTER

E ISTO TA CERTO ??

ESPERO QUE O PESSOAL APROVEI O MEU PRIMEIRO CODIGO PELO MENOS PARA MIM TA SERVINDO...

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

Isso Pedro,

Qndo clicar no #

aparece (code) (/code) de um enter dentro dele e coloque seu código ficará assim :

(code)

Do Whil

...

Enddo

(/code)

Só que com as [] ao invés de () icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

VI Encontro está chegando icon_smile_big.gif, não perca icon_smile_big.gif

P.S.: Quanto ao Sr. que está colocando antes do meu nome, pode retirar icon_smile_big.gif, aqui nesse fórum, nos tratamos como uma família, não precisa de formalidades icon_smile_wink.gif, logicamente como uma família, sempre há discussões, gozações, e tudo mais icon_smile_big.gif, então peço que não se irrite por algumas gozações que possam lhe fazer icon_smile_big.gif, afinal de contas todos as vezes precisamos de uma brincadeira para sair do Stress do dia a dia icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

citação:

Alceu

O que voce procura voce não vai achar no fivewin. Não foi nem é o objetivo de seu criador fazer uma.

O que diferencia mesmo o xharbour/fivewin é que um software de programação baseado construção de linha de código (editor), diferente de delphi, vb e outros que tem uma IDE.

Fizeram baseado no xHarbour o Xailer e o Visual xHarbour que são bem semelhantes ao Delphi/VB, mas ao contrário do fivewin que tem um código limpo e de fácil manipulação/manutenção, esses dois produtos alem de caros, tem um código fonte muito complexo, todo baseado em classes e bem complicado de se alterar.

Use o Pelles ou WorkShop para desenhar as telas, ou faça como no clipper, usando @ say, @ get. Use um bom editor, recomendo o excelente xDevStudio e aos poucos voce se acostumará e não sentirá a falta de uma IDE.

logo.gif


id=quote>id=quote>

id=code>
id=code>

Jose Carlos so hj eu li atentamente a sua opiniao, e so queria entender como no workshop, eu desenho a minha tela de pedidos, so queria saber como eu coloco o codigo, por exemplo no botao buscar o cliente,

onde eu chamaria uma busca incremental do cadastro de cliente, e retornaria , com os gets preenchidos, do cadastro de pedidos.

Obrigado por ser direto e objetivo na sua reposta sobre ide para five win.

No aguardo , desculpe nao ter atentado a sua resposta

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

citação:Use o Pelles ou WorkShop para desenhar as telas, ou faça como no clipper, usando @ say, @ get
id=quote>id=quote>

Sem querer, mas querendo fazer um comercial,

A melhor ferramenta para desenhar suas telas em FIVEWIN com um código limpo, ao estilo clipper ( @lin,col), é o UNION...

Além de tudo vc pode inserir seus arquivos fontes que já estão prontos, administrar seu projeto e compilar tudo com ele...

"NÂO TEM OUTRO"...

cartao.png

Link to comment
Share on other sites

Pedro

Com o Workshop ou Pelles voce só desenha a tela sem nenhuma ligação com o programa.

Voce teria que usar um editor escrever o programa e nele sim fazer a ligação com a tela que voce criou no Pelles ou Workshop.

A melhor forma de voce entender isso é ver os vários exemplos que se encontram no diretório de exemplos do fivewin.

logo.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ontem dia 5/5/2007 que consegui a primeira tela com um botao sair, com ajuda do Luis ICO MT. SEM ELE SERIA IMPOSSIVEL ENTEDNDER REDEFINE ID.

AGORA SIM , VOU TENTAR FAZER A NOTA FISCAL DE VENDA, E UM CADASTRO DE LACAMENTOS CONTABEIS,

ME ENTUSIAMEI COM AS PRIMEIRA TELAS, MAIS A PROGRAMACAO ESTAVA A PASSOS DE TARTARUGA, VAMOS VER A FERRARI VERMELHA VOAR."""

QUEM SABE SE ALGUEM TIVESSE UM EXEMPLO DE CADASTRO DE PEDIDOS AJUDARIA MUITO. MAIS VAMOS EM FRENTE NA GARRA E NA RACA. PQ ASSIM E COM MUITA FE VENCEREMOS.

ESTE FORUM E O MAXIMO, ELE E SUPER FANTASTICO, E MUITO , MUITO BOM,,,,,,,,,,,,ELE E FIVE WIN O CLIPPER FOW WINDOWS!!!]

QUE PESSOAL BACANA

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

queria postar um exemplo aqui, como fazer?

, meu sistema deservolvido em five win ,,,,,,,,,como eu faco,,,,,,,,,:??

Eu nao tenho um porta arquivos,,,,,,queria postar o codigo fonte e o executavel

no aguardo

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

citação:

queria postar um exemplo aqui, como fazer?

, meu sistema deservolvido em five win ,,,,,,,,,como eu faco,,,,,,,,,:??

Eu nao tenho um porta arquivos,,,,,,queria postar o codigo fonte e o executavel

no aguardo

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN


id=quote>id=quote>

Abra a pagina principal de www.fivewin.com.br e vá até o final

dicas.JPG

Clique em evvie sua dica...

ou clique aqui.. http://www.fivewin.com.br/enviadica.asp

Luiz Arruda - Corumbá/MS

FWH 2.4 - WS - xHB 09950 - xDev

carro.gifico.corumba@gmail.com

Editado por - ico on 08/05/2008 08:24:34

Link to comment
Share on other sites

JA COLOQUEI MINHA PRIMEIRA CONTRIBUICAO

O GERADOR DE CODIGO FONTE PARA FIVE WIN

NO ENDERECO

http://www.fivewin.com.br/exibedicas.asp?id=905

COM O VEJAS.EXE VOCE GERA ATRAVES DE UM DBF O CODIGO FONTE EM QUESTAO DE SEGUNDOS, AI SO ALTERANDO O TESTA.PRN, E SALVAR COMO PRG E PRONTO SO COMPILAR.

ESPERO QUE ESTA MINHA CONTRIBUICAO, SIRVA PARA MUITOS PROGRAMADORES, QUE QUEREM GANHAR TEMPO, E FAZER MAIS RAPIDO SEUS SISTEMAS!!

E AINDA PODER FAZER MELHORIA, JA QUE O CODIGO FONTE SEGUE JUNTO COM O EXECUTAVEL,

QUAL MELHORIA ENVIE PARA O EMAIL ABAIXO

pedro

alceu11@yahoo.com.br

OU pedro31759@hotmail.com

CLIPPER 52D E BLINKER7 VISUAL LIB e QUERO IR PARA O FIVE WIN

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...