Jump to content
Fivewin Brasil

FW , VB ou Delfi


Ale SB

Recommended Posts

São muitas, se você está com disposição para aprender uma nova linguagem, parta para VB ou DELPHI, agora se você quer ganhar tempo e mudar rapidamente seus sistemas para for windows, parta para fivewin, que é excelente...

Kleyton

Clipper5.2E+Clipper5.3b+Blink7+FW2.0d

cleitonbala@bol.com.br

Link to comment
Share on other sites

Exatamente..

Com poucos meses utilizando FW, já faço programas com a funcionalidade do CLIPPER e com visual de encher os olhos.

aqui na empresa, apos trocar os programinhas antigos, sempre te, alguém de alguns setores vem perguntar qto. custou e quem fez. eu fico todo garboso. fui eu mesmo... he! he!

Abraços

VOCÊ NAO PODE PERDER: 3º ENCONTRO DE FIVEWINNERS NOVEMBRO DE 2005

Luiz Arruda - iko67@ibest.com.br FW 2.4 Clipper 5.2 WS

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Algumas diferenças são marcantes:

- Linguagem de "origem": FW=Clipper, VB=Basic, Delphi=Pascal

- Velocidade de processamento: FW=muito rápido, VB=muito, muitíssimo lento, Delphi=muito, muito lento

- Componentes/funções extras: FW=poucos, VB=muitos, mas a maioria pagos, Delphi=muitíssimos entre "free" e pagos

- Literatura: FW=pobre, VB=remediado, Delphi=milionário

- Instalação: FW=Extremamente simples, VB=complexa, Delphi=muito complexa

- Custo: FW=baixo, VB=muito alto, Delphi=muito alto

- Aprendizado: diretamente relacionado com a linguagem que você sabe hoje.

- Brindes: FW=Este fórum nota 10, VB=Bill Gates, Delphi=o famigerado BDE

Já usei o Delphi algumas vezes (contratei bons programadores) e comparando com o FW é sacanagem. O FW dá de 1000 a zero.

[]s,

Evandro G. de Paula

Curvelo - MG

evandro@skillnet.com.br (Escr. - na Cidade)

imortal@skillnet.com.br (Res. - na Roça)

FWH 2.5+PellesC+xBuild+xHarbour.org 0.99.3

PRESTIGIEM O III ENCONTRO DE USUÃRIOS DE FIVEWIN - 2005

Link to comment
Share on other sites

Isso é muito relativo pois vale aquele ditado, a melhor linguagem é aquela que dominamos.

Programo em fivewin e vb.

Se voce for perguntar para um programador novo, com certeza ele vai dizer que o melhor é o VB ou Delphi, pois são linguagens visuais e muito mais fácil de aprender.

Se for um dinossauro da programação (meu caso) e que já programava em clipper, é 100% melhor o fivewin.

Pegue um estágio e vá ensinar VB e outro identico para ensinar FW, ele aprenderá mais rápidamente o VB.

Como disse o Evandro, o fivewin é péssimo em documentação / manuais, enquanto que o VB / Delphi é ótimo.

Quando se trata de rotinas de fornecedores ou terceiros, o FW é razoável, o VB é ótimo e se acha um número enorme de rotinas ( botões / browses / treeviews, etc ) em ocx, dlls e activeX.

Agora o fivewin é muito forte em velocidade e em instalação, onde a dupla VB / Delphi é complicada.

Como uso os dois, prefiro o FW, pois tenho uma longa tragetória com o Clipper, então nesse aspecto, venho aproveitando os meus sistemas de longa data.

Mas programar com o VB é tambem bem fácil, então em comparativo de código / comandos, as duas se equivalem.

Só tenho a lamentar no five, a necessidade que temos de produtos que já deveriam fazer parte do five, como uma IDE integrada com um gerador de recursos.

José Carlos

Guarulhos-SP

FW 2.0 / Clipper 5.2e / WS | FWH 2.5 / xHarbour / xMate / Pelles

Link to comment
Share on other sites

Ale, tudo bem??

Como seu site favorito é o PCTOLEDO, suponho que você seja um clippeiro de carteirinha.

O que todos colocaram aqui é a realidade, mas a frase do José Carlos resume tudo:

"Isso é muito relativo pois vale aquele ditado, a melhor linguagem é aquela que dominamos."

Se você tem algo em clipper, nem pense duas vezes, é FW na cabeça.

Tenho exemplos em casa: tenho 2 filhos de 18 anos na área de informática que só falam em VB ou DELPHI. Eles podem converter os milhões de linhas em clipper???

Paulo/CONTATO SISTEMAS

Clipper53b / FW26 / Blinker70

Ajudar é um prazer, agradecer é uma obrigação

PRESTIGIEM O III ENCONTRO DE USUÃRIOS DE FIVEWIN - 2005

Link to comment
Share on other sites

Eu já experimentei, VB,Clarion,Delphi e nenhuma delas me fez dar continuidade,

não porque sejam ruins, mas porque não me identifiquei com elas.

Sou dá época do COBOL, quando vi o Clipper Summer, na hora me entreguei,

a partir daí, só clipper, então quando ví a possibilidade de poder

continuar usando meus conhecimentos, embora poucos, e ainda fazer um

programa com visual que muito me agradou, tive a certeza de que minha

espera valeu apena.

Agora não podemos nem devemos menosprezar as outras linguagens,

elas etão aí, e ao meu modo de ver, nos clippeiros com FW que estamos

tentando ou manter ou invadir o mecado deles.

Que a documentação deles, é infinitamente melhor que a nossa, isto

temos que concordar, haja visto que todos os exemplos de ECF

sao para VB ou Delphi.

Mas uma coisa posso afirmar sem nenhum medo de errar, pelo menos

no meu caso. Duvido que eles (programadores VB,Delphi) sejam mais

teimosos ou apaixonados que nos CLIPPEIROS.

rodape_fw.jpg

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Sergio (Personal) e acrescento so mais uma coisa, quando o pessoal do Delphi ou VB veem programas feitos em xHarbour/Clipper e Fivewin ficam de boca aberta.

Uma coisa que se deixou de ser dita e que em VB ou Delphi voce sempre precisa de runtime para rodar suas aplicações.

Onde você vê um obstáculo alguém vê o término da viagem e o outro vê uma chance de crescer.

Elias Abrão Júnior

Fone : (0**11) 5181-6909 São Paulo - SP

eajunior.fw@terra.com.br

xHarbour 0.99.0 - Fivewin 2.5 e xMate

Link to comment
Share on other sites

citação:

Concordo com o Sergio (Personal) e acrescento so mais uma coisa, quando o pessoal do Delphi ou VB veem programas feitos em xHarbour/Clipper e Fivewin ficam de boca aberta.

Onde você vê um obstáculo alguém vê o término da viagem e o outro vê uma chance de crescer.

Elias Abrão Júnior

Fone : (0**11) 5181-6909 São Paulo - SP

eajunior.fw@terra.com.br

xHarbour 0.99.0 - Fivewin 2.5 e xMate


id=quote>id=quote>

FOI O QUE TENTEI DIZER EM MINHA RESPOSTA ACIMA..

VOCÊ NAO PODE PERDER: 3º ENCONTRO DE FIVEWINNERS NOVEMBRO DE 2005

Luiz Arruda - iko67@ibest.com.br FW 2.4 Clipper 5.2 WS

Link to comment
Share on other sites

Acho q nao me resta duvidas sobre a linguagem q devo me empenhar, como nosso amigo Pauloaraujo falow, a nova geraçao de programadores só falam de VB e Delfi, eu sou Clippeiro de carteirinha, e acredito q nada substitui a emoçao de olhar p/aqueles milhares de códigos na tela e saber o q esta acontecendo, e no meu caso, as vezes passar noites em claro desenvolvendo um sistema, q ao entregar p/ o cliente, em um simples sorriso ele possa demonstrar sua satisfaçao.

Ao migrar p/ FW fiquei espantado com seus recursos(e olha q eu só to começando), ter uma interface For ruWindows eh otimo, o q tava pegando mesmo, eh como vcs falaram a pouca documentaçao sobre o assunto, mas devo confessar, ontem quando postei este Topico, imaginei q niguem perderia seu tempo pra responder uma pergunta que eu achava meio futil, me enganei, podemos nao ter uma grande Documentaçao, mas, nos somos uma Grande Comunidade; acredito q a pessoa q possa dedicar alguns de seus minutos p/ajudar alguem, merece nao só o meu respeito e admiraçao como de todos.

Agradeço a TODOS pelas respostas, me deu força e motivaçao p/continuar com meus projetos em CL/FW, valeuuuu galera !!!!

@braços Ale SB

Link to comment
Share on other sites

Eu não Poderia deixar de dar minha opiniao icon_smile_big.gif

Amigaum... Delphi (eca eca.. inhaca inhca) é terrivel... Nossa classe esta um pouco arranhada por causa de linguagens q nao exigem conhecimento. Linguagens como delphi (eca cuspi cuspi) vieram e detonaram nossa comunidade me geral... pq o cidadaum sai da faculdade achando q é programador e faz estas bombas q estao ae no mercado.. e o pior... por eles nao precisarem usar muito a cabeça vendem a preço de banana ... o usuario compra e fica doido com o suporte e lentidaum dos sistemas e joga tudo nas costas de todos nos dizendo q somos uma classe de enganadores...

Fw = Clipper... vc precisa saber programar.. precisa conhecer... ou seja.. quem trabalha com fw+clipper+xharbour é programador de verdade.. nao clicador e arrastador... Eu só respeito o delphi (eca cuspi cuspi) ainda pq deriva do pascual... e pascual é xow... pq é uma linguagem de programacao realmente.. nao este q temos ae no mercado ...

Por isso.. fico sempre com FW+Xharbour+Clipper... pq agora.. veio.. agora nao devemos nada pra estes novatos.. aplicacoes em 32bits.. graficas e tudo mais... so q mais leves.. rapidas.. robustas.. xow de bola... NOSSA SALVAÇÃOIAOAOAOOAOAOOA FW+xharbour+Clipper é tudo de bommmmmmmm...

descurpa.. emporguei.. é q amo fw

flow

Um Xharbraço. *** Karate-DO *** Conter o Espirito de Agreção ****

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99) e Xmate Para Compilar

Link to comment
Share on other sites

Tambem tenho que dar minha opinião

Tudo e questão de gosto e necessidade.

Não desdenho de nenhuma linguagem, pois todas tem o seu poder e suas vantagens.

O que realmente conta e o tempo de desenvolvimento, no meu caso, uso o Fivewin porque meus programas eram em clipper.

Mas se eu fosse desenvolver um programa totalmente do zero hoje, sinto muito mas usaria realmente uma ferramenta RAD.

Pois tempo é dinheiro, e quem faz a mesma coisa que outros em menos tempo, ganha mais dinheiro.

Conheço VB, DELPHI, JAVA, C, C++ e COBOL e realmente o Five com clipper e xHarbour e excelente, mas mesmo assim fica muito ainda a desejar em documentação e a falta de um IDE.

Mas volto a frizar, tudo e questão de gosto e necessidade.

Pois com certeza é o uso da ferramenta certa de acordo com a necessidade.

Marcelo Gomes

elitenet@terra.com.br

FW 2.3C/CLIPPER 5.2E/BLINKER 7.0

Link to comment
Share on other sites

citação:

Eu não Poderia deixar de dar minha opiniao icon_smile_big.gif

Amigaum... Delphi (eca eca.. inhaca inhca) é terrivel... Nossa classe esta um pouco arranhada por causa de linguagens q nao exigem conhecimento. Linguagens como delphi (eca cuspi cuspi) vieram e detonaram nossa comunidade me geral... pq o cidadaum sai da faculdade achando q é programador e faz estas bombas q estao ae no mercado.. e o pior... por eles nao precisarem usar muito a cabeça vendem a preço de banana ... o usuario compra e fica doido com o suporte e lentidaum dos sistemas e joga tudo nas costas de todos nos dizendo q somos uma classe de enganadores...

Fw = Clipper... vc precisa saber programar.. precisa conhecer... ou seja.. quem trabalha com fw+clipper+xharbour é programador de verdade.. nao clicador e arrastador... Eu só respeito o delphi (eca cuspi cuspi) ainda pq deriva do pascual... e pascual é xow... pq é uma linguagem de programacao realmente.. nao este q temos ae no mercado ...

Por isso.. fico sempre com FW+Xharbour+Clipper... pq agora.. veio.. agora nao devemos nada pra estes novatos.. aplicacoes em 32bits.. graficas e tudo mais... so q mais leves.. rapidas.. robustas.. xow de bola... NOSSA SALVAÇÃOIAOAOAOOAOAOOA FW+xharbour+Clipper é tudo de bommmmmmmm...

descurpa.. emporguei.. é q amo fw

flow

Um Xharbraço. *** Karate-DO *** Conter o Espirito de Agreção ****

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99) e Xmate Para Compilar


id=quote>id=quote>

Kra, eu não queria comentar para não criar polêmica, eu realmente tenho que te apoiar no sentido de que existem muitos programando em delphi e estragando o comércio, com seus sistemas imperfeitos , preços ridículos e tudo mais, mas isto tb acontece em clipper.

Na minha cidade tem um concorrente q tb programa em clipper e estraga o comercio, com relacao a custo do sistema, suporte e tudo mais....

Eu acho que toda ferramenta hoje (e sempre) permite ao programador a construir sistemas de maneira errada ou sistemas super-otimizados....

Programar pra mim eh como ser Deus de um PC, vc produz uma tempestade ou um dia ensolarado... e assim como o clipper, o Delphi (minha paixão) tb permite isto...

E a kda dia q passa eu tento me aperfeiçoar nas linguagens que conheço, e naum ridicularizo as ferramentas escolhidas por terceiros.....

É isto.

Nesse mundo nada se cria, tudo se compila<<

//--Clipper 5.3b / FiveWin 2.6 / Blinker 7.0 --//

//--

_Dom Quixote_

RO Iris Server / Agility Kina / 7*/3*

Editado por - Anderson.OL on 01/09/2005 11:51:55

Link to comment
Share on other sites

Perdi quase tempo (quase 10 anos) e dinheiro tentando programar em outra linguagem.

Agora com FW voltei a me interessar e já estou recuperando meu mercado perdido.

.

Programar com Clipper é como dirigir uma Ferrari . Você tem o domínio da maquina.

Mangueira

Clipper53b/Blinker7/FW2.6(Ufa!!!)/MED 3.01/WorkShop 4.5

forumfw@conpete.com.br

mangueira@ig.com.br

Manaus - Amazonas

Visite Manaus-Am e Tambem Campina Grande-PB

III ENCONTRO DE USUÃRIOS DE FIVEWIN - 2005... To Nessa!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Eu acho q o Amigo Personal tem razao, cada um puxa a sardinha p/ seu lado, só q aqui nao tem muita gente q conhece ou ja usou outras linguagens, acha q pesa muita a opniao de vcs q tiveram a experiencia de programar em outra linguagem, o q importa realmente eh conhecer as Vantagens e desvantagens de cada Linguagem, como noso Amigo Evandro expox p/nós.

Eu tenho outra pergunta, eu ia postar outro Topico, mas, aproveitando q a coisa tá quente por aqui;

alguem ja desenvolveu algum sistema p/ Palm, ou sabe q liguangem eh ultilizada ?

@braços Ale

Link to comment
Share on other sites

citação:

Olá,

Respondendo a sua pergunta. Já existe o FWH para palm. Só não me lembro onde vi. Mas o nosso amigo Gilmer com certeza vai te falar.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 2.4, xharbour, .99.5, HbMake

msn: alexpdasilva6@hotmail.com


id=quote>id=quote>

Mas, em FW/CL, dá pra desenvolver alguma coisa p/Palm ou só em XH ?

E em outra linguagem tb dá, como Delfi, VB ?

@braços Ale

Link to comment
Share on other sites

citação:

citação:

Olá,

Respondendo a sua pergunta. Já existe o FWH para palm. Só não me lembro onde vi. Mas o nosso amigo Gilmer com certeza vai te falar.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 2.4, xharbour, .99.5, HbMake

msn: alexpdasilva6@hotmail.com


id=quote>id=quote>

Mas, em FW/CL, dá pra desenvolver alguma coisa p/Palm ou só em XH ?

E em outra linguagem tb dá, como Delfi, VB ?

@braços Ale


id=quote>id=quote>

Qto ao FW, segue o link falando sobre desenvolvimento para Pocket:

http://www.fivewin.com.br/FiveWinPocketPC.asp

Qto ao VB (argh...), naum faço a mínima, já o delphi, sei que eh possivel, para maiores informacoes consulte:

http://www.clubedelphi.net

http://www.activedelphi.com.br

Abraços.

Nesse mundo nada se cria, tudo se compila<<

//--Clipper 5.3b / FiveWin 2.6 / Blinker 7.0 --//

//--

_Dom Quixote_

RO Iris Server / Agility Kina / 7*/3*

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Caro amigo, acho que depois que se conhece o FW não restam dúvidas de qual das 3 opções é a melhor.

É lógico que estamos no forum da Virtual Objects e existem aqui mtos clippeiros da velha guarda e blablabla aquela coisa tda.. mas sinceramente, se analisarmos o meu exemplo axo que isso é o que menos importa...

tenho ctza que dentre os participantes do forum sou o mais novo e apesar de ter meus 18 anos e programar a pouco mais de um ano, não trocaria o meu Fwh2.6/xHarbour 0.99.5 por nada!

Portanto se vc quiser rapidez, agilidade, portabilidade e facilidade sem se preocupar com runtimes, ocxs, bdes e mta coisa que atrasa o seu trabalho, experimente o FW

Guilherme Gonçalves

Campinas-SP

xHarbour 99.5/Bcc55/FWh2.5/Workshop

Link to comment
Share on other sites

citação:

Caro amigo, acho que depois que se conhece o FW não restam dúvidas de qual das 3 opções é a melhor.

É lógico que estamos no forum da Virtual Objects e existem aqui mtos clippeiros da velha guarda e blablabla aquela coisa tda.. mas sinceramente, se analisarmos o meu exemplo axo que isso é o que menos importa...

tenho ctza que dentre os participantes do forum sou o mais novo e apesar de ter meus 18 anos e programar a pouco mais de um ano, não trocaria o meu Fwh2.6/xHarbour 0.99.5 por nada!

Portanto se vc quiser rapidez, agilidade, portabilidade e facilidade sem se preocupar com runtimes, ocxs, bdes e mta coisa que atrasa o seu trabalho, experimente o FW

Guilherme Gonçalves

Campinas-SP

xHarbour 99.5/Bcc55/FWh2.5/Workshop


id=quote>id=quote>

E OLHA, QUE O MARCELO ESTA FALANDO DA VERSÃO 2.6... IMAGINA ENTÃO, VOCE COM UMA FERRARI TURBO 2.7 MES ANO NOVEMBRO DE 2005 -> TODA VERMELHINHA.... HEHEHEHE

FIVEWIN 2.7 FOR XHARBOUR -> FERRARI VERMELHINHA... INICIO DO FIM DO DELPHHIIIRRRCCC....

O link para download do projeto xDev é este:

http://www.sqllib.com.br/xDev.zip

http://www.sqlmanager.net/en/products/mysql/manager/download

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

FW 2.3C CLIP 5.3B FWH 2.7 - BLINKER 7.0 WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...