Jump to content
Fivewin Brasil

Aposentadoria... Parar ou Não Parar ?


Valdir

Recommended Posts

Boa tarde prezados amigos...

Depois de quase 45 anos de contribuição, finalmente começo a pensar na minha aposentadoria.

Foram muitos anos de dedicação como empregado e autônomo.

Os piores 25 anos foram aqueles que eu acreditava que fazia parte de um seleto grupo de privilegiados, quando trabalhava numa Multinacional. 

Somente após perder o tão fabuloso emprego, é que fui me dar conta que era apenas um número e quando completei 45 de idade, fui dispensado com todas as honras de um dispensável.

Quando me sentia totalmente perdido, brigando para sobreviver através de Consultorias, redescobrir o fabuloso munda da programação no qual eu tinha feito meus primeiros cursos durante o início dos anos 1980.

Pois bem, resolvi me arriscar e tentar recuperar o tempo perdido e voltei aos meus estudos.

Infelizmente, a moda do momento era um tal de Delphi.

De cara não gostei e voltei a minha atenção ao velho e bom Clipper.

Nessas idas e vindas, acabei descobrindo essa "Maravilhosa Família" daqui do Fórum Fivewin Brasil.

Muitos, más muitos mesmos me ajudaram, sem querer nada em troca.

Tive a Honra e a Oportunidade de Receber em minha residência uma verdadeira "Constelação de Seres Humanos" formidáveis.

Naquela oportunidade tive o privilégio de conhecer pessoalmente o saudoso Elias Jr., bem como os prezados amigos Vagner Wirts e João Santos, vulgo Kapiaba.

Não muito tempo depois, também tive o privilégio de conhecer outro extra terrestre... o meu grande amigo Gilmer Tavares.

Pois bem... Com a ajuda de todas essas personalidades e dos amigos desta comunidade, consegui desenvolver e comercializar o meu Sistema de Gestão de Chão de Fábrica, o qual mantenho ativo e estável já há mais de 10 anos e que acabou virando o meu projeto de vida.

Infelizmente a idade está chegando e preciso tomar uma decisão se devo ou não "Parar" de trabalhar.

Existem muitos "Prós"  e  "Contras" , o que acaba tornando uma decisão muito difícil.

Não é fácil lagar tudo, porém não tenho mais ânimo para acompanhar as últimas evoluções que o Mercado exige.

Então pergunto...

Alguém já passou ou está passando pelas mesmas dúvidas ???

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Olá meu caro amigo... não conhecemos pessoalmente, mas com certeza vc é uma das pessoas que muito contribuiu e contribui por este fórum... 

que bom que chegou nesta fase de vida... realmente é uma decisão difícil... penso que não deve ser levado em conta apenas o financeiro, mas sim a saúde mental, familiar e de vida... 

eu tenho 52 anos... tenho trabalhado nesta área à 28 - 29 anos mais ou menos, e muitas vezes tenho este mesmo pensamento, "não esta fácil acompanhar as mudanças", fora que tempo trabalhando com varias pessoas (clientes, funcionários) e cada um com sua personalidade (chatice kkk); porem não estou ainda com o tempo para aposentadoria - pois hoje se eu pudesse aposentar, já aposentaria, pelo menos ter a paz de que não preciso correr atrás e então me dedicaria a alguns trabalhos que vale a pena...  

Um forte abraço, e que Deus ilumine sua decisão...

 

Link to comment
Share on other sites

Olá galera, em especial o meu amigo "Vai Driblando" rsrsrsrsrs

Me caro, já no meu auge dos quase cinquenta anos, trinta e cinco nos desenvolvimentos de linhas de programação, me vejo na mesma situação que você. Porém, por esses dias tomei a decisão de também planejar a saída de cena (ou quase isso). Acontece que essa decisão só veio depois de umas consultas rotineiras as quais descobri uns B.Os. na saúde. Contudo, graças a Deus, fiz as cirurgias necessárias e hoje estou bem. Mas estou tirando o pé do acelerador e pisando um pouco mais forte no freio.

Como é de conhecimento de muitos amigos, trabalho com sistema para insituições financeiras, o que torna as coisas um pouco mais intensa rsrsrsrs. O chefe (Evandro Guimarães de Paula) já deveria ter tomado essa decisão há muito tempo, até porque hoje ele atrapalha os funcionários dele rsrsrsrsrs.

Como pé de meia, negociei uma parte da empresa e consegui comprar uma terrinha onde vou criar uns gadinhos e boa.

No mais é isso meu amigo, arrume sócios que irão tocar o seu projeto e vá descansar mesmo. Creio que, com a experiência que temos, jamais vamos deixar de vez, mas eu estou optando por ficar só na consultoria e diminuindo o que ponho a mão na massa hoje.

É isso aí. Um abraço a todos.

Alexandre Pereira 

Link to comment
Share on other sites

Salve a todos!
Eu completo 67 daqui a 2 meses, trabalho nessa área desde 1990, nunca fui empregado, preferi ganhar menos mas ser independente.
Ainda nem penso em parar.
Em 1998 vim para o interior, morar num sítio, no começo foi pauleira tinha que ir em Sampa vários dias por semana, depois com o avanço da internet fui deixando de ir.
Hoje faço todo atendimento via whatsapp a internet está bem distribuida no BR.
Ano passado viajei por 4 meses por boa parte do BR, trabalhando on-line, eu minha esposa e duas cachorrinhas.
Aposentar para que ? Esta atividade eu gosto, mantenho os neurônios em dia.
Atualmente estou convertendo um sistema para PHP para rodar na web, o banco de dados já é MariaDB, então me sinto motivado a continuar trabalhando.
Meu projeto para os próximos anos, terminar um carro mais apropriado, instalar uma StarLink e viajar mais, trabalhando todo dia um pouco.
Saludos!
 

Dscn0340a.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

A todos queria dizer que quem desenvolveu seus produtos, ficará apenas no suporte pois a internet em banda larga facilitou MUITO nossa empreitada e acreditem, POUCAS PROFISSÕES podem lhe dar um certo "conforto" (mas é claro que devemos estar sempre de olho nas inovações)  pois acreditem, tem gente com sistemas em Clipper no DOS e até hoje ganham seu dinheiro apenas no suporte então o que seria "se aposentar".

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Forum fantastico, galera muito boa mesmo e fica muita gratidão ao FW que nos salvou em uma época crucial onde precisamos ter um sistema "for windows" e posteriormente o (x)harbour que nos salvou quando precisávamos ter uma aplicação 32 bits.

Existe de fato muita gente com sistema em clipper dos ganhando dinheiro e se o cliente está satisfeito isso que importa, mas é um fato que novos clientes em sistemas clipper/dos é praticamente impossível e a cada dia, mesmo sistemas desktop a tendencia é cada vez mais ficar nichado.

A alguns anos desenvolvi meu software de gestão de ponto e frequência para outras tecnologias e linguagens apropriadas para sistema web, 5% da minha base continua com a aplicação em desktop (xharbour/fwh) mas sigo migrando e acredito que até o final deste ano 100% de meus clientes estarão somente com a versão web do software.

É muito mais simples e rápido atualizar uma aplicação web, recomendo a todos que puderem estudar essas tecnologias, todos aqui (assim como eu) roeram o osso com clipper/harbour e garanto que javascript, python, c#, java e rubi são linguagens bem mais simples de se desenvolver algo ante ao que temos em harbour. Tudo já existe vídeo no youtube ou material da web, quer um exemplo? Assine por certificado digital um PDF em harbour e agora veja como você acha na web como assinar um pdf em node.js (por exemplo).

Se não precisar de novos clientes siga com o sistema estável em clipper/harbour, mas caso não possa se dar a esse luxo recomendo estudar novas tecnologias, foi o meu caso, a concorrência para o meu lado veio forte e hoje tenho um produto tão bom como o deles, mas tive que estudar muito !

Valdir, sobre a sua questão inicial, se for possivel você se aposentar o faça, aproveite o que você construiu e parabéns e obrigado por tudo que ajudou aqui, a muitas duvidas minha você contribuiu.

Sucesso a todos

 

 

Link to comment
Share on other sites

Que legal hein Rogério, inveja no bom sentido ! Mas parabéns pela forma como conseguiu isso pra vc, muito bom !

 

21 horas atrás, Rogerio Figueira disse:

Salve a todos!
Eu completo 67 daqui a 2 meses, trabalho nessa área desde 1990, nunca fui empregado, preferi ganhar menos mas ser independente.
Ainda nem penso em parar.
Em 1998 vim para o interior, morar num sítio, no começo foi pauleira tinha que ir em Sampa vários dias por semana, depois com o avanço da internet fui deixando de ir.
Hoje faço todo atendimento via whatsapp a internet está bem distribuida no BR.
Ano passado viajei por 4 meses por boa parte do BR, trabalhando on-line, eu minha esposa e duas cachorrinhas.
Aposentar para que ? Esta atividade eu gosto, mantenho os neurônios em dia.
Atualmente estou convertendo um sistema para PHP para rodar na web, o banco de dados já é MariaDB, então me sinto motivado a continuar trabalhando.
Meu projeto para os próximos anos, terminar um carro mais apropriado, instalar uma StarLink e viajar mais, trabalhando todo dia um pouco.
Saludos!
 

Dscn0340a.jpg

 

Link to comment
Share on other sites

Colega, quando vi sua mensagem, tomei a liberdade de visitar seu perfil no Facebook para descobrir sua idade. Rapaz, você é muito jovem para simplesmente parar tudo. Talvez você já tenha conquistado a tão almejada liberdade financeira e viver apenas de juros e renda de aluguéis, mas pense que ainda pode ter pela frente uns bons 30 anos de vida. Para isso, é importante ter novos desafios e metas.

Sobre não ter mais ânimo para acompanhar as últimas evoluções do mercado, você precisa simplesmente começar. Assim que dominar uma nova ferramenta de programação, vai começar a se motivar de forma automática. Não é necessário trabalhar 10 horas por dia para isso; reduza sua jornada de trabalho, 6 horas no máximo por dia.

O FiveWin foi muito bom para todos nós, mas não faz mais sentido usar essa ferramenta. Você vai ver que no mercado existem ferramentas muito, mas muito mais produtivas. Quando você se deparar com isso, pode ter certeza de que o ânimo e a empolgação irão aparecer de forma natural.

Há pouco tempo atrás, eu também estava desanimado. Mexer com o FiveWin estava se tornando uma tortura, mas continuar ou não, não era uma escolha para mim, pois ainda não havia alcançado a liberdade financeira para isso. Aos poucos, comecei a mexer com outra ferramenta. Hoje, estou na fase final do meu novo sistema e, ao concluí-lo, começarei um novo desafio, dar início num projeto web.

Cada situação é única, mas considerar mudar o local de trabalho pode ser benéfico. Se possível, experimente passar uma semana por mês em um ambiente diferente. Tenho feito isso recentemente e, desde que descobri o Airbnb, tenho alternado entre trabalhar em um prédio com vista para o mar e em um chalé com vista para as montanhas. Essa mudança tem sido muito positiva. É importante, no entanto, manter o foco e ter uma lista clara das tarefas a serem realizadas durante essa semana, para que a experiência não se torne apenas uma viagem a passeio. Além disso, aproveite ao máximo a inteligência artificial, pois é surpreendente como muitas pessoas ainda não estão utilizando essa ferramenta poderosa.

E, por último, não se esqueça de pedir a orientação de Deus. É incrível como as coisas fluem naturalmente quando o fazemos.

Abs

Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Luiz Fernando disse:

Colega, quando vi sua mensagem, tomei a liberdade de visitar seu perfil no Facebook para descobrir sua idade. Rapaz, você é muito jovem para simplesmente parar tudo. Talvez você já tenha conquistado a tão almejada liberdade financeira e viver apenas de juros e renda de aluguéis, mas pense que ainda pode ter pela frente uns bons 30 anos de vida. Para isso, é importante ter novos desafios e metas.

Sobre não ter mais ânimo para acompanhar as últimas evoluções do mercado, você precisa simplesmente começar. Assim que dominar uma nova ferramenta de programação, vai começar a se motivar de forma automática. Não é necessário trabalhar 10 horas por dia para isso; reduza sua jornada de trabalho, 6 horas no máximo por dia.

O FiveWin foi muito bom para todos nós, mas não faz mais sentido usar essa ferramenta. Você vai ver que no mercado existem ferramentas muito, mas muito mais produtivas. Quando você se deparar com isso, pode ter certeza de que o ânimo e a empolgação irão aparecer de forma natural.

Há pouco tempo atrás, eu também estava desanimado. Mexer com o FiveWin estava se tornando uma tortura, mas continuar ou não, não era uma escolha para mim, pois ainda não havia alcançado a liberdade financeira para isso. Aos poucos, comecei a mexer com outra ferramenta. Hoje, estou na fase final do meu novo sistema e, ao concluí-lo, começarei um novo desafio, dar início num projeto web.

Cada situação é única, mas considerar mudar o local de trabalho pode ser benéfico. Se possível, experimente passar uma semana por mês em um ambiente diferente. Tenho feito isso recentemente e, desde que descobri o Airbnb, tenho alternado entre trabalhar em um prédio com vista para o mar e em um chalé com vista para as montanhas. Essa mudança tem sido muito positiva. É importante, no entanto, manter o foco e ter uma lista clara das tarefas a serem realizadas durante essa semana, para que a experiência não se torne apenas uma viagem a passeio. Além disso, aproveite ao máximo a inteligência artificial, pois é surpreendente como muitas pessoas ainda não estão utilizando essa ferramenta poderosa.

E, por último, não se esqueça de pedir a orientação de Deus. É incrível como as coisas fluem naturalmente quando o fazemos.

Abs

Posso até entender que tudo gira em torno de ferramentas para acessar em qualquer lugar e em qualquer smartphone mas tenho como por exemplo, servidores em nuvens para isso e todos vocês conhecem ferramentas alternativas.
Falo por mim como "desânimo", aprender quase 90% novamente de todo o conhecimento que tive durante a vida pois os comandos e sintaxes estão na mente e as linhas de código saem naturalmente mas a falta de tempo e idade para isso de desenvolver em outra ferramenta não nos permite mais e acho que pode ser um ponto do caso do amigo mas entendo a necessidade de inovações mas convenhamos...."tortura" é demais hein!

Pra mim tortura e o que o João passa com o Corinthians dele! kkkk

Link to comment
Share on other sites

Ladinilson comece a ver novas tecnologias como vscode, depois git e Github, depois docker, depois veja linguagens como python e rubi (rubi on rails)

Todas que falei acima tem muito material no YouTube, é só começar. Não tem nada de tortura, pelo contrário, vc já roeu o osso com (x)harbour, vai por mim, é bem mais simples tudo que citei.

Abraços 

Em 06/04/2024 at 13:32, Ladinilson disse:

Posso até entender que tudo gira em torno de ferramentas para acessar em qualquer lugar e em qualquer smartphone mas tenho como por exemplo, servidores em nuvens para isso e todos vocês conhecem ferramentas alternativas.
Falo por mim como "desânimo", aprender quase 90% novamente de todo o conhecimento que tive durante a vida pois os comandos e sintaxes estão na mente e as linhas de código saem naturalmente mas a falta de tempo e idade para isso de desenvolver em outra ferramenta não nos permite mais e acho que pode ser um ponto do caso do amigo mas entendo a necessidade de inovações mas convenhamos...."tortura" é demais hein!

Pra mim tortura e o que o João passa com o Corinthians dele! kkkk

 

Link to comment
Share on other sites

Perfeito Luiz, é exatamente disso que estou falando. Passei por está mesmo situação a alguns anos atrás, foi dolorido voltar a ser um iniciante e estudar tudo novamente, mas a experiência torna a curva de aprendizado bem mais rápida.

Termos como git, vscode, docker e outras coisas relacionadas eram desconhecidas por mim, estudei, aprendi e tento aqui animar outros a fazer o mesmo e ter essa virada profissional que tanto foi benéfica pra mim.

Parabéns Luiz por seguir esse caminho e vamos em frente 

 

Abraços 

Em 06/04/2024 at 13:08, Luiz Fernando disse:

Colega, quando vi sua mensagem, tomei a liberdade de visitar seu perfil no Facebook para descobrir sua idade. Rapaz, você é muito jovem para simplesmente parar tudo. Talvez você já tenha conquistado a tão almejada liberdade financeira e viver apenas de juros e renda de aluguéis, mas pense que ainda pode ter pela frente uns bons 30 anos de vida. Para isso, é importante ter novos desafios e metas.

Sobre não ter mais ânimo para acompanhar as últimas evoluções do mercado, você precisa simplesmente começar. Assim que dominar uma nova ferramenta de programação, vai começar a se motivar de forma automática. Não é necessário trabalhar 10 horas por dia para isso; reduza sua jornada de trabalho, 6 horas no máximo por dia.

O FiveWin foi muito bom para todos nós, mas não faz mais sentido usar essa ferramenta. Você vai ver que no mercado existem ferramentas muito, mas muito mais produtivas. Quando você se deparar com isso, pode ter certeza de que o ânimo e a empolgação irão aparecer de forma natural.

Há pouco tempo atrás, eu também estava desanimado. Mexer com o FiveWin estava se tornando uma tortura, mas continuar ou não, não era uma escolha para mim, pois ainda não havia alcançado a liberdade financeira para isso. Aos poucos, comecei a mexer com outra ferramenta. Hoje, estou na fase final do meu novo sistema e, ao concluí-lo, começarei um novo desafio, dar início num projeto web.

Cada situação é única, mas considerar mudar o local de trabalho pode ser benéfico. Se possível, experimente passar uma semana por mês em um ambiente diferente. Tenho feito isso recentemente e, desde que descobri o Airbnb, tenho alternado entre trabalhar em um prédio com vista para o mar e em um chalé com vista para as montanhas. Essa mudança tem sido muito positiva. É importante, no entanto, manter o foco e ter uma lista clara das tarefas a serem realizadas durante essa semana, para que a experiência não se torne apenas uma viagem a passeio. Além disso, aproveite ao máximo a inteligência artificial, pois é surpreendente como muitas pessoas ainda não estão utilizando essa ferramenta poderosa.

E, por último, não se esqueça de pedir a orientação de Deus. É incrível como as coisas fluem naturalmente quando o fazemos.

Abs

 

Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2024 at 13:32, Ladinilson disse:

Posso até entender que tudo gira em torno de ferramentas para acessar em qualquer lugar e em qualquer smartphone mas tenho como por exemplo, servidores em nuvens para isso e todos vocês conhecem ferramentas alternativas.
Falo por mim como "desânimo", aprender quase 90% novamente de todo o conhecimento que tive durante a vida pois os comandos e sintaxes estão na mente e as linhas de código saem naturalmente mas a falta de tempo e idade para isso de desenvolver em outra ferramenta não nos permite mais e acho que pode ser um ponto do caso do amigo mas entendo a necessidade de inovações mas convenhamos...."tortura" é demais hein!

Pra mim tortura e o que o João passa com o Corinthians dele! kkkk

Colega, se você trabalha com bancos de dados relacionais e dentro do seu sistema utiliza comandos puros em SQL (INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT) junto com arrays, posso garantir que esses 90% se reduzem para uns 20%. Se quiser, posso te mostrar como funciona o ambiente de programação aqui no WinDev. Uma vantagem de trabalhar com esses bancos é que você pode desenvolver por módulos e integrar facilmente com o FiveWin, não posso dizer que a WinDev é a melhor opção, pois não conheço outras ferramentas, mas muitas pessoas que eram do fórum e também do PCToledo estão usando a WinDev atualmente.

Obs: No caso da WinDev, você aprendeu em desktop, já está trabalhando em mobile e web. Os comandos são todos os mesmos, e você também pode integrar Java, Python, HTML, entre outras linguagens, o bom dessa plataforma o que uma linguagem não faz a outra faz.

abs

 

Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, emotta disse:

Ladinilson comece a ver novas tecnologias como vscode, depois git e Github, depois docker, depois veja linguagens como python e rubi (rubi on rails)

Todas que falei acima tem muito material no YouTube, é só começar. Não tem nada de tortura, pelo contrário, vc já roeu o osso com (x)harbour, vai por mim, é bem mais simples tudo que citei.

Abraços 

 

Amigo entendo pelo seu vasto conhecimento em várias linguagens mas a postagem do amigo é sobre IDADE e SAÚDE.
Deves ser uma cara novo e entendo sua busca e estudo sobre outras linguagens mas quem é das antigas como eu que programei em dBase III depois mudei para o Clipper Summer 87 e em meados de 1992 conheci o Fivewin pela necessidade da plataforma gráfica, tive todo o tempo para estudar os botões, dialogs e penduricários pois tive uma grande alegria e esperança diga-se de passagem na linguagem a AGRADEÇO MUITO a ela e jamais iria diminuir a mesma que tento foi e é nossa "companheira".
Imagine um sistema de automação comercial ter que mudar toda a linguagem, corrigir bugs e procurar bibliotecas que substitem as DLLs e LIBs da nossa vida além de ter clientes querendo sua caveira quando tudo trava ou o registro "some" como era um erro do xBase antes lembra?
Pois é, essa postagem e sobre aposentadoria e não ter mais saúde e tempo para ficar madrugadas a fio na frente de um monitor.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ladnilson, agradeço pelo novo, tenho 45 anos mas programo profissionalmente em clipper desde 1993. Pelo jeito comecei depois de você sim, mas nem tanto, fiz muita coisa em dbase III mas só quando estudava no técnico.

Também agradeço muito, mas muito mesmo o fivewin (que conheci em 2000) e harbour (depois xHarbour) que conheci ainda em 1999. Desde 2002 tenho meu software em xharbour/fivewin e o mantive assim por mais de 18 anos. A alguns anos migrei minha aplicação para web e já tinha quase 1 mil clientes ativos, de fato tive a mesma sensação que você relatou que foi migrar uma aplicação extremamente estável e sem erro para um novo ambiente, mas no meu caso eu não tive escolha, se eu ficasse no desktop estava decretando a morte do meu software. Reforço que esse era o meu cenário e não quer dizer que todos os cenários sejam assim.

Hoje conhecendo outras linguagens e tecnologias mais apropriadas para web não me arrependo do caminho que escolhi a alguns anos e minha unica intenção com o que escrevi é motivar outros a fazerem o mesmo, quem por algum motivo não quiser (ou não puder) paciência, mas quem seguir esse caminho, que é sim doloroso, verá que vale muito a pena.

Fazer isso em nada diminuiu minha gratidão ao fivewin e (x)harbour, sou eternamente grato pois essas tecnologias ajudaram a mim a construir um negócio que auxilia vários clientes e gera alguns empregos.

Desde o inicio esse post é sobre aposentadoria e os motivos que levaram o Valdir a levantar essa hipótese que foi aprender novas tecnologias, eu passei por isso (e ainda passo, me considero iniciante em tecnologia web) e garanto que é muito divertido e prazeroso, apenas comece, vale a pena tentar.

E mais uma última coisa, eu não ganho absolutamente nada com essa insistência, é apenas minha opinião pessoal, cada um pode ter a sua e vamos seguindo assim.

Abraços

1 hora atrás, Ladinilson disse:

Amigo entendo pelo seu vasto conhecimento em várias linguagens mas a postagem do amigo é sobre IDADE e SAÚDE.
Deves ser uma cara novo e entendo sua busca e estudo sobre outras linguagens mas quem é das antigas como eu que programei em dBase III depois mudei para o Clipper Summer 87 e em meados de 1992 conheci o Fivewin pela necessidade da plataforma gráfica, tive todo o tempo para estudar os botões, dialogs e penduricários pois tive uma grande alegria e esperança diga-se de passagem na linguagem a AGRADEÇO MUITO a ela e jamais iria diminuir a mesma que tento foi e é nossa "companheira".
Imagine um sistema de automação comercial ter que mudar toda a linguagem, corrigir bugs e procurar bibliotecas que substitem as DLLs e LIBs da nossa vida além de ter clientes querendo sua caveira quando tudo trava ou o registro "some" como era um erro do xBase antes lembra?
Pois é, essa postagem e sobre aposentadoria e não ter mais saúde e tempo para ficar madrugadas a fio na frente de um monitor.

Abraços

 

Link to comment
Share on other sites

Eu procuraria outras resposta.

1-O que fazer depois que aposentar e, claro que deve valer a pena a ocupação mental e física( fazer o que gosta )

2-Como se manter $$$ depois que aposentar.

Se tivermos essas duas respostas bem definida, o restante já está resolvido.

Link to comment
Share on other sites

Em 05/04/2024 at 16:45, emotta disse:

Forum fantastico, galera muito boa mesmo e fica muita gratidão ao FW que nos salvou em uma época crucial onde precisamos ter um sistema "for windows" e posteriormente o (x)harbour que nos salvou quando precisávamos ter uma aplicação 32 bits.

Existe de fato muita gente com sistema em clipper dos ganhando dinheiro e se o cliente está satisfeito isso que importa, mas é um fato que novos clientes em sistemas clipper/dos é praticamente impossível e a cada dia, mesmo sistemas desktop a tendencia é cada vez mais ficar nichado.

A alguns anos desenvolvi meu software de gestão de ponto e frequência para outras tecnologias e linguagens apropriadas para sistema web, 5% da minha base continua com a aplicação em desktop (xharbour/fwh) mas sigo migrando e acredito que até o final deste ano 100% de meus clientes estarão somente com a versão web do software.

É muito mais simples e rápido atualizar uma aplicação web, recomendo a todos que puderem estudar essas tecnologias, todos aqui (assim como eu) roeram o osso com clipper/harbour e garanto que javascript, python, c#, java e rubi são linguagens bem mais simples de se desenvolver algo ante ao que temos em harbour. Tudo já existe vídeo no youtube ou material da web, quer um exemplo? Assine por certificado digital um PDF em harbour e agora veja como você acha na web como assinar um pdf em node.js (por exemplo).

Se não precisar de novos clientes siga com o sistema estável em clipper/harbour, mas caso não possa se dar a esse luxo recomendo estudar novas tecnologias, foi o meu caso, a concorrência para o meu lado veio forte e hoje tenho um produto tão bom como o deles, mas tive que estudar muito !

Valdir, sobre a sua questão inicial, se for possivel você se aposentar o faça, aproveite o que você construiu e parabéns e obrigado por tudo que ajudou aqui, a muitas duvidas minha você contribuiu.

Sucesso a todos

 

 

Vc poderia falar um pouco mais sobre as ferramentas que usou para migrar sua aplicação para web ?

Link to comment
Share on other sites

Foi reescrito as telas em react.js no front com ruby on rails no backend e desenvolvi um sistema de filas assíncrono em xharbour que processa as rotinas de cálculo e os relatórios, recebendo a entrada de dados em Json e fazendo o que precisa ser feito.

 

Com isso aproveitei a regra de negócio que eu já tinha em xharbour mas usando tecnologia de ponta para desenvolver uma aplicação web (react.js e Ruby on rails)

Para colocar em produção eu uso o Azure e coloco em uma VM linux usando docker pra subir as imagens do nginx, ambiente rails, etc e outra vm windows para subir o processador de filas da parte xharbour.

Uso o vscode pra editar os fontes de todos os repositórios (javascript, rubi e xharbour) e o git/github como gerenciador de código fonte.

Tb tenho outras ferramentas para situações especificas em node e python, mas para essas é coisa bem pontual que foi mais fácil desenvolver usando essas ferramentas do que em rubi ou xharbour.

Basicamente eu separei a regra de negócio da tecnologia.

 

11 horas atrás, vilian disse:

Vc poderia falar um pouco mais sobre as ferramentas que usou para migrar sua aplicação para web ?

 

Link to comment
Share on other sites

Lendo a postagem acima do Vilian, lembrei-me de quando comecei com o FiveWin.

FIVEWIN => Tudo começou com o livro do Vilian. O que não tinha conseguido em mais de 2 anos com o Visual Basic, consegui em poucos meses com o FiveWin, lendo e relendo cada página daquele livro. Acredito que, se não fosse por aquele livro, hoje não estaria trabalhando com o FiveWin.

XDEV STUDIO => Mesmo programando em Windows, eu usava um editor de texto para editar os códigos como se fosse no DOS. Foi então que o Vailton presenteou toda a comunidade com o XDev Studio, o que facilitou muito a minha vida.

ADS => Mesmo trabalhando com 32 bits, enfrentava grandes problemas de lentidão em relatórios em DBF. Ao fazer algumas mudanças simples no início do sistema e utilizar comandos próprios do ADS para filtro, consegui reduzir o tempo de um relatório de 10 minutos para 30 segundos. Foi algo surreal (rsrs). Eu não acreditava naquilo, pois as mudanças no sistema foram mínimas. Devo muito a isso à ajuda do Giovany Vecchi.  

FIVEWIN POCKET => Na época, precisava criar um força de vendas para aqueles celulares HTC. Só consegui fazer isso graças à grande ajuda do ALE SB.

FASTREPORT => Embora já tivesse visto no fórum, não havia conseguido fazer funcionar. Foi então que o Luis Antonio de S.S. do Paraíso criou um exemplo bem mastigado para mim. Essa foi outra mudança significativa, pois a criação de relatórios ficou muito fácil, além da melhoria na interface com o usuário final.

RMCHART => Se não me engano, foi o Evandro que apresentou para a comunidade essa DLL. De forma simples e prática, era possível criar gráficos com um visual impressionante, o que cativava nossos clientes na hora de apresentar o sistema.

MYSQL => Considero que essa foi a situação que mais demandou de mim. Como estava usando comandos nativos em SQL, não era possível fazer paralelos com o sistema. Praticamente tive que reescrever todo o sistema e cheguei a perder clientes. Um simples WHERE errado podia comprometer toda a tabela do banco de dados (quem nunca, rsrsrs). Mas valeu muito a pena. Só consegui superar isso graças a um cara chamado Sergio Império. Nunca o vi no fórum, mas do nada ele me chamou no Skype. Lembro-me perfeitamente, ele dedicou toda uma tarde de sábado para me ajudar nisso. Foi muito prestativo no começo, mas depois nunca mais o vi nem falei com ele. tenho minhas duvida se ele existe mesmo, kkkkk.  

MARIADB => Há cerca de 3 anos, mudei o banco de dados de MySQL para MariaDB, que diferença! A velocidade em algumas ações é absurda. Para mim, era tudo a mesma coisa, mas mais uma vez, graças a um colega, o Jackson, que na época me mostrou algumas vantagens, tomei a decisão da troca. 

ANDROID => Em 2013, precisei começar a trabalhar com Android, e foi nessa época que o amigo Alexandre Azilves(em memória) me apresentou a WinDev.

Só mencionei isso tudo para destacar o quanto sou grato a esta comunidade. Em um post anterior, mencionei que hoje é quase uma tortura fazer manutenção em fivewin, o que é normal depois de conhecer algo muito mais produtivo, isso não quer disser que sou ingrato com a ferramenta.

Aqui, o espírito de ajuda é incrível; o pessoal sempre está disposto a ajudar sem esperar nada em troca. Recentemente, o Marcelo da MARCA me ajudou muito com minha NFCe, dedicando boa parte de seu tempo para resolver meu problema. Comparado a outros grupos de programadores, posso afirmar que este fórum é único. No entanto, precisamos sempre nos atualizar. Se for para seguir um exemplo, precisamos nos espelhar no Rogério Figueira, que, em um post anterior, disse que está com 67 anos e com todo o ânimo para novos desafios.

Obs: mais um fez quero reforçar ao pessoal que ainda não está utilizando a IA, apenas usando o CHATGPT que é grátis tem me ajudado muito aqui no dia a dia, me economizando grande tempo com pesquisas e estudos.  

 

 

Link to comment
Share on other sites

sensacional Luiz, passei por grande parte das situações que vc passou, as que não são iguais foram muito parecidas.

Eu conheci o Fivewin na Microsiga, por uma situação especifica eu tinha que simular uma situação que não funcionava em ADVPL mas para que o pessoal responsável pela linguagem fizesse a correção eu precisava simular a mesma situação em clipper/fivewin. Eles me forneceram os disquetes de instalação do clipper 5.3 e do fivewin e eu simulei o problema e eles então corrigiram a linguagem. Era coisa boba, mas foi necessário isso. Foi no ano 2000 que isso aconteceu.

Pesquisei mais sobre o assunto e cai na news do fivewin, basicamente vc usava o forum direto no outlook, lá conheci o Gilmer, Clemerson, Vagner e outros que agora não recordo os nomes. Essa foi a inspiração para que eu começasse a reescrever um software de ponto que eu fiz em clipper em 1998 para uma empresa, fiz como bico. Apenas pra passar o tempo comecei a reescrever a aplicação "for windows" que era como se falava na época e em 2002 quando pedi a conta da Microsiga e voltei para o interior foi esse novo software eu comecei a buscar clientes e montar um negócio. Aproveitei o tempo livre que ainda não tinha clientes e portei de clipper pra xHarbour.

Depois disso em 2006 comprei o xHarbour com SQLRDD e portei a aplicação para funcionar também em SQL, foi um grande avanço pra gente na época. Foi neste ano também que abandonei o Edit e comecei a editar os fontes no xDevStudio (obrigado Vailton). Segui assim até 2020 quando mudei para o VSCODE.

Bons tempos, boas lembranças mas o ponto que temos que observar é que de tempos em tempos precisamos rever as tecnologias que usavamos. Muitos começaram no DBASE e mudaram para clipper, depois passaram a usar fivewin, depois xHarbour, depois SQL, enfim, as coisas mudam e em alguns momentos as mudanças são maiores e exigem um pouco mais de esforço e sacrificio.

Muito grato a todos aqui e sigo frequentando e ajudando como posso, e sendo ajudado tb, mesmo já não compilando uma aplicação fivewin a 3 anos, porem muito agradecido pelo que já me proporcionou.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia a todos!


Minha modesta opinião, é que não tem mais linguagem soberana como antigamente. É necessário saber analisar onde será usado e qual é a melhor tecnologia a ser aplicado, claro que isto olhando o seguimento que sua empresa de software trabalha, atualmente aqui usamos:

- FiveWin;

- Mod_Harbour (pouca coisa, integração webservice, mas preparando o back-end da nossa aplicação principal );

- PHP (E seus diversos frameworks);

- WinDev para aplicações Android/IOs (já abandonei, altamente produtivo, porem, muito engessado e falta de qualidade final);

- Flutter (Qualidade muito melhor que WinDev e multiplataforma também);

- Linguagem C para integrações necessárias hoje (é! ela sobrevive! :D); 

- PureBasic ( Para criação de DLLs de forma muito rápida).

- Etc..

Infelizmente dependendo do seguimento é necessário abrir espaço para novos conhecimentos. Sempre deve iniciar em uma nova tecnologia desenvolvendo uma aplicação MVP para uma analise melhor.

Então meu amigo Valdir! :) eu com meus  54 anos continuo aprendendo e pesquisando. Inclusive hoje participo de mentorias para aprender a gerir uma empresa de software de forma melhor e vai por mim! sempre temos que algo para aprender também em gestão ^_^, então é mais uma questão de perfil de cada pessoa, que tem cede de aprender não para nem com 80 anos, se começou uma vez, consegue mais vezes se for necessário kkkk

Abraços

 

 

 



 

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos amigos, me perdoem a expressão...

"Vocês são Phods" :D:D:D

A cada postagem que fazem, a minha decisão se torna cada mais difícil e por consequência, venho me perguntando:

- Como posso parar com tudo isso ?

Embora o cansaço mental e físico seja enorme,  começo a repensar pela continuidade.

Como disse antes, o meu Sistema vem funcionando estável já há alguns anos, sem que necessite de minhas intervenções no dia a dia.

Talvez pela falta destas atividades diária, me sinto desmotivado e sem ânimo para enfrentar novos horizontes.

Não é a toa que este, sem sombras de dúvidas, é o melhor Fórum de Programação que já existiu.;

Duvido que surja outro com tamanha Família, composta por pessoas de caráter ilibado, que sempre estão dispostos a ajudar.

Mais uma vez, agradeço a Deus por ter me concedido o privilégio de conhecer e me relacionar com Seres Humanos Fantásticos.

Por hora, estarei dando um tempinho, analisando tudo o que aqui foi falado e decidir o meu futuro.

Agradeço de Coração à todos vocês.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, Valdir, 

Como vc disse, seu sistema não tem dado muito trabalho, então, preencha esse espaço de tempo, aprendendo uma nova tecnologia.

Para cansaço físico e mental, temos suplementos, que podemos mandar fazer em farmácia de manipulação, como:

Vitamina D3 10000 UI, Cloreto de Magnésio treonato 700 mg, Ginseng Panax 100 mg . Metilcobalamina 1 mg, ômega 3, etc.

Tudo isso, são comidas de astronautas, são suplementos, que complementam a nossa alimentação, e nos dá mais vigor físico.

Parar? Never.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...