Jump to content
Fivewin Brasil

Ideias, Precisamos nos organizar?


jef2_tim

Recommended Posts

Ola amigos...

Po estava eu pensando aqui.. em um momento meio q melancolico.. observando o mercado de longe... vendo o problema q tenho com contratos de manutencao mensal.. pois quase nao tenho contratos devido ao sistema ser redodim demais da conta e nao dar pau... um grande amigo meu me incentivou a usar bugs mensais... poxa.. me feriu issu.. fui aos amigos no msn alguns fizemos uma conferencia e notei q nao estou sozinho.. q todos nao usam estes bugs... e q estao no mesmo barco...

Conversa vai conversa vem... muitas ideias... muitos problemas...

Nosso presidente quer nos cobrar uma formaçao q ele mesmo nao tem...

Nosso governo nos obriga a ir pra SP gastando mais de 5mil.. todo anos... so com esta viagem... (isto pq sou eu aqui embelem imagine alguem mais longe) pra homologarmos sistema em TEF... algo criado por pessoas q nunca.. jamais tiveram um comercio.. nao sabem nem como funciona... vamos.. homologamos e o tal TEF nunca pega... sempre prorrogado e fiquei sabendo q cancelado em 4 estados ...

O tal SINTEGRA obrigatorio tbm... q burlado demais por sisteminhas ae de 200 reais... dos guris q saem da faculdade sem uma formacao etica e profissional.. acabam com nosso mercado.. sujam nosso nome.. nossa profissao...

Por falar nestes muleques clicadores e arrastadores... vejam os sistemas q colocam no mercado a 200 contos... q burlam impressao fiscal.. q tem cx 2 .. cheio de esquemas... po...q no final prestam um servico de pessima qualidade e q denigrem nossa imagem...

E tem aqueles q vc cobra 500,00 por um servico e ele vai la e faz por 50,00 o mesmo sservico... q ta loco... te quebra as pernas...

Bem.. por todos estes motivos.. e problemas.. e sendo uma classe tao grande... pq nao temos uma organizacao? Pq nao temos um CFI (conselho federal de informatica) ou mesmo os CR(conselhos regionais)?

Nao sei... mas acho q este topico.. de termos um conselho... poderia ser tratado no proximo encontro... poxa.. vcs ja pararam pra pensar q somos o grande elo de ligacao entre o governo e o comercio? q sem nos .. o governo nao arrecada oq arrecada hj.. isto pq ainda ha estados q nao caem matando na impressao fiscal e sintegra por exemplo.. mas imagine o quanto ira arrecadar quando isto for geral...

vcs ja pararam pra pensar o quanto movimentamos neste pais... vcs acham q o governo vai deixar isto ficar largado assim por muito tempo... ? tipo.. eu nao pago imposto algum.. e quando da problema com clientes meus.. o proprio fisco diz.. nao pega nada pro cnaum... so vai la e tire os rels q precisamos ... nao quero saber de nota fiscal do sistema.. nada nao.. so trbalhe legal conosco... po.. até quando serao "bozinhos" conosco...?

Cara.. um conselho de informatica... seria interessante pq .. quando o governo for colocar estas leis doidas .. tivesse um conselho pra pelo menos argumentar os melhores caminhos.. e nao termos de criar solucoes para locuras de pessoas q nunca venderam uma bala se quer... sempre foram filinhos de papais...

sei la.. pode ser um monte de babozeiras oq escrevi.. pq to meio melancolico.. mesmo :D:D:D:D ... mas acho q se sairmos na frente.. irmos atraz.. mostrarmos pra nossos "NOOOOBRES DEPUTADOS" (q de nobres. nada tem) q precisamos fazer parte disto tudo... quem sabe .. possamos ter algo mais serio.. profissional.. tirar estes muleques clicadores do mercado.. e deixarmos os profissionais cuidarem dele...

bem.. acho q é issu... talvez a ponta de uma grande geleira .. mas q talvez possamos derreter.. ou pelo menos amenizar...

um xharbraço a todos

Um Xharbraço Pra Todos Os Amigos.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99) e Xmate Para Compilar

Link to comment
Share on other sites

Jef2_tim

Concordo com você, mas sobre o conselho este ja existe e se chama SBC ( SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTACAO ).

A mesma ja existe e tem um projeto de regularizacao da area de informatica no brasil, acesse e veja em www.sbc.org.br.

Marcelo Gomes

elitenet@terra.com.br

FW 2.3C/CLIPPER 5.2E/BLINKER 7.0

Link to comment
Share on other sites

Jef

Esse negócio de colocar um bug no programa só para forçar o cara a pagar manutenção é o fim da picada e totalmente anti-ético.

Todos os meus cliente pagam manutenção e vivo totalmente dela sem precisar fechar qualquer negócio.

O que faço ?

Quando fecho um sistema com o cliente faço ele ver que é a manutenção que me sustenta, pois se não tiver contrato como manterei a empresa. Num determinado momento ele irá precisar de mim e digo a ele que se não tiver uma receita mensal ele me encontrará pintando paredes e aí ele terá que se virar sozinho. Sou bem as claras. Se acaso mesmo assim ele não concordar, é quase certo que não fecho com ele.

Não acho legal o cliente lembrar de nós sómente quando ele precisa, pois como fica a evolução do sistema? as melhorias? Sem contrato não dá para se fazer um planejamento de receita e tem que se arrumar vários serviços para se fechar o caixa do mes.

Imagine se houverem vários clientes sem manutenção e vários deles nos chamarem ao mesmo tempo ? Se forem de contrato voce já tem a equipe preparada, mas sem contrato, como atender sem uma equipe?

Agora, nunca eu faria um erro proposital num programa para ter um contrato.

José Carlos

Guarulhos-SP

FW 2.0 / Clipper 5.2e / WS | FWH 2.5 / xHarbour / xMate / Pelles

Link to comment
Share on other sites

Sabias palavras José Carlos... O máximo que o Jefferson pode fazer, é uma troca de senha mensal... Ai o cliente não tem saida, se não tiver com as mensalidades em dia, ele fica sem usar o programa... Estando em dia, sempre terá acesso as novas versões... Parabéns José Carlos. Provocar erro no programa, é burrice... E neste SITE, não tem burros.

Agora melancolicos... O que diabo é melancolico? É melão com cólicas? hehehehehehe. Ou melão com alcool? Tô te estrando em Jef... Tem muitas 'mariposas' ai no Pará??? Eu heim!?

Bad Boy - The HuntsMan Of E.A.J. Automação Comercial.

kapiaba@brfree.com.br

FW 2.3C CLIPPER 5.3B BLINKER 7.0 WORKSHOP.EXE

Link to comment
Share on other sites

Olá Jef2_tim,

Moramos na mesma cidade, então até um tempo atrás compartilhava da sua angústia, disputamos o mercado com um grande número de "programadores" que fazem qualquer coisa por uns trocados.

Hoje acredito seriamente que este tipo de "profissional" é uma benção pra quem trabalha sério. Num primeiro momento o cliente até compra o produto desse cara, mas acaba percebendo depois que o barato pode sair muito caro pra ele. Fica sem suporte, sem manutenção, e não raroi, o cara simplesmente some e ele ficar a ver navio.

Ai então já "calejado" o cliente, vai procurar uma empresa seriamente estabelecida, com todo um portifólio de clientes usando o sistemas e vários anos de atuação no mercado. São os clientes nesse segundo estágio que passaram a me interessar. Não concedo grandes descontos e não vendo sistemas sem contrato de manutenção.

Num primeiro momento você pode até se assustar, vai deixar de fazer alguns contratos, mas no fim vai constatar que até essas perdas são benéficas. Você vai poder se dedicar mais ao aprimoramento dos seus sistemas e aos clientes que já tem, melhorando e aumentando o relacionamento com eles, sua receita vai aumentar, você vai trabalhar menos e ganhar mais!(Tudo o que todos nós queremos).

Então deixe esses picaretas no mercado, pra que eles ensinem aos clientes de "primeira viagem" o valor que deve ser dado aos que trabalham arduamente no desenvolvimento de sistemas.

Abraços,

Vilian F. Arraes

Link to comment
Share on other sites

Amigos......grandes palavras, grandes idéias....

Acho que o melhor e justo método é o de cobrança de aluguel (manutenção) mensal, pois nossos sistemas não podem ser vendidos....o nosso trabalho não pode ser passado de mão beijada.

A solução é travar com sistema de senha envolvendo Bios e Serial do HDD....uso uma trava assim que eu mesmo criei e posso licenciar até por telefone.

Quando a gerar Bugs mau intencionados...bom...Acho que quem faz issu não é nossa linhagem...não sabe o que é informática, e, é claro.....é um criminoso.

Abraços a todos.

A&F Soft

Clipper 5.2e Lib 5.3b Blinker 7 WorkShop Pelles FW, FWH, xHarbor Comercial, todos Última release

Link to comment
Share on other sites

Bem, compartilho com os problemas relatados pelos amigos,

eu mesmo já passei, e acho que até já coloquei algo assim

neste forum. Principalmente na minha cidade que tem faculdade

de informática. Não bastasse alunos, que desde o primeiro

semeste, por necessidade ou arrogancia, se julgam no direito

de disputar mercado, ao invéz de estagiarem em empresas já

estabelecidas, pasmem, a propria faculdade esta dando como

monografia, programas para empresas sem custo algum.

Obviamente, esta infeliz ideia não obteve nenhum, ou quase

nenhum resultado, pois os próprios empresários, relutaram

em participar.

Quanto a colocar bugs sistemáticos nos sistemas, sou totalmente

contrário a esta ideia, alias sou contrário, a qualquer

tipo de artimanha, para fazer com que o cliente fique amarrado.

Cliente nenhum gosta de ficar chamando o programador, para

resolver problemas de sistemas. Se sentem muito bem em ver

que tudo esta bem, acabam até se orgulhando e nos indicando

por referencia, afinal, quem não gosta de dizer, EU NÃO TENHO ESTE

PROBLEMA, MEU SISTEMA É MUITO BOM, NÃO Dà PAU, LIGO CEDO,

DESLIGO A TARDE..., Por isto sou a favor em amarrar o cliente,

pela confiabilidade, que o sistema possa transmitir,

pelas inovações e assim por diante.

Um dos diferenciais que podem fazer a diferença, é o atendimento,

dado ao cliente, após te-lo conquistado. Coisas do tipo,

não apenas tratá-lo como cliente, faze-lo amigo, visitas

estratégicas, não só no dia de receber, isto deixemos a cargo

do banco, ir ao cliente sem nenhum motivo, apenas para visitá-lo,

bater um papo, tomar um café, coisas assim.

A primeira vista, pode até parecer extranho, mas tenho

feito desta forma, e os resultados até agora, tem surtido

efeito. Tanto que tenho clientes com mais de 10 anos de

contrato. Sempre com pagamento mensal, pois nenhum

sistema meu é vendido.

Lógico que somado a isto, está muita dedicação, muitas noites

sem dormir, finais de semanas e férias na frente do computador,

sem falar que novidades sempre são bem vindas.

Logo.jpg

Link to comment
Share on other sites

jef2_tim, eu faço exatamente como nosso amigo kapiaba, mencionou. Meus sistemas pede uma senha mensal, todo mês é uma senha diferente, baseado no dia, mês e ano.

Quanto ao que o nosso amigo Sérgio da Personal disse, em ficarmos amigos do cliente, não concordo, pois o cliente não é amigo de ninguém, por mais que você tenha uma relação de extrema confiança com o cliente, muitas vezes acaba acontecendo o problema relatado por este tópico, aparece um cara bom de papo, metido a desenvolvedor e vende um programa prometendo mil maravilhas e simplesmente o cliente aceita, achando que irá reduzir custos, não pagando manutenção. E todo aquele tempo que você passou achando que o cliente fora seu amigo, de nada valeu !!!

Há alguns anos venho adotando o seguinte lema. O cliente compra o meu produto e não minha presença ou de meus funcionários. Vamos ao cliente não para tomar café ou fingir sermos amigo dele, vamos quando precisa ou quando temos que implantar alguma modificação que não pode ser feita via conexão, e-mail e ou até mesmo telefone...

Cada um pensa de uma forma, não me interpretem mal. É apenas minha opinião e respeito a de todos !!!

Kleyton

Clipper5.2E+Clipper5.3b+Blink7+FW2.0d

cleitonbala@bol.com.br

Link to comment
Share on other sites

Amigos

Eu uso as duas Formas de Trabalho, com Contrato de Manutenção e Sem contrato de manutenção.

Porem meus sistemas tem um dispositivo interno que ao instalar eu determino se tem contrato ou não!

Alem disso eu controlo por numero de versoes. Imagina assim

o cara não tem contrato e está na versao 1.00 dai o sistema já está na 1.50, se ele quiser qualquer mudança ele terá que pagar as Atualizaçoes ate a 1.50.

Com isto quase ninguem quer ficar sem taxa de manutenção !

Pois eu cobro bem mais caro por cada Verão ! Inviabilizando ele Ficar Sem contrato !

marcioe@uai.com.br

marcioe@ligbr.com.br

Link to comment
Share on other sites

citação:

jef2_tim, eu faço exatamente como nosso amigo kapiaba, mencionou. Meus sistemas pede uma senha mensal, todo mês é uma senha diferente, baseado no dia, mês e ano.

Quanto ao que o nosso amigo Sérgio da Personal disse, em ficarmos amigos do cliente, não concordo, pois o cliente não é amigo de ninguém, por mais que você tenha uma relação de extrema confiança com o cliente, muitas vezes acaba acontecendo o problema relatado por este tópico, aparece um cara bom de papo, metido a desenvolvedor e vende um programa prometendo mil maravilhas e simplesmente o cliente aceita, achando que irá reduzir custos, não pagando manutenção. E todo aquele tempo que você passou achando que o cliente fora seu amigo, de nada valeu !!!

Há alguns anos venho adotando o seguinte lema. O cliente compra o meu produto e não minha presença ou de meus funcionários. Vamos ao cliente não para tomar café ou fingir sermos amigo dele, vamos quando precisa ou quando temos que implantar alguma modificação que não pode ser feita via conexão, e-mail e ou até mesmo telefone...

Cada um pensa de uma forma, não me interpretem mal. É apenas minha opinião e respeito a de todos !!!

Kleyton

Clipper5.2E+Clipper5.3b+Blink7+FW2.0d

cleitonbala@bol.com.br


id=quote>id=quote>

Perfeito Kelyton... Só não concordo que você 'VENDA' e sim 'ALUGUE'.

Bad Boy - The HuntsMan Of E.A.J. Automação Comercial.

kapiaba@brfree.com.br

FW 2.3C CLIPPER 5.3B BLINKER 7.0 WORKSHOP.EXE

Link to comment
Share on other sites

citação:

Amigos

Eu uso as duas Formas de Trabalho, com Contrato de Manutenção e Sem contrato de manutenção.

Porem meus sistemas tem um dispositivo interno que ao instalar eu determino se tem contrato ou não!

Alem disso eu controlo por numero de versoes. Imagina assim

o cara não tem contrato e está na versao 1.00 dai o sistema já está na 1.50, se ele quiser qualquer mudança ele terá que pagar as Atualizaçoes ate a 1.50.

Com isto quase ninguem quer ficar sem taxa de manutenção !

Pois eu cobro bem mais caro por cada Verão ! Inviabilizando ele Ficar Sem contrato !

marcioe@uai.com.br

marcioe@ligbr.com.br


id=quote>id=quote>

Marcio... Explique como é esse 'CONTROLE PELO NÚMERO DA VERSÃO"??? E quando você tiver 100 versões diferentes? Como fazer?

Bad Boy - The HuntsMan Of E.A.J. Automação Comercial.

kapiaba@brfree.com.br

FW 2.3C CLIPPER 5.3B BLINKER 7.0 WORKSHOP.EXE

Link to comment
Share on other sites

Poxa amigos... Que bom sber q nao estou sozinho... sabe.. eu tava achando q era o pato feio.. q eu estva trabalhando de forma errada...

tbm nao tenho bugs.. sempre achei errado... po.. mas vejo um monte de sistemas grandes ae com estes truques.. e gente me falando pra colocar... po... pensei q eu estava errado..

A ideia de fechar com contrato ja... é otima.. tipo.. amarro a venda no contrato e teriamos 2 preços... com e sem contrato e logico o preço com contrato seria bem atrativo.. acho q seria assim :)

Bem amigos... é por isso q amo este forum .. estar aqui com vcs... e sempre quero compartilhar destes momentos com vcs.. sempre que tivre algum problema vou falar com vcs aqui amigos... :)

Com respeito a nos organizar eu visitei a pagina q o amigo nos passou... estou lendo... acho importante isso.....

Um xharbraço ae amigos... tudo de baum pro cs e nao vou colocar bug nenhum no meu sistem... ele vai continuar redondim... :D e o for windows.. se Deus quiser vai ser redondim tbm...

valeu tches

Um Xharbraço Pra Todos Os Amigos.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99) e Xmate Para Compilar

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...