Jump to content
Fivewin Brasil

O fivewin


jfaguiar

Recommended Posts

O fivewin, assim como o advpl são linguagens de programação que herdaram muitas sintaxes do Clipper, o que facilitou muito a vida de muitos programadores dessa linguagem que já foi a mais popular no mundo. Mas o bom do fivewin é que ele não está amarrado a TOTVS e nem a ninguém. Aqui no fw quem manda é a gente, ou seja, os milhares de programadores fw espalhados pelo mundo à fora. Conheço C#, Java, Delphi e vb, mas prefiro o FIVEWIN.

Link to comment
Share on other sites

cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens quando comparada as outras, também prefiro Fivewin, sendo minha linguagem preferida. 
veja o seguinte. não conheço nenhum programador com menos de 30 anos usando Fivewin, acho que essa excelente ferramenta está em perigo de extinção, infelizmente. 

e outra, ser programador multi linguagem é normal hoje em dia.

 

Link to comment
Share on other sites

Devo muito ao fivewin, realmente foi uma mão na roda, para nos programadores de clipper, mais sinceramente fechar o olho para as novas linguagens do mercado é um erro, hoje meus projetos novo é tudo em windev(existe no mercado deste 1993, mais sua evolução ano a ano é fantastico), pessoal é outro mundo em tudo recursos, facilidade, produção.

Link to comment
Share on other sites

 

Amiguinhos,

jfaguiar

Na verdade AdvPl é filhote do Fivewin. Estilo DEUS criou o mundo, Linhares a Fivewin e depois foi nascendo SIGA, Protheus, AdvPL, eu, ..., kkkkkk.

 

Rochinha temos que ser mais justos....

nantucket criou o clipper, depois veio fivewin daí a linha do tempo se divide em duas:

em 1997 TOTVS (então microsiga) iniciou o ADVPL/PROTHEUS e em 1998 converteu seu sistema para esta nova plataforma própria

em 1999 o Linares iniciou o Harbour e que infelizmente em 2001 dividiram e criaram também o xHarbour...

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Rochinha temos que ser mais justos....

nantucket criou o clipper, depois veio fivewin daí a linha do tempo se divide em duas:

em 1997 TOTVS (então microsiga) iniciou o ADVPL/PROTHEUS e em 1998 converteu seu sistema para esta nova plataforma própria

em 1999 o Linares iniciou o Harbour e que infelizmente em 2001 dividiram e criaram também o xHarbour...

emotta

Longe de mim ser injusto. Em 1995 eu planejava adquirir o Fivewin 4 Clipper através de uma amiga que foi para os STATES, pois eu tinha encontrado um anuncio desta maravilha em uma revista que eu colecionava, Clipper Advisor(inclusive se você pedir ao Linhares ele mostra a foto da propaganda desta revista).

Na época eu visitava o primeiro site www.omicron.com e de lá já baixava a versão demo para testar. Totalmente compatível com Clipper 5.2b e bLinker, mas só vim a usá-la realmente quando comprei aqui no país na Virtual Objects (eu acho).

Mas o site omicron saiu de cena(depois de uma pendenga entre Linhares(1) e Skelton(0)) entrando outra empresa no lugar e logo surgiu o forum internacional.

Portanto Fivewin vem de pelo menos 1994 pra cá.

Me confirma aeeeee!!!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Amiguinhos,


Rochinha temos que ser mais justos....

nantucket criou o clipper, depois veio fivewin daí a linha do tempo se divide em duas:

em 1997 TOTVS (então microsiga) iniciou o ADVPL/PROTHEUS e em 1998 converteu seu sistema para esta nova plataforma própria

em 1999 o Linares iniciou o Harbour e que infelizmente em 2001 dividiram e criaram também o xHarbour...

emotta

Longe de mim ser injusto. Em 1995 eu planejava adquirir o Fivewin 4 Clipper através de uma amiga que foi para os STATES, pois eu tinha encontrado um anuncio desta maravilha em uma revista que eu colecionava, Clipper Advisor(inclusive se você pedir ao Linhares ele mostra a foto da propaganda desta revista).

Na época eu visitava o primeiro site www.omicron.com e de lá já baixava a versão demo para testar. Totalmente compatível com Clipper 5.2b e bLinker, mas só vim a usá-la realmente quando comprei aqui no país na Virtual Objects (eu acho).

Mas o site omicron saiu de cena(depois de uma pendenga entre Linhares(1) e Skelton(0)) entrando outra empresa no lugar e logo surgiu o forum internacional.

Portanto Fivewin vem de pelo menos 1994 pra cá.

Me confirma aeeeee!!!!!

Acho que foi em 1993... Eu brinquei um pouco com fivewin em 95 mas nao toquei pra frente... Só fui iniciar no fivewin em 2000 quando estava trabalhando na Microsiga (Atual TOTVS)

Eles já tinham o Protheus/Advpl em produção e usei o fivewin pois tinha uma situação que o Protheus se comportava de um jeito diferente do que o Fivewin aí meu chefe pediu para simular a situação em fivewin para mostrar ao setor de tecnologia da Microsiga. Eu peguei os discos de instalação, instalei e simulei e resolveram. Desde então fiquei arranhando coisas em fivewin até 2002 qdo montei minha empresa e converti meu sistema de ponto escrito em clipper puro para xHarbour/Fivewin.

 

Mas já ouvi dizerem que fivewin existe desde 1993. Eu sei que em 95 a Microsiga lançou a versão windows de seu ERP (siga advanced) em fivewin e essa versao durou até 1998 qdo foi substituido pelo protheus.

Link to comment
Share on other sites

Vou contar uma história, uso o FW desde 2004, a empresa que eu trabalho usa o Withor hoje pertencente a Totvs, ai tinha uns caras tirando onda aqui sobre o liguagens e quando falei do FW alguém resolveu tirar uma onda, disse que não sabia que existia. Perguntei qual era a linguagem que o Winthor usava, deu nó, e depois qual era a linguagem que a controladora do Winthor usava não saiu, foi quando falei sobre PROTEUS e sua origem... levaram um nó.

Existe um ditado popular 'quem fala demais dar bom dia a cavalo' 

Link to comment
Share on other sites

 

Vou contar uma história, uso o FW desde 2004, a empresa que eu trabalho usa o Withor hoje pertencente a Totvs, ai tinha uns caras tirando onda aqui sobre o liguagens e quando falei do FW alguém resolveu tirar uma onda, disse que não sabia que existia. Perguntei qual era a linguagem que o Winthor usava, deu nó, e depois qual era a linguagem que a controladora do Winthor usava não saiu, foi quando falei sobre PROTEUS e sua origem... levaram um nó.

Existe um ditado popular 'quem fala demais dar bom dia a cavalo' 

 

Rochinha a Microsiga (Atual TOTVS) fica no bairro Sao Bento (entre Casa Verde e Santana) na Av Braz Leme, em frente ao campo de marte. Esse é o local que trabalhei mas agora eles mudaram e estão do outro lado da rua um pouco antes (sentido marginal) em um prédio gigantesco.

 

Winthor ainda não é Protheus e nem sei se um dia será. Apesar de fazer parte do grupo TOTVS eles vieram depois. A origem do Protheus foi mesmo o CLIPPER mas eles se basearam no clipper devido a sintaxe, quanto a tecnologia é bem diferente, eles já fizeram no conceito de 3 camadas com servidor de aplicacao, tela e dados, todos separados. É bem legal.

 

Link to comment
Share on other sites

 

Ok Rocinha

Eu já fiz duas viagens até Goiânia para curso de capacitação na sede da PCSistemas proprietária do Winthor. 

e mudaram para protheus o Winthor? Se sim é novidade pra mim, eu soube que o LOGIX da Logocenter fizeram isso mas o Winthor não estava sabendo...

Curiosidade, em qual linguagem é (ou era) escrito o Winthor?

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

 

Lembro me bem da época em que queria começar a fazer meus sistemas em Windows. Estava começando a pipocar o Windows 95 e somente empresas mais parrudas estavam usando o Windows 98.

Nesta época eu conheci o Joiner da Tuxon Software. Era um compilador padrão xBase e uma sintaxe aprimorada que permitia com pouquíssimos ajustes gerar código [/b]DOS[/b], Windows e Unix.

Com os paus causados em meus HDs, porcaria de WD, perdi muito de história de programas hoje conhecidos como abandonwares.

Se estes programas nunca foram feitos com Fivewin, provavelmente foram iniciados com Joiner, que diga-se de passagem era um produto nacional(download)

 

Link to comment
Share on other sites

 

Amiguinhos,

 

Lembro me bem da época em que queria começar a fazer meus sistemas em Windows. Estava começando a pipocar o Windows 95 e somente empresas mais parrudas estavam usando o Windows 98.

Nesta época eu conheci o Joiner da Tuxon Software. Era um compilador padrão xBase e uma sintaxe aprimorada que permitia com pouquíssimos ajustes gerar código [/b]DOS[/b], Windows e Unix.

Com os paus causados em meus HDs, porcaria de WD, perdi muito de história de programas hoje conhecidos como abandonwares.

Se estes programas nunca foram feitos com Fivewin, provavelmente foram iniciados com Joiner, que diga-se de passagem era um produto nacional(download)

 

Lembro do Joinner, mas se não me engano ele era compativel com o clipper summer. A partir do clipper 5.01 já não era, ou seja, macros e code blocks não se conseguia usar no Joinner... Estou certo Rochinha?

Link to comment
Share on other sites

Não uso o Fivewin, pq qdo conheci já tinha feito os meus projetos em outras libs etc, ai qdo conheci já estava usando outra q considero boa tb.

O fato é q o Fivewin mudou a vida dos programadores q a usam.

Agora sugiro, como um outro colega citou, q pra novos projetos, principalmente em se tratando de Mobile/WEB adotem outra linguagem/ferramenta., pq o Five é mais pra Desktop apesar de ter suas vertentes.

No fórum do Toledo teve uma discussão sobre o futuro do Harbour compilador, q parece estar meio parado, o xHarbour não sei, mas mesmo q pare totalmente eles, ainda pode-se sobreviver um bom tempo/anos com a dobradinha Harbour/Fivewin em ambiente Desktop.

Eu por exemplo fiz um app mobile integrado com meu sistema CONSOLE não é nem five nem outro, via DBF com WebService etc, roda rápido e funcional e não precisei mudar meu legado, apenas para novos projetos nova linguagem/ferramenta (tb escolhi o Windev como  o Luis e outros fivewinners)

O importante é se manter antenado ao mercado. Nada q desmereça o Five, mas fica a dica, novos projetos Mobile/Web sugiro avaliarem outras possibilidades.

Link to comment
Share on other sites

É verdade. Hoje a pergunta "em que linguagem você programa?" está quase sem sentido. Eu, por exemplo:

- Para desktop uso Fivewin / xHarbour / Bcc / Workshop / ACBrMonitorPLUS / Inno Setup.

- Para web uso Html / Html5 / Php / CSS / Javascript.

- Para Mobile uso Basic 4 Andriod.

- Como banco de dados uso DBFCDX / MySQL / SQLLite / Firebird (e em breve MariaDB).

- Ainda tem os que não são linguagem programação, mas estruturas para transporte de dados na web, como XML e JSON.

Creio que a maioria dos colegas aqui também conhecem e usam essas e ainda outras linguagens.

Enfim, programador hoje tem que saber, não uma linguagem, mas PROGRAMAR!

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

emotta

Lembro do Joinner, mas se não me engano ele era compativel com o clipper summer. A partir do clipper 5.01 já não era, ou seja, macros e code blocks não se conseguia usar no Joinner... Estou certo Rochinha?

Isso mesmo. Apesar de gerar aplicativos para Windows ela ficou presa em um visual muito Windows 95. As peculiaridades das versões 5 em diante como permitir agregar Assembler e C não eram possíveis.

O fato é q o Fivewin mudou a vida dos programadores q a usam.

fladimir

Com certeza. A sua chegada suplantou a Clip4Win, que era a bola da vez na época e se não me engano tinha outra biblioteca, Vouch32, que tinha o mesmo nicho, mas Fivewin matou a pau.

Creio que se quisermos programar para outras plataformas, estilo android ao invés de lançar mão de pesados SDKs o que precisariamos é de um servidor web fivewin portado para estes sistemas. Assim como o Flamenco, HTSoft WinASP ou o próprio servidor do Harbour.

O problema é que queremos gerar EXEcutáveis rodáveis nestas plataformas, como se quiséssemos rodar aplicativos ERP num android. O equipamento não foi feito para isto, mas foi feito para ser um ponto de entrada.

Ariston Santos

Enfim, programador hoje tem que saber, não uma linguagem, mas PROGRAMAR!

Resta que idéias se tornem realidade.

Link to comment
Share on other sites

Agora quais tecnologias se usam na TOTVS?

Pois se o ADVPL (que ao meu ver é a mesma coisa do FW) tem suas particularidades assim como suas limitações parecidas com o FW, como é conhecida como a maior empresa de tecnologia da américa latina.

Não sei se estou desatualizado mas ao meu ver ela é a gigante usado uma linguagem semelhante a nossa.

E como disse o Ariston..."

Enfim, programador hoje tem que saber, não uma linguagem, mas PROGRAMAR!

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...