Jump to content
Fivewin Brasil

Qual a melhor solução para sair do DBF


edutraini

Recommended Posts

Pessoal estou precisando de uma opinião de qual caminho tomar em relação ao meu sistema.

Trabalho com Fivewin+xharbour+dbf

Um cliente meu recebeu uma proposta de um novo sistema com muitos recursos aonde o meu cliente pode ter acesso ao sistema pelo celular.

Pelo conhecimento que tenho acho que primeira coisa é sair do DBF indo para SQL ou algo parecido para que possa ter mais opcoes de ferramentas para desenvolvimento.

Pensei em comprar SQLRDD da xharbour para começar esse processo.

Gostaria de opinião de vcs sobre qual o melhor caminho para que possa oferecer ao meu cliente.

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Edu, boa noite

Estou migrando um dos sistemas para Postgres com SQLRDD e estou gostando muito dos resultados, embora ainda estou apanhando, mas muito satisfeito, porém, os resultados das minhas sentenças SQL, ainda gero em DBF ao invés de ARRAY.

Quando tiver um domínio maior, deverei deixar de utilizar a SQLRDD e passar a utilizar o SQL PURO, aí deixarei de vez de gerar os resultados das sentenças em DBF.

[]s

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Para celular não sei, mas acho que Firebird embarcado seria uma boa. Mas a melhor opção para móbile é TinyDB.

Agora de usar o HBAndroid, poode continuar com .DBF mesmo.

O problema de todo programador, inclusive eu, é achar que dá pra programar em tudo, ou que tudo é desktop.

Smartphone e Tablets são meios de acesso e não são indicados para o trabalho de desktop que exige muita digitação.

Faça seu sistema desktop ser visto nos móbiles via RDP e viva feliz compartilhando o Wifi ou Bluetooth.

Use PHP no móbile e conecte-se ao seu desktop. Migre para MySQL e compartilhe os dados.

Link to comment
Share on other sites

A melhor coisa que voce irá fazer é sair do DBF, alias DBF é uma coisa que nao deveria ter começado ( To brincando )

A solução ao meu ver será MYSQL(a maiorira do forum usa) com SQLRDD ou SQLLIB (mas essa esta descontinuada) ou usar RDD free (pesquise no forum internacional)

Cara com sql acaba o problema de "reindexar", voce poderá gera consultas fantasticas,

Valerá a pena o tempo "perdido" para iniciar a migração.


Link to comment
Share on other sites

Ola Eduardo, primeiro passo é decidir o banco de dados postgree, mysql ou até mesmo o Firebird indicado pelo rocinha, depois disto começa estudando o banco de dados, pega um editor de banco de dados e brinca com ele, só qdo tiver domino sobre isto, que vc parte para programação(prg)

Obs: este lance de usar RDD e continuar usando comando xbase para manipulação do banco é furada, já que vai mudar , faça da forma correta, só utiliza sql puro.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Pessoal

Obrigado pelas respostas

A minha duvida que ficou esta em relação ao tempo

Se vc precisa mudar o banco de dados para mysql postgree ou ate mesmo firebird muito rapidamente o rdd seria uma solução,

ou o consigo rapidamente mudar o programa usando os comando nativos.

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Dá para usar os comandos DBF, só que é um quebra-galho. O certo é você "brincar" bastante com o SGDB escolhido ( recomendo MySql ) antes de migrar. Depois de migrar teste todas as rotinas para ver se deu algum problema e ver também questão de tempo de processamento. Tem rotina que vai ficar mais rápida e outras vão ficar mais demoradas. Priorize a conversão das rotinas que ficarão mais lentas e/ou das que são mais críticas.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia..

Minha experiência se dá com a SQLLIB. Estava usando DBF e com esta ferramenta consegui passar de um dia pro outro para o MYSQL, utilizo ainda os comandos do DBase, mas ao menos não estou tão atrasado! rsrsrsr...Fiz alguns testes usando os comando SQL, mas infelizmente como cobro o escanteio e corro para cabeçear não dei sequencia!

Link to comment
Share on other sites

Edu

Bom dia

A forma mais rápida é usar o RDD pois você vai manter os comandos de seek, index, set order etc sem fazer grandes alterações.

Mas, após a migração, pelo que já discutimos aqui no grupo, é melhor ir trocando os comandos DBASE para instruções SQL para você ter um ganho de performance.

E utilizando o RDD você terá as duas opções.

Sugiro o MySql e SQLLIB ou SQLRDD

Att

João Bosco

Link to comment
Share on other sites

Dica usar o MariaDB, acredito que "todos" estão ou já migraram para MariaDB, as distribuicoes Debian, Slackware tem o MariaDB (banco de dados padrao dessas distru) Wikipedia tb migrou para MariaDB e mais...

* uso Debian com MariaDB para servidor. eh muito rapido,

* MariaDB eh um fork do mysql, os comandos mysql funciona no MariaDB

dica* usem o MariaDB

Link to comment
Share on other sites

Como é bom poder discutir de forma que a evolução seja a razão principal. Podemos ver que existe uma grande parcela que utiliza o MYSQL e sei que é um dos mais poderoso na lista dos SGBD's, mas optei pela POSTGRES. Após assistir a palestra em Curitiba do Euler Taveira, um dos desenvolvedores oficial do projeto no Brasil e pela interação fácil através de aplicativo próprio (PGADMIN) que me facilitou entender e testar com mais facilidade o processo junto aos BD's.

Acredito que, qualquer que seja o SBGD escolhido, com certeza irá te levar para um caminho sem volta, pq ao migrar para este tipo de armazenamento de informações, perceberá todas as vantagens que ele irá te proporcionar e o fará pensar que o DBF é algo infinitamente ultrapassado, embora, como disse acima no meu pitaco, ainda gero as respostas em DBF, e estou migrando aos poucos as operações xBase para sentenças SQL NATIVO.

Só o fato de vc poder isolar completamente o usuário do acesso a parta do SGBD, seja local ou remoto, já trará um tranquilidade imensurável em relação a integridade dos dados em ambito geral, seja local ou remoto.

Se vc não tem tempo hábil para efetuar as alterações em tempo RECORD direto para nativo, então, faça como o amigo acima falou, migre para uma das RDD de interface e altere o seu sistema de forma rápida ainda usando comando xBase e quando sentir-se seguro, migre para o NATIVO.

[]s,

Link to comment
Share on other sites

Edutraini,

Muito boa a oportunidade que tens. Minha sugestão é que antes de começar a migrar para algum banco, estude SQL e decida-se então por um dos bancos postados aqui ou algum outro que queiras. Isto tem que ser o início de tudo, porque tens que mudar a mentalidade de se programar usando DBF. Usando SQL as coisas (e a visão de programação) mudam muito e você precisa entender as mudanças.

Realmente usar os RDD existentes (SQLLIB, SQLRDD) ajuda, mas como disse o Luiz Fernando, acaba sendo uma furada, pois você vai continuar com a mentalidade de DBF, usando banco SQL, sem tirar o melhor proveito do banco em questão, e ainda querendo que ele (em determinados momentos) se comporte como DBF.

Link to comment
Share on other sites

Puxa muito obrigado pela opinião de todos

Ja esta decidido, não vou usar o Rdd vou direto para o comandos do SQL é como vcs falaram estou a 30 anos no DBF e usar o RDD e ficar preso nele ainda.

Todo ano faço essa pergunta para mim ate quando vou estar no mercado trabalhando com dbf da mesma forma que surgiu o windows 32 bits e trabalhando com clipper o fivewin foi a salvação.

Vou fazer um curso somente de SQL antes de tudo e entender todo esse conceito novo, inclusive se alguem puder indicar um bom curso aqui em São Paulo aceito susgestão

Abraço a todos

Link to comment
Share on other sites

Como é bom poder discutir de forma que a evolução seja a razão principal. Podemos ver que existe uma grande parcela que utiliza o MYSQL e sei que é um dos mais poderoso na lista dos SGBD's, mas optei pela POSTGRES. Após assistir a palestra em Curitiba do Euler Taveira, um dos desenvolvedores oficial do projeto no Brasil e pela interação fácil através de aplicativo próprio (PGADMIN) que me facilitou entender e testar com mais facilidade o processo junto aos BD's.

Acredito que, qualquer que seja o SBGD escolhido, com certeza irá te levar para um caminho sem volta, pq ao migrar para este tipo de armazenamento de informações, perceberá todas as vantagens que ele irá te proporcionar e o fará pensar que o DBF é algo infinitamente ultrapassado, embora, como disse acima no meu pitaco, ainda gero as respostas em DBF, e estou migrando aos poucos as operações xBase para sentenças SQL NATIVO.

Só o fato de vc poder isolar completamente o usuário do acesso a parta do SGBD, seja local ou remoto, já trará um tranquilidade imensurável em relação a integridade dos dados em ambito geral, seja local ou remoto.

Se vc não tem tempo hábil para efetuar as alterações em tempo RECORD direto para nativo, então, faça como o amigo acima falou, migre para uma das RDD de interface e altere o seu sistema de forma rápida ainda usando comando xBase e quando sentir-se seguro, migre para o NATIVO.

[]s,

Jorge,

Vc que usa o postgres, me diga umas coisas de iniciante:

1 - o Postgres tem que está instalado no cliente?

2 - a conecção pode local e remota?

3 - O que instalo no cliente o Servido, o cliente ou ambos?

4 - tem alguma literatura em portugues?

.....

Link to comment
Share on other sites

Não só para o Edutraini,mais para quem quer aprender mysql, o curso abaixo é muito bom, começa do zero(fazendo o download do mysql), são videos pequenos de 6 a 10 minutos aonde não cansa muito, se dedicar durante um mês, de 20 a 30 minutos vc já estará com conhecimento suficiente para partir para programação nos prg.

http://www.informaticon.com.br/j/index.php/sql-banco-modelagem.html

Obs: as vezes um ou outro colega vem pedir orientação em off em mysql, qdo indico este curso(que foi aonde aprendi mysql) a pessoa acha que vai perder tempo, já quer começar dentro do prg em produção, mais por experiencia propria, quer ganhar tempo, não correr o risco de desistir e continuar no DBF, aprende SQL primeiro.

Link to comment
Share on other sites

TB estou nessa mesma situacao, saindo fora do DBF, e pelo que eu vi, o PostgreSQL é a melhor opção.

Estou fazendo um curso on line, via zoom, com o Nazareno. Ele é DBA da Secretaria de Saude do Estado de Goias.

Ja estamos no modulo 2
sobre programacao de banco,Triggers,Procedures,Functions

vale a pena.

http://www.grupogoldsys.com.br/downloads/curso-de-postgresql-nazareno-nivel-1/

skype: jorge.daniel.barros

Link to comment
Share on other sites

Jorge,

Vc que usa o postgres, me diga umas coisas de iniciante:

1 - o Postgres tem que está instalado no cliente?

2 - a conecção pode local e remota?

3 - O que instalo no cliente o Servido, o cliente ou ambos?

4 - tem alguma literatura em portugues?

.....

Crisvam

Boa noite

Uma base SQL vc pode abusar das alternativas de FRONT END, com certeza existem colegas aqui mais experientes que podem te fornecer informações mais avançadas nestes termos.

O SGBD vc pode instalar onde vc quiser, seja em CLOUD, em um servidor seu com todas as estruturas e recursos para os acessos dos seus clientes, no parque de informática do cliente e etc

O acesso é definido por vc. Supondo que vc instale no ambiente do cliente, o acesso mais viável é local, pelo ganho na velocidade de tráfego dos pacotes, porém, este mesmo SERVER poderá estar disponível remotamente e dependerá somente da configuração do acesso no SGBD (Estou me referindo ao POSTGRES, os demais, como MSSQL, MYSQL, FIREBIRD eu não sei, mas não deve ser muito diferente).

Quando vc conecta ao SERVER, os BD's (O conceito de DATABASE é um para várias tabelas, que seria mais ou menos uma pasta com vários arquivos dbf's), ficam a sua disposição, não sei qual o limite de BD's no POSTGRES e nem de tabelas, mas a coisa é monstruosa.

A conexão remota, vc só precisa que seu aplicativo disque o IP de conexão e acesse o BD onde quer que vc esteja, sem precisar efetuar qualquer tipo de emulação ou aplicativos de terceiros.

No meu caso, optei pela SQLRDD, devido ao meu conceito de sistemas, ou seja, eu tenho um sistema para cada cliente, com algumas rotinas ambíguas, mas no geral, são diferentes, devido aos segmentos diferentes de cada cliente, então cada um tem a sua particularidade, e se eu tivesse que utilizar o SQL NATIVO, não estaria nem falando GUGÚ DADÁ, muito menos engatinhando, pq as alterações são mínimas e após as conversões das bases, as alternativas para o SQL NATIVO fica mais fácil, pq as mesmas sentenças que vc cria utilizando a SQLRDD será a mesma para o NATIVO.

Se eu tiver que falar sobre as melhorias, vou ficar aqui dias discorrendo sobre o assunto, então para TESTE, sugiro que vc instale um SGBD, faça o UP-LOAD dos seus arquivos DBF (tabelas), tal qual está a sua modelagem atual, e crie algumas rotinas de teste, no caso do POSTGRES o gerenciador PGADMIN, irá te possibilitar criar sentenças \SQL e abusar de todas as formas sem riscos de cometer alguma situação drástica no seu sistema.

Se tiver com tempo, refaça a sua modelagem dos dados, pq em SQL essa é a parte mais importante, quanto melhor modelado a BASE, melhor performance vc terá.

Sobre documentação em Português, na internet vc vai achar dezenas de sites sobre o assunto, mas se puder ter acesso ao EULER TAVEIRA (Postgres), este é o cara, todas as melhorias em termos de necessidades de usuários em nível Brasil, passa por ele, e quando é viável, ele inclui.

Me lembro que, na palestra de Curitiba ele estava estudando alternativas de uma solução de BACK-UP em tempo real, sem alterar a performance do SGBD, pq todos eles existem esta solução, porém aumenta o tempo de resposta.

Espero não ter falado muitas besteiras, mesmo pq, nem daria pra explicar td o que explanei e sempre alguma coisa fica ??? sem resposta.

[]s,

Link to comment
Share on other sites

Estou pensando em Mysql Ou Postgree. Agora a pergunta que não quer calar: Quantos usuários suporta a versão free desses SGBD's?

Não sei esta resposta, mais na questão do mysql free, qdo dei inicio me disseram que ele suportava apenas 5gb, aqui na minha maquina hoje somando todos os banco que utilizo já passa de 10gb, em questão de usuarios logado, hoje tenho cliente que chega a ter 18 usuários locais acessando o mesmo banco no mesmo tempo.

Link to comment
Share on other sites

Nem o MYSQL nem o POSTGRESQL tem limite de usuários ou tamanho de banco,o que SGBD que tem limite de tamanho de banco na versão free é o MSSQL e ORACLE.

No caso do Mysql a unica coisa ruim dele é, a licença que só é free se o sistema que está usando ele seja open source, no caso do PostgreSQL esse tipo de problema não tem com a licença.

Vejam, vale a pena:

http://www.macoratti.net/msql_lc1.htm

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...