cleitonf Posted September 29, 2004 Report Share Posted September 29, 2004 Divinopolis MG 15h24 29/09/2004 Ola Gurusss.. Alguem por favor defeniria CLASSES, METODOS pra eu entender ? Utilitades... etc.. Cleiton Fidelis cleitonfidelis@hotmail.com Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
siscat Posted September 29, 2004 Report Share Posted September 29, 2004 Cleiton, boa tarde.. de uma lida na materia abaixo.. citação:A teoria da OOP é realmente complexa mas podemos dizer que os quatro pilares da OOP são: 1- Abstração 2- Encapsulamento 3- Herança 4- Polimorfismo 1-Abstração - Esse conceito pode ser entendido comoo uma separação de elementos através de sua classificação . Então , através da classificação nossa primeira atitude é olhar para o que os elementos são. Assim em um sistema o enfoque de um problema não é mais - quais as operações devem ser realizadas ( inclusão, alteração,...) e sim quais os elementos que compõem o sistema a sua descrição e o que eles podem fazer. Imagine a planta de uma casa. Ela contém todas as informações necessárias a construção de cada parte da casa: cômodos, portas, janelas, materiais, dimensões. A planta é uma abstração que descreve todos os objetos da classe casa. Quando você constrói a casa esta criando um objeto a partir de uma abstração da classe casa . Construir a casa é instanciar (criar) um objeto real a partir da definição de uma classe. Assim uma classe descreve um tipo de coisas e um objeto é uma instância de uma classe.(note que uma planta pode gerar diferentes tipos de casas, embora apresentem caracterÃsticas básicas semelhantes) Todo o objeto possui propriedades, métodos e eventos. Imagine um fusquinha ! . Podemos dizer que ele é um objeto da classe automóvel (embora muitos não concordem). Suas propriedades seriam: peso , altura, cor, modelo , opcionais. Seus métodos ( ações que pode sofrer) poderiam ser: abastecer, dar a partida, ser dirigÃvel, trocar a bateria, ser vendido. Seus eventos ( aquilo que pode acontecer com o objeto) : acabar a gasolina, fundir o motor , pifar a bateria. 2-Encapsulamento - Toda a informação sobre o objeto e a maneira pela qual a informação é manipulada esta armazenada dentro da definição do objeto. Todos os detalhes sobre como o objeto funciona são invisÃveis fora dele. Vamos tomar como exemplo o objeto SAY . Podemos usar a OOP para acessar as propriedades de um controle SAY da seguinte forma: oSay:nWidth := 100 podemos também ativar os métodos deste controle, como em: oSay:SetText("Meu primeiro @Say") As propriedades e métodos estão definidos dentro do objeto e para que possamos acessá-los temos que instanciar , ou seja, criar uma instância do objeto. Podemos assim construir classes definindo as propriedades e métodos na definição de um objeto. 3-Herança - Um novo objeto pode ser criado de um objeto já existente e contém todas as propriedades do originário. Isto facilita a criação de novos objetos para necessidades especÃficas. 4-Polimorfismo - Como objetos diferentes podem possuirr os mesmos métodos, e os métodos podem atuar diferentemente para cada tipo de objeto, através do polimorfismo podemos executar o método apropriado para o objeto atual. Ou seja internamente as propriedades e métodos de um objetos de classes diferentes podem ser implementadas de maneira diferente mas reagem de maneira similiar ás mesmas mensagens. Compare o rádio atual transistorizado com o rádio a válvula , embora internamente tenha havido uma revolução na maneira como o rádio é construido para o usuário a maneira de operar continua a mesma: botão para ligar/desligar , botão para mudar de estação, etc... id=quote>id=quote>Aconselho voce a procurar literatura a respeito de orientacao a objetos para que voce possa esclarecer suas duvidas, existe muito material tanto em livros como em paginas da internet... conhecendo o conceito voce nao tera' problemas em entender como funcionam as classes,metodos,propriedades etc... encontrei este assunto em um site que visitei a alguns dias... http://www.macoratti.net/ http://www.macoratti.net/oop_trd.htm de uma passada por la e' interessante... nao eh sobre FW mas o conceito de orientacao a objetos eh praticamente o mesmo para todas as linguagens Abraco.. PARTICIPE DO II ENCONTRO DE PROGRAMADORES EM FIVEWIN (by Sr. Elias) Marllon Figueiredo Analista de Sistemas ERP/CRM Porto Alegre - RS marllonfigueiredo@hotmail.com Editado por - siscat on 29/09/2004 16:10:51 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
siscat Posted September 29, 2004 Report Share Posted September 29, 2004 mais um pouco de OOP... Objeto: Um objeto é um tipo abstrato que contém dados mais os procedimentos que manipula os dados Mensagem: Informação enviada a um objeto para que ele se comporte de uma maneira especÃfica. Métodos: Procedimentos residentes nos objetos que determinam como eles irão atuar ao receber as mensagens Variáveis de instância: Variáveis que contém informação ou dados do próprio objeto. (propriedades) Classe: Representa um tipo especÃfico de um objeto. SubClasse: Uma nova classe originada de uma outra classe ja existente. Instância: São objetos de uma classe. Herança: Mecanismo que permite o compartilhamento de métodos e dados entre as classes, subclasses e objetos. Encapsulamento: Mecanismo que permite o acesso aos dados de um objeto somente através dos métodos deste objeto. Polimorfismo: Uma mesma mensagem pode provocar respostas diferentes quando recebidas por objetos diferentes. Persistência: Permanência de um objeto na memória uma rápida comparação entre técnicas tradicionais de programação e orientação a objetos: Orientação a Objetos e a Técnica tradicional Métodos = Procedimentos e funções Variáveis de instância = Dados Mensagens = chamadas de procedimentos ou funções Classes = Tipos de dados Herança - sem similar - PARTICIPE DO II ENCONTRO DE PROGRAMADORES EM FIVEWIN (by Sr. Elias) Marllon Figueiredo Analista de Sistemas ERP/CRM Porto Alegre - RS marllonfigueiredo@hotmail.com Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
cleitonf Posted September 29, 2004 Author Report Share Posted September 29, 2004 Bom vou por partes senao vou fundir minha cabecinha.. rs;; Obrigado. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
diakonov Posted September 29, 2004 Report Share Posted September 29, 2004 Entra no msn e adiciona alguns contatos que o pessoal te ajuda no ao-vivo e a cores. Vai ser mais fácil. Valeu Jean Kecio sophon_diakonov@yahoo.com.br Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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