Jump to content
Fivewin Brasil

Comparativo entre as Linguagens de Programação !?


gibaf

Recommended Posts

Ola a todos !!!

Gostaria pedir a todos, opiniões para saber qual seria a melhor linguagem de programação a ser adotada para o desenvolvimento de um sistema no zero. Sei que as opiniões vão ser bem particular de cada um, tipo, conhecimento que cada um tem na linguagem, poder fazer tudo o q precisa no que a linguagem tem os recursos, nao precisar ter rotinas de terceiros, etc e tal...

O que gostaria de saber é o comparativo entre as necessidades que o mercado hoje exige de um programa, por exemplo, acesso remoto, acesso a bancos relacionais (sintaxe querys), performance na execucao (mesmo em computadores não tao bons), etc...

Penso que, talvez, as linguagens mais citadas serão o proprio (x)Harbour com Fivewin, Delphi e Java (talves mais uma ou outra - php, etc)... O objetivo de estar pedindo a opinião de todos e justamente poder tentar escolher a linguagem mais ideal para se usar.

desde ja agradedo a todos: MUITO OBRIGADO !!!

Link to comment
Share on other sites

Depende do sistema, para que seria esse sistema ?

Mas pelo pouco que disse, se eu fosse vc faria todo online(nuvem), com back end em PHP, front end com ExtJS e no banco de dados utilizaria o Mysql, Tudo isso hospedando no AWS da Amazon, usando o EC2 para o servidor e o RDS para o servidor MySql. (Estou desenvolvendo um sistema exatamente com essas tecnologias).

Passe mais detalhes do que deseja, assim a gente poderia ver o que seria mais adequado...

Lembre-se de: Nem todo problema é prego e nem toda solução é martelo....

Link to comment
Share on other sites

Depende do sistema, para que seria esse sistema ?

Mas pelo pouco que disse, se eu fosse vc faria todo online(nuvem), com back end em PHP, front end com ExtJS e no banco de dados utilizaria o Mysql, Tudo isso hospedando no AWS da Amazon, usando o EC2 para o servidor e o RDS para o servidor MySql. (Estou desenvolvendo um sistema exatamente com essas tecnologias).

Passe mais detalhes do que deseja, assim a gente poderia ver o que seria mais adequado...

Lembre-se de: Nem todo problema é prego e nem toda solução é martelo....

ola

primeiramente obrigado por responder...

o sistema eh pra atender industria e comercio em geral (Compras, Producao, Estoque, Faturamento, Financeiro, Livro Fiscal, PDV, etc)

mais opiniões são bem vindas...hehe

OBRIGADO +1X

Link to comment
Share on other sites

Nesse caso uma boa opção seria o Delphi + DataSnap + DBExpress, usando DataSnap você terá seu sistema em 3 camadas, vai ter a aplicação servidora, a aplicação cliente que rodará em computadores não tão bons, e ainda poderá rodar o sistema em uma rede local, ou via internet com uma boa performance...

Link to comment
Share on other sites

Olá,

O banco MySql independe da linguagem e acho que é a melhor opção. Quanto à linguagem, o que for desktop o melhor, disparado, é FiveWin+[x]Harbour. As experiências com o Delphi não foram boas. Na nuvem/web apoio totalmente a solução PHP+ExtJS que é a que adotamos.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos.

Concordo com os amigos, mas queria deixar minha humilde opinião: Desktop = FWH + MySQL / Web = PHP + MySQL

Claro que tem coisa mais "moderna", tipo JAVA .NET, etc JSxx, reza-brava, etc....

Henning: Tudo bem? Olha, gostei da ideia do prego e martelo, mas por favor, DELPHI NÃO! PELAMOR! KAPIABA SOCORRO!!!!

(Só de lembrar do BDE dá uma Baita Dor Encefálica).

FWH 7 x 1 DELPHI

rsrs

abs

Alberto - SP

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, desculpa dar pitaco, mas concordo com todos que é tempo de mudar. Por Inumeras questoes.

Acredito que algo voltado para nuvem seja o caminho mesmo.

Porem amigo, netsys discordo de voce em relação ao DELPHI, antigamente ele realmente tinha paus para acessar os bancos de dados e tinha um bendido BDE que era uma merda.

Mas Agora ele acessa quase tudo de forma nativa, alem ainda tem possibilidade de ADROID, MAC, ETC.. http://www.embarcadero.com/br

Alem da facilidade de se conseguir componente, para quase tudo.

Pessoal no MUNDO agora onde tudo vai para o (nf-e, ct-e,nfc-e, mdf-e, SAT-e, sped-e, tudo -e ) é um verdadeiro "parto" para colocar para funcionar. Sendo que em outras ferramentas voce pode comprar o componente e pronto (sem reiventar a roda).

Eu adoro o FIVE, mas como sempre venho falando ele está parado. E entendo que ele nao é uma linguagem de programação é apenas uma LIB para colocar o "clipper" em modo windows.

Amigos, não quer "puxar sardinha' para lado nenhum, mas pesquisa no GOOGLE

FIVEWIN Aproximadamente 182.000 resultados

DELPHI Aproximadamente 26.400.000 resultados

JAVA Aproximadamente 194.000.000

PHP Aproximadamente 25.270.000.000 resultados

Agradeço a todos os amigo.

Link to comment
Share on other sites

Fala Marcioe, tudo bem?

Claro amigo. Provavelmente o Delphi evoluiu mais que o Five. Só estava brincando. Tem gente com "alergia" a Delphi (rsrsrs).

Alias, alguém usa o Fivedroid ? e o Fiveweb como ficou? Além do (-e) que você falou, tem a questão da mobilidade, concorda?

abs

Alberto

Link to comment
Share on other sites

Claro que sim amigo netsys, não sou defensor do DELPHI ou do VB, ou do PHP ou do fivewin.

Mas, mas temos que admitir que hoje para desktop o delphi tem a maior fatia de mercado.

Para quem usa SQL, (nao usa DBF) pode ir migrando para outra plataforma que achar mais cômoda (delphi, vb, .NET, php) ai, vai depender de cada um a que mais atender.

Link to comment
Share on other sites

ola

primeiramente obrigado por responder...

o sistema eh pra atender industria e comercio em geral (Compras, Producao, Estoque, Faturamento, Financeiro, Livro Fiscal, PDV, etc)

mais opiniões são bem vindas...hehe

OBRIGADO +1X

Meu sonho era fazer algo assim, mas como um sistema hídrido..(web + desktop), onde fosse possível "vender" o sistema como licença de uso para que a empresa instale no seu próprio servidor, ou, ela faça acesso ao sistema via web(nuvem) pagando um valor, mensal, semestral, anual no modelo SAAS(software as a service), o sistema teria tanto uma interface WEB(acesso pelo browser) como também uma interface gráfica(programa instalado na máquina acessando os dados de um servidor remoto na nuvem)..... mas é só um sonho..... não tenho $$$ para fazer isso.... seria um trabalho monstruoso.... se uns 10 tiverem afim a gente consegue desenvolver algo em uns 2 anos... heheheehee... alguém topa ?

Link to comment
Share on other sites

Olá Henning, eu topo, mas sempre que aparece um tipo desse negocio não vai para frente, não sei bem ao certo o pq, mas é sempre: nasce, começa a ter perna e de repente evapora,rsrsrsrs, mas teoricamente, já são dois.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, quanto a um sistema MISTO web e desktop, é possivel sim,

Voce teria que fazer por exemplo parte em PHP por exemplo e uma estação FIVEWIN, um estação em delphi, uma estacao em VB, etc. tudo acessando banco de dados web.

Voce pode hospedar o MYSQL em um servidor e acessar ele de qualquer ferramenta.

Hoje nosso sistema de liberação de chave de licença é hospedado na WEB, mas a consula é desktop

Link to comment
Share on other sites

Colegas a respeito de deixar o banco de dados hospedado na net(nuvem), imagino clientes meu de porte grande, e do nada fica sem net, é raro mais acontece, outro dia foi uma tarde toda num destes clientes, imagina parar tudo, sera que com nossas tecnologia de hoje é realmente viavel este tipo de hospedagem...

Luiz Fernando

Link to comment
Share on other sites

Luiz Fernando, acredito que a melhor resposta seria "depende"... Dependendo do que for, por exemplo: vendas, você pode criar alguma forma de continuar vendendo offline e depois quando a conexão voltar sincronizar com o banco de dados, você pode ter outra forma de acesso a internet como backup..

Nesse cliente de porte grande se o HD do servidor ou o próprio servidor der paú o que acontece ?

Se ficar sem energia elétrica a tarde inteira o que acontece ?

Se um ladrão roubar o servidor ?

Se pegar fogo no local onde está o servidor ?

São situações que são raras, mas acontecem... (todas essas situações já aconteceram em alguns dos meus clientes...)

Aplicações/Banco de dados na nuvem é interessante para clientes de pequeno e em alguns casos médio porte, pois sai mais barato/seguro para ele contratar somente o acesso ao sistema, do que ter que ter um servidor, cuidar da manutenção desse servidor, segurança, backups, atualizaçoes, etc.. Ou clientes de médio/grande porte que possuem diversas filiais.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a mudança de linguagem vou dar minha opinião, acho que hoje não podemos mais contar com uma única linguagem em nossas aplicações, depois de dois anos deixei meu sistema 100% com comandos nativos em sql, este aprendizado eu levo para qualquer outra linguagem sem mudar nada, no meu caso tb só uso array, todas linguagens tem array, dai é só ver a sintaxe de como se usar um ascan,asort entre outras detalhe de manipulação de array, pronto a logica será exatamente a mesma,a atualmente estou mexendo muito com a windev, mais em questão de desktop não vejo motivo para troca ainda, pois o five+xharbour me atende em tudo, mais para android e web estou usando a windev , para quem conhece os vídeos curso do professor Neri, ele acaba de lançar um curso de windev veja o link abaixo.

http://www.informaticon.com.br/j/index.php/windev.html

Luiz Fernando

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...