Jump to content
Fivewin Brasil

Posição sobre realização IX Congresso FW


HERGON

Recommended Posts

Chalés Nome

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

01 01 - Herberson Carlos Gontijo (Hergon) - Belo Horizonte / MG - (01 chalé - 2 pessoas)

02 - Claudia M. R. Glória Gontijo (Cacau7) - Belo Horizonte / MG (Acompanhante)

02 03 - Ana Possani (AnaCatacombs) - Cianorte / PR (01 Chalé - 1 Pessoa)

03 04 - João Bosco de Paulo - Contagem / MG (01 chalé )

04 05 - Cleber Luiz Souza - Contagem / MG

05 06 - Nárlem - Beloarrow-10x10.png Horizonte / MG - ( 01 chalé - 1 pessoa )

06 07 - Vander Lúcio Nunes (VLNunes) - João Monlevade / MG

07 08 - Gilmer - Sorocaba / SP

08 09 - Evandro G. de Paula - Curvelo / MG - ( 01 chalé - 1 pessoa )

09 10 - Cleber Ribeiro Conde - Caratinga / MG

10 11 - Vailton Renato - Sorocaba / SP

11 12 - José Manoel da Silva - São Paulo / SP

12 13 - Rodrigo Portugual - São Paulo / SP

13 14 - Roberto Júnior - São Paulo / SP

14 15 - Wesley Rodrigues - São Paulo / SP

15 16 - Luiz Roberto SERVULO Diadema/SP

16 17 - Leonardo Guimarães(LHSISTEMAS) Vitória-ES

18 - Helder Angelo Fiorotti(LHSISTEMAS) Vitória-ES

17 19 - Marcio Eduardo Teixeira - Visconde do Rio Branco - MG

18 20 - Rubens Martins (RUBENSMA) - São Paulo - SP - (01 chalé - 2 pessoas)

21 - Maria A. F. O. Martins - São Paulo - SP (Acompanhante)

19 22 - Sebastião de Oliveira Pessoa - Contagem - MG - TiaoFw

20 23 - Alexandre Pereira da Silva - B. Horizonte / MG - alex2002

21 24 - André Emerenciano dos Santos - Belo Horizonte / MG - (01 chalé - 2 pessoas)

25 - Eliane Correia da Silva (Acompanhante)

22 26 - Everton Battiston - Chapecó - SC

Link to comment
Share on other sites

Chalés Nome

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

01 01 - Herberson Carlos Gontijo (Hergon) - Belo Horizonte / MG - (01 chalé - 2 pessoas)

02 - Claudia M. R. Glória Gontijo (Cacau7) - Belo Horizonte / MG (Acompanhante)

02 03 - Ana Possani (AnaCatacombs) - Cianorte / PR (01 Chalé - 1 Pessoa)

03 04 - João Bosco de Paulo - Contagem / MG (01 chalé )

04 05 - Cleber Luiz Souza - Contagem / MG

05 06 - Nárlem - Beloarrow-10x10.png Horizonte / MG - ( 01 chalé - 1 pessoa )

06 07 - Vander Lúcio Nunes (VLNunes) - João Monlevade / MG

07 08 - Gilmer - Sorocaba / SP

08 09 - Evandro G. de Paula - Curvelo / MG - ( 01 chalé - 1 pessoa )

09 10 - Cleber Ribeiro Conde - Caratinga / MG

10 11 - Vailton Renato - Sorocaba / SP

11 12 - José Manoel da Silva - São Paulo / SP

12 13 - Rodrigo Portugual - São Paulo / SP

13 14 - Roberto Júnior - São Paulo / SP

14 15 - Wesley Rodrigues - São Paulo / SP

15 16 - Luiz Roberto SERVULO Diadema/SP

16 17 - Leonardo Guimarães(LHSISTEMAS) Vitória-ES

18 - Helder Angelo Fiorotti(LHSISTEMAS) Vitória-ES

17 19 - Marcio Eduardo Teixeira - Visconde do Rio Branco - MG

18 20 - Rubens Martins (RUBENSMA) - São Paulo - SP - (01 chalé - 2 pessoas)

21 - Maria A. F. O. Martins - São Paulo - SP (Acompanhante)

19 22 - Sebastião de Oliveira Pessoa - Contagem - MG - TiaoFw

20 23 - Alexandre Pereira da Silva - B. Horizonte / MG - alex2002

21 24 - André Emerenciano dos Santos - Belo Horizonte / MG - (01 chalé - 2 pessoas)

25 - Eliane Correia da Silva (Acompanhante)

22 26 - Everton Battiston - Chapecó - SC

23 27 - Evaldo Dorneles da Costa - Três Lagoas / MS (01 chalé - 1 pessoas)

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

Eu não acredito que ainda estão nesta peleja de pré-inscrição?

No último encontro que ocorreu no SESC, uma das divergências que eu tive com o Herberson, foi justamente inscrições de última hora. Afinal, foram mais de 06 meses para se decidir a respeito. Mesmo que, aqueles que decidiram de última hora, pagaram mais, isso causou transtornos.

Desculpe-me, mas vou ser sincera (e sei que muita gente vai pensar assim: (e quem sabe manifestar o pensamento (adoraria)), mas o que a Cacau tem a ver com isso? NADA! Não tenho nada a ver com isso, e como estou completamente descompromissada, que posso dizer muito à vontade que: PELO AMOR DE DEUS PAI! Uma comunidade de profissionais adultos, que pouco concretiza em relação ao desenvolvimento do grupo, e quando encontra alguém disposto a ter o TRABALHO E A PREOCUPAÇÃO de ORGANIZAR um encontro, não fazem o mínimo que é se manifestar a favor ou contra para posicionar o organizador.

Podem descer a lenha em cima de mim devido a este comentário. Mas, verdade seja dita. Ponto Final.

PS: Gilmer, pode me excluir daqui se achar devido.

Olá a todos. Da forma que alguns falam, parece que todos os inscritos do fórum que não se manifestaram, estão em cima do muro, e isso é uma baita mentira.
O pessoal da empresa que trabalho por exemplo, incluindo-me, nunca se manifestou para haver encontro e nem nunca dissemos que iríamos, e com certeza isso ocorre com vários outros membros, acredito.
Nunca falamos nada, pois a decisão de levar nossa equipe em específico, deveria partir da diretoria caso eles vejam essa necessidade e possível benefício para a empresa, mas isso, acredito que infelizmente, não ocorrerá.
Então esse é um dos motivos que eu nunca me manifestei nem a favor, e nem contra, e é um dos motivos que dou que não irei.
Agora pessoas que agitam pelo fórum, cobram, reclamam da organização do evento e tudo mais, esses sim vocês devem cobrar uma posição, mas da forma falada, genérica, parece que membros como eu, afirmaram algo em um passado, e agora no presente não se manifesta, e isso não é verdade.
Só estou falando isso, pois como disse, deve ser o caso de vários outros, quem sabe.
E desejamos que ocorra tudo muito bem com vosso encontro, que acho muito importante, e que nestes 5 anos com Fivewin, ficaria feliz em participar, mas infelizmente, por motivos próprios e outras razões, não acho que cabe a mim esse investimento. E isso não significa que eu não invisto em meu conhecimento ^^
Link to comment
Share on other sites

Erciley Junior, bom dia

Eu concordo com você, inclusive na minha empresa tenho aproximado 5 pessoas fora eu que poderia mandar para o Evento, mas tenho que ter certeza se vai haver um retorno para empresa como novos conhecimento, novas técnicas e etc...

A troca de experiencia com outros membros, não pode ser o principal foco do evento mas também conta muito, eu vou continuar acompanhando mas se eu não ver benefícios para os meus colaboradores não vou manda ninguém, a não ser que queiram pagar do seu próprio bolso.

E eu para saber, apenas uns dois meses perto da data do evento para primeiro dar a prioridade para viagens de negócios e depois lazer como seria o caso do evento que diga de passagem quando fui no evento de Minas foi o melhor evento da Fivewin que já participei, até cinema agente viu lá( eu e o Vailton apenas..kkkkk ) mas muito bom o local.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde senhores,

Gostaria apenas de esclarecer alguns pontos:

- O encontro não será lazer. A proposta é fazer um encontro parecido com o de 2010, com várias palestras importantes e multiplicação do conhecimento, com temas importantes para a maioria, que impactam diretamente no nosso dia a dia. Óbvio que teremos a parte de confraternização, com o happy houer da chegada, no primeiro dia e o churrasco, no segundo dia.

- Por enquanto não há como definir as palestras, será feito em momento oportuno, por sugestão e votação, vencendo a maioria, mas podem ter certeza que compensará o investimento.

- Em relação a inscrições fora do prazo, minha posição é que não há problema da MINHA PARTE, apesar de dificultar (e muito) qualquer tipo de organização, mas consigo lidar com isso... Mas é importante frisar que, não haverá garantias que consigamos chalés para quem não fizer dentro do prazo, então ficar esperando para ver com fica pode não ser uma boa ideia para quem REALMENTE quer participar.

Sem querer fazer qualquer tipo de pressão/imposição, mas volto a falar, até sexta-feira (16/05/2014), data limite para eu reunir com o SESC para fecharmos o contrato. Após esta data fica encerrada minha tentativa de organização do evento.

Herberson Gontijo

Ponteware Informática Ltda.

Link to comment
Share on other sites

Olá

Eu não ia me manifestar mas já que estão querendo saber o porque....

Não irei ao congresso pelo simples motivo de estar trocando de linguagem.

Hoje estou convertendo meus sistemas e acredito que em alguns meses (não serão poucos hehe) não mais usarei xHarbour/Fivewin.

Mas, por outro lado, rever os amigos seria muito bom, mas as palestras só me serviriam na linguagem que adotei.

Abraço e espero dê certo, pois os encontros são ótimos.

José Carlos

Guarulhos-SP

Link to comment
Share on other sites

Boa noite

Também não pretendia me manifestar mas acho válido até mesmo como o João Bosco sugere acima em respeito aos organizadores para que os mesmos tenham uma real noção de quem pretende ir ou não.

Acredito que a comunidade em um todo perdeu força. A cada ano que passa bons colaboradores estão se afastando e isso é notório como podemos ver no tópico acima o exemplo de troca de linguagem do Jose Carlos que ere um membro

ativo inclusive em um dos encontros que fui em São Paulo ele era um dos organizadores.

Na minha opinião a falta de tópicos definidos é o principal motivo para eu não ir.

Gostaria de ver situações concretas relativo a: Desenvolvimentos para Web, Tablets, Celulares , Palm que seriam assuntos que me levariam com certeza a um congresso.

Claro que rever os amigos seria parte fundamental da coisa mas o motivo pelo qual não pretendo ir é são estes.

Mas desejo muito sucesso aos que forem.

Link to comment
Share on other sites

Bom... vou dar um pitaco tb...

A nossa realidade eh diferente de alguns anos atrás, acredito que muita gente espera os topicos para decidir ( como o Marca ja disse acima )....mas eu lhes pergunto !

O que tem de novo para ser apresentado ?

Há algo realmente interessante que valha o investimento para participar de um congresso desse porte.

Há +- 5 ou 6 anos tinhamos a SqlLib ( muitos ainda nao haviam migrado para SQL, diferente de hoje ), tivemos xDev (uma plataforma bem interessante e desenvolvida pelo Vaiton, ja com seu nome consagrado aqui no forum...eh claro que valia a pena ver ela), tivemos a integraçao do ECF com Fw ( como o Alex apresentou, acho que mais de uma vez ), a FastReport ( debuiada pelo Evandro e que nos deu a honra de apresentar em detalhes. ) e sem falar que era uma epoca ainda do FW com telas mais simples e tivemos a vLib do Vagner dando um visual mais moderno para a Ferramenta.

Entao, o que temos Hoje ?

Seria mais facil falar de [x]Harbour do que FW, onde, nao podemos esquecer que Fw eh apenas uma Lib Visual, muita gente espera dela novidades como a de uma Linguagem..algo revolucionario ( Web, Tablets, Celulares , Palms )...isso nao vai acontecer!

Pode ate ser apresentado uma faisca para esses equipamentos, mas, sabemos que [x]hb+Fw nao eh um linguagem desenvolvida para esta finalidade e mesmo com muita gente se esforçando para conseguir isso, como rodar em Android, estamos "Anos Luz" atrasados em comparaçao com linguagens preparadas para rodar neste OS.

Sem desmerecer quem assume a organizar o Congresso( que nao eh uma tarefa facil )....mas...tb nao pode cobrar presença, pressionar ( como a Cacau fez ), sem nos dar algo que realmente seja motivador.

Para finalizar, sobram duas alternativas;

Fazer o Congresso, com novidades, topicos interessantes e com pouca enfase aqui no forum;

ou promover o Encontro, onde muita gente vai para se distrair fazer amizades e assistir algumas palestra de temas rotineiros.

Ps1.: Mantenho minha opniao e experiencia, nos encontros que participei, aprendi mais e fiz otimas amizades/parcerias, fora de algumas palestras batendo papo ou no Happy hour do que dentro de uma sala olhando para Slides.

Ps2.: Concordo com o Marcelao (Marca), estamos mais fracos e perdendo muita gente boa.

@braços Ale

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Palms???? Marcelo, vou te mandar uma apostila para Palm rodada no mimeógrafo! Hehehehehe.

Agora falando sério, é óbvio que hoje tudo converge para a "Nuvem" e, principalmente, para o "Mobile". Mesmo que não haja soluções em [x]Hb+FW, acho que não se pode desprezar esta comunidade que é a mais ativa que já vi. Que sejam incluídos temas que atendam a estas expectativas, em uma solução qualquer. Por que não saber do Zé Carlos o que ele está fazendo? Para que lado está indo? A solução dele atende às necessidades mencionadas? Se atender, por que não apresentá-las? Não só ele, mas quem tiver soluções para nossos problemas. Vamos aproveitar a oportunidade de ter alguém se propondo a organizar e tirar todo o proveito do Encontro/Congresso/Convenção ou o nome que se queira dar. E, claro, congraçar o máximo possível que ninguém é de ferro!

Link to comment
Share on other sites

Amigos...

É exatamente sobre isso que venho insistentemente batendo na mesma tecla :

"Encontros de Amigos Programadores"

Organizar uma confraternização informal de amigos, visando a troca de experiências e promover acordos de parcerias.

"Congresso"

Discutir o futuro da linguagem xHarbour ( Harbour ), inclusive da Biblioteca Fivewin como ferramenta de Desenvolvimento.

Analisar futuras tendências.

Trocas de experiências com os novos recursos disponíveis nos dias atuais : Sql, Android,etc.

Como falei anteriormente, para realizar um "Encontro", não é necessário nenhum grande investimento para participar, para isto basta realizarmos uma vaquinha.

Já para um "Congresso" é necessário um investimento substancial de cada participante, pois somente assim, poderão ser fornecidos os retornos que tanto almejamos.

É fácil chegar aqui e mencionar letras de músicas como inspiração e motivação para organizar algo, porém isso já não funciona mais e o tempo de amadorismo acabou. Somente profissionalizando esses Eventos, independente de quem for organizar, teremos sucesso para o continuísmo desta Comunidade.

Só para Concluir, no ano passando quando falamos num investimento de +- R$180,00 para a inscrição de um Congresso onde pretendíamos trazer o Linnares para um debate sobre o futuro da Fivewin, muitos aqui acharam um absurdo e caro participar.

Contudo, observo que a maioria que fez a pré inscrição no ano passado, também realizaram as suas inscrições este ano, mesmo custando aproximadamente R$ 430,00 e sem que os temas de discussão tenham sidos definidos.

Isso mostra que sempre são os mesmos a participar independentemente das palestras e que o objetivo principal é apenas de uma confraternização.

Por tudo isso é devemos separar os "Encontros" dos "Congressos".

Essa é a minha opinião.

um abraço

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos,

Primeiramente, por óbvio que não esperávamos que uma Comunidade com mais de 5000 membros se manifestasse quanto a participar ou não do Encontro.

O pedido (e não pressão) foi no sentido de quem estivesse pretendendo participar, que se manifestasse desde então, pois o organizador tem prazos e preços em função destes.

No mais, boa sorte Herberson. O desgaste no último encontro que organizamos foi tão ENORME, que neste eu optei por ficar de fora.

O Valdir fez considerações importantes quanto a diferença (que é real) entre Encontro e Congresso.

O que eu sei a respeito destes encontros, nos 09 anos que acompanho (tempo de relacionamento que eu tenho com o Herberson) é que vários deles aconteceram em São Paulo, e que a turma mineira participava de bom grado.

Quanto às despesas, considero-as irrisórias pelo investimento e pelo retorno que se tem. A turma mineira, quando ia à São Paulo, tinha um gasto muito maior, pois pagavam passagem, hotéis e alimentação (cada um por si), o que inevitavelmente pesava mais nos bolsos.

Evidente que o Herberson tem o meu apoio (companheira é companheira), mas eu mesma me pergunto o porquê dele insistir nesta ideia. Ratifico minhas palavras nos posts anteriores, inclusive.

Desejo um excelente Encontro para vocês. Que dê tudo certo!

Hasta la vista!

Link to comment
Share on other sites

Evandro

Não coloquei aquí o caminho que estou seguindo pois acredito ser deselegante ficar falando de outra linguagem meste forum.

Sou muito grato ao Clipper/Fivewin e depois ao xHarbour/Fivewin pois graças a eles consegui grande parte do que tenho hoje.

Mas a vida segue e precisamos tomar novos caminhos para não ficarmos parados no tempo.

Já expliquei e explicarei em email meus pontos de vista e da linguagem para algum amigos.

Esses encontros / congressos me trouxeram enormes conhecimentos e não é por causa dessa mudança que deixarei de encontra-los em

outra oportunidade. A grande maioria das vezes não se trata de linguagem e sim de troca de conhecimento.

Abraços

José Carlos

Guarulhos-SP

Link to comment
Share on other sites

Muito embora já tenha colocado para o Herberson, coloco alguns detalhes aqui.

Não participo dos encontros por motivos de saúde.

No ultimo organizado em MG, cheguei a me inscrever e até pagar algumas parcelas, mas pelo motivo acima desisti.

Neste ponderei e procurei alternativas para ir, mas até o presente momento não me é possível.

Mas se pudesse ir.

Algumas coisas que levaria em conta.

1 - Concordo totalmente com o Ale.

2 - O que foi definido até agora, além do lugar e o valor, que ao meu ver são ótimos.

3 - Qual o posicionamento do representante do FW e se pode apresentar de novidades.

4 - Alguns se posicionaram em favor de trazer o Linares.

- Me pergunto, qual a novidade real e pratica que poderíamos ter dele.

- Estaria eu disposto bancar seu custo.

- Eu mesmo me respondi. NAO!!! o que ele teria de tão importante para mostrar que justificasse eu bancar parte.

Algumas coisas que me faria ir. sem levar em conta o acima.

1 - Conhecer pessoalmente alguns membros do fórum.

2 - Aprender e compartilhar algumas experiências, não sendo restrito ao mundo FW/Xh.

3 - Ouvir e falar de caminhos interessantes para WEB e Tablets.

4 - Ainda trocar conhecimentos a respeito de SQL.

Qualquer coisa relacionada a outras linguagens, acho eu que deveria ser apresentada off-encontro.

Apenas um comentário baseado em minha opinião atual, sem querer questionar, pressionar ou ofender alguém.

Link to comment
Share on other sites

Isso mostra que sempre são os mesmos a participar independentemente das palestras e que o objetivo principal é apenas de uma confraternização.

Valdir, permita-me discordar contigo de forma amistosa ;)

Eu não me deslocaria mais de 1000 km pra me confraternizar.

Tenho uma equipe nova aprendendo a programar em xHarbour+Fivewin e valeria muito a pena leva-los independente dos temas das palestras. Não farei a inscrição do restante da equipe até ter a data fechada, não quero causar uma falsa expectativa nos meninos e nos organizadores do evento.

Tenho certeza que os temas abordados nas palestras serão de grande valia, visto que são os próprios participantes que definem os temas.

Por mais que tenhamos uma boa base a décadas de experiência, sempre conseguiremos extrair algo de proveitoso de qualquer palestra, tiro por base no ano passado, que participei do Agile Tour mesmo não programando em Java, adaptei o Scrum para a nossa realidade e conseguimos utiliza-lo com sucesso aqui na empresa.

Digo isso por mim, mas infelizmente não posso assegurar a mesma opinião dos demais membros.

[]'s

Ana

Link to comment
Share on other sites

Olá Pessal,

Infelizmente todo ano é assim, alguns jogam contra o evento....

mas este ano faltando uns 6 meses ainda para o evento já temos um número considerável de inscritos, sem contar que brasileiro deixa tudo para a ultima hora, e como já disse, no ultimo aqui em bh, muitas inscricoes foram nos ultimos meses e até dia.

Heberson, paciência e persistência, que mesmo contra uma minoria, o evento será um sucesso este ano.

Nem Jesus Cristo agradou a todos, não será um evento que fará isto.

Narlem

BH - MG

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal

Agradeço a todos que responderam o tópico, posicionando suas opiniões e sugestões e principalmente aos que fizeram a "pré-inscrição". Opiniões diversas além de saudável é democrático, expressá-las, defender seu ponto de vista com diplomacia é prova de apoio ao evento e vontade que nossa comunidade FW cresça.

Conforme dito anteriormente, a viabilidade do "encontro/congresso" depende de no mínimo 50 participantes para que tenhamos um custo acessível e, até o momento temos apenas 23 participantes (27 contando com acompanhantes) pré-inscritos. Diante do número insuficiente de interessados, comunico agora que estou encerrando minha participação na organização do evento.

PS: Narlem, minha intenção não é unanimidade ou agradar a todos... temos e podemos fazer um grande evento, bem organizado e proveitoso, mas para isso é necessário vontade e animação de quem participará. Não estou vendo isso neste ano. Se alguém se habilitar na organização, ajudo no que for possível.

Herberson Gontijo

Ponteware Informática Ltda.

Link to comment
Share on other sites

Herberson, apesar de eu não ir, como já disse, não há a possibilidade de você fechar um contrato com o SESC com base nos números que você possui?

Afinal de contas, fechar com eles para reservar 25 dormitórios, ao meu ver, é um número elevado. Digo isso pois a partir daí, os demais que talvez possam vir a aparecer, terão que dar seu jeitinho para se hospedar (fazer o que?).

Bom, não tenho participação nem conhecimento em como funciona, então me desculpe se estiver falando besteira ^^

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Erciley

Possível é, mas não é o maior problema, todo o custo é negociado em relação ao número de participantes, happy houer, coffee break, churrasco, etc. Isso para não falar da parte técnica, como apresentações, projetor, sistema de som, e por ai vai... depois temos a parte do material didático, ou seja, sem um número mínimo para trabalhar não há organização possível.

Mas valeu pela tentativa, eu já entreguei... quem sabe em cima da hora no final do ano fazemos um "junta-junta" de abnegados e vamos tomar umas brejas e conversar em um buteco em SP?

Herberson Gontijo

Ponteware Informática Ltda.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...