Jump to content
Fivewin Brasil

Erro BASE/1002 Alias does not exist


oribeiro

Recommended Posts

Boa tarde a todos, pessoal vez ou outra acontece esse erro em meu sistema tambem, já revirei meu código e não localizo o que pode ser, a dica do Kapiaba me chamou atenção quando ao uso do cget... ai pensei eu abro o bd assim:

BD := "CLIENTES" ( exemplo )

XARQ := "CLIENTES.DBF" ( exemplo )

ARQ := BASEDADOS+XARQ

USE &ARQ Alias &BD VIA "DBFCDX" Exclusive New
ou

USE &ARQ Alias &BD VIA "DBFCDX" Shared New

Onde BASEDADOS é o path do programa gravado bem no inicio do prg principal ou seja independente do path do WINDOWS eu chamo o banco de dados no caminho correto.

Pergunto aos NOBRES colegas, se o executavel estiver apontando para outro PATH ao tentar selecionar uma area de um arquivo já aberto ( pois não deu erro na abertura do mesmo ) o path influência a chamada da area de trabalho do banco de dados tipo DBSELECT("CLIENTES") ?

HASA

Link to comment
Share on other sites

Hasa, até onde eu sei a partir do momento que você abriu com um Alias ele vai funcionar nesse Alias independente do local de onde foi aberto...

Exemplo:

C:\Pasta1\Teste.dbf
C:\Pasta1\Teste.dbf
C:\Pasta1\Teste.dbf
...
C:\Pasta99\Teste.dbf


For i := 1 to 99

  cPath := "C:\Pasta" + AllTrim(Str(i,2))+"\Teste.dbf"
  cAlias := "ALIAS" + AllTrim(Str(i,2))
 
  Use  &cPath Alias  &cAlias VI "DBFCDX" SHARED NEW

End
Select ALIAS1
Select ALIAS2
// ...
Select ALIAS3 
Link to comment
Share on other sites

Samir (RCA),

Essa função é muito boa! Consigo evitar o erro com ela quando o alias deixou de existir.

Não estou passando o parâmetro em branco, mas o ALIAS fecha sem que eu dê instrução para isso.

Acho que é um problema que sempre existiu e eu não sabia, faz alguns meses que eu estou enviando automaticamente o arquivo "error.log" dos clientes para o meu email e aí esse erro mostrou as caras.

Continuo procurando a causa.

Obrigado,

Link to comment
Share on other sites

Oscar,

Estou acompanhando este teu dilema e sinceramente acho que pode ser uma questão de nome de variável que pode ter sido criada em outro prg, fazendo com que a variável que contenha o alias do teu dbf seja recriada. Foi isso que aconteceu comigo e passei dias para descobrir. Terias que fazer um pente fino no teu sistema para descobrir onde essa variável é chamada ou criada ou acessada.

Link to comment
Share on other sites

Kleyber,

Muito obrigado pela sua sugestão. Estou tentando pensar se isso está acontecendo no meu sistema e como. Por exemplo:

Static cDbf

Prg1()

USE CLIENTES ALIAS X1CLIENTES NEW

cDbf := Alias()

...

Static cDbf

Prg2()

USE PRODUTOS ALIAS X2PRODUTOS NEW

cDbf := Alias()

...

Select(cDbf) // >> Nessa linha, de vez em quando acontece o erro Alias does not exist: X2PRODUTOS

Onde acontece o erro, aponta para o Alias correto: X2PRODUTOS, sendo assim, é possível que a mesma variável Static cDbf criada no Prg1 esteja interferindo na variável Static cDbf do Prg2 ?

Aguardo, obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Kleyber,

Muito obrigado pela sua sugestão. Estou tentando pensar se isso está acontecendo no meu sistema e como. Por exemplo:

Static cDbf

Prg1()

USE CLIENTES ALIAS X1CLIENTES NEW

cDbf := Alias()

...

Static cDbf

Prg2()

USE PRODUTOS ALIAS X2PRODUTOS NEW

cDbf := Alias()

...

Select(cDbf) // >> Nessa linha, de vez em quando acontece o erro Alias does not exist: X2PRODUTOS

Onde acontece o erro, aponta para o Alias correto: X2PRODUTOS, sendo assim, é possível que a mesma variável Static cDbf criada no Prg1 esteja interferindo na variável Static cDbf do Prg2 ?

Aguardo, obrigado.

Se vc utiliza esta variavel apenas em cada prgr citado, tente com PRIVATE...

Link to comment
Share on other sites

Descobri alguns lugares onde ocorre esse erro no meu sistema:

Quando o usuário visualiza uma listagem, deixa-a aberta, volta para a tela de seleção que gerou a listagem e fecha essa janela, depois volta para a tela que está visualizando o relatório e a fecha. É nesse momento onde ocorre a maioria dos erros porque a tela de seleção fechou o arquivo que estava ativo na tela de listagem. Estou tratando isso no meu sistema. Pouco a pouco vou encontrar todos eles, se Deus quiser.

Um abraço,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...