Jump to content
Fivewin Brasil

SqlWin... Alguém já testou ?


Valdir

Recommended Posts

Pessoal...

Acho que finalmente criarei coragem para mudanças...

Após pesquisar várias opções, SqlRdd, ADO, TDolphin, etc e tal... continuo mais perdido que cego em tirotéio...

No Fórum da Fivetech encontrei essa Sqlwin e pelo visto já foi descontinuada...

Em vezes anteriores em que tentei iniciar a migração para SQL, barrei nas dificuldades iniciais par tomar um rumo.

Se não for pedir muito, por onde começo ?

Link to comment
Share on other sites

Usamos aqui SQLRDD a 7 anos... Nunca tivemos dor de cabeça devido a RDD e também sempre tivemos todo suporte necessário quando precisamos. Temos vários clientes usando sob a base MYSQL ou SQL SERVER (a partir da 2000) tudo funcionando muito bem.

A idéia é sempre fazer em duas etapas a transição. Na primeira etapa usar como se fosse DBF mesmo, com DBSKIP, DBSEEK, etc etc etc... A partir de tudo convertido é utilizar os comandos SQL mesmo, deixando apenas as rotinas de gravação com comandos da RDD (rlock, replace, etc)

Abraços e boa sorte

Pessoal...

Acho que finalmente criarei coragem para mudanças...

Após pesquisar várias opções, SqlRdd, ADO, TDolphin, etc e tal... continuo mais perdido que cego em tirotéio...

No Fórum da Fivetech encontrei essa Sqlwin e pelo visto já foi descontinuada...

Em vezes anteriores em que tentei iniciar a migração para SQL, barrei nas dificuldades iniciais par tomar um rumo.

Se não for pedir muito, por onde começo ?

Link to comment
Share on other sites

boa tarde Valdir

aqui nós utilizamos SQLLIB, funciona bem, mas como vc bem lembrou foi descontinuada, então não recomendo, pois vai impossibilitar vc de atualizar a versão do xHarbour e consequentemente do FW (estou utilizando atualmente FW 8.01 e xHb 1.1.0 )

a SQLRDD utiliza o mesmo conceito de simular um RDD da SQLLIB (além de possibilitar o uso de MSSQL e Oracle, a SQLLIB somente pode utilizar MySql e Postsgree)

esse conceito de simular o RDD ajuda muito quem não pode converter tudo para SQL , pois vc pode continuar com os programas rodando com DBSEEK, DBUSEAREA, DBSKIP, etc...

TDolphin e ADO (até onde eu conheço) não permitem que vc faça isso, tem que ser tudo por meio de querys , então para utilizar vc teria que converter todos os programas ; a vantagem é que é free, mas também não há suporte

portanto, se eu fosse iniciar nesse momento um projeto para utilizar BD com FW e xHB eu escolheria a SQLRDD

abraço

Link to comment
Share on other sites

Yuri, somente complementando o que voce disse sobre o SQLRDD voce depois, na 2a etapa, consegue o melhor dos dois mundos.

Voce consegue usar comandos SQL direto com o RESULTSET em uma workarea, desta maneira:

DbUseArea(.t.,"SQLRDD","SELECT * FROM CLIENTES ORDER BY NOME","CLI")

CLI->(DbGotop())

While !CLI->(Eof())

MsgStop(CLI->NOME)

CLI->(DbSkip())

EndDo

Isso alem de permitir que seja feito INSERT, UPDATE e DELET ou executar Stored Procedures ou qualquer outra linha de comando que o QUERY ANALYZER permite...

boa tarde Valdir

aqui nós utilizamos SQLLIB, funciona bem, mas como vc bem lembrou foi descontinuada, então não recomendo, pois vai impossibilitar vc de atualizar a versão do xHarbour e consequentemente do FW (estou utilizando atualmente FW 8.01 e xHb 1.1.0 )

a SQLRDD utiliza o mesmo conceito de simular um RDD da SQLLIB (além de possibilitar o uso de MSSQL e Oracle, a SQLLIB somente pode utilizar MySql e Postsgree)

esse conceito de simular o RDD ajuda muito quem não pode converter tudo para SQL , pois vc pode continuar com os programas rodando com DBSEEK, DBUSEAREA, DBSKIP, etc...

TDolphin e ADO (até onde eu conheço) não permitem que vc faça isso, tem que ser tudo por meio de querys , então para utilizar vc teria que converter todos os programas ; a vantagem é que é free, mas também não há suporte

portanto, se eu fosse iniciar nesse momento um projeto para utilizar BD com FW e xHB eu escolheria a SQLRDD

abraço

Link to comment
Share on other sites

Boa noite.

Em meu site está disponibilizado a última versão da SQL LIB com suporte para MySQL 5.x, 6.x e xHarbour versão 1.2.3 (compatível com os ultimos releases).

Também disponibilizei o download do dbf2sql versão 3.0 com correções e suporte as versões mais novas do MySQL que o Kleyber Dérick me enviou.

O detalhe que percebi é que o download da versão mais nova só aparece após ter sido efetuado o login no site, mas basta fazer isto para obter o link para baixar gratuitamente sua cópia da biblioteca completa.

=D

Link to comment
Share on other sites

Usamos aqui SQLRDD a 7 anos... Nunca tivemos dor de cabeça devido a RDD e também sempre tivemos todo suporte necessário quando precisamos. Temos vários clientes usando sob a base MYSQL ou SQL SERVER (a partir da 2000) tudo funcionando muito bem.

A idéia é sempre fazer em duas etapas a transição. Na primeira etapa usar como se fosse DBF mesmo, com DBSKIP, DBSEEK, etc etc etc... A partir de tudo convertido é utilizar os comandos SQL mesmo, deixando apenas as rotinas de gravação com comandos da RDD (rlock, replace, etc)

Abraços e boa sorte

Eduardo, vc usa o SQL SERVER PURO? ou tem que usar alguma conectividade como o ODBC?

Link to comment
Share on other sites

FNL a conexão nativa do SQL SERVER é por ODBC.... Sempre é necessário o driver para essa conexão e o indicado é o NATIVE CLIENT que varia de acordo com a versão do SQL...

Em nosso sistema o mesmo código funciona com DBF ou SQL... Em alguns locais que necessitam de uma melhor performance separo o processo em dois códigos, um pra DBF e outro para quando for base de dados SQL busco informações com comandos do banco direto (SELECT, UPDATE, ETC)

Eduardo, vc usa o SQL SERVER PURO? ou tem que usar alguma conectividade como o ODBC?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...