Jump to content
Fivewin Brasil

Banco de Dados


Recommended Posts

Utilizo em meus sistemas atualmente o banco DBF e possuo algumas duvidas sobre outros bancos de dados, em especifico MySql e FireBird. Pretendo atualmente migrar o meu método de banco de dados pois o DBF tem me agradado pela simplicidade na hora de desenvolver, mas tem me dado dor de cabeça quando utilizado em clientes com bancos de dados gigantescos. O que eu gostaria de saber é o seguinte, Instalação, funcionabilidade com o FiveWin, Segurança  e os critérios de cada um em rede, pois lido com todos os tipos de clientes, tanto clientes com um servidor e no máximo 2 maquinas operacionais(Ex:Caixa), como também clientes com 1 servidor e 30 maquinas operacionais. Vejo muitas pessoas falar sobre o FireBird e MySql aqui no fórum  vejo que os dois estão me equilibrados quanto as suas criticas e elogios, gostaria saber de fato se o que diferencia um do outro é a necessidade do cliente/programador ou se existe grandes diferenças que favoreceriam mais a um do que a outro. Pretendo investir muito de meu tempo para migrar o meu Banco de Dados de DBF para um dos dois e gostaria da opinião de cada pessoa do fórum para ter um melhor resultado. 

 

 

Desde já agradeço a ajuda e a compreenção.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Olá,

O MySql tem evoluído bem mais, é tido como bem mais rápido, tem mais literatura, tem mais formas de acesso ( libs, etc. ), tem muito, mas muito mais usuários, e várias outras vantagens. O FireBird tem a vantagem da instalação que é mais fácil de instalar junto com o sistema. O MySql tem de ser instalado em e configurado em separado. Mas as vantagens do MySql são inúmeras que compensa esta pequena desvantagem. E a instalação é apenas o tradicional "next, next, finish".

Link to comment
Share on other sites

Arthur, alem dos dois que voce citou aconselho também a ver sobre o SQL EXPRESS. é Gratis e tem apenas a limitação de 4gb no tamanho do banco de dados. É muito pratico.

 

Quanto a utlizar o sistema com banco de dados utilizamos aqui na minha empresa com centenas de clientes que usam o SQL EXPRESS ou MYSQL e funciona tudo bem. Utilizo o SQLRDD já a 7 anos. Voce pode ter seu sistema funcionando na versao DBF e SQL no mesmo codigo fonte. Aos poucos voce otimiza seus relatorios e demais codigos com comandos como SELECT quando o cliente utlizar a versao em SQL, fazendo a diferenciação no codigo através de IFs...

 

Abraços e boa sorte

Link to comment
Share on other sites

Arthur

 

Sugiro MySql, utilizo para alguns clientes com BDs grandes e está atendendo muito bêm. Estável, fácil, manutenção e atualização sem ter que fechar o sistema de todos os usuários.

Utilizo SQLLIB e SQLRDD, sugiro você começar migrando o banco de dados e continuar trabalhando com os comandos Dbase (Use, DbSelectArea, DbSeek, etc). Posteriormente vai migrando as rotinas para comandos SQL que você terá um ganho muito grande em performance.

 

Att

João Bosco

Link to comment
Share on other sites

João, SQLLIB não é mais comercializado e os fontes foram liberados pelo Vailton...

 

 

 

Leonardo

 

Bom dia

 

Não posso te enviar a SQLLIB, é um produto comercializado pelo Sr. Vailton Renato.

 

Att

João Bosco

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...