Jump to content
Fivewin Brasil

Controle de insumos


sambomb

Recommended Posts

Este controle seria para atender alguma legislação específica, ou recurso que você irá incorporar ao seu sistema?

Se a ultima opção, meu sistema tem todo um aparato para este controle.

Abraço.

(48) 3045-1575

xHarbour, FWH & MySql

Editado por - eroni on 27/12/2011 09:45:32

Link to comment
Share on other sites

Eroni, é para ambos....

O PAF pede um relatório chamado "Tab. Ãndice Técnico Produção" que tem que listar as "receitas" de cada item que é gerado para a venda...

Já vi com a homologadora e vi que deve ser feita uma nota de saida dos insumos e de entrada do produto final por meio de NFe ou formulário contínuo ao final do dia.

Agora queria saber maneiras de facilitar o cadastro dessas "receitas"

sambomb.jpg

RCA Sistemas - Itaocara - RJ

Link to comment
Share on other sites

Bom, como não tenho PAF no meu sistema, não faço idéia do que é isto, mas quanto a receitas, tenho em meu sistema o cadastro da estrutura dos produtos, em formato de árvore, com niveis ilimitados, usando recursividade, uso apenas uma tabela de produtos/materiais e uma para administrar a estrutura. O relatório também tenho, com calculo de custos e tudo mais, meu sistema é voltado para industria.

Especificamente vc quer ajuda para gerar o cadastro e o relatório é isso?

(48) 3045-1575

xHarbour, FWH & MySql

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo Eroni.

No seu caso você já trata casos como:

Item 01 - Farinha de trigo

Item 02 - Leite

Item 03 - Ovos

Item 04 - Gergilim

Item 05 - Carne de boi

Item 06 - Farinha de rosca

Item 07 - Presunto

Item 08 - Mussarela

Item 09 - Massa ( Farinha, Leite, Ovos )

Item 10 - Pão de hamburguer ( Massa, Gergilim )

Item 11 - Carne de Hamburguer ( Carne de boi, farinha de rosca )

Item 12 - Hamburguer ( Pão de hamburguer, Carne de hamburguer )

Item 13 - xBurguer ( Pão de hamburguer, Carne de hamburguer, Mussarela )

Item 14 - xSalada ( Pão de hamburguer, Carne de hamburguer, Mussarela, Presunto )

Item 15 - Eggs xSalada ( Pão de hamburguer, Carne de hamburguer, Mussarela, Presunto, Ovo )

Seu sistema já calcula com base no preço de custo da matéria prima e na "receita" o preço de custo do produto final?

sambomb.jpg

RCA Sistemas - Itaocara - RJ

Editado por - sambomb on 27/12/2011 11:59:04

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa, como vou atender a bares e restaurantes também, uma coisa que as vezes acontece é a remoção de algum ingrediente da receita e com isso um abatimento no preço final. Você já consegue tratar isso também?

sambomb.jpg

RCA Sistemas - Itaocara - RJ

Link to comment
Share on other sites

Amigo, o meu código eu posso postar sim, porém ele é muito diferente do estilo padrão xBase usado, além de usar bibliotecas internas para manipulação de telas e objetos.

Me manda um e-mail que eu envio as telas copiadas e o codigo fonte prg para voce analizar.

Abraço.

(48) 3045-1575

xHarbour, FWH & MySql

Link to comment
Share on other sites

Desenvolvi, a muito tempo um sistema para bares (em cliper), resilvi criando no cadastro de produtos uma array de 25 linhas e 2 colunas (codigo, quant) para lançar os itens que compunha o prato; ao baixar pelo codigo principal, os itens eram chamados e baixados tambem; mas o estoque nunca será exato porque nem sempre se usa a quantidade ali cadastrada... boa sorte!

fluna.jpg

xharbour 0.99.50 (simplex); fwh6.2(free),hbmake,Qedit(dos;PspPad Editor

Link to comment
Share on other sites

tentarei explicar como faço:

eu tenho o cadastro de produtos que vc cadastro todos os produtos e materia prima e tenho um Cadastro de Produtos Relacionas que eh alimentado com o cadastro de produtos....

e meu estoque se divide em 3 opcoes basicamente... entrada=ENT, saida=SAI, producao=PRO

entao faço o relacionamento

mprima.jpg

imagem da tela de configuracaa

no exemplo acima veja a COLUNA producao=prd... sendo assim, quando fizer uma Producao=prd na MOV.DE ESTOQUE o mesmo vai creditar o produto acabado e debitar a materia prima.

entao: vamos dizer q vou produzir 20 alcool de 12x500ml:(NA TELA DE ESTOQUE)

o produto Caixa Alcool com 12x500ml vai creditar no estoque 20 x 1 = 20 pois a RAZAO e de 1...

o produto Alcool Granel vai debitar no estoque 20 x 0.500 = 10...

assim vai como mostra a coluna da producao

espero q seja utel

amigos a CAIXA de PAPEAL a RAZAO é 1 para 1 ERRo na imagem (pois fiz o exemplo pra demostracao aqui no forum)

msginfofwh2.jpg

Editado por - roberio on 30/12/2011 13:02:44

Link to comment
Share on other sites

Roberio,a questão é como cadastrar essa razão, em produtos como o citado é simples, mas como fazer de uma forma simples para o cliente cadastrar o insumo de um pão de sal?

Até onde eu sei eles utilizam uma conta para produzir 1 kg, mas o pãozinho é vendido a KG e em outros lugares pela unidade, assim eu precisaria de uma tela de cadastro simples para o cliente e que gere as informações necessárias para o controle.

Por exemplo:

Tela de registro de produção

Produtos utilizados

3 ovos brancos

650 g de farinha

180 g manteiga

20 g sal

10 g fermento

100 ml água

Produtos produzidos

1,1 kg de massa de pão

Se for vender a kilo é mais simples a conta, faz a proporção para 1 kg e faz a baixa, mas se for como quantidade deve ser "escalado"

Produtos utilizados

1kg de massa de pão

100 g de farinha

100 g de manteiga

Produtos produzidos

40 pães de sal

Nesse caso para cada pão de sal eu devo dar baixa em produtos equivalentes as duas receitas, então ficaria:

1 kg de massa:


farinha 17,273 g

manteiga 2,955 g

sal 0,455 g

fermento 0,228 g

água 2,273 ml

ovos 0,069 unidades

id=code>id=code>

Como dar baixa em 0,069 ovos?

Como tratar a água?

Outra coisa, para o caso do cliente precisar gerar 2 ou + produtos de saida a partir de 1 de entrada:

Exemplo:

1 ovo -> 1 gema e 1 clara

sambomb.jpg

RCA Sistemas - Itaocara - RJ

Editado por - sambomb on 02/01/2012 10:22:10

Link to comment
Share on other sites

pois é ... essa tela de produtos relacionados eh configuravel...

no exemplo vc passou poderia ficar assim:

produrel.jpg

quando for feito um lançamento no estoque de entrada de 10 ovos... olhando a coluna de entrada .... nao se creditaria NADA no produto ovo, e creditaria a gema e a clara na razao de 1 para 1, o mesmo na saida... isso eh configuravel como mostra a tela... em relacao a o ex: da farinha etc. eh so configurar a tela de prod.relacionados.

obs: 1 produto cadastrado com medida ex: Unidade sempre vai ser unidada nao podendo ter transfomacao de medida.... pelomenos no meu programa

obs2: cadas produto eu defino se é inteiro ou se é decimal(cad.prod), isso mostras nos browses => 2 ou 1.9999 qtd

obs3 : sempre laço o produdo acabado para que o programa calcule as baixas ou ou credito dependendo da configuracao da tela d produtos relacionas.

tem a obs4: no caso de nao ter formula fixa, mais ai jah eh outra historia.

espero q ajude

msginfofwh2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...