Jump to content
Fivewin Brasil

Tela ... Está me deixando de cabelo branco


ZECA

Recommended Posts

Estou migrando do clipper para fwh/mysql.

Esta combinação está me deixando doido porque tenho que começar a entender o MYSQL, o FWH e também como fazer aquelas telas maravilhosas que vejo neste forum. Penso que nunca chegarei a fazer uma tela desta, devido a complexidade.

O que me deixa mais "triste" é o pessoal mostrar o "milagre" (telas) e não mostrar o "santo"(como são feitas, com os devidos codigos). Por exemplo: quero fazer uma tela para inclusão de clientes, do modo tradicional (não começando com um browse) com uma barra acima com botões(AVANCAR - RETROCEDER - NOVO CLIENTE - EDITAR e po ai afora). No clipper, por exemplo, no caso de INCLUSAO,digito o CNPJ/CPF do cliente ele consulta, formata retorna o dialogo pronto para digitar o restante dos dados do cliente. Quando chega na parte ENDEREÇO, digito o CEP, ele consulta no banco de dados e retorna, ENDEREÇO,BAIRRO,CIDADE, ESTADO e DDD DA CIDADE, restando somente o NUMERO do endereço para ser colocado. Vi algo semelhante num exemplo da FARMA1 neste forum. Para incrementar mais este dialogo, criaria alguns folders com dados suplementares referente ao cliente. Deveria ter uma parte neste forum para cuidar de telas dos sistemas, mesmo porque uma tela mal feita pode influenciar na performance do programa; pelo menos é o que vejo neste forum.

Se alguém quizer postar, uma tela semelhante ao descrito acima, em MYSQL puro ficaria muito grato pelo ajuda.

Sds

José Carlos - ZECA

fwh612(Free)-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Estou migrando do clipper para fwh/mysql.

Esta combinação está me deixando doido porque tenho que começar a entender o MYSQL, o FWH e também como fazer aquelas telas maravilhosas que vejo neste forum. Penso que nunca chegarei a fazer uma tela desta, devido a complexidade.

O que me deixa mais "triste" é o pessoal mostrar o "milagre" (telas) e não mostrar o "santo"(como são feitas, com os devidos codigos). Por exemplo: quero fazer uma tela para inclusão de clientes, do modo tradicional (não começando com um browse) com uma barra acima com botões(AVANCAR - RETROCEDER - NOVO CLIENTE - EDITAR e po ai afora). No clipper, por exemplo, no caso de INCLUSAO,digito o CNPJ/CPF do cliente ele consulta, formata retorna o dialogo pronto para digitar o restante dos dados do cliente. Quando chega na parte ENDEREÇO, digito o CEP, ele consulta no banco de dados e retorna, ENDEREÇO,BAIRRO,CIDADE, ESTADO e DDD DA CIDADE, restando somente o NUMERO do endereço para ser colocado. Vi algo semelhante num exemplo da FARMA1 neste forum. Para incrementar mais este dialogo, criaria alguns folders com dados suplementares referente ao cliente. Deveria ter uma parte neste forum para cuidar de telas dos sistemas, mesmo porque uma tela mal feita pode influenciar na performance do programa; pelo menos é o que vejo neste forum.

Se alguém quizer postar, uma tela semelhante ao descrito acima, em MYSQL puro ficaria muito grato pelo ajuda.

Sds

José Carlos - ZECA

fwh612(Free)-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Caro Zeca,

Primeiramente você não esta doido, todos nós somos!

Todo inicio de novidades exige entendimentos. O que devemos fazer e separar as coisas.

Você não esta cucado somente com telas. Apenas esta cruzando-os com MySQL x Clipper (tradicional).

Os tratamentos de telas, são em geral, trabalho de artes.

Existe Workshops (entre outros) que fazem estes trabalhos para nós.

Volto a dizer: Você deve separar as coisas.

Fazer telas é bico. Como utiliza-las em códigos, este forum esta repleto de colegas de mercado que possam lhe ajudar.

Complexidade existe, sim. Mas, lembre-se em programação até no Clipper houve Loucura no inicio.

Aqui no forum, todos(as) são legais e leais aos nossos colegas, no entanto eles mostram os "milagres" (com grande até, trabalhos feitos, oferidos os resultados para nós) e não o "Santo" (te enviando todo o código, apesar de nossos colegas enviar exemplos).

Dicas:

1. Pare, fique calmo, controle a sua anciedade, acredite em sí (Analista/Programador), tenha Fé e vamos a descobertas.

2. Pense e age como analista. Separe partes por partes.

3. Aquira (além do que adquiriu) os componetes adicionais, além do Fivewin e [x]Harbour, o Workshop ou PellesC.

4. Faça programinhas do tipo simples (pra conhecer as ferramentas).

5. Vendo os resultados, você se desenvolvera mais e mais a medida.

6. Boa sorte.

MENSAGEM: O mais importante em um sistema é a LOGICA e os PROCEDIMENTOS funcionarem corretamente, conforme as necessidades do USUARIO. Pois, LOGICA é padrão MUNDIAL. Só modica a maneira de cada Analista/Programador a aplica-la.

"Nós brasileiros(as) somos numero 1 (um) em qualidade de programação de sistemas".

Boa Sorte!

Jose Carlos Quicussi

quicussi@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

citação:

Zeca boa tarde....

Passe um contato que te mando um exemplo bem próximo do que você quer.

[]'s

logoforum.jpg


id=quote>id=quote>

Boa Tarde

zeca_roque@hotmail.com

Grato

Sds

José Carlos - ZECA

fwh612(Free)-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Zeca.

1 - Já estudou o mínimo necessário do MySql ?

2 - Já definiu como vai trabalhar com MySql ?

3 - Já adquiriu as ferramentas necessárias para tal ?

4 - Já revisou os passos 1,2,3 para ter certeza do que quer e como vai fazer?


Proximo_Passo()

ELSE

MsgStop(Acho que ainda é cedo para assinar a tela.","Atenção")

Return(.f.)

ENDIF

id=code>id=code>

RodapeEmail.JPG

"Me interessa o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida."

Link to comment
Share on other sites

citação:

Zeca.

1 - Já estudou o mínimo necessário do MySql ?

2 - Já definiu como vai trabalhar com MySql ?

3 - Já adquiriu as ferramentas necessárias para tal ?

4 - Já revisou os passos 1,2,3 para ter certeza do que quer e como vai fazer?


Proximo_Passo()

ELSE

MsgStop(Acho que ainda é cedo para assinar a tela.","Atenção")

Return(.f.)

ENDIF

id=code>id=code>

RodapeEmail.JPG

"Me interessa o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida."


id=quote>id=quote>

Bom dia !!

1. Sim. Verifiquei inclusive através de "busca" neste site tudo que tem a palavra MYSQL. A cabeça deu um nó porque quase todas as respostas referem-se ao SQLIB Comercial - usando o BD como se fosse DBF - ou SQLRDD - que não é o meu caso. Eu estou usando SQLIB Free e quero usar o BD com acesso nativo. Agora estou conseguindo destinguir o que é SQL COMERCIAL - com acesso "DBF" com SQL FREE e SQLRDD.

2. Já defini sim. Quero um BD que tenha várias tabelas; CLIENTES, LOGRADOUROS, CIDADES e por ai afora.

3. Sim.

4. Sim também. Inclusive já está na hora de mudar do DBF/SIX para MYSQL, que dizem é o futuro. É como diz o seu ditado no rodapé do post.

Sds

José Carlos - ZECA

fwh612(Free)-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Zeca, bom dia...

Bem vindo ao Forum, e só posso dizer que no começo, é um "pau de da em doido". Como nosso amigo "Jack" Quicussi disse, vá por partes. Montar as telas com a ferramenta certa vai ser a principal tarefa (alguns vão discordar) mas, o cliente vai comer o que ver. Hà no FW como fazer telas igual ao Clipper (@), mas com ferramentas, o visual (eu acho) e a simplicidade da montagem é maior. O que esta atraz (no bom sentido) é "pobrema" nosso, programadores, então parta para fazer a tela o mais elaborada que puder (veja os exemplos aqui do Forum), no mais, a tarefa de programar, salvo algumas funções de tela, e identica ao bom e velho Clipper. Pesquise aqui no Forum os exemplos e rode=os em sua maquina para ver o resultado e com isso va criando uma pasta SUA de exemplos para ir anexando aos seus programas, como uma montadora de autos, pega isso, isso, isso mais aquilo, e no final o seu "fusca" estara rodando, com o tempo, haja visto os "bons" aqui do Forum, colocam pra rodar de primeira, algumas "mercedes" e até "rolls royce" ja apareceu por aqui. Paciência e Perceverança. Boa Sorte.

Decker

celeyendecker@hotmail.com

São Paulo - S.P.

FWH 6.12 Free - xHarbour - BCC55 - Pelles C - xDev

Editado por - decker on 07/03/2011 10:24:57

Link to comment
Share on other sites

Continuando.

1 - Sempre de preferencia para comandos nativos Sql

2 - Procure estruturar suas tabelas melhor do que seria em DBF.

3 - Tela, nada mais são que o seu perfil de programação e visual.

Quando digo estruturar suas tabelas melhor que DBF, é que apesar de alguns discordarem e alegarem que não é necessário indices, sou categórico nisto "PRECISA SIM".

Imagina um retorno de um SELECT que tera dados de varias tabelas, cruzando ou atribuindo informações entre elas. Sem indice vai ser muito lento, até mais lento que DBF.

RodapeEmail.JPG

"Me interessa o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida."

Link to comment
Share on other sites

citação:

Continuando.

1 - Sempre de preferencia para comandos nativos Sql

2 - Procure estruturar suas tabelas melhor do que seria em DBF.

3 - Tela, nada mais são que o seu perfil de programação e visual.

Quando digo estruturar suas tabelas melhor que DBF, é que apesar de alguns discordarem e alegarem que não é necessário indices, sou categórico nisto "PRECISA SIM".

Imagina um retorno de um SELECT que tera dados de varias tabelas, cruzando ou atribuindo informações entre elas. Sem indice vai ser muito lento, até mais lento que DBF.

RodapeEmail.JPG

"Me interessa o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida."


id=quote>id=quote>

Bom dia!!!

Baseado no que vi no forum a sua intervenção é mais que pertinente. Os que usam MYSQL NATIVO "reclamam" menos de problemas com tabelas, Como atualmente trabalho com dbf/sixnsx e nunca tive problemas com indices, quero migrar para MYSQL com a mesma segurança. Vejo também que os indices desempenham um papel importante também no MYSQL, principalmente se voce precisar cruzar tabelas e deparar com uma tabela com grandes quantidades de registros.

Sds

José Carlos - ZECA

fwh612(Free)-clipper52e-blinker 7.0 - six 3.02 - Windows XP

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...