Jump to content
Fivewin Brasil

Iniciando com SQL.


Valdir

Recommended Posts

Olá pessoal...

Finalmente adiquiri a SQLLIB do amigo Vailton.

Más como todo bom "asno", não sei nem por onde começar.

Lógico que já surgiram as primeiras dúvidas :

1ª - O que devo instalar no meu computador além da SQLLIB ?

2ª - Continuarei usando DBF's ou outra Base de Dados... Qual devo Usar ?

3ª - Tenho informações que o melhor é usar os Comandos Nativos da SQL... Isso procede ?

Por enquanto, é só...

Agradeço à todos que puderem sanar essas minhas dúvidas...

Obrigado

valdir.gif

Valdir - Jundiaí - S.P.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal...

Finalmente adiquiri a SQLLIB do amigo Vailton.

Más como todo bom "asno", não sei nem por onde começar.

Lógico que já surgiram as primeiras dúvidas :

1ª - O que devo instalar no meu computador além da SQLLIB ?

2ª - Continuarei usando DBF's ou outra Base de Dados... Qual devo Usar ?

3ª - Tenho informações que o melhor é usar os Comandos Nativos da SQL... Isso procede ?

Por enquanto, é só...

Agradeço à todos que puderem sanar essas minhas dúvidas...

Obrigado

valdir.gif

Valdir - Jundiaí - S.P.

Link to comment
Share on other sites

Olá Valdir.

Vou dar uma ajuda, então espero que te ajude =)

1ª - Instale o MySQL (no baixaki tem). Seria interessante instalar um Cliente também, como o Toad MySQL.

1ª - A - Se instalar na máquina local, seu servidor será o localhost (para conexão)

1ª - B - Se instalar em outra máquina da rede, use o IP deste servidor (para conexão)

2ª - Não usará mais DBFs, usará o MySQL, mas os 2 podem coexistir no seu sistema.

3ª - Sim, é melhor usar comandos nativos (minha opinião).

Pode ir perguntando que o pessoal vai respondendo.icon_smile_big.gif

ps.: Não consigo ler seu nome "Valdir" sem lembrar da função declarada nos sistemas daqui para validar diretórios, hehehehehe (entrei na empresa e essa função já existia)

Luis Fernando Jr. (Luisão)

Leme/SP

--

FWH8.01 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY + [Ghost/Java]Script

E-Mail: juninho.luisao@gmail.com

MSN: juninho_luisao@hotmail.com

Skype: luis.fernando.jr

Link to comment
Share on other sites

Alguns pontos fundamentais são explicadas no link http://www.sqllib.com.br/v4/index.php?module=SQLFAQ veja a parte que diz "Dúvidas sobre programação".

Mas tenha em mente que você pode "esquecer DBF", pois, a SQL LIB trabalha apenas com MySQL. Agora o detalhe é: você trabalha com bancos SQL, porém, a SQL LIB não lhe obriga à usar todos os comandos SQL diretamente, por que ela "converte" o comando que voce executa como por exemplo, SEEK, LOCATE, EOF() etc para os seus equivalentes comandos em SQL, entendeu? De modo que o resultado final dos seus comandos nunca irão operar sobre DBF, por que é sempre tudo em SQL.

Devido à esta facilidade encontrada em nosso produto, você até pode dar um comando como por exemplo:

id=code>
id=code>

Mas a SQL LIB nunca vai abrir o arquivo ".DBF" no HD da estação... Ela sempre irá operar no banco relacional, com comandos SQL. É por isto as vezes surge estas dúvidas.

assinatura.jpg

Editado por - vailtom on 08/09/2010 16:15:11

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Grande Valdir. Blz.?

Uma coisa importante é você "brincar" bastante com o MySql para se familiarizar com os comando nativos (sql) e utilizá-los sempre.

Outra coisa que vai ajudar muito é o VII Encontro onde será ministrado um curso de MySql.

[]s,

Evandro G. de Paula

Curvelo - MG

evandro@skillnet.com.br (Escr. - na Cidade)

imortal@skillnet.com.br (Res. - na Roça)

FWH 9.01+PellesC+MyMake+xHarbour.org 1.00+SqlLib

Link to comment
Share on other sites

Ola Amigos...

Eu gostaria de saber como começar com SQL e tambem sou completamente leigo no assunto. Se puderem me responder algumas perguntas fico grato.

1 - Os arquivos DBF que eu uso em clipper vou converter para SQL e depois não os uso mais?

2 - A manutenção dos dados é feita direto no o arquivo SQL?

3 - Para acessar o sistema na internet e rede local os codigos dos prgs serão os mesmos?

Se responderem minhas duvidas ficarei grato, já li algumas citações sobre SQL mas ainda não entendi muito bem como funciona com dbfs.

Abraço

Dorival

Clipper53 / Fivewin /xHB

Link to comment
Share on other sites

Boa noite,

Este tópico veio sobre medida, tenho vontade de converter meus DBFs mas também não sei por onde começar.

Aos expert, se não for pedir muito, será que dá para postar alguns fontes com exemplo de como abrir, criar tabela, e salvar neste tal de mysql. Mais se fô pidi muinto, nóis compra ! (kkkkk).

Link to comment
Share on other sites

bom eu não sou um expert em mysql mas:

1 - Os arquivos DBF que eu uso em clipper vou converter para SQL e depois não os uso mais?

não, vc vai criar um banco de dados onde vai conter todas as suas tabelas.

exemplo aqui tem um bando de dados chamado SCOMLOJA e as TABELAS dele

1shwxv.jpg

2 - A manutenção dos dados é feita direto no o arquivo SQL?

sim

3 - Para acessar o sistema na internet e rede local os codigos dos prgs serão os mesmos?

sim, so vai mudar a conexão


function Conecta_Remoto

SQL CONNECT ON '189.73.232.155'; //ip fixo ou no-ip

PORT 3306;

DATABASE 'SCOMLOJA';

USER 'root';

PASSWORD '241' ;

OPTIONS SQL_NO_WARNING ;

LIB 'MySQL';

INTO ConectRemoto //aqui o nome

FUNCTION Conecta_Local

SQL CONNECT ON 'localHost';

PORT 3306;

DATABASE 'SCOMLOJA';

USER 'root';

PASSWORD '241' ;

OPTIONS SQL_NO_WARNING ;

LIB 'MySQL';

INTO ConectLocal

id=code>id=code>

Editado por - SCOM on 09/09/2010 08:14:05

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos, comecei a pouco tempo a desenvolver em MYSQL

porem surgirão muitas duvidas iniciais.. nesse tópico tem algumas coisas ja pra começar...

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=17917

Abs..

Geovanni Holior

Analista de Sistema

Clip53 * FHW 9.1/../9.4

skype:geovanni.holior

" Tudu Posso naquele que me Fortalece!"

Link to comment
Share on other sites

Amigos..

Desculpem a demora para agradecer as resposta, é que tá meio corrido por aqui...

citação:Olá Valdir.

Vou dar uma ajuda, então espero que te ajude =)

1ª - Instale o MySQL (no baixaki tem). Seria interessante instalar um Cliente também, como o Toad MySQL.

1ª - A - Se instalar na máquina local, seu servidor será o localhost (para conexão)

1ª - B - Se instalar em outra máquina da rede, use o IP deste servidor (para conexão)

2ª - Não usará mais DBFs, usará o MySQL, mas os 2 podem coexistir no seu sistema.

3ª - Sim, é melhor usar comandos nativos (minha opinião).

Pode ir perguntando que o pessoal vai respondendo.

ps.: Não consigo ler seu nome "Valdir" sem lembrar da função declarada nos sistemas daqui para validar diretórios, hehehehehe (entrei na empresa e essa função já existia)

Luis Fernando Jr. (Luisão)

Leme/SP


id=quote>id=quote>

R.Já ajudou muito, muito obrigado.

citação:Mas a SQL LIB nunca vai abrir o arquivo ".DBF" no HD da estação... Ela sempre irá operar no banco relacional, com comandos SQL. É por isto as vezes surge estas dúvidas.

Vailton


id=quote>id=quote>

R. Ok meu amigo, mais uma vez brigadão.

citação: Grande Valdir. Blz.?

Uma coisa importante é você "brincar" bastante com o MySql para se familiarizar com os comando nativos (sql) e utilizá-los sempre.

Outra coisa que vai ajudar muito é o VII Encontro onde será ministrado um curso de MySql.

[]s,

Evandro G. de Paula

Curvelo - MG


id=quote>id=quote>

R. Meu grande amigo Evandro... Por aqui está tudo blz, Graças à Deus. Espero o mesmo para voce e sua família. Em relação ao VII Encontro, estou bastante ancioso e certo que vai ser mais um grande sucesso. Obrigado.

citação: bom eu não sou um expert em mysql mas:

1 - Os arquivos DBF que eu uso em clipper vou converter para SQL e depois não os uso mais?

não, vc vai criar um banco de dados onde vai conter todas as suas tabelas.

exemplo aqui tem um bando de dados chamado SCOMLOJA e as TABELAS dele

SCOM


id=quote>id=quote>

R. Meu amigo, esse seu exemplo clariou bastante... Obrigado.

citação:Bom dia amigos, comecei a pouco tempo a desenvolver em MYSQL

porem surgirão muitas duvidas iniciais.. nesse tópico tem algumas coisas ja pra começar...

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=17917

Abs..

Geovanni Holior

Analista de Sistema


id=quote>id=quote>

R. Meu amigo Geovanni, já olhei esse link e realmente ajuda muito. Obrigado.

à todos os meus agradecimentos.

Bom final de semana.

Abraços.

valdir.gif

Valdir - Jundiaí - S.P.

Editado por - valdir on 10/09/2010 10:24:44

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA AMIGOS, VENDO A NECESSIDADE DE ALGUNS, ASSIM COMO EU TIVERAM DIFICULDADES NO INICIO COM SLQLIB, VOU PREPARAR UNS FONTES AQUI DE EXEMPLOS, PRA AJUDAR OS AMIGOS AI Q PRECISAM, COMO CRIAR VIEWS, TABELAS, INSERTS, SELECT.PROGRAMO EM DELPHI E FIVEWIN, ATUALMENTE PROGRAMANDO COM FIVEWIN,TIVE MUITAS DIFICULDADES NAO A QUESTAO DO SQL, POIS CONHECO MUITA COISA DE SQL, INNER JOIN, UPDATE, SELECTS, VIEWS, CONSULTAS AVANCADAS, E VOU DISPONIBILIZAR UNS EXEMPLOS DE USO MEU AQUI PRA GALERA AI.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigo Valdir e demais

Olha só

Todas as dicas dos amigos são válidas e ótimas.

Apenas para complementas e expor a minha modesta opnião.

Não use SQL com comandos XBASE. eu mesmo fiz isto e me arrependo demais de ter feito, pois não tem como comparar.

Não que esteja dizendo que nao pode ser usado, mas se usar comandos XBASE com MYSQL na minha opniao é perca de tempo.

O legal é usar comandos nativos SQL.

Falo isso por minha propria experiencia. eu migrei um sistema de DBF+CDX para mysql com comandos XBASE, no meu caso foi para poder aprender, mas se tivesse 'perdido' mais tempo e usado SQL nativo.

Porem esse mesmo sistema hoje já esta quase todo em SQL.

Mas Valdir e demais amigos, não se preocupe, pois usar comandos SQL não é tão complicado assim como parece ser.

Se precisar de meu modesto conhecimento estou sempre on line no msn 'mastermarvrb@msn.com' ou meu cel. 32-9104-0562 me adicione que tento te ajudar no que puder.

Só prar voces terem uma ideia com SQL o leque de opçoes se abre, pois fica mais fácil de integrar com outros aplicativos, masi simples de acessar remoto, etc...

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...