Jump to content
Fivewin Brasil

Curso ADVPL


The Chosen

Recommended Posts

  • Replies 74
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Grande Eduardo,

citação:

Kleyber, nao acredito que usem hoje as mesmas ferramentas que nós.


id=quote>id=quote>

Pois creia que eles ainda usam. Eu tenho um programador trabalhando comigo aqui que saiu de uma empresa que usa o sistema da Microsiga e eles ainda usam sim.

citação:

Quanto a SqlLib ser melhor que Top, (x)Harbour ser melhor que Protheus/ADVPL, etc etc etc, é outra história, vai da opinião de cada um.


id=quote>id=quote>

Bom, eu vi o Top Connect em ação e pelo que constatei, a nível de performance, a SQLLIB acessando banco de dados MySQL e o TOP CONNECT fazendo a mesma coisa, a SQLLIB leva vantagem. Não é algo baseado em apenas uma preferência; é um fato que constatei. Quanto a xHarbour/Harbour, concordo contigo, vai da preferência de cada um.

Abraço,

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 (BMW Zerada!!!) + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 2107-9150

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

Kleyber, acho estranho, trabalhei na dentro, na Matriz (av braz leme) no desenvolvimento e eles já tinham uma IDE com debug e tudo mais, isso já em 1999. Um analisa em campo pode usar alguma coisa tipo DBU, eu mesmo quanto usei o DBX para editar o dicionario de dados, mas era na minha base local.

Mas já que tem um analista que trabalhou em um cliente que diz isso fiquei curioso, quais ferramentas eles usam que nós também usamos?

Quanto a performance nao gostava o TOPCONNECT, nunca usei SQLLIB, uso o SQLRDD que acho melhor e mais pratico com o TOP, mas é minha opinião.

Abraço,

Eduardo Motta

citação:

Grande Eduardo,

citação:

Kleyber, nao acredito que usem hoje as mesmas ferramentas que nós.


id=quote>id=quote>

Pois creia que eles ainda usam. Eu tenho um programador trabalhando comigo aqui que saiu de uma empresa que usa o sistema da Microsiga e eles ainda usam sim.

citação:

Quanto a SqlLib ser melhor que Top, (x)Harbour ser melhor que Protheus/ADVPL, etc etc etc, é outra história, vai da opinião de cada um.


id=quote>id=quote>

Bom, eu vi o Top Connect em ação e pelo que constatei, a nível de performance, a SQLLIB acessando banco de dados MySQL e o TOP CONNECT fazendo a mesma coisa, a SQLLIB leva vantagem. Não é algo baseado em apenas uma preferência; é um fato que constatei. Quanto a xHarbour/Harbour, concordo contigo, vai da preferência de cada um.

Abraço,

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 (BMW Zerada!!!) + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 2107-9150

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Editado por - emotta on 20/01/2010 18:27:03

Link to comment
Share on other sites

Mais uma pergunta, kde o kra que fez a pergunta ???

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alessandroid=blue>

FW20d+CL53b+Blk7+@Say+CDX

FW9.07+xHb121+PellesC+CDX

"Uma imaginação bem canalizada é fonte de grandes proezas"id=red>

Link to comment
Share on other sites

Dizer isso é a mesma coisa que dizer que o (x)Harbour é um CLIPPER CHUPADASSO NA CARA DURA. O fato é que a linguagem foi reescrita, tendo servidor de aplicação separado do client (telas). Idéia bem interessante por sinal. Claro que a sintaxe foi copiada, tanto é que tem muitos fontes do ERP padrao com a primeira linha do codigo #include fivewin.ch

citação:

Minha esposa trabalha na MICROSIGA , realmente é um FIVEWIN CHUPADASSO !!! NA CARA DURA !!!

A DIFERENÇA É QUE ELES SOUBERAM VENDER A FERRAMENTA...

heehheheheee

Pablo Andrés Reyes Rivera

FWH 2.7 , xHarbour Compiler build 0.99.61

(SimpLex) &

FWH 9.11 , xHarbour Compiler build 1.2.1

(SimpLex) - PellesC


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma coisa pra dizer , a uns 18 anos atrás o meu sócio Getulio tinha um sistema em uma empresa de tintas que foi substituido injustamente por uma porcaria de sistema da MICROSIGA ( eles estavam engatinhando ainda ) , mais ou menos 1992 , naquela época os consultores da MICROSIGA já falavam de Fivewin , nunca comentaram do ADVPL .. só com o passar do tempo .. Tenho certeza absoluta que tudo começou com o FW !!!!

Pablo Andrés Reyes Rivera

FWH 2.7 , xHarbour Compiler build 0.99.61

(SimpLex) &

FWH 9.11 , xHarbour Compiler build 1.2.1

(SimpLex) - PellesC

Link to comment
Share on other sites

Sim, ADVPL começou com Fivewin, alguem aqui negou isso?

Detalhe, fivewin surgiu em 1993, pelo que eu sei a Microsiga lançou sua versão WINDOWS no fim de 1994 escrita em Clipper/Fivewin. O nome ADVPL surgiu quando o atual diretor de tecnologia de lá, desenvolveu um interpretador em que o analista poderia escrever um codigo PRG e este interpretador chamado RDMAKE executava. Semelhante ao HRB do (x)harbour hoje em dia, mas isso em 1994 e MUITO (MAS MUITO) mais rustico (o RDMAKE).

Internamente na Microsiga nunca se escondeu esse fato, de que o Protheus teve sua sintaxe totalmente baseada no clipper/fivewin. Foi feito justamente aproveitar o código que tinham (que eram milhares de linha de código). Isso ocorreu depois de ficarem 1 ano tentando converter o sistema que tinham para Delphi e que não deu em nada.

Lá dentro nunca ouvi ninguem falar mal de Clipper, como sai de lá em 2002 nunca ouvi la dentro se falar de (x)Harbour, mas com certeza conhecem essa poderosa linguagem.

Mais uma vez repito aqui, nao estou aqui pra defender nenhuma empresa, tenho a minha própria que nada tem haver com a TOTVS, porem acho que devo dar minha opinião quando vejo que algo está sendo entendido de forma errada.

Abraços,

Eduardo Motta

citação:

Tenho uma coisa pra dizer , a uns 18 anos atrás o meu sócio Getulio tinha um sistema em uma empresa de tintas que foi substituido injustamente por uma porcaria de sistema da MICROSIGA ( eles estavam engatinhando ainda ) , mais ou menos 1992 , naquela época os consultores da MICROSIGA já falavam de Fivewin , nunca comentaram do ADVPL .. só com o passar do tempo .. Tenho certeza absoluta que tudo começou com o FW !!!!

Pablo Andrés Reyes Rivera

FWH 2.7 , xHarbour Compiler build 0.99.61

(SimpLex) &

FWH 9.11 , xHarbour Compiler build 1.2.1

(SimpLex) - PellesC


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

Complementando isso, FW nao é linguagem, é uma biblioteca (ou LIB como preferirem). Também nao vi ninguem aqui negando isso. Quem dera se a CA tivesse usado o Fivewin como base para converter o Clipper para Windows, quando lançou o VO em 95. Minha vida com certeza teria sido menos "penosa" pois somente conheci o Fivewin em 2000 e isso dentro da Microsiga.

citação:

E digo mais a idéia do FW foi realmente para facilitar a migração do xBase para Windows , a intenção é clara da herança do clipper !!!!

Pablo Andrés Reyes Rivera

FWH 2.7 , xHarbour Compiler build 0.99.61

(SimpLex) &

FWH 9.11 , xHarbour Compiler build 1.2.1

(SimpLex) - PellesC


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

grande verade:

A DIFERENÇA É QUE ELES SOUBERAM VENDER A FERRAMENTA...

A mocrosica não vendeu o ADVPL e sim o ERP, pois ja fiz inumeras entrevistas em empresas que tinham o Prhoteus e os 20 anos de janela que tenho em clipper/fivewin etc.. nao serviu para nada.

Valia mais eu fazer um curso de customização do Protherus na microsica que por sinal era bem salgado, pra passar na entrevista.

Agora ficar customizando??????? prefiro programar.

Obrigado.

Evaldo Wagner

FiveWin9.07 xHarbour 1.21,BCC55, Pelles C xDev,xHarbour for Linux(console)

evaldowl@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

Eu uso o FW desde 1994 e fiquei sabendo dele atraves da Microsiga, tenhos os meus clientes com meu sistema e tenho clientes microsiga tambem e sou analista microsiga desde 1994, desde a versao DOS.

So quero dizer uma coisa, temos que aprender com a Microsiga a cobrar do cliente porque enquanto em vendo um sistema de 5000,00 para um cliente, ela vende um que faz a mesma coisa por 50.000,00.

Eu hoje vou copiando toda forma de trabalhar da microsiga, porque hoje eles sao lideres de mercado isso ninguem pode negar, e tem mais eles vao vir atras dos nossos clientes.

So o ano passado eu perdi 2 clientes para a microsiga.

Eu to naquela se o cliente quer sistema barato vendo o meu, ele quer pagar caro vendo o microsiga.

E vamos trabalhando, que atraz vem a microsiga querendo pegar tudo!!!!

Abracos,

Cleber Conde

FWH 2.5/SQLLIB/xHARBOUR 0.94 / xDEV / xMATE

cleberconde@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Caros Amigos

A verdade e que a microsiga soube vender o peixe, e se deu bem com isso.

Quem quiser eu tenho uma versão do Protheus bem simples, que a microsiga liberou com um livro que eles escreveram.

Ela vem com o rdmake e a versao inicial que saiu no windows, e puro Five.

Da para tirar umas boas ideias com esta versao, pricipalmente a parte de customização de menus, tratamentos de erros para o sistema não cair, customizacao de novas rotinas sem recompilar o executavel.

Eu particularmente tirei grandes ideias deste sistema.

FW 2.3C/CLIPPER 5.X/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/XMATE/MD/MYSQL/FIREBIRD/INTERBASE

Link to comment
Share on other sites

citação:

Caros Amigos

A verdade e que a microsiga soube vender o peixe, e se deu bem com isso.

Quem quiser eu tenho uma versão do Protheus bem simples, que a microsiga liberou com um livro que eles escreveram.

Ela vem com o rdmake e a versao inicial que saiu no windows, e puro Five.

Da para tirar umas boas ideias com esta versao, pricipalmente a parte de customização de menus, tratamentos de erros para o sistema não cair, customizacao de novas rotinas sem recompilar o executavel.

Eu particularmente tirei grandes ideias deste sistema.

FW 2.3C/CLIPPER 5.X/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/XMATE/MD/MYSQL/FIREBIRD/INTERBASE


id=quote>id=quote>

Marcelo, interessante, se vai ajudar a comunidade, poste em:

http://www.4shared.com

e Disponiblize o Download.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, estou interessado também. Eu quando entrei la ja programava direto no Protheus, praticamente nao vi o Advanced.

Abraços,

Eduardo Motta

citação:

Caros Amigos

A verdade e que a microsiga soube vender o peixe, e se deu bem com isso.

Quem quiser eu tenho uma versão do Protheus bem simples, que a microsiga liberou com um livro que eles escreveram.

Ela vem com o rdmake e a versao inicial que saiu no windows, e puro Five.

Da para tirar umas boas ideias com esta versao, pricipalmente a parte de customização de menus, tratamentos de erros para o sistema não cair, customizacao de novas rotinas sem recompilar o executavel.

Eu particularmente tirei grandes ideias deste sistema.

FW 2.3C/CLIPPER 5.X/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/XMATE/MD/MYSQL/FIREBIRD/INTERBASE


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

Acho que finalmente agora estamos respondendo à pergunta inicial... rssss Mas é interessante mesmo saber como a Microsiga trabalha.

Abraços,

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 (BMW Zerada!!!) + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 2107-9150

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

Também acho muito interessante, pois uma empresa que começou com o Clipper e em uma pequena sala (como muitos de nós) hoje é a 9a maior empresa de sistemas ERP do mundo, sem duvida tem muitas coisas boas para se tirar da sua história.

Eduardo Motta

citação:

Acho que finalmente agora estamos respondendo à pergunta inicial... rssss Mas é interessante mesmo saber como a Microsiga trabalha.

Abraços,

Kleyber Derick

xHarbour 1.1.0 + FWH 8.02 (BMW Zerada!!!) + xDevStudio + SQLLIB

(98) 8162-1301 / (98) 2107-9150

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

Amigos

Ja Coloquei em dicas a insalação do Siga Advanced 1997, era puro clipper e Fivewin.

Quem baixar e instalar entre na opcao Debug selecione o arquivo RDDEMO._IW e veja que show ele faz.

Depois abra o diretorio e e procure por este arquivo e edi ele com um editor de texto.

Podem falar o que quiser, mas o sistema ter essa funcionalidade e ainda poder adicionar isso ao Menu sem ter que reompilar o executavel, tem que ser lider de mercado mesmo ( Isso em 1997 ).

Obs: Aos Moderadores do site, esta instalação não é pirata, ela foi disponibilizada em um CD que vinha com o Livro "Teoria do ERP" publicado pela editora Makron Books.

FW 2.3C/CLIPPER 5.X/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/XMATE/MD/MYSQL/FIREBIRD/INTERBASE

Link to comment
Share on other sites

citação:

a primeira versao (2.xx) do sistema microsiga eh (ou era) totalmente clipper.

todos sabemos, q o xh for fw foi a solucao pros sistemas clipper, q nao queriam desenvolver o codigo de novo. ela fez isso ! hoje, ainda, eh (x)harbour for fivewin... eles negam, por questao de qualidade, mas todos os fontes, q sao disponivel aos analista, lah na primeira linha tem o #include "fivewin.ch"... o que eles fizeram, e isso tem q tirar o chapeu pra eles, foi explorar muito bem a ferramenta de desenvolvimento (xh e fw) fazendo q os recursos da app dele ficasse boa (rpo-repositorio de ojetos, q nada mais eh q o .hrb ; discionario de dados-assim, permitindo q o sistema fique flexivel e adaptado rotinas, tabelas e campos, conforme a necessidade de cada cliente;arquivo.mnu (ou xnu, ou seja, xml) pros menus de usuarios ; client x server ; acesso a varios bancos de dados (top connect) - hoje tem alguns rdd q fazer algo parecido, tipo o sqlrdd do xharbour comercial; inclusive tem ate o ERROR.LOG soh q num dialog remudelado, mas com exatamente as mesas caracteristicas do error.log padrao do fw; etc.

o IDE, eh o ambiente desenvolvido pela microsiga (mais ou menos como eh o ABAP pro SAP, onde a linguagem eh o cobol), para o desenvolvimento das customizacoes especificas dos clientes, eh possivel isso por utilizar os arquivos .hrb, q eles, por questao de qualidade, chamam de RPO (repositorio de objetos)...

o ADVPL (ADVanced Program Language), eh chamado assim, tambem por questoes da qualidade, mas nada mais eh q sintaxe clipper (ou melhor dizendo (x)harbour x fivewin) e/ou chamada de funcoes desenvolvidas no sistema da microsiga.


id=quote>id=quote>

Olá Giba.

Tb sou programador advpl para o Protheus da Microsiga e como não sou besta, quando aprendi o fw a primeira coisa que fiz foi desenvolver para o meu sistema algumas coisas que tem no sistema deles, tais como:

- Dicionório de dados para criar as tabelas e índices

- Geradores de cadastros, de modo que crio meus cadastros sem ter que programar, ou sejam, ficam armazenados no dicionário de dados

- Geradores de relatórios totalizados ou não

- Geradores de menu, de modo q crio também meus novos menus sem programar

- Repositório de funções onde crio algumas minúsculas rotinazinhas q as vezes necessito chamá-la de dentro dos meus cadastros e relatórios.

- E muito mais

Viva a Microsiga!!!

Link to comment
Share on other sites

Eu também fiz isso, hehehe... Perdi um bom tempo escrevendo um interpretador que compilava o fonte, dava numeração a um com extensão PCL e numerava as linhas para simular while e enddo, mas só dava pau... rs... Por isso fiquei muito feliz quando descobri que em xHarbour tinha um interpretador nativo (HRB) e tudo foi resolvido.

Fiz em meu sistema os similares a enchoice, getdados, etcc (quem trabalhou com protheus sabe o que é isso).

Sem duvida eles foram bem criativos em desenvolver tudo isso já nos anos 90.

Valeu pelo Advanced, ja fiz download e assim que tiver tempo vou fuçar nele.

Abraço,

Eduardo Motta

citação:

citação:

a primeira versao (2.xx) do sistema microsiga eh (ou era) totalmente clipper.

todos sabemos, q o xh for fw foi a solucao pros sistemas clipper, q nao queriam desenvolver o codigo de novo. ela fez isso ! hoje, ainda, eh (x)harbour for fivewin... eles negam, por questao de qualidade, mas todos os fontes, q sao disponivel aos analista, lah na primeira linha tem o #include "fivewin.ch"... o que eles fizeram, e isso tem q tirar o chapeu pra eles, foi explorar muito bem a ferramenta de desenvolvimento (xh e fw) fazendo q os recursos da app dele ficasse boa (rpo-repositorio de ojetos, q nada mais eh q o .hrb ; discionario de dados-assim, permitindo q o sistema fique flexivel e adaptado rotinas, tabelas e campos, conforme a necessidade de cada cliente;arquivo.mnu (ou xnu, ou seja, xml) pros menus de usuarios ; client x server ; acesso a varios bancos de dados (top connect) - hoje tem alguns rdd q fazer algo parecido, tipo o sqlrdd do xharbour comercial; inclusive tem ate o ERROR.LOG soh q num dialog remudelado, mas com exatamente as mesas caracteristicas do error.log padrao do fw; etc.

o IDE, eh o ambiente desenvolvido pela microsiga (mais ou menos como eh o ABAP pro SAP, onde a linguagem eh o cobol), para o desenvolvimento das customizacoes especificas dos clientes, eh possivel isso por utilizar os arquivos .hrb, q eles, por questao de qualidade, chamam de RPO (repositorio de objetos)...

o ADVPL (ADVanced Program Language), eh chamado assim, tambem por questoes da qualidade, mas nada mais eh q sintaxe clipper (ou melhor dizendo (x)harbour x fivewin) e/ou chamada de funcoes desenvolvidas no sistema da microsiga.


id=quote>id=quote>

Olá Giba.

Tb sou programador advpl para o Protheus da Microsiga e como não sou besta, quando aprendi o fw a primeira coisa que fiz foi desenvolver para o meu sistema algumas coisas que tem no sistema deles, tais como:

- Dicionório de dados para criar as tabelas e índices

- Geradores de cadastros, de modo que crio meus cadastros sem ter que programar, ou sejam, ficam armazenados no dicionário de dados

- Geradores de relatórios totalizados ou não

- Geradores de menu, de modo q crio também meus novos menus sem programar

- Repositório de funções onde crio algumas minúsculas rotinazinhas q as vezes necessito chamá-la de dentro dos meus cadastros e relatórios.

- E muito mais

Viva a Microsiga!!!


id=quote>id=quote>

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade no advanced. Vá em Miscelanea + Sobre e quando abrir a janela pressione a tecla CTRL e digite as teclas "T I M E" e depois solte o CTRL. Vai aparecer a foto da equipe de desenvolvedores.

EMotta Sistemas

Eduardo Motta

emotta@gmail.com.br

FWH 9.09 - xHARBOUR 1.2.1

Link to comment
Share on other sites

Olá desenvolvedores.

Particularmente acho o sistema da Microsiga muito pesado e complicado; com tabelas enormes, com trocentos campos... Claros que esses campos, assim como no configurador que desenvolvi, podem ser inibidos, de modo a não aparecerem nas telas de cadastros e por aí vai.

Mas sem dúvida nenhuma essas possibilidades, tais como criar novas tabelas, telas de cadastro, relatórios, menus, pesquisas etc, muitas vezes sem a necessidade de desenvolver nenhum código foram a razão do grande salto da Microsiga. Quem é o cliente/usuário que vendo isso não se empoga?

O que temos que fazer é copiar essas boas ideias que eles tiveram e crescermos também!

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Para quem gosta de antiguidade, vai mais umas:

Entrei na Microsiga em 1986 (funcionário 00003) para fazer

demonstração do Sistema Siga. O "bicho" rodava em DBase III

e fui o primeiro a compilar com o Clipper Summer (o 85) lá.

Lembro que o Ernesto ainda não confiava muito no Clipper,

mas não aguentava mais contar duas piadas para o cliente

no intervalo entre o "DO SIGA" e a tela inicial..rsrsrs

Isso num "poderoso" Itautec 8086. No final de 87 chegou o

primeiro "AT" 80286....

Depois veio o Autumn, o Winter, o Summer 97 até chegar o 5.0

NO meio do caminho, testamos um compilador chamado QUICKSILVER

(alguem já ouviu falar?) mas só dava pau! rsrsrs

Saí de lá em 1991 como Gerente de Suporte e a empresa já

tinha mais de 100 funcionários. Bons tempos aqueles. Deixei

muitos amigos lá, inclusive os donos. Aprendi muito e também

ajudei muito no desenvolvimento.

Com certeza, quem tem + de 40 anos aqui no fórum também

ouviu falar ou testou o CLIP4WIN, o VB, o Delphi e o VO.

Realmente, FIVEWIN é uma ferramenta poderosa e NÃO FICA

DEVENDO NADA PARA NINGUEM! Se um dia todos os sistemas

estiverem na WEB e o Fivewin não acompanhar, prefiro

mudar de profissão e vender batata na feira!

Abraços

Alberto Zamai

Vip Netsys Info SP

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...