Jump to content
Fivewin Brasil

Ajuda para fazer um Executor de SQL(RESOLVIDO)


marcio1361303176

Recommended Posts

Amigos baixei um sistema na NET.

Dai verificando o sistema achei muito legal uma rotina que aceita eu passar comandos SQL e executar.

Será que tem como Fazer algo paracido.

executarsql.jpg

Será que tem como Fazer Algo Parecido.

O Executar SQL eu não tenho Grandes Dúvidas, meu maior probelma seria o BROWSE da parte inferiror.

Essa Rotina é muito Importante quando vc manda uma atualização, dai o meu funcionario leva apena um TXT e manda rodar no cliente. Fica show de bola.

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com

Editado por - MARCIO on 23/10/2009 18:25:36

Link to comment
Share on other sites

Amigos baixei um sistema na NET.

Dai verificando o sistema achei muito legal uma rotina que aceita eu passar comandos SQL e executar.

Será que tem como Fazer algo paracido.

executarsql.jpg

Será que tem como Fazer Algo Parecido.

O Executar SQL eu não tenho Grandes Dúvidas, meu maior probelma seria o BROWSE da parte inferiror.

Essa Rotina é muito Importante quando vc manda uma atualização, dai o meu funcionario leva apena um TXT e manda rodar no cliente. Fica show de bola.

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com

Editado por - MARCIO on 23/10/2009 18:25:36

Link to comment
Share on other sites

Acredito que seja bem simples.

Campo GET em cima com o paramtro MEMO para a caixa

maior de texto,

um browse em abaixo.

antes de exibir o SELECT (ou outra operacao) le a tabela

pega os nomes e tamanho do campo, adiciona no browse.

e da um while preenchendo os campos com os seus valores.

logico que falar é mais facil, mais creio que é esse o caminho.

Abraço

xHarbour1.1.0|Fwh9.2|Bcc55|Ribbonbar.lib|Pelles|MySQL|PostgreSQL

http://www.redstarsoft.com.br

user.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigo não é querendo ser chato e desanimar,

mais acho melhor usar um programa desses da net tem varios

muitos PORTABLE ( para PEN DRIVER )

bota num pen driver chega no cliente e faz o que quiser

despluga o pen driver e vai susegado pra casa.

=]

mais vc ta no caminho é por ai mesmo.

Dica é o "Navicat Portable." =]

xHarbour1.1.0|Fwh9.2|Bcc55|Ribbonbar.lib|Pelles|MySQL|PostgreSQL

http://www.redstarsoft.com.br

user.jpg

Link to comment
Share on other sites

Na Realidade, não queria TUDO TUDo,

Olha só o que Aconteceu Hoje

Um cliente me ligou falando assim.

"Márcio, sem querer eu errei o numero da NF era 94662, e eu coloquei 946662, e essa nota não queria apagar e lancar de novo, pois são 12 paginas"

Dai eu tive que mandar um técnico lá instalar o EMS Manager, e Rodar um SQL

'update .... tal.... etc....'

Se tivesse um editor de SQL eu mandava um TXT no e-mail dele e mandava ele abir no bloco de notas, e colocar e executar.

Seria mais fácil né..

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com

Link to comment
Share on other sites

citação:

E tem. Basta dominar as ferramentas que vc trabalha que com certeza será possível fazer algo igual ou melhor. É só questão de estudo.

assinatura.jpg


id=quote>id=quote>

Vailton, desculpe, não entendi sua resposta.

Como estudar algo que não se sabe??

Pergunta-se para quem?

Não é para isso que existe os foruns de programadores?

Ou teremos que voltar a era CLIPPER, que os FDP dos clippeiros, não ´LIBERAVAM´ nada para ninguém??

Boiei... Viajei na maionese...

Eu acho, que temos que respeitar as LIMITAÇÕES de cada um, pois nem todos, tem o NÃVEL DE INTELIGENCIA, que o senhor tem... E isto, é um ELOGIO.

Quem souber tudo neste forum, QUE ATIRE A PRIMERIA PEDRA.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 21/10/2009 13:21:47

Link to comment
Share on other sites

O Vailton quis dizer que se você souber trabalhar com SQLLIB e FW (as ferramentas disponíveis), você consegue fazer isso.

Nem MySQL você precisa saber para construir a ferramenta, só o usuário final precisaria, mas é claro, fica meio dificil testar um "MySQL Client" que você está criando se não souber os comandos MySQL.

Maneiras de fazer isso são várias. Você pode deixar o usuário controlar tudo, desde a conexão até o comandos de manipulação de dados, pode fazer com que ele se conecte no ínicio a um único banco e não permita ir para outro banco. Ideais são várias e isso é de pessoa para pessoa.

A questão do estudo, vai de você conseguir se "virar" a partir de um exemplo ou uma ideia. Já vi muita gente que se você não dá o código pronto e rodando, a pessoa não entende e nem se esforça para entender.

Bom, é isso. Da minha parte, quando eu sei, eu ajudo. E a ideia de se fazer um Front, apesar de existir vários FREE, acho uma boa, tanto pela experiência adquirida quanto por usar algo que você mesmo fez.

Luis Fernando Jr.(Luisão)

"Seize the day or die regretting the time you lost"

FWH8.1 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY

Link to comment
Share on other sites

citação:

O Vailton quis dizer que se você souber trabalhar com SQLLIB e FW (as ferramentas disponíveis), você consegue fazer isso.

Nem MySQL você precisa saber para construir a ferramenta, só o usuário final precisaria, mas é claro, fica meio dificil testar um "MySQL Client" que você está criando se não souber os comandos MySQL.

Maneiras de fazer isso são várias. Você pode deixar o usuário controlar tudo, desde a conexão até o comandos de manipulação de dados, pode fazer com que ele se conecte no ínicio a um único banco e não permita ir para outro banco. Ideais são várias e isso é de pessoa para pessoa.

A questão do estudo, vai de você conseguir se "virar" a partir de um exemplo ou uma ideia. Já vi muita gente que se você não dá o código pronto e rodando, a pessoa não entende e nem se esforça para entender.

Bom, é isso. Da minha parte, quando eu sei, eu ajudo. E a ideia de se fazer um Front, apesar de existir vários FREE, acho uma boa, tanto pela experiência adquirida quanto por usar algo que você mesmo fez.

Luis Fernando Jr.(Luisão)

"Seize the day or die regretting the time you lost"

FWH8.1 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY


id=quote>id=quote>

Ok friend, entendi.

Não tinha entendido as colocações do Mister Vailton.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

joao@pleno.com.br

Fone: (11) 3106-2832 / 8243-5632

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Eu só li agora o tópico... E era justamente disto que eu estava me referindo João.

Note que eu respondi em cima da citação "...mas seria massa se tivesse como fazer..." e apenas neste contexto que eu afirmei "que tem como fazer".. o fato é que para as telas o FW dá conta com certeza de montar e nem exigiria muito dominio da lib para fazer algo com Bitmap em AlphaBlend e bem bonito!

Fica então só a cargo do programador cuidar de alguns detalhes, tipo o login, get para digitar os comandos e o browse para exibir os registros coisa que no FW tb é 2 palitos!

Estudando um pouco o manual das ferramentas que se tem na mão: FW, SQL e os exemplos tb que vem em ambas vc já vai conseguir montar algo! A parte do "editor de SQL" poderia ser um GET mesmo com quebra de linha usando fonte couriew new, o cliente poderia receber o SQL via email, ftp ou sei lá e ficaria até melhor doq se fosse uma destas ferrametnas comerciais que se encontra por aê - porque seria algo seu!

Era algo deste tipo que eu pensei, mas na hora nem pensei em escrever td isto.

icon_smile_wink.gif

NOTA: Só para completar, se alguem se ofendeu por favor entendam que nao era minha intenção. Fica aqui o pedido de desculpas pelas poucas palavras e espero que o dito acima esclareça minhas reais intenções.

assinatura.jpg

Editado por - vailtom on 21/10/2009 14:51:54

Link to comment
Share on other sites

Pois é, tem essa questão também, ensinar o cliente um comando pode "zoar" tudo sua base de dados.

Imagina um Delete from que ele "esqueceu" do where. É um abraço.

Se bem que tem usuário que você ensina o cara clicar no botão X, ele vai e clica no Y, aprender um comando seria exigir muito =P

Luis Fernando Jr.(Luisão)

"Seize the day or die regretting the time you lost"

FWH8.1 + SQLLIB 1.9d + xHB 1.10 + xDev 0.65 + @SAY

Link to comment
Share on other sites

Olá,

citação:Seria a mesma coisa que ensinar ele a usar o DBU.
id=quote>id=quote>

Pior ainda pois um 'delete' no DBU vai apenas marcar para apagar um registro. Um comando 'delete' numa tabela vai tudo pro saco. E sem chance de 'recall'.

[]s,

Evandro G. de Paula

Curvelo - MG

evandro@skillnet.com.br (Escr. - na Cidade)

imortal@skillnet.com.br (Res. - na Roça)

FWH 9.01+PellesC+MyMake+xHarbour.org 1.00+SqlLib

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

Usando a SQLLib fica bem simples:

cSql:=â€Select * from tabelaâ€

vTmp:=SQLARRAY(cSQL)

IF SQLErrorNO() > 0

MsgStop("Erro no comando SQL, Verifique.","Atenção")

Return

EndIF

xBrowse(vTmp)

Começamos ha algum tempo atrás tentar desenvolver uma rotina para criar pequenos relatórios, na qual fizemos exatamente dessa forma.

Se você quiser dar uma olhada.

Ainda não está terminada e está sem ajuda.

http://report.exatasistemas.com

Marnio Miranda

Marnio Miranda

Link to comment
Share on other sites

Olha só essa rotina só iria abir mediante uma chave de Registro que seria gerada no momento do suporte, ou seja ela nunca mais se repetiria.

O usuario me liga e Passa a senha e eu geraria uma contra-senha só ai ele iria abir a tela de SQL..

Entendo a Preocupação de Voces, mas temos que levar em conta que os dados são do cliente e que ele tem que fazer BK, que outras coisas podem ferrar a base de dados, como por exemplo o cara FORMATAR O MICRO, entrar na pasta do MYSQL e deletar algum arquivo, etc...

Agradeço a todos

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com

Editado por - MARCIO on 21/10/2009 18:12:16

Link to comment
Share on other sites

Galera estou executando assim


sql execute( T_COMANDO_SQL )

IF SQLErrorNO() > 0

T_RETORNO_SQL := "ERRO.: " + SQLErrorMsg() + CRTLF

T_RETORNO_SQL := T_RETORNO_SQL + "SQL Nº.: " + STR(SQLErrorNO(),06,0) + CRTLF

ELSE

T_RETORNO_SQL := 'Comando Sql Executado com Exito '

ENDIF

oT_RETORNO_SQL : Refresh()

id=code>id=code>

Pergunta, como pegar um alias do select ??

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com

Link to comment
Share on other sites

Amigo alex2002, na mosca

Exato

100 % é isso mesmo que eu queria

Esta imagem é do amigo alex2002

capturadetelainstruosql.png

a minha tá quase

esta é do meu (irmão pobre)

imagemyc.jpg

UMA OUTRA COISINHA QUE ESTÃ DANDO ERRO, SE EXECUTO UM COMANDO (SELECT * FROM CLIENTES, DEPOIS OUTRO COMANDO SQL, ELE DÃ ERRO NO COMANDO..

Valeu galera....

Editado por - marcio on 21/10/2009 19:19:41

Link to comment
Share on other sites

Galera to quase conseguindo, porem Queria ver se tem como ao digitar um comando invalido, ele me retornar

Por exemplo

SELECT * FROM CLIENTESS NO LUGAR DE ABORTAR ELE ME MOSTAR QUE DEU ERRO. pois eu deveria ter digitado assim. SELECT * FROM CLIENTES

Ao invez disso ele está abortando. Mas se mando um comando valido ele está funcionando...

e uma coisa que estava esquecendo de dizer, o cabeçalho das colunas não mudam, conforme vou mudando de SQL, permanece o primeiro.

informaisvrb@gmail.com

FWHX 2.6+ SQLLIB + xDev + rpv + MYSQL 5.0 / fwh808+sqllib(atual)

Msn.: mastermarvrb@msn.com

Editado por - marcio on 21/10/2009 23:29:43

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...