Jump to content
Fivewin Brasil

ListBox Lento D+


reneumg

Recommended Posts

citação:

Uma pergunta que não quer calar....

Porque colocar 16.800 registros num listbox ? Quem vai ler isso ?

logo.gif


id=quote>id=quote>

CARISSIMO, O QUE VOCE FAZ? MOSTRA O QUE? PESQUISA COMO?

COMO É SUA PESQUISA INCREMENTAL?

MOSTRE, ENSINE. NÃO CONTESTE.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 52
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

José Carlos, isto eu nao entendi ainda, e pior, não entendo o porque de se abrir um cadastro, com um Browse() com todos os registros, e para buscar um, tem que apertar um botao localizar.

Mas...

-------------------------------------------------------------------

Boleto with Personal/FastReport it is very, very good, beyond prettier.

FWH 904a, xH 1.2.1, SqlLib, MySql, ActiveX

Link to comment
Share on other sites

citação:

José Carlos, isto eu nao entendi ainda, e pior, não entendo o porque de se abrir um cadastro, com um Browse() com todos os registros, e para buscar um, tem que apertar um botao localizar.

Mas...

-------------------------------------------------------------------

Boleto with Personal/FastReport it is very, very good, beyond prettier.

FWH 904a, xH 1.2.1, SqlLib, MySql, ActiveX


id=quote>id=quote>

TAMBEM NÃO ENTENDI SUA COLOCAÇÃO:

BOTÃO LOCALIZAR?? AONDE? PORQUE?

BASTA UM GET, PARA PESQUISA INCREMENTAL.

OU SIMPLESMENTE, DENTRO DA LISTBOX, LOCALIZA-SE A PRIMEIRA LETRA QUE SE DESEJA CONSULTAR.

OU EM QUALQUER PARTE DA LISTBOX, USA-SE O ORDWILDSEEK, E LOCALIZA-SE QUAQUER PALAVRA...

NÃO ENTENDO, DO QUE VOCES USUARIOS DE @... ESTÃO FALANDO.

DÃ PARA MOSTRAR ALGO?? COMO VOCES USUARIOS DE @... PENTELHAM. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Pois é Oliveira, isso é um vício mesmmo.

Um monte de gente faz isso.

Apresenta um browse mostrando o DBF com todos os registros no browse e para que ? Por mais rápido que seja a base de dados, isso representa um tempo desnecessário.

Com certeza o que o usuário quer vai pode estar qualquer lugar desse browse, e aí, o que ele faz ? Digita um argumento de pesquisa e clicar no botão para procurar o que ele quer. Normalmente é o que se faz.

Aí veio a minha pergunta anterior, para que se mostrar inicialmente um browse com um número enorme de registros.

Quando apresentar a tela, mostre o browse vazio com os 30, 50 ou 100 ultimos registros e se não estiver aí o usuário parte para a busca.

É isso o que faço em meus sistemas. Trago o browse vazio ou só com os ultimos 100 registros e de forma descrescente para que os ultimos sejam os primeiros. Caso não esteja ele parte para a procura.

Uma coisa é certa, se houve um numero enorme de linhas no browse, com certeza ele não vai ficar paginando até achar, ele vai fazer uma pesquisa.

É uma forma de programar, nada contra quem gosta de listar o arquivo.

logo.gif

Editado por - jcleoner on 04/08/2009 17:37:12

Link to comment
Share on other sites

É isso o que faço em meus sistemas. Trago o browse vazio ou só com os ultimos 100 registros e de forma descrescente para que os ultimos sejam os primeiros. Caso não esteja ele parte para a procura.

SINCERAMENTE:

PREFIRO NÃO COMENTAR. FALA SÉRIO...

TENHO CONVICÇÃO, QUE NÃO QUERO RETROCESSOS EM MINHA VIDA.

FIVEWIN REVOLUTION... I LOVE FIVEWIN!

JESUS, ACENDE A LUZ!

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Modestissimo João Santos to com vc não consigo ve melhora nisso que o José Carlos disse, faço isso que ele disse em, exemplo contas a pagar mostro os ultimos lançamenos que foram feitos caso o usuario queira alterar/consultar peço para o usuario informar um periodo e mostro o que tá naquele periodo mas num cadasto de produtos não vejo como.

ah! desculpa a demora com a resposta com as alterações que vc passou realmente ficou mais rápido mas me apresente como vc usa esse ORDWILDSEEK e se essa função funciona en FW 2.7 xHarbour 0.99.61, não encontrei ela em nenhum exemplo ou manual que tenho aqui.

ah o ListBox tava lento em Page-Down, Seta p/ Direita etc.

e não com DbSeek()

Quanto as BREJAS indo a Sampa elas serão pagas, estou devendo deste e de outros que vc me ajudou.

Obrigado

Reneu.

Link to comment
Share on other sites

Reneu

Oq. o Jose Carlos e o Sergio fazem é a maneira correta de se trabalhar com sql oq. não parece ser o caso seu caso pos vc utiliza dbf certo ?

Em Sql Reneu apesear da Sqllib comercial te dar esta possibilidade não se deve fazer pesquiza incremental.

Ja em Dbf não vejo problemas de se trabalhar desta maneira oq. pode estar acontecendo é que em umas de suas linhas vi um Set filter e isso sim pode estar causando esta lentidão

Já em relação a:

Alguem ai sabe me dizer porque um arquivo de 16.800 registros e 20 campos fica lento em um ListBox, em uma rede Linux de 18 terminais com windows XP, ah no meu computador sem rede e windows XP Tá normal.

O Fato de estar em seu micro local e comparar com o uso em rede não tem como comparar

Eu antes de usar sql tinha pesquiza incremental e dbf usando dbfntx e depois com o Cdx e nunca tive problemas algum

Marcelo Ferro

Petrópolis - Rj

Fwh9.01/xHarbour 1.1.0 Simplex /SqlLib /xMate/WS e Pelles

marca.jpg

Link to comment
Share on other sites

citação:

Modestissimo João Santos to com vc não consigo ve melhora nisso que o José Carlos disse, faço isso que ele disse em, exemplo contas a pagar mostro os ultimos lançamenos que foram feitos caso o usuario queira alterar/consultar peço para o usuario informar um periodo e mostro o que tá naquele periodo mas num cadasto de produtos não vejo como.

ah! desculpa a demora com a resposta com as alterações que vc passou realmente ficou mais rápido mas me apresente como vc usa esse ORDWILDSEEK e se essa função funciona en FW 2.7 xHarbour 0.99.61, não encontrei ela em nenhum exemplo ou manual que tenho aqui.

ah o ListBox tava lento em Page-Down, Seta p/ Direita etc.

e não com DbSeek()

Quanto as BREJAS indo a Sampa elas serão pagas, estou devendo deste e de outros que vc me ajudou.

Obrigado

Reneu.


id=quote>id=quote>

Também faço como você e acho que é a forma mais correta.

Veja tópicos sobre o ORDWILDSEEK do XHARBOUR:

http://www.fivewin.com.br/exibedicas.asp?id=708

http://www.fivewin.com.br/exibedicas.asp?id=707

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=13677

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=10143

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=6544

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=6524

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=14491

Quanto a lentidão do PAGE DOWN/UP, qual o indice voce Usa?

Deve ter mais alguma coisa te ´travando'.

O que voce usa, TWBROWSE do WorkShop.exe ou Pellesc.exe ?

Investigue, te falta mais alguma coisa.

Qual é o processador?

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Marcelo:

Em Sql Reneu apesar da Sqllib comercial te dar esta possibilidade não se deve fazer pesquisa incremental.

PODE EXPLICAR: PORQUE NÃO? É UM RECURSO A MAIS QUE O USUARIO TERIA. É UM DEFEITO, UMA LIMITAÇÃO? PORQUE UM RDD, LIMITARIA O PODERIO DE UM PROGRAMADOR? EXCESSÃO, AOS LIMITADOS.

ME CONVENÇA, POR FAVOR.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

citação:

Marcelo:

Em Sql Reneu apesar da Sqllib comercial te dar esta possibilidade não se deve fazer pesquisa incremental.

PODE EXPLICAR: PORQUE NÃO? É UM RECURSO A MAIS QUE O USUARIO TERIA. É UM DEFEITO, UMA LIMITAÇÃO? PORQUE UM RDD, LIMITARIA O PODERIO DE UM PROGRAMADOR? EXCESSÃO, AOS LIMITADOS.

ME CONVENÇA, POR FAVOR.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe


id=quote>id=quote>

Bom dia João

Sim!!! fácil de explicar suas duvidas

É UM DEFEITO, UMA LIMITAÇÃO?

Irei responder no caso de uso da Sqllib q é o meu caso.

Não é nem um defeito e tbem não é uma limitação pôs poderia ser usado tranquilamente da mesma maneira só não é indicado

devido ao fato de se mudar o conceito de utilização de dbf para sql

os grandes entendedores do assunto poderiam confirmar oq. estou tentando explicar com mais riqueza de detalhes

Local funcionaria perfeitamente tanto q. tenho tbem a pesquisa incremental em sql só que na net fica lento e o correto seria fazer como o Jose Carlos postou trazendo menos quantidades de registros por vez para o browse pôs seria menor a quantidade de dados trafegando.

Marcelo Ferro

Petrópolis - Rj

Fwh9.01/xHarbour 1.1.0 Simplex /SqlLib /xMate/WS e Pelles

marca.jpg

Link to comment
Share on other sites

Marcelo,

tudo bem que não entendo de SQL, mas de "TRAFEGANDO"??

Em minha modesta opinião, quando se ´CARREGA' a LISTBOX, todo o conteudo INDEXADO do banco de dados, ALOJA-SE AUTOMATICAMENTE em uma MEMORIA AUXILIAR, portanto, não pode ficar pesado o "TRAFEGO" em lugar nenhum... Minha visão de .DBF/CDX, como não entendo de SQL, o mecanismo provavel, não seja o mesmo, o que o torna uma BOSTA em relação a VELOCIDADE do .CDX?? É isto? Estou sendo duro demais com o SQL? Eu não aceito algo que me limita assim... Absurdo.

Fala sério, eu ter que filtrar de um banco com 1.000.000 de registros, apenas os 100 primeiros/ultimos, porque um RDD, fica "LENTO/CARROÇA"->KKKKKK. Não me faz sentido...

Se é que estou certo... o SQL, É MESMO UMA CARROÇA??

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Valeu João Santos, só nao procurei o ORDWILDSEEK do XHARBOUR aqui no Site, rsrsrs.

Abaixo as respostas:

-----------------------------------------------------------

Quanto a lentidão do PAGE DOWN/UP, qual o indice voce Usa?

Deve ter mais alguma coisa te ´travando'.

Resp.: uso o NTX, mas vou estudar a possibilidade de usar o CDX pelo que vi aqui no forum, deve ficar melhor.

----------------------------------------------------------

O que voce usa, TWBROWSE do WorkShop.exe ou Pellesc.exe ?

Resp.:Uso o WorkShop.exe, Crio uma rc e compilo para Dll.

----------------------------------------------------------

Qual é o processador?

Resp.:Como Disse tem 18 micros na rede, com varios processadores, mas acho que a maioria é Pentium 4. e celeron

Abraços.

Reneu.

Link to comment
Share on other sites

citação:

Valeu João Santos, só nao procurei o ORDWILDSEEK do XHARBOUR aqui no Site, rsrsrs.

Abaixo as respostas:

-----------------------------------------------------------

Quanto a lentidão do PAGE DOWN/UP, qual o indice voce Usa?

Deve ter mais alguma coisa te ´travando'.

Resp.: uso o NTX, mas vou estudar a possibilidade de usar o CDX pelo que vi aqui no forum, deve ficar melhor.

----------------------------------------------------------

O que voce usa, TWBROWSE do WorkShop.exe ou Pellesc.exe ?

Resp.:Uso o WorkShop.exe, Crio uma rc e compilo para Dll.

----------------------------------------------------------

Qual é o processador?

Resp.:Como Disse tem 18 micros na rede, com varios processadores, mas acho que a maioria é Pentium 4. e celeron

Abraços.

Reneu.


id=quote>id=quote>

NÃO EXISTE COMPARAÇÃO DE VELOCIDADE .CDX, COMO NENEHUM OUTRO RDD, EXCESSÃO A NOVA TECNOLOGIA DO XHARBOUR PAGO, QUE TEM RDD ESTILO .CDX, MAIS RAPIDO QUE O .CDX NATIVO. E COM NOVAS PERFORMANCES... MAS TEM QUE PAGAR...

MUDE LOGO, NÃO PERCA TEMPO.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

NAO ENTENDI, USO .RC E COMPILO PARA UMA .DLL??

PODE EXPLICAR?

ARQUIVO.DLL, SÃO EXTREMAMENTE MAIS LENTOS QUE OS ARQUIVOS.RES OU ARQUIVOS.RC, QUE DEVEM SER INCORPORADOS, DIRETAMENTE AO EXECUTAVEL, FAZENDO QUE SEU FUNCIONAMENTO, SEJA QUASE QUE "INSTANTANEO".

MUDE ISSO, TAMBEM.

venha logo para o primeiro time. abandone a segunda divisão.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Então João, no começo achei um .bat (descrito abaixo) que passa .RC para .DLL e achei que o exe ficando menor o programa ficaria mais rápido, agora se o RC ou RES incorporado ao sistema fica mais rápidio não é dificil mudar

**************************************

Arquvio .Bat

**************************************

rem RC file to 32 bits resources DLL

rem syntax: rc2dll32.bat Your_rc_file !!! without the .RC extension

c:\bcc55\bin\bcc32 -c screen32.c

c:\bcc55\bin\brc32 -r %1.rc

c:\bcc55\bin\ilink32 /Tpd c:\bcc55\lib\c0d32.obj, %1.dll,,c:\bc55\lib\cw32.lib c:\bcc55\lib\import32.lib,, %1.res

del *.il*

del *.map

del *.obj

del *.res

del *.tds

echo done!

*****************************

Reneu.

Link to comment
Share on other sites

RENEU, EM FIVEWIN 16BITS OU EM FIVEWIN 32 BITS, O TAMANHO DE EXECUTAVEL, NÃO FAZ A MINIMA DIFERENÇA, QUANDO SE USA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO E TOTALMENTE MODULARIZADO.

RESPEITO SEMPRE, UM MAXIMO DE +- 15.000 LINHAS POR MODULO.

USO ENTÃO O: UPX.EXE PARA COMPACTAR E PROTEGER MEU EXECUTAVEL.

EM GERAL, O UPX.EXE DIMINUI O .EXE EM: +- 33.33% A 70% O TAMANHO DO .EXE.

APROVETE E TESTE TAMBEM ESTA TECNOLOGIA DE PONTA.

EU RECOMENDO.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 05/08/2009 11:30:28

Link to comment
Share on other sites

Kapi, não fale de algo que voce não conhece ou não sabe (ainda).

Kapi, para com esta sua mania de achar que seu conhecimento ou lógica, é a mais correta ou perfeita. Está equivocado, só por pensar assim.

Reneu, diga que tu usas, FW clipper/xHarbour/Harbour, Qual Browse xBrowse, TwBrowse, etc...

Se estiver usando TWBrowse() com indices NTX, realmente vai degradar um pouco, melhor seria CDX, mas acho que não seria este o motivo.

Se puder, pegue este DBF, e mande pra meu e-mail, que farei uns testes.

Fico no aguardo.

-------------------------------------------------------------------

Boleto with Personal/FastReport it is very, very good, beyond prettier.

FWH 904a, xH 1.2.1, SqlLib, MySql, ActiveX

Link to comment
Share on other sites

citação:

Kapi, não fale de algo que voce não conhece ou não sabe (ainda).

Kapi, para com esta sua mania de achar que seu conhecimento ou lógica, é a mais correta ou perfeita. Está equivocado, só por pensar assim.

Reneu, diga que tu usas, FW clipper/xHarbour/Harbour, Qual Browse xBrowse, TwBrowse, etc...

Se estiver usando TWBrowse() com indices NTX, realmente vai degradar um pouco, melhor seria CDX, mas acho que não seria este o motivo.

Se puder, pegue este DBF, e mande pra meu e-mail, que farei uns testes.

Fico no aguardo.

-------------------------------------------------------------------

Boleto with Personal/FastReport it is very, very good, beyond prettier.

FWH 904a, xH 1.2.1, SqlLib, MySql, ActiveX


id=quote>id=quote>

SENHOR SÉRGIO, FIZ UMA PERGUNTA.

SE MANJAS, EXCLAME SOBRE O ASSUNTO:

PERGUNTEI: SLQ, É MESMO UMA CARROÇA??????????

DEFENDA-O, COMO DEFENDO O .CDX.

SENHOR SÉRGIO, QUEM SABE, FAZ AO VIVO!

Não enrole.

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

eu uso SQL com a SQLRDD e posso garantir que é bem + rapido que o CDX, mas tem que saber selecionar corretamente os registros, se for trabalhar com todos os registros da tabela deve ficar lento mesmo. E recursos do CDX como o ORDSCOPE tb pode ser utilizado com a SQLRDD. Tambem consigo conectar meu programa ao banco de dados de um SITE muito facilmente, ampliando muito as possibilidades de um programa.

William

Xharbour 1.0 - Fwh - Sqlrdd , Mysql 5.0, PHP, WS , Timprime

Link to comment
Share on other sites

João, não vou defender este ou aquele banco de dados.

Quanto ao problema do nosso amigo, com certeza tem algo errado.

Solicitei para ele enviar a base de dados, para poder fazer uns testes. Estou no aguardo, se ele julgar necessário.

Referente a busca incremental, voce mesmo indica uma que voce diz ser boa.

-------------------------------------------------------------------

Boleto with Personal/FastReport it is very, very good, beyond prettier.

FWH 904a, xH 1.2.1, SqlLib, MySql, ActiveX

Link to comment
Share on other sites

citação:

João, não vou defender este ou aquele banco de dados.

Quanto ao problema do nosso amigo, com certeza tem algo errado.

Solicitei para ele enviar a base de dados, para poder fazer uns testes. Estou no aguardo, se ele julgar necessário.

Referente a busca incremental, voce mesmo indica uma que voce diz ser boa.

-------------------------------------------------------------------

Boleto with Personal/FastReport it is very, very good, beyond prettier.

FWH 904a, xH 1.2.1, SqlLib, MySql, ActiveX


id=quote>id=quote>

Sérgio, se voce é o , sabe muito bem que eu INDICO a PESQUISA INCREMENTAL, que você criou, PARA MIM, NÃO TEM MELHOR, ADORO-A.

Por isso, não entendo suas colocações.

Não entendo de SQL, mas não vejo ninguem defendedo-o.

Nem o Vailton.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Fone: (11) 3106-2832

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

citação:

Não entendo de SQL, mas não vejo ninguem defendedo-o.

Nem o Vailton.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


id=quote>id=quote>

Bom dia,

Na realidade tudo depende muito das opções usadas e mas principalmente de QUEM USA. Eu por exemplo tenho sistemas rodando em Clipper+DBFNTX numa boa. Tenho muita integração de sistemas feitos com MySQL+PHP com [x]Harbour + MySQL e tb estou satisfeito com os resultados. Tenho clientes que usam a SQL LIB + Array com FW em sistemas de fazer cair o queixo de qqer um (até o meu) de tão bonitos e eficientes que são... Mas tb conheço quem use DBF e tenha faça replicação usando opções "alternativas" tais como FTP, HTTP ou algum servidor TCP/IP e estão maravilhados com o resultado, coisa que alguns que usam bancos como MySQl, PostgreSQL ou Oracle talvez nem saibam como funciona!

* Se eu defendo o SQL como uma opção viável para produção? Sim!

* Se eu incentivaria alguem a investir nisto? Claro! Mas esteja realmente preparado para estudar novas tecnologias e aprender coisas novas - coisas que nem todos estão dispostos à fazer.

* Um comando SQL é melhor que um SEEK + SET RELATION? Com certeza!

Mas minha experiência diz que isto é muito mais rápido e mais eficiente na mão do cara certo. Por que um aventureiro que não manja de SQL, vai fazer o serviço de qqer jeito, talvez com o pensamento de "clippeiro" e isto pode prejudicar o servidor SQL e transformar o sistema dele numa carroça e com certeza isto acarretaria em queixas indevidas num primeiro momento - mas é preciso estudo, esforço para se dominar isto e por fim voce tb seja um cara qualificado para mexer nisto.

O tempo me mostrou que a necessidade é realmente mãe da criatividade!

E que o único que impõe limites a si é o próprio programador... Eu prefiro não defender muito, porque gosto não de discute e numa destas posso estar discutindo com alguém fera do assunto, que manja mais do que eu sobre DBF, redes, pesquisa, seek e coisas do tipo (e nestes casos, eu quero é aprender com ele)... Mas uma coisa eu falo: eu fui uns dos primeiros à incentivar o uso do mySQL junto à comunidade xBase à quase 5 anos atrás e hoje vejo que muitos seguiram realmente este caminho e estão satisfeitos, outros depois de um tempo viram que o SQL simplesmente não servia para os seus propósitos e deixaram isto de lado e continuaram com DBF ou ADS. Eu pessoalmente prefiro usar DBF para coisas pequenas, SQL puro para coisas médias e os 2 para coisas grandes!

assinatura.jpg

Editado por - vailtom on 06/08/2009 12:05:12

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...