Jump to content
Fivewin Brasil

MySql compacto !


helio1361303486

Recommended Posts

Existe instalação do MySQL compacto de menos de 2mega?

Se não. Como esta a instalação atualmente o MySQL? ainda continua pesada e complicada para colocar no servidor?

E ainda tem aquelas dúvidas se é realmente free ou não, não podendo colocar junto à nosso sistema para distribuição.

Abraços.

Hélio

xHarbour/WS/PellesC

Link to comment
Share on other sites

Existe instalação do MySQL compacto de menos de 2mega?

Se não. Como esta a instalação atualmente o MySQL? ainda continua pesada e complicada para colocar no servidor?

E ainda tem aquelas dúvidas se é realmente free ou não, não podendo colocar junto à nosso sistema para distribuição.

Abraços.

Hélio

xHarbour/WS/PellesC

Link to comment
Share on other sites

Olá helio,

Realmente o MySql deveria ter uma forma de instalar pelo programa e não pelo próprio executável do mesmo. Isso acaba atrapalhando vc vender o seu sistema com instalador.

Agora, por outro lado, a instalação é MMMMUUUUIIIIITTTTTOOOO simples. São apenas alguns cliques e pronto, o sistema já levanta o serviço (claro, se não tiver nenhum firewall para bloquear, etc).

Quanto a licença, continua a dúvida, ninguem sabe explicar direito. Mas a princípio, se o seu programa for OPEN SOURCE ( o que eu duvido que seja ) a licença do mysql é gratuita. Se vc vende o seu programa, ele deixa de ser free (dai tem que comprar uma licençazinha do mysql lá). Se vc aluga o seu programa (ou seja, cobra pelo uso) ACHO que o mysql passa a ser free. Mas tudo isso que estou dizendo foi o que fiquei sabendo, nada oficial. E é isso que o pessoal está adotando.

Um abraço,

Alexandre Pereira

fwh 8.06, xharbour 1.10, PellesC, xDev, SqlLib, Ubuntu 8.04

msn: alexpdasilva6@hotmail.com

Voltando pra BH

Link to comment
Share on other sites

Você poderia utilizar a versão embedded do MySQL, porém não sei confirmar se o fivewin/xharbour consegue tratar isso!

http://www.mysql.com/oem/

--

Júlio César M. Ferreira

www.rsconsultores.com.br

Fone: (81) 4009.5444

Fax: (81) 4009.5400

E-mail: julio.mferreira@gmail.com

MSN: julio_mferreira@hotmail.com

Recife - PE

FWh 8.08/ xHarbour 1.1.0/ xDevStudio 0.72/ SQL LIB 1.9/ Pelles 5.00.1

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

Pois é, para quem tem instalador demonstrativo do sistema fica difícil com o pacote pesado de instalação do MySQL.

Então vender não pode ! aí aferrou-se. Melhor usar o PostGrees e o FireBird que é totalmente free. e no caso do FireBird vc consegue facilmente colocar no instalador do seu sistema usando o InnoSetup, fica show, ele instala tudo em off, sem ninguem ver e não pede nada de AVANÇAR etc. é tudo silencioso. e Instala junto com seu sistema, e pronto. é só executar não precisa configurar nada!

Existe uma fome para usar o MySQL, mas sendo dessa forma a licença, não dá, tem que usar outros free, é minha opnião.

Mas vamos ver no que aparece de novidade.

Julio,

Estou vendo no link que indicou, realmente se puder instalar compacto aí é vantagem. Aí vem a pergunta, ele funciona o trivial? ou seja local e remoto?

Abraços.

Hélio

xHarbour/WS/PellesC

Link to comment
Share on other sites

Creio que o mysql seja free muitos sistemas na net

agora utiliza mysql e todas as instalacoes que vem

junto com o aplicativo é o mesmo.

MSN --[ lailton.webmaster@hotmail.com ]--

FiveWin 8.5 | Xharbour 1.1.0 | BCC55 | C Pelles | Designer.LIB

Link to comment
Share on other sites

citação:

Creio que o mysql seja free muitos sistemas na net

agora utiliza mysql e todas as instalacoes que vem

junto com o aplicativo é o mesmo.

no meu caso eu uso mysql do meu servidor que é FREE e

tem nao so o mysql mais tambem o postgree

porem tirando a vantagem da seguranca o mysql nao se diferencia muito do dbf.

MSN --[ lailton.webmaster@hotmail.com ]--

FiveWin 8.5 | Xharbour 1.1.0 | BCC55 | C Pelles | Designer.LIB


id=quote>id=quote>

MSN --[ lailton.webmaster@hotmail.com ]--

FiveWin 8.5 | Xharbour 1.1.0 | BCC55 | C Pelles | Designer.LIB

Link to comment
Share on other sites

Helio

Não sei de onde vc tirou que a instalação do mysql é pesada.

Super simples com somente algumas confirmações.

Já tenho clientes que rodam a mais de dois anos e não tive um único pau sequer, nem com índices.

Para mim ele é free sim, inclusive o Vailtom a tempos postou um link da própria MySql onde relatava isso.

Como não vendo meus sistema, isso para mim é mais tranquilo ainda, pois só cobro o direito de uso de meus sistemas.

O problema do firebird é que para usarmos o fivewin não tem um método de acesso direto como tem o mysql. Ouvi comentários que mesmo o SqlRdd faz acesso ao firedird por obdc.

Tem uma classe Tfirebird e fiz uns testes mas não funcionou.

logo.gif

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

O MySQL é free sim e pela licença GPL, mas somente nos casos em que não existe ganhos comerciais com ele. Sou seja, se vc for vender sua aplicação e ela utilizar o MySQL, então ele deixa de ser free.

Se vc usar o MySQL para fins didáticos, para aulas e aprendizado, se for para ser fornecido com seu aplicativo mas de forma opensource, então ele é completamente free.. salvo que se for para distribuição open, os fontes da tua aplicação são obrigados a irem junto para o cliente que adquirir!

Dois sites que podem esclarecer melhor do que eu aqui ;)

Site Oficial:

http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/mysql-licenses.html

Blog Brasil Oficial:

http://www.mysqlbrasil.com.br/?q=node/6

--

Júlio César M. Ferreira

www.rsconsultores.com.br

Fone: (81) 4009.5444

Fax: (81) 4009.5400

E-mail: julio.mferreira@gmail.com

MSN: julio_mferreira@hotmail.com

Recife - PE

FWh 8.08/ xHarbour 1.1.0/ xDevStudio 0.72/ SQL LIB 1.9/ Pelles 5.00.1

Link to comment
Share on other sites

Srs. é simples de mais instalar o Mysql-NO-INSTALL

Só baixar no link abaixo

http://dev.mysql.com/get/Downloads/MySQL-5.0/mysql-noinstall-5.0.67-win32.zip/from/http://mysql.cce.usp.br/

Logo após descompactar em C:\MYSQL

Depois pelo proprio MS-DOS digite:

cd mysql\bin

mysqld-nt --install

net start mysql

Pronto, já esta com mysql instalado e funcionando.Eu fiz meu proprio instalador apartir da versão no-install, onde já vai minha estrutura e usuario tudo pronto.

Leonardo Machado

Porto Alegre-RS

Hwgui + Mysql / xHarbour 1.0.0

Link to comment
Share on other sites

não é interessante embarcar o MySQL no CD de instalação do seus sistemas... aliás não só o MySQL ... más qualquer outro programa que esteja sobre o contrato de licença GPL.

Caso você faça isso estará incorrendo em pirataria de software!

Seus programas podem sim usar o MySQL, Postgres, Firebird, etc ... más não podem estar junto com seu produto comercial.

[]s..

Marllon Figueiredo

Tecnologia de Sistemas

siscat@siscat.com.br

FWH+xHb+SQL+SQLRDD+xDevStudio

aplicacoes.gif

Os desenvolvedores não podem viver sem estas ferramentas!

Link to comment
Share on other sites

Olá Marllon, entendi o que disse, mas como pode ser feito então, se precisa que esteja instalado o mysql???

Alessandroid=blue>

FW20d+CL53b+Blk7+@Say+CDX

"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com freqüência.

A perfeição, portanto, não é um ato isolado e sim um hábito".

id=red>

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho meu instalador, porem não mando em CD junto com o instalador do meu sistema alem do mais isso é opcional no meu sistema que decide isso é meu cliente ele pode optar por DBF ou Mysql. A Licença do Mysql, permite quando o mysql não for o SGBS unico e principal que o mesmo seja utilizado como segundario ou como uma segunda opção.

Leonardo Machado

Porto Alegre-RS

Hwgui + Mysql / xHarbour 1.0.0

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...