Jump to content
Fivewin Brasil

desabafo - ADS


luiz53

Recommended Posts

Estou tentando usar o ADS com ADT ja faz um bom tempo

pois percebo que é uma ferramenta rapida e que facilita o trabalho.

Mas sinceramente não acho que vale apena continuar

pois ninguem sabe nada a respeito, e não existe suporte algum,

como vou comprar um produto, se não o conheço, e sei da suas

vantagens ??... como posso fazer um marketing falando bem do produto

se não existe ninguem usando ???

Faz duas semanas que estou tentando usar um INDICE com

DATA VAZIA EM ADS + ADT usando o DTOS e ninguem sabe

como fazer isso...

Infelizmente a politica que o ADS

pratica joga seus consumidores para outras ferramentas...

Por isso desisto...

Messager

luizantoniooliveira@hotmail.com

Skype

luizantoniooliveira

Xhb 99.5 / FW 2.6 / WorkShop / HbMake / Xmate / Clipper 5.3b / Blinker 5.1 / LLibg

www.omega-store.com.br

Link to comment
Share on other sites

Estou tentando usar o ADS com ADT ja faz um bom tempo

pois percebo que é uma ferramenta rapida e que facilita o trabalho.

Mas sinceramente não acho que vale apena continuar

pois ninguem sabe nada a respeito, e não existe suporte algum,

como vou comprar um produto, se não o conheço, e sei da suas

vantagens ??... como posso fazer um marketing falando bem do produto

se não existe ninguem usando ???

Faz duas semanas que estou tentando usar um INDICE com

DATA VAZIA EM ADS + ADT usando o DTOS e ninguem sabe

como fazer isso...

Infelizmente a politica que o ADS

pratica joga seus consumidores para outras ferramentas...

Por isso desisto...

Messager

luizantoniooliveira@hotmail.com

Skype

luizantoniooliveira

Xhb 99.5 / FW 2.6 / WorkShop / HbMake / Xmate / Clipper 5.3b / Blinker 5.1 / LLibg

www.omega-store.com.br

Link to comment
Share on other sites

Eu tive uma séria decepção com o ADS free há uns 2 ou 3 anos, quando migrei de Clipper/DBFCDX pra xHarbour/ADS, muitas opções como o filtro otimizado eram muito rápidos, mas é uma casquinha de ovo no quesito queda de energia/corrupção de arquivos. Com DBF apenas os índices se estragavam, com o ADS (free) muitas vezes o arquivo principal ia pras cucuias juntos, de forma a não abrir nunca mais. Consegui abrir a maioria usando um programinha que o (sumido) Toninho havia me indicado, um tal ADS Repair, mas nunca mais quis saber...

Com relação às datas vazias, se estiver usando o ADS pago, creio que há uma restrição com relação a datas vazias mesmo, assim como os bancos de dados relacionais que usam SQL e não permitem datas vazias. Para isso, trabalha-se com datas gravando em campos do tipo caracter, salvando sempre como AAAAMMDD (ano/mes/dia) e converte-se sempre pra data nos PRGs ao ler e ao gravar.

[ ]'s

Maurilio

FWH 7.01 | xHB + SQLRDD | Workshop 4.5 | xDevStudio

Garça - SP

Link to comment
Share on other sites

o giovanny vecchi ate ajuda o povo

todo mas nao é obrigação dele ;;;;

ele tb fez varias correções que melhoraram muito

o rendimento e corrupção de dados...

eu mesmo testei ficaram muito boas mas

nao adianta é uma luta inutil...

nao existe ninguem do ADS que tenhi interesse em divulgar o

produtos... por isso a SQLLIB É SHOW POIS O VAILTON

NAO DEIXA VC NA MÃO... ATÉ TENTEI NAO USAR ELA

MAS SINCERAMENTE NÃO TEM COMO....

Messager

luizantoniooliveira@hotmail.com

Skype

luizantoniooliveira

Xhb 99.5 / FW 2.6 / WorkShop / HbMake / Xmate / Clipper 5.3b / Blinker 5.1 / LLibg

www.omega-store.com.br

Link to comment
Share on other sites

Com todo respeito ao dbf porque muito de nós chegamos onde chegamos graças a ele, mas hoje em dia está complicado usar dbf quando você vai mostrar o sistema a primeira coisa que o cliente pergunta é "qual é a sua base de Dados ?? ", ai você ja fica acanhado de falar eu sei por que ja passei por isso é uma M... Com certeza a grande saida é o sql assim como para nós clipeiros foi o FW

FW26/XH9950/Pelles/Mysql/Java

laurentinocarlos@gmail.com

Rio de Janeiro/Montes Claros MG

Link to comment
Share on other sites

citação:

Com todo respeito ao dbf porque muito de nós chegamos onde chegamos graças a ele, mas hoje em dia está complicado usar dbf quando você vai mostrar o sistema a primeira coisa que o cliente pergunta é "qual é a sua base de Dados ?? ", ai você ja fica acanhado de falar eu sei por que ja passei por isso é uma M... Com certeza a grande saida é o sql assim como para nós clipeiros foi o FW

FW26/XH9950/Pelles/Mysql/Java

laurentinocarlos@gmail.com

Rio de Janeiro/Montes Claros MG


id=quote>id=quote>

Como diria um amigo meu, REPILO, REPILO, REPILO.

Tudo é uma questão do público alvo. Se você está tratando com um banco, ou uma empresa de médio/grande porte, lógico que isso vai influenciar, num primeiro momento.

No caso de uma pequena empresa, é se o teu sistema é bom ou não que vai decidir se você vai colocar os 2 pés lá.

Ou seja, referência e competênciaid=size5>.

Numa média/grande empresa você está falando com o "cara" do CPD ou com o gerente de compras. Numa pequena, você fala com o dono da empresa, que é quem realmente entende do negócio, mas não tem a mínima noção do que seja xBase ou SQL, e só se interessa se o teu sistema vai trazer algum resultado para a empresa dele.

Por isso digo, sempre vai dependender do seu "público alvo".

PS.: Vailton, te pago essa em Guaraná (hehe). Nada contra o SQL.

PS 2 (o retorno): Laurentino, te pago essa em brejas (HAHAHA)

assinatpaulo.jpg

Editado por - pauloaraujo on 04/06/2007 22:12:52

Link to comment
Share on other sites

Olá Luiz,

Realmente, ADS com o padrão ADT de arquivos não conheco ninguém que use, já o ADS com o padrão DBF/CDX ai é outra história. Tenho clientes com quase 200 micros em rede rodando direto.

Vilian F. Arraes

vilian@vfatec.com.br

Belém - Pa

Link to comment
Share on other sites

Eu particularmente concordo com o Paulo, depende sim do seu publico alvo. Pois falando francamente, eu destaco ainda outros pontos importantes: volume de dados, hardware disponível e diposição $$ do se cliente contam muito nestes casos.

* SQL nao roda em 486 mas DBF sim.

* DBF nao roda com 4TB de dados, SQL sim.

* DBF nao requer curso para admistracao, mas SQL dependendo do caso sim.

Dependendo do caso, é melhor DBF doq SQL. Pois nem DBF e nem SQL são a solução de todos os problemas da humanidade, mas um deles vai resolver o problema do seu cliente - que no final é o cara que paga suas contas.

E quando esta tomada de decisão estiver nas suas mãos, vai caber a vc saber se vai usar DBF, SQL, ADT ou seja lá oq for... o importante é termos opções para tomar a decisão certa.

Vailton Renato

SQL LIB, wxWeb, xDevStudio & MyMake Developer

Empresa: (11) 5523.7825

"Quando você estiver preparado para deixar de trabalhar com arquivos DBFs, algo maior lhe levará para a SQL LIB".

Conheça o projeto em: www.sqllib.com.br

Editado por - vailtom on 04/06/2007 22:26:31

Link to comment
Share on other sites

Como ja disse antes, tenho programas rodando com ads sem problemas e acho que muitas pessoas desistem do ads por causa de falta de informações, por cusa de certas incompatibilidades do clipper com ads creio eu que as pessoas esbarram no ads e param de usar sem tentar outras soluções, o Luis53 conhece meus sistemas, não é facil mesmo usar o ads, ha algumas regras para usa-lo, mais como to vendo, acho que vai sobrar só eu, ainda mais agora que estou desenvolvendo um programa grande e ja comecei ele com ADT, fiz algumas funções e alterei outras para que funciona-se meio parecido com dbf e não apanhar muito, mais ta indo beleza, vomos ver o q da, porque nos outros programas ja deu, e ta certinho.

Bom, deixa eu da de mama pro xRddAds que ele ta com fome, quando ele tiver grandinho eu mostro pra voces.

Giovany Vecchi - Jales - SP

FWH 2.8 /Clipper 5.3b /Blinker 5.0 / Harbour 0.99 / xHarbour 99.71/ Bcc 5.6 / Ads 7.1 /PellesC

Link to comment
Share on other sites

Paulo, permita-me discordar um pouco de você.

1 - REFERENCIA, isto com certeza voce tem.

2 - COMPETENCIA, tenho cá minhas duvidas com o atual tipo de profissional que está contratando.

Brincadeira... João fica frio, alias fica quente que de frio já basta o tempo.

Mas é o seguinte, realmente clientes de médio e grande porte o tipo de conversa é outro, mas clientes assim tambem são um alvo um tanto quanto dificil de atingir.

Já os de pequeno porte, nem sempre tem conhecimento do tipo de base de dados, mas eles sabem o que querem sim, e uma situação que realmente pega, é o fato da base de dados.

Foi a introdução do Delphi, VB, Fox... e outros, normalmente por recem formados, alem do argumento do visual (que hoje não padecemos por isto), era a base de dados, pois SQL é isto SQL é aquilo, que nao corrompe arquivos, e muitos outros argumentos sempre menospresando o poder do DBF, e quer queira ou não, isto ficou marcado contra o DBF.

Outra coisa que pega é que para usar remoto, temos um custo muito alto, coisa que com MySql não. Situação que a maioria já pede no sistema, poder estar na casa dele e ver o que esta acoantecendo na sua empresa, não que na realidade ele vai fazer, mas está ai, todo mundo fala. Coloque em DBF, e passe para este pequeno cliente o custo. Será que a conversa continua..

Mas cada caso é um caso, ou como diria alguem... "UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA".

Oliveira, Sérgio A.

PERSONAL Comp. e Sitemas.id=green>

FWH 2.5, xharbour 0.99.4, SqlLib, MySql, xMate.

TWBrowse(),C5Menu,vPrinter.

Link to comment
Share on other sites

Agradeço a todos pela opinião...

Mas minha situação é a seguinte :

Possuo Clientes com BASE DE DADOS BEIRANDO 3 milhões de Reg.

Usando sem problema algum, como já disse antes o ADSCDX com

o Velho DBF rodando a mais de um ano desta forma passei a

procurar uma solução e como estou ambientado com ADS,SCOPE,etc...

Comecei testar o ADSADT, houve uma diminuição de 20 % do

tamanho do arquivo e uma melhora de velocidade de 30 % nesta

mesma base só que me esbarrei nesta situação de INDICES com

DTOS() "data Vazia" como todos sabem e o Paulo falou muito bem

o Cliente não quer nem saber que Base Roda ele quer menor custo, Maior rapidez, "e muita bajulação" ...

Sabendo disso e que quem põem gosto ruim em nossas aplicações ...

são os “pseudos†conhecedores ou concorrentes creio que o ADT

seria uma saída Viável:

Por exemplo .

Nos teste que fiz em meu computador

ATLHON 2.2 1gb de memória 4 HDs de 120

WINDOWS XP. ( Não ideal para teste em MYSQL )

O DBF levou 15 minutos para reindexar a Base TODA

O ADT levou 09 Minutos

O MYSQL levou 11:20 Hs

"O Sergio Personal fez o mesmo teste e no LINUX SUSE

levou apenas 06 minutos"

é evidente que a minha escolha seria o uso do ADT

mas como não existe um santo DEUS usando isso...

apenas o giovanni, a única saída que vejo é MIGRAR

parte de meu Clientes para MYSQL e o Restante manter ADSCDX...

Messager

luizantoniooliveira@hotmail.com

Skype

luizantoniooliveira

Xhb 99.5 / FW 2.6 / WorkShop / HbMake / Xmate / Clipper 5.3b / Blinker 5.1 / LLibg

www.omega-store.com.br

Link to comment
Share on other sites

bom dia

Geovany

Voce ja testou o ads com esta versao nova do xharbour 7,1 e a sua nova versao,, pois nao funcionou e voltei para a versao posterior,, esta dando erro parace que esta faltando umas classes nele, mas ate agora estou gostando dele,, nao desanima nao no seu xrddads,,, pois estou usando com muito alegria,,, falou

luis antonio

ssp/MG

Link to comment
Share on other sites

citação:

Paulo, permita-me discordar um pouco de você.

1 - REFERENCIA, isto com certeza voce tem.

2 - COMPETENCIA, tenho cá minhas duvidas com o atual tipo de profissional que está contratando.

Brincadeira... João fica frio, alias fica quente que de frio já basta o tempo.

Mas cada caso é um caso, ou como diria alguem... "UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA".

Oliveira, Sérgio A.

PERSONAL Comp. e Sitemas.id=green>

FWH 2.5, xharbour 0.99.4, SqlLib, MySql, xMate.

TWBrowse(),C5Menu,vPrinter.


id=quote>id=quote>

pct40.gif

assinatpaulo.jpg

Link to comment
Share on other sites

citação:

Luiz, tudo bem??

Qual o problema com o DTOS com data vazia??

Mostre a linha desse índice.

assinatpaulo.jpg

Editado por - pauloaraujo on 05/06/2007 08:24:28


id=quote>id=quote>

Ja achei o problema, fica na entrada de função do ADSSCOPE, como o Luiz usa nome + data e há um campo caracter e outro data, e o ads trabaha com aceleração e pesquisa fisica do registro que são diferentes. Como não tem como pegar o Type do indice que é só caracter por causa do DTOS, o ads retorna .F.. Solução, alterar a entrada da função ORDSCOPE e colocar mais um parametro de usuario, dizendo que o indice caracter vem de um campo data, depois eu mexo nisto.

Giovany Vecchi - Jales - SP

FWH 2.8 /Clipper 5.3b /Blinker 5.0 / Harbour 0.99 / xHarbour 99.71/ Bcc 5.6 / Ads 7.1 /PellesC

Link to comment
Share on other sites

Olá!

A verdade é que independente do cliente... ou seja, se é grande ou pequeno, o negócio é o SQL tente incorporar a funcionalidade dos bancos relacionais nos seus sistemas, problemas como esse vc não terá... ai a questão fica em vc escolher o banco q usará em um cliente específico, bancos mais ou menos robustos, dependendo do porte do cliente, sem falar q vc escolhe bancos muito bons e free, como o firebird, postgree , etc...

Abraço!

Alexandre E.Luiz

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

citação:

bom dia

Geovany

Voce ja testou o ads com esta versao nova do xharbour 7,1 e a sua nova versao,, pois nao funcionou e voltei para a versao posterior,, esta dando erro parace que esta faltando umas classes nele, mas ate agora estou gostando dele,, nao desanima nao no seu xrddads,,, pois estou usando com muito alegria,,, falou

luis antonio

ssp/MG


id=quote>id=quote>

Oi Luis, ja sei o q é, é porque tenho que colocar umas funções que não estão no rdd, e sim no meu programa, estou um pouco sem tempo, mais esta semana sai.

Giovany Vecchi - Jales - SP

FWH 2.8 /Clipper 5.3b /Blinker 5.0 / Harbour 0.99 / xHarbour 99.71/ Bcc 5.6 / Ads 7.1 /PellesC

Link to comment
Share on other sites

citação:

Paulo, permita-me discordar um pouco de você.

1 - REFERENCIA, isto com certeza voce tem.

2 - COMPETENCIA, tenho cá minhas duvidas com o atual tipo de profissional que está contratando.

Brincadeira... João fica frio, alias fica quente que de frio já basta o tempo.

Mas é o seguinte, realmente clientes de médio e grande porte o tipo de conversa é outro, mas clientes assim tambem são um alvo um tanto quanto dificil de atingir.

Já os de pequeno porte, nem sempre tem conhecimento do tipo de base de dados, mas eles sabem o que querem sim, e uma situação que realmente pega, é o fato da base de dados.

Foi a introdução do Delphi, VB, Fox... e outros, normalmente por recem formados, alem do argumento do visual (que hoje não padecemos por isto), era a base de dados, pois SQL é isto SQL é aquilo, que nao corrompe arquivos, e muitos outros argumentos sempre menospresando o poder do DBF, e quer queira ou não, isto ficou marcado contra o DBF.

Outra coisa que pega é que para usar remoto, temos um custo muito alto, coisa que com MySql não. Situação que a maioria já pede no sistema, poder estar na casa dele e ver o que esta acoantecendo na sua empresa, não que na realidade ele vai fazer, mas está ai, todo mundo fala. Coloque em DBF, e passe para este pequeno cliente o custo. Será que a conversa continua..

Mas cada caso é um caso, ou como diria alguem... "UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA".

Oliveira, Sérgio A.

PERSONAL Comp. e Sitemas.id=green>

FWH 2.5, xharbour 0.99.4, SqlLib, MySql, xMate.

TWBrowse(),C5Menu,vPrinter.


id=quote>id=quote>

pct30.gif

pct33.gif

pct40.gif

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

Skype: fw_kapiaba

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

para paulo

citação: Luiz, tudo bem??

Qual o problema com o DTOS com data vazia??

Mostre a linha desse índice.


id=quote>id=quote>

------------------------------------------

ADSCDX : dtos(ctdo(" / / ")) = SPACE( 8 )

ADSADT : dtos(ctdo(" / / ")) = NULL

------------------------------------------


REQUEST ADS,ADSKeyno,ADSKeyCount // TWBrowse() **

REQUEST DBFCDX

RddRegister( "ADS", 1 )

rddsetdefault( "ADS" )

AdsSetServerType(1)

AdsSetFileType(3)

AdsLocking(.T.)

AdsRightsCheck(.F.)

AdsTestRecLocks(.T.)

AdsSetDateFormat("DD/MM/YYYY")

AdsSetEpoch("01/01/2000")

index ON CODIGO+DTOS(DATA_PAG) TAG "IDX1"

index ON CODIGO+DTOS(DATA_VEN) TAG "IDX2"

ordsetfocus(1)

ordSCOPE(0,"00001"+SPACE(08))

ordSCOPE(1,"00001"+SPACE(08))

gotop

id=code>id=code>

Messager

luizantoniooliveira@hotmail.com

Skype

luizantoniooliveira

Xhb 99.5 / FW 2.6 / WorkShop / HbMake / Xmate / Clipper 5.3b / Blinker 5.1 / LLibg

www.omega-store.com.br

Link to comment
Share on other sites

Luiz,

Tente assim:


index ON IND_DATA_PAG() TAG "IDX1"

index ON IND_DATA_VEN() TAG "IDX2"

FUNCTION IND_DATA_PAG()

IF EMPTY(DATA_PAG) .OR. DTOC(DATA_PAG)=" / / "

RETURN(CODIGO+space(8))

ENDIF

RETURN(CODIGO+DTOS(DATA_PAG))

FUNCTION IND_DATA_VEN()

IF EMPTY(DATA_VEN) .OR. DTOC(DATA_VEN)=" / / "

RETURN(CODIGO+space(8))

ENDIF

RETURN(CODIGO+DTOS(DATA_VEN))

id=code>id=code>

assinatpaulo.jpg

Editado por - pauloaraujo on 05/06/2007 11:21:28

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...