Jump to content
Fivewin Brasil

Curva ABC - quais informacoes ela me traz?


jef2_tim

Recommended Posts

Ola amigos

Um cliente me pediu o relatorio de curva abc, eu ja ouvi falar muito deste relatorio mas nunca fui atraz.

Quais informacoes ele me traz?

flow

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Ola amigos

Um cliente me pediu o relatorio de curva abc, eu ja ouvi falar muito deste relatorio mas nunca fui atraz.

Quais informacoes ele me traz?

flow

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Amigo,

O que é curva ABC?

A curva ABC é um importante instrumento para se examinar estoques, permitindo a identificação daqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração.

Ela consiste na verificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens de estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância.

Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor, ou da quantidade, dá-se a denominação de itens da classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C.

A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B.

A curva ABC é muito usada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para estabelecimento de prioridades, para a programação da produção, etc.

Espero te ajudado.

Fivewin 2.7 + XHarbour Build 0.99.60 + WorkShop + vLib + SqlLib

**Todos os dias deverámos fazer um pouco mais do que o necessario.**

E-mail: Leandroptu@success.inf.br

Msn: leandroptu@ada.com.br

Paracatu/MG

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Este relatório tem objetivo de classificar os produtos em ABC, ou seja, que pode ser os mais vendidos em termos de valores ou quantidade, isto pode ser também em compras, ex:

A=50% do Faturamento

B=30% do Faturamento

c=20% do Faturamento

Obs. Este percentual é configurado pelo cliente que vai querer fazer a avaliação.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um relatorio q seria a analise de giro de produtos...

seria com base no custo, estoque e giro... seria a mesma coisa?

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Praticamente Sim!

Mas isso varia de cliente para cliente, e sua finalidade, mas concerteza esse seu relatorio atende-la o que o cliente deseja.

Fivewin 2.7 + XHarbour Build 0.99.60 + WorkShop + vLib + SqlLib

**Todos os dias deverámos fazer um pouco mais do que o necessario.**

E-mail: Leandroptu@success.inf.br

Msn: leandroptu@ada.com.br

Paracatu/MG

Link to comment
Share on other sites

Com esse relatório que vc tem da pra montar o seu ABC, se você estiver gerando pelo faturamento basta pegar o total da venda de cada produto e dividir pelo o faturmanto total do mês, ai você vai achando qual o percentual que cada produto representa no faturamento.Crie uma tabela como o Gilmer citou acima e crie também um campo caracter e vai aplicando o indice do produto a tabela, exemplo : quem atingir mais de 50% vc grava no campo 'A' os que forem menor que 50% e maior que 30% 'B' e assim sucessivamente, mas pro seu ABC ficar legal vc tem que montar o ABC de Giro e Lucro pro seu cliente ter uma visão geral do negócio e saber na hora da compra qual mercadoria que se deve focar se é na que gira mais ou na que da mais lucro ... ufa espero que tenha ajudado

FW26/XH9950/Pelles/Mysql/Java

laurentinocarlos@gmail.com

Rio de Janeiro/Montes Claros MG

Link to comment
Share on other sites

Po legal.. vou montar este relatorio... vou ver se consigo gerar graficos tbm...

valeu pelo help e as informacoes...

obrigado amigos...

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Ola amigos

Um duvida

Estou gerando a curva ABC do faturamento primeiro e pelo valor monetario... depois vou fazer quantitativo!

O lance é o seguinte:

Eu coloco la para ele gerar de um periodo (no caso o usuario opta por quantidade de meses para processar) entao ele pega do dia 01/XX/2007 ae 31/XX/2007..

Eu estou tendo uns valores q acho q nao seriam adequados. No caso para saber o percentual para encaixar o produto no indice A B C, eu pego o valor total das vendas do periodo do produto e divido pelo valor total das vendas de todos os produtos no periodo (VlrPro / VlrTot). Mas isto esta dando um valor muito baixo.. menor q 1 por cento... pois sao mais de 600 itens q estao aparecendo neste relatorio!

Existe algum detalhe q eu estou esquecendo de passar para esta consulta d ABC?

Pensei existir algum filtro .. sei la... para limitar a quantidade dos itens..

Eu estou fazendo a soma dos percentuais de cada item e finaliza 100 por cento.. entao o problema é o percentual muito pqno.. normalmente.. menor q 1 por cento...

valeu amigos

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

citação:

Ola amigos

Um duvida

Estou gerando a curva ABC do faturamento primeiro e pelo valor monetario... depois vou fazer quantitativo!

O lance é o seguinte:

Eu coloco la para ele gerar de um periodo (no caso o usuario opta por quantidade de meses para processar) entao ele pega do dia 01/XX/2007 ae 31/XX/2007..

Eu estou tendo uns valores q acho q nao seriam adequados. No caso para saber o percentual para encaixar o produto no indice A B C, eu pego o valor total das vendas do periodo do produto e divido pelo valor total das vendas de todos os produtos no periodo (VlrPro / VlrTot). Mas isto esta dando um valor muito baixo.. menor q 1 por cento... pois sao mais de 600 itens q estao aparecendo neste relatorio!

Existe algum detalhe q eu estou esquecendo de passar para esta consulta d ABC?

Pensei existir algum filtro .. sei la... para limitar a quantidade dos itens..

Eu estou fazendo a soma dos percentuais de cada item e finaliza 100 por cento.. entao o problema é o percentual muito pqno.. normalmente.. menor q 1 por cento...

valeu amigos

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA


id=quote>id=quote>

isso é matematico,dependendo do ramo de atividade do seu cliente você não vai obter resultados expressivos principalmente se for miudezas, você tem que pegar o valor total da venda de cada produto e dividir pelo total do faturamento do periodo, então você vai achando o percentual de cada um não se esqueça de abater os desconto concedidos nas notas pra você ter um resultado real. uma dica pra você, procurea o senac/sebrae, você vai encontrar cursos e cartilhas interessantes na area de administração de materias e logistica, pra quem esta na area de automação comercial é importante ter conhecimento nesses 2 tópicos

FW26/XH9950/Pelles/Mysql/Java

laurentinocarlos@gmail.com

Rio de Janeiro/Montes Claros MG

Link to comment
Share on other sites

Estou ate com uma cartilha do sebrae aqui e realmente é muito interessante!

Fiz ja a tela para um relatorio bem legal e completo, porem nao tenho tempo para desenvolver ele do jeito q quero.

O cliente precisa dos dados para hj pois o relatorio para o sebrae a respeito da empresa do cliente tem de ser intregue hj.

Xo só intender uma coisa entao laurenti:

EU pego o valor do periodo do produto e divido pela venda total do produto e nao de todos os produtos...

Tipo produto codigo 653 no periodo vendeu 50,00 reais no total.

O valor de venda deste produto no geral... ou seja... desde que se abriu a loja... foi de 120,00 reais...

Eu pego 50,00 / 120,00 = X q seria o meu resultado ...

Pq oq estou fazendo é pegar os 50,00 reais e / pelo valor de venda total de todos os produtos no mesmo periodo que eu pedi a consulta.. entendeu?

Tipo... eu vendi nos 3 ultimos meses um total de 1276,53 reais isto foi feito em 635 produtos vendidos.

Entao eu pego um item X e divido pelo valor total das vendas de todos os itens no periodo .. no caso 1276,53 reais.

isto q estou fazendo entao esta errado!

Oq tenho que fazer é ver o total de vendas de um unico produto e dividir pelo valor de vendas daquele mesmo produto em um periodo q o usuario determinou... esta correto?

valeu amigos

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Colega a formula e bem simples,e nao importa se vc tem 600 ou 6.000 itens, vc tem que pegar o total vendido de todas mercadorias no periodo, determninar o parametro da curva ABC, tipo A=20 %, B=30% e C=50%, apos impimir o relatorio por orden decrescente(valor total de cada item) vc vai ver os itens que esta nao faixa dos 20% do total vendido, estes faram parte do item A., veja bem este item serao a soma de varios produtos ate chegar na margem dos 20% do total vendido...VEJA O EXEMPLO ABAIXO.

EX:

ITEM 1= 1.000,00

ITEM 2= 1.000,00

ITEM 3= 900,00

ITEM 4= 900,00

ITEM 5= 800,00

ITEM 6= 800,00

ITEM 7= 700,00

ITEM 8= 700,00

ITEM 9= 600,00

ITEM 10= 600,00

ITEM 11= 500,00

ITEM 12= 500,00

ITEM 12= 500,00

ITEM 12= 250,00

ITEM 13= 250,00

total = 10.000,00

CURVA A= ITEM 1 e ITEM 2 = corresponde a 20 % do total

curva B= ITEM 3,4,5,6 corresponde mais ou menos a 30% do total

Luiz Fernando

Abracos

msn: empresoft@uol.com.br

skype:empresoft

empresoft@globo.com.br

FW 24,CLIPPER5 5.3e, DBASE,CDX,WS,BLINKER 7.0

Link to comment
Share on other sites

Ola Amigos

A urtima duvida

AAdd(Dbf_Stru,{"PRCIND","N",07,04})

este é meu campo... de indice q esta com 4 casas decimais...

estou tentando indexar desta forma

Index On Descend(Str(&N_File->PrcInd,3,4)) Tag TmpPrc To "C:\impac\dados\&N_File"

mas nao esta funcionando...

Como seria para indexar este campo?

valeu amigos

Valeu paulo ... muito obrigado pela ajuda mano veio

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

ola,

indexa com strzero, é melhor, pois ele preenche com zeros na frente ao inves de espaco

e precisa ser 7,4 já q seu campo é de 7,4 icon_smile_wink.gif

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

Meus carissimos .. muitio obrigadio

:)

magavia

agora sim.. ta bagual...

coloquei com strzero

valeu amigos muito obrigado mesmo

um xharbraço pro 6

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Só mais uma duvida amigos.. na curva abc

No caso estou gerando o campo valor unitario q pego do cadastro de produtos, consumo q seria a quantidade vendida no mes, e valor total consumo q seria quantidade * valorunitario... porem eu tenho q levar em consideracao descontos e acrescimos que podem ter sido feitos em vendas deste item...

Entao o valor unitario * quantidade nao será = ao valor de consumo pois o valor de consumo tem acrescimo ou desconto...

Expliquei para o usuario porem fica um tanto confuso...

Como eu deveria proceder entao... para fazer ou devo desconsiderar o desconto/acrescimo e jogar qauntidade * valor unitario mesmo?

valeu amigos

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Colega somente uma idéia para vc, em vez de pegar no cadastro de produto, pegar no seu arquivo de pedidos onde fica armazenada os produtos vendidos,pois daí seria o valor exato, e o desconto tb tem que entrar no esquema se não fica furado,não sei como vc trabalha com desconto mais no meu caso tem dois tipo , um e direto no valor da mercadoria daí não tem problema, e outro e no final do pedido, onde pego o valor do desconto transformo em porcentagem e distribuo gradualmente a cada mercadoria do pedido....

Luiz Fernando

msn: empresoft@uol.com.br

skype:empresoft

empresoft@globo.com

FW 24,CLIPPER5 5.3e, DBASE,CDX,WS,BLINKER 7.0

Link to comment
Share on other sites

Ola mano

è como faço... eu pego o desconto final e rateio percentual para todos os itens...

Fiz aqui agora ficou bom... eu mostro o valor unitario atual.. so para efeito de visualizacao mesmo... ae o valor unitario medio q seria o valor total faturado de cada item e divide pela quantidade.

Agora so tenho q calcular os dados para gerar os indices ABC.

valeu amigos

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Ola amigos

:) Nao to conseguindo bolar a matematica em loop para definir as classes e mostrar na tela e no relatorio

Veja.. eu vou calculando os indices percentuais.. quando atingir 20% eu fecho... e coloco nos produtos A continuo o calculo e quando atingir 50% boto B e ao atingir 100% boto em C ?

Nao to entendendo como montar este esquema para definir as classes.. o cara do sebrae quer ver as classes no relatorio :)... pq coloquei so os percentuais organizado em decerescente.. tudo certinho.. mas so nao coloquei as letrinhas

valeu amigos

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Fiz aqui mas queria so confirmar

Defini os indices assim

A 75% - B 20% - C 05%

Eu vou acumulando os indices de cada item... ao atingir 75% do indice (INDICE seria o valor total de venda de cada item dividido pelo valor total faturado de todos os itens no periodo * 100). entao a cada item .. somando os indices.. ao chegar a 75% eu mudo para B... continuo somando.. e ao chegar a 95 por cento mudo para C... entao .. de 0 a 75% os produtos se encontram A de 75 a 95% em B e de 95 a 100 % em C.

O problema é q o manual do sebrae diz q no maximo 30% dos meus itens se encontram em B.. porem tenho cerca de 41 por cento em B... queria saber se esta forma de calcular esta correta...

valeu amigos

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Olá Jef!

Estou aguardando ainda a sua resposta... vc não está recebendo os meus e-mails?... rsrsrs. Olha só, a curva ABC ou curva de PARETO é denominada também de curva 80-20, isso quer dizer que, por exemplo, 20% dos clientes correspondem a 80% do faturamento de uma empresa. Isso é um exemplo, onde vc pode aplicar a qualquer situação. O cálculo é fácil, vou t dar um exemplo de como fazer, levando em consideração o faturamento da empresa por cliente:

- Liste todos os clientes da empresa com os seus respectivos faturamentos e indexe de forma decrescente por valor colocando as posições deles como um "ranking", por exemplo:

------------------------------------------------------------

Ordem |(%)Ordem | Cliente | Valor | Saldo | (%)Valor | Class

------------------------------------------------------------

1 10,00 ABC 1100,00 1100,00 33,20 A

2 20,00 DEF 889,00 1889,00 57,02 A

3 30,00 GHI 480,00 2369,00 71,51 A

4 40,00 JKL 379,00 2748,00 82,94 B

5 50,00 MNO 270,00 3018,00 91,09 B

6 60,00 PQR 150,00 3168,00 95,62 B

7 70,00 STU 45,00 3213,00 96,98 B

8 80,00 VXZ 40,00 3253,00 98,18 C

9 90,00 VFR 35,00 3288,00 99,24 C

10 100,00 GTH 25,00 3313,00 100,00 C

------------------------------------------------------------

3313,00

------------------------------------------------------------

- Como pode-se observar, a coluna ORDEM indica o percentual da posição em relação ao número de clientes (1/10=0,10*100=10%)então, preenche-se a coluna (%)ORDEM. Com isso, saberemos até que percentual devemos selecionar.

- Na coluna SALDO atualizamos somando um a um até obtermos o total no qual dividimos pelo saldo individual e obtemos o percentual do valor em relação ao total, faz-se isso para todos individualmente.

- Agora está pronto a nossa curva de PARETO. Neste caso, podemos observar que 30% dos nossos clientes corresponderam a 71,51% da RECEITA da empresa,portanto classifico como clientes da CLASSE A e 20% que são os últimos três classifico como CLASSE C os demais são pertencentes a CLASSE B.

- Nada impede que vc possa alterar os valores percentuais, mas o ideal e de acordo com PARETO a curva 80-20 seria a ideal para obter o resultado padrão.

Qualquer dúvida estou as ordens e aguardo o seu contato.

Abraço!

ALEXANDRE E.LUIZ

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Fala alexandre... blza mano veio

Meu outlook 2007 q ferro aqui... acho q minha senha era taum complicada q neim ele conseguia acessar corretamente... alterei a senha agora estou recebendo os dados no outlook.

Fiz o cadastro ontem mesmo.. e em no mais tardar comecinho de julho estou em SP.

Cara com respeito à curva... eu acho q a minha esta correta... porem preciso mostrar os dados para alguem me dizer se esta certo mesmo...

No meu caso sao produtos... eu vou calculando o acumulo item a item... até este acumulo atingir 75 por cento do valor total das vendas.. entao estes pertencem ao grupo A... ou seja... cerca de no maximo 20% dos itens chegao a 75 por cento do valor total de vendas (faturamento). de 75 a 95 % eu classifico em B.. ou seja.. trabalho os 20%... todos os produtos q apos 75% do faturamento .. até 95% do faturamento se encontram em B... cerca de 30 a 40% das mercadorias... e o restante em C processado 5% .. q seriam 40 a 50 % das mercadorias...

Nao sei se estaria correta esta ideia pq peguei os docs do sebrae.. e pelo q entendi foi isso.

Se eu preparar um banco de dados aqui.. com alguns poucos dados.. e te enviar uma demo do sistema .. vc poderia tirar este relatorio e me dizer se estaria com a ideia correta?

Se estiver quero criar uma rotina padrao para aplicar a curva em muitos relatorios de diversas areas do sistema...

valeu amigo

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...