Jump to content
Fivewin Brasil

Desenvolvimento de ERP em comunidade.


aeluiz

Recommended Posts

Olá a Todos!

Amigos gostaria de saber a opnião de todos a respeito do seguinte assunto: construir um ERP (sistema integrado) em comunidade, ou seja, nos juntarmos para desenvolver um software em comum, onde todos q ajudassem no desenvolvimento pudessem usufruir comercialmente do produto. Assim, aliaríamos o conhecimento de cada um em determinados assuntos, por exemplo, alguém desenvolveu um sistema de RH, outro financeiro e assim sucessivamente juntaríamos e adaptaríamos os módulos e criaríamos um único software q comportasse tudo isso. Surgiu essa idéia e gostaria de saber a opnião de todos e/ou de interessados a respeito, é claro q esse tópico é justamente para esclarecer detalhes e da possibilidade de isso ser feito. Tenho o interesse de inclusive compartilhar o q tenho pronto, trabalho com banco de dados relacional (FIREBIRD) usando FWH e acredito ser um bom ponto de partida para o projeto. Nada impede de utiliarmos outros SGBD's como ORACLE, SYBASE etc. Sem falar q é possível padronizar os métodos, utilizar o q existe de mais moderno na questão administrativa, como Análise do CUSTO/VOLUME/LUCRO, métodos ABC, métodos de custeio como ABC, UEP, Custeio direto, etc. Algumas ferramentas, uso meu projeto e inclusive está em funcionamento.

Aguardo o retorno de todos, sejam críticas ou sugestões ou até mesmo descarte total.

Atenciosamente.

ALEXANDRE E.LUIZ

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Olá a Todos!

Amigos gostaria de saber a opnião de todos a respeito do seguinte assunto: construir um ERP (sistema integrado) em comunidade, ou seja, nos juntarmos para desenvolver um software em comum, onde todos q ajudassem no desenvolvimento pudessem usufruir comercialmente do produto. Assim, aliaríamos o conhecimento de cada um em determinados assuntos, por exemplo, alguém desenvolveu um sistema de RH, outro financeiro e assim sucessivamente juntaríamos e adaptaríamos os módulos e criaríamos um único software q comportasse tudo isso. Surgiu essa idéia e gostaria de saber a opnião de todos e/ou de interessados a respeito, é claro q esse tópico é justamente para esclarecer detalhes e da possibilidade de isso ser feito. Tenho o interesse de inclusive compartilhar o q tenho pronto, trabalho com banco de dados relacional (FIREBIRD) usando FWH e acredito ser um bom ponto de partida para o projeto. Nada impede de utiliarmos outros SGBD's como ORACLE, SYBASE etc. Sem falar q é possível padronizar os métodos, utilizar o q existe de mais moderno na questão administrativa, como Análise do CUSTO/VOLUME/LUCRO, métodos ABC, métodos de custeio como ABC, UEP, Custeio direto, etc. Algumas ferramentas, uso meu projeto e inclusive está em funcionamento.

Aguardo o retorno de todos, sejam críticas ou sugestões ou até mesmo descarte total.

Atenciosamente.

ALEXANDRE E.LUIZ

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

Eu particularmente acho a idéia interessante e já vi algumas iniciativas sobre isso antes, só que não foram pra frente. É algo a ser amplamente discutido, pois quem se envolver terá que destinar tempo pra isso e tudo o mais. Mas acho muito boa a idéia.

Abraço,

Kleyber Derick

xHarbour 0.99.4 + FWH 2.5 + xDevStudio + SQLLIB

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

Compartilho a opnião, a idéia é boa, eu toparia....

Alessandro F. Silvaid=blue>

FW20d+CL53b+Blinker7+@Say+CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP

O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano.id=red>

Link to comment
Share on other sites

A idéia até é interessante, mas deve ser muito, mas muito mesmo, discutida de acertada.

Tentei por duas vezes, o fracasso foi total.

Oliveira, Sérgio A.

PERSONAL Comp. e Sitemas.id=green>

Lins - SP ** sergio@personal.com.br

FWH 2.5, xharbour 0.99.4, SqlLib, MySql, xMate.

TWBrowse(),C5Menu,vPrinter.

Windows XP, Vista Ultimate.

Link to comment
Share on other sites

Realmente o maior empecilho do negócio é o tempo destinado a isso... mas eu acredito q vai haver um tempo despendido no início com a adaptação de nossas ferramentas. Por exemplo, teríamos que ter um sistema como base e os demais adaptariam as suas soluções a esta base. No caso, por exemplo do meu q usa a arquitetura CLIENTE/SERVIDOR, pegaríamos ela com o q tem de pronta por exemplo custos, faturamento, contas a pagar, a receber etc. e completaríamos com os demais módulos como RH, tesouraria, etc. A questão vai estar na adaptação (fusão)das soluções depois disto poderemos desenvolver e adaptar conforme o caso de cada um, atualizando para todos ao mesmo tempo... o negócio é q teremos uma equipe de programadores sem pagar por eles... rsrsrs

Podemos ir amadurecendo a idéia... acredito q seja uma boa para todos nós... podemos ir conversando achando soluções para isso, fazendo reuniões e estabelecendo tudo isso através de uma forma q seja segura para todos...

Mas se alguém tem mais alguma idéia q queira contribuir será bem vinda.

Abraço !

Atenciosamente.

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Ola

Acho tbm interessnate demais! Ja tentamos mas infelizmente para programadores que moram em cidades diferentes fica complicado! Teriam q se conhecer realmente e morar na mesma regiao pq caso contrario fica complicado.

Mas a ideia é interessante... mas teria de ter um pqno grupo de programadores imbuidos no projeto ...

acho assim

Um Xharbraço.

Uso Fwh 2.5 (xharbour 0.99.3) e Xmate Para Compilar

Impactus Automação Comercial

jef2_timber@hotmail.com

(91)-32387012

Belem-PA

Link to comment
Share on other sites

Mas acredito q não necessariamente precisamos estar numa mesma cidade. Acredito q, possamos fazer tudo isso remotamente colocando o projeto num repositório, onde todos pudessem atualizar. Se não me engano já vi algo a respeito... e deve ter um software que gerencie esse desenvolvimento... se alguém souber... por favor mencione...

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Pessoal !

Vejam isso:

O CVS

O CVS é um padrão de fato para no processo de desenvolvimento de Software Livre, sendo utilizado por milhares de desenvolvedores ao redor do mundo no desenvolvimento de software. O site SourceForge.net talvez seja o exemplo mais pujante da utilização do CVS como espinha dorsal ao desenvolvimento concorrente e por equipes distribuídas geograficamente. Atualmente existem mais de 50.000 projetos cadastrados neste site e um volume de mais de 500.000 desenvolvedores.

"Com o CVS, é possível que grupos de pessoas trabalhem simultaneamente no desenvolvimento de software e outros produtos baseados em arquivos como, por exemplo, manuais, apostilas, dados de configuração, dentre outros."

Mais detalhes no site:

http://www.dextra.com.br/empresa/artigos/cvs.htm

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

então pra desenvolvê-lo de forma remota não vai ser problema... tem ferramenta pra isso. Agora pessoal é continuar-mos debatendo o assunto, o q acham de criarmos um grupo de discussão no yahoo por exemplo?

Pelo q vi existem alguns colegas q se manifestaram Kleyber, Alessandro, Sérgio, Yuri, luiz e jef2_tim. Já somos sete, vcs topariam realmente? Pq então, o próximo passo seria nós continuarmos no debate achando o q temos em comum em nossos projetos.

Abraço a todos!

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Topar com certeza.

Só teriamos que definir o que realmente será feito, e com qual ferramentas (FW,xH,banco de dados,Etc...).

No entanto devo ressaltar, que eu só trabalho com @cusp.

Oliveira, Sérgio A.

PERSONAL Comp. e Sitemas.id=green>

Lins - SP ** sergio@personal.com.br

FWH 2.5, xharbour 0.99.4, SqlLib, MySql, xMate.

TWBrowse(),C5Menu,vPrinter.

Windows XP, Vista Ultimate.

Link to comment
Share on other sites

Ola,

desenvolver depois de definir as ferramentas e banco de dados e legal e motivador é a parte legal do projeto.

Mas e o retorno????

E clientes para usarem esse software???? quem vai vai fazer um markting de vendas???? pois como todos sabem programador nao sabe vender.

Possuo um ERP completo escrito em FIVEWIN COM DBF/NTX/ADS que atende a industrias quimica e alimenticias que poderia ter muito mais clientes, ja fiz mala direta, site, panfleto,

nao vende a concorrencia é muito grande.

Pense nisso antes de dispensar grandes horas de trabalho.

Evaldo Wagner

FiveWin2.4 Clipper5.2e xHarbour for Linux

Blinker7.0 @say

softwag@oi.com.br

Link to comment
Share on other sites

Uma vez iniciei essa idéia no forum alguns se interessaram, mas as coisas devem ser muito bem amarradas para que dê certo, pode contar comigo também, acho que devemos trabalhar por projetos, assim pode funcionar perfeitamente, outra coisa é: Como funcionaria a utilização do sistema?

Washington Guimarães

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 7.0 FWH 2.7, xHarbour 0.99.61 (Simplex)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal !

Vou aqui ressaltar os pontos indagados:

1) Qual ferramenta a ser utilizada;

R: nessa questão o q temos q levar em consideração é o q tem respaudo da ferramenta q utilizamos, atualizações constantes e a segurança de ter uma ferramenta em constante desenvolvimento pela fabricante. No caso, acredito seria melhor a utilização do HARBOUR, em consonância com a utilização de SGBD´s como o FIREBIRD, ORACLE, SYBASE, POSTGREE etc... pois a arquitetura CLIENTE/SERVIDOR a meu ver, ainda é a melhor solução para a micro, pequenas e médias empresas q as vezes necessitam de acessos remotos a FILIAIS localizadas geograficamente em outros locais. Então, conforme o porte da empresa utilizaríamos uma base de dados mais ou menos robusta conforme o caso. Seria a primeira adaptação da equipe... procurar se enquadrar a tecnologia do projeto. Ressalto que, existem projetos q são desenvolvidos constantemente por técnicos localizados inclusive em países diferentes os chamados projetos OPEN SOURCE como vcs devem saber, projetos como o FREEBSD foram e são constantemente desenvolvidos e aprimorados pelos chamados "commiters" programadores q dão seguimento ao projeto atualizando-o constantemente.

2) Como ficaria a questão comercial;

R: a princípio acredito q a forma de comercialização continuaria conosco mesmo, indo ao cliente mostrando o software e contatos (temos q ter contato) pessoas q tem acesso direto a esses clientes como por exemplo "Contadores", conhecer vários escritórios contábeis e mostrar o software. Um grande ponto positivo a nosso favor seria o custo baixo em relação a empresas de software q possuem uma equipe própria... nós teremos uma equipe grande de programadores e não pagaremos nada a mais por isso, assim poderemos ter preços competitivos uma forma de abrirmos o mercado para o nosso produto. Outra questão, seria a implementação de uma marca única, niguém chegaria no cliente dizendo q o software foi produzido pela ZECA SOFTWARE mas por um único nome q nos representasse.

3) Adaptação do programador ao lay-out do projeto;

R: Essa é uma questão essencial, como falei anteriormente temos q todos falar a mesma língua... definir a estrutura do projeto, qual ferramenta e base de dados utilizaremos e todos teriam q estar sintonizados. Já q a maioria trabalha com HARBOUR e a diferença entre HARBOUR e xHarbour é pequena acredito q não haverá problema. Para aqueles q ainda não tiveram contato com a linguagem padrão SQL teriam q aprender, sendo assim eu e outros q tem uma certa experiência passariam para os demais. Aprenderíamos uns com os outros.

4) Horas de trabalho dispendidas;

R: como falei teremos q perder (na verdade ganhar) um tempo para sincronizar todo o projeto (fusão) o demais é o q fazemos no dia-a-dia com nossos projetos atualizamos qdo necessário, pq apartir desse momento esse projeto vai ser nosso também, e nós estaremos comercializando ele.

5) Contrato e compromisso com o projeto;

R: como diz um advogado amigo meu, tudo na vida é contrato. Tudo o q fizemos é um contrato seja escrito ou verbal. Então teremos q criar uma segurança para todos. Além do compromisso q teremos uns com os outros teremos a segurança da legislação em vigor. Para isso, teremos q amadurecer esse contrato colcoando as cláusulas q satisfaçam a todos.

A verdade é q se isso funciona com outros projetos, pq não funcionaria conosco. Num mercado cada vez mais concorrido e de certa forma desleal, concorrer com gigantes do setor como microsiga, datasul, etc... não é uma tarefa fácil, e uma fkorma de combatermos isso é nos unir.

Abraço a todos !

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Vai uma sugestão: Depois de definida a linguagem e o banco de dados, poderiamos ver quem já tem sistemas prontos para determinadas áreas. Depois seria então discutir como esses sistemas poderiam conversar entre si e ai sim, teriamos cada programador/sistema trabalhando na área que mais domina, evitando gastar horas desnecessárias montando outras coisas. Ou seja, uma espécie de padronização do sistema (teria qeu se pensar em um nome para o projeto, etc.)

Abraço,

Kleyber Derick

xHarbour 0.99.4 + FWH 2.5 + xDevStudio + SQLLIB

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal...

Não querendo ser o desmancha prazer dos amigos, más olhem contra quem um projeto deste porte deverá concorrer :

http://www.sap.com/brazil/index.epx

Não quero dizer com isso que a idéia não seja excelente, porém devemos ter em mente que não será uma tarefa fácil e nem tão simples assim.

Na minha humilde opinião, somente com a formação de uma nova empresa, onde os participantes seriam sócios, é que poderemos pensar num projeto desses.

Lembro que a utilização dos chamados CVS, estão amplamente ligados aos projetos GNU (SoftWare Livre) e que não há respaldo legal para a sua utilização com fins comerciais.

Posso até estar errado, porém embora a idéia seja ótima, devemos pensar que sem as devidas estruturações, não haverá Publico Alvo a ser atingido por esse projeto.

A palavra chave aqui é : "CONFIABILIDADE"

E isso só se consegue após alguns anos de desenvolvimento do projeto.

Se o projeto partir pra esse lado... Tô dentro.

Um abraço

enterprise5.gif

Valdir - Jundiaí - S.P.

Link to comment
Share on other sites

Olá!

Existem vários projetos neste sentido sendo feitos neste exato momento e outros parados desde há muito tempo.

Projetos em VB, Delphi, Lazarus, Fox Pro... não acho a idéia ruim, não. O problema de fazer um projeto aberto seria alguns chupins que copiariam o sistema prontinho só colocando o nome da empresa dele ^_^, por isso, sou a favor de montar módulos específicos, assim como o pessoal da ACBR faz http://acbr.sourceforge.net/wiki/index.php/P%E1gina_principal , onde montam-se módulos de integração com periféricos como impressoras fiscais, TEF, correspondente bancário etc. Os participantes do projeto colaboram e cada um adapta ao seu próprio sistema.

Pontos menores a serem discutidos seriam regras de programação, desde o padrão de criação de nomes de classes, funções, variáveis, indentação etc. Se não vira uma teia de aranha, hehehe.

[ ]'s

Maurilio

FWH 7.01 | xHB + SQLRDD | Workshop 4.5 | xDevStudio

Garça - SP

Link to comment
Share on other sites

Olá Valdir!

Mas é justamente assim q poderemos combater os grandes... se não nos unirmos a tendência é desaparecermos ou trabalharmos para uma empresas dessas. E como havia falado, vamos trabalhar em volta de uma única bandeira. Nada se consegue sem trabalho árduo e confiabilidade é algo q se conquista com um produto e suporte de qualidade e para isso temos q ter profissionais gabaritados e sendo assim, ninguém domina melhor essa ferramenta do q nós mesmos. Como disse Kleyber agora é estudarmos o q temos em comum, temos q criar uma estrutura como disse o Valdir, e além do mais todos nós seremos sócios automaticamente. Nossa estrutura, será fragmentada é como tivéssemos várias filiais espalhadas pelo Brasil usando os custos q cada um tem hj, é claro q dependendo da situação teria colegas q implantariam em mais clientes outros em menos, mas tudo é uma questão de discutirmos e ver como faríamos para determinadas ocasiões. Depois até escolhermos onde ficaria a matriz e as respectivas filiais.

Abraço!

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Olá Maurilio!

Obrigado por sua participação! Realmente a questão dos chupins, poderemos contornar com o fechamento do grupo. Quem quizesse entrar teria q passar por um conselho criado por nós e só entraria mediante a assinatura de contrato. Pode ser uma saída, mas é mais um problema q teremos q relacionar e criar regras específicas.

Qto ao link q vc mostrou, excelente... poderemos inclusive tirar idéias dele e adaptar a nossa realidade.

Abraço!

Abraço!

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Bom galera, eu acho o seguinte...........

1) fecha-se o grupo, quem quiser entra quem não quiser não entra... temos que correr riscos.....

2) cria-se as regras, contratos, enfim tudo o que se pode travar e se resguardar... temos que correr riscos.....

3) perder tempo, hummm, depois de pronto, qto tempo perderemos? qto tempo ganharemos....... qto dinheiro ganharemos?

4) se formos pensar em dinheiro, qto se paga pelo xHarbour? e sempre tem atualizações....., tudo está naquilo que vc se propõe e acredita em realizar, determinação e disciplina todos tem, uns mais e outros menos, então haverá sim um que vai ganhar mais e outros menos, agora tb vai ter aquele que vai saber aproveitar mais a oportunidade que está sendo criada, então ou tá dentro ou tá fora, temos que correr riscos, e o melhor de tudo é que, a princípio, sem investimento nenhum, então vamos aos finalmentes, quem tá dentro e quem tá fora........

Alessandro F. Silvaid=blue>

FW20d+CL53b+Blinker7+@Say+CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP

O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano.id=red>

Link to comment
Share on other sites

Perfeito... é exatamente isso... Acredito q o melhor agora é termos os interessados...

Por isso, ponho a disposição meu e-mail para q vcs possam enviar seu curriculum com dados pessoais e formas de contato e principalmente q detalhem a ferramenta q cada utiliza detalhadamente. Inclusive se possível, o detalhamento do projeto q vcs já tem pronto, por módulo ou como o sistema de cada um funciona...

Em seguida, entrarei em contato com cada um e criaremos uma forma de contato num grupo fechado.

meu e-mail: aeluiz@hotmail.com

Abraço!

Adm. Alexandre Eládio Luiz

FWH + Pelles + FIREBIRD

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...