Jump to content
Fivewin Brasil

Novo site do Luiz Rafael Culik Guimarães


Manoel Marinho

Recommended Posts

Bem amigos da Rede Globo....

Pelo que conheço não exite diferença alguma entre os compiladores do xHarbour Free e Comercial, quando você compra o que existe de diferença são aplicativos, ultilitários e libs incluidos no pacote.

Quanto ao Visual xHarbour, a única intenção é de tentarem acabar com o nosso glorioso fivewin.

E mais um detalhe, alguém nos últimos dias tentou usar a documentação on line que existia do xHarbour e que era free ???

Não existe mais... Os que vocês chamam de feras, tiraram do ar para comercializa-la também, por apenas Us$ 49.00...

Acho que não preciso falar mais nada, né ?

Abraços a todos

Christiano A. Silveira

WebNet do Brasil

FiveWin 2.8 - xDevStudio 0.61 - Pelles C 4.50

Um garoto foi arrastado por 7 km no Rio de Janeiro até a morte. "E nós não vamos fazer nada?"

Acesse: http://www.euvoufazeralgo.com.br

Link to comment
Share on other sites

Bem na verdade não manjo de fivewin, nem xharbour, mas faço pizza e tenho alguns descendentes e fãns, se eu fosse ficar brigando com os outros pizzaiolos q conheço, e não analisace a receita dos outros, minha pizza era do mesmo jeito de quando começei, se alguém tiver uma receita nova, agradeço, se alguém quiser a minha, só pedir.

Foi pra tirar onda mesmo.

A informática é tão vasta q um guri de 3 anos pode resolver coisas com maozadas no teclado que vc passaram a vida.

rs.

PS, falei.id=green>

Link to comment
Share on other sites

Como essa briga esta boa eu vou entrar nessa!...

Valdir quanto a essa sua colocação eu não concordo!...

citação:

R.: Discordo, pois quem manja da linguagem "C", não precisa da Fivewin e muito menos do Harbour/xHarbour. Na minha humilde opinião, que usa a Fivewin e o xHarbour é porque não domina totalmente esta linguagem. Portanto, voce foi infeliz na sua colocação.


id=quote>id=quote>

Pois programo em C/C++/J2EE e J2ME e programo em xHarbour porque gosto do padrão xBase, inclusive meu software e um mixto das 3 linguagens. Pois o que não tenho no Five e xHarbour crio no C ou no Java.

Quanto a essa briga ai dos babam da linguagem acho isso muito vago, pois todos temos muito a apreender com cada um.

Wagner, Culik, Vailton e muitos outros, com um pouquinho de cada um se enriquece muito esta comunidade.

E Vale lembrar ao nossos grandes amigos que Five e xHarbour é puro C++, e qualquer coisa que se possa aprender que venha do C++ pode ser usada nos softwares de vocês.

Então visitar o site do Culik pode ser muito vantajoso para todos.

Marcelo Gomes

elitenet@terra.com.br

(32) 3728-1288

Muriae - MG

FW 2.3C/FWH 2.6/CLIPPER 5.X/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/XMATE/MD/MYSQL/FIREBIRD/INTERBASE

Link to comment
Share on other sites

ta vendo...

Isso que queria dizer...

Muito Simples...

citação:

Quanto a essa briga ai dos babam da linguagem acho isso muito vago, pois todos temos muito a apreender com cada um.

Wagner, Culik, Vailton e muitos outros, com um pouquinho de cada um se enriquece muito esta comunidade.

E Vale lembrar ao nossos grandes amigos que Five e xHarbour é puro C++, e qualquer coisa que se possa aprender que venha do C++ pode ser usada nos softwares de vocês.

Então visitar o site do Culik pode ser muito vantajoso para todos.


id=quote>id=quote>

Messager

luizantoniooliveira@hotmail.com

Skype

luizantoniooliveira

Xhb 99.5 / FW 2.6 / WorkShop / HbMake / Xmate / Clipper 5.3b / Blinker 5.1 / LLibg

www.omega-store.com.br

Link to comment
Share on other sites

citação:

Como essa briga esta boa eu vou entrar nessa!...

Valdir quanto a essa sua colocação eu não concordo!...

citação:

R.: Discordo, pois quem manja da linguagem "C", não precisa da Fivewin e muito menos do Harbour/xHarbour. Na minha humilde opinião, que usa a Fivewin e o xHarbour é porque não domina totalmente esta linguagem. Portanto, voce foi infeliz na sua colocação.


id=quote>id=quote>

Pois programo em C/C++/J2EE e J2ME e programo em xHarbour porque gosto do padrão xBase, inclusive meu software e um mixto das 3 linguagens. Pois o que não tenho no Five e xHarbour crio no C ou no Java.

Quanto a essa briga ai dos babam da linguagem acho isso muito vago, pois todos temos muito a apreender com cada um.

Wagner, Culik, Vailton e muitos outros, com um pouquinho de cada um se enriquece muito esta comunidade.

E Vale lembrar ao nossos grandes amigos que Five e xHarbour é puro C++, e qualquer coisa que se possa aprender que venha do C++ pode ser usada nos softwares de vocês.

Então visitar o site do Culik pode ser muito vantajoso para todos.

Marcelo Gomes

elitenet@terra.com.br

(32) 3728-1288

Muriae - MG

FW 2.3C/FWH 2.6/CLIPPER 5.X/XHARBOUR/C/C++/JAVA/DELPHI/XMATE/MD/MYSQL/FIREBIRD/INTERBASE


id=quote>id=quote>

EITA BRIGA BOA... E EU VOU POR LENHA NA FOGUEIRA...

NAO ME CONVENCESTES... TENTA DE NOVO...

PRA VOCÊ MARCELO: UHHH FIVEWIN! UHHH FIVEWIN! UHHH FIVEWIN!

I LOVE FIVEWIN... ÓDIO AO DEEELLPPPHHIIIRRCCC!

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Uh trem.

Carminha gente.

Discutir este tipo de assunto no forum e como padres e freis discutindo paragrafos da biblia.

Eu não sei Deplhi, não sei Visual Basic, não sei Java, não sei J builder e etc..

Mais de uma coisa eu sei, "FIVEWIN", uso desde 1997. E um pouco de C/C++ por causa dele mesmo.

Agora c tem alguem q é fera em C que faz parte do FW e esta participando de alguma forma na nossa comunidade, pra que criticar ?

Se a gente começar a soltar as mãos agora, o que vai ser o FW no Brasil ?

Vamos la, pode ser quem for, sabendo ou não sabendo, pode participar do forum que se eu puder ajudar, eu ajudo.

Abraços...

Giovany Vecchi - Jales - SP

FWH 2.6 /Clipper 5.3b /Blinker 5.0 / Harbour 0.45 / Bcc 5.6 / Ads 8.0 /PellesC

Link to comment
Share on other sites

Meu prezado amigo Marcelo Gomes...

citação:Pois programo em C/C++/J2EE e J2ME e programo em xHarbour porque gosto do padrão xBase, inclusive meu software e um mixto das 3 linguagens. Pois o que não tenho no Five e xHarbour crio no C ou no Java.
id=quote>id=quote>

Como você bem disse... "Pois programo em C/C++/J2EE e J2ME e programo em xHarbour porque gosto do padrão xBase."id=green>.

Más é exatamente isso que estou dizendo, quem domina a linguagem "C", como é o seu caso, não necessita das ferramentas que utilizamos como a Fivewin e xHarbour, pois esta linguagem dispõe de todos os recursos necessários para o desenvolvimento de uma aplicação.

Lógico que isso é só pra quem realmente tem o domínio total desta linguagem, o que infelizmente, não é o meu caso e nem o da grande maioria... rsrsrsrsrsrs...

Um abraço

enterprise5.gif

Valdir - Jundiaí - S.P.

Link to comment
Share on other sites

Não ia me meter, mas não "guentei" icon_smile_big.gif, discussão sem lógica é comigo mesmo hehehehehe, ainda mais se o Kapi estiver no meio KKKKKKKKKK.

Acho que tudo o que vier para adicionar é bom icon_smile_big.gif, Java,C, Delphi (irc), qq coisa que possamos ter idéias e colocar no FW vale icon_smile_wink.gif, eu pessoalmente adoro programar xBase, e não pretendo sair dele, mas se podemos colocar outras linguagens pq não ? icon_smile_big.gif

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

Legal Marcelo e Vagner

Acho q. este é um grande forum por termos grandes pessoas participando dele e o Rafael seria um grande reforço p. todos nós, gostaria muito q. ao invéz de irmos no forum dele, que ele viesse p. cá pq. com certeza seria de grande valia

Um abraço a todos

Marcelo Ferro

Fwh25/xHarbour 99.3/SqlLib /xMate/WS

Link to comment
Share on other sites

citação:

Legal Marcelo e Vagner

Acho q. este é um grande forum por termos grandes pessoas participando dele e o Rafael seria um grande reforço p. todos nós, gostaria muito q. ao invéz de irmos no forum dele, que ele viesse p. cá pq. com certeza seria de grande valia

Um abraço a todos

Marcelo Ferro

Fwh25/xHarbour 99.3/SqlLib /xMate/WS


id=quote>id=quote>

Apoiado.... rssssss

Mas aqui tem que mostrar conhecimento de FIVEWIN pra poder bater de frente com a SUPER POTENCIA DO FIVEWIN.... Mr. Kapiaba...

Abraços

Christiano A. Silveira

WebNet do Brasil

FiveWin 2.8 - xDevStudio 0.61 - Pelles C 4.50

Um garoto foi arrastado por 7 km no Rio de Janeiro até a morte. "E nós não vamos fazer nada?"

Acesse: http://www.euvoufazeralgo.com.br

Link to comment
Share on other sites

Olha eu tava me segurando desde o 1° post do Kapi pra não falar nada... mais esta eu vou ter q comentar:

citação:seria um grande reforço p. todos nós, gostaria muito q. ao invéz de irmos no forum dele, que ele viesse p. cá
id=quote>id=quote>

Tá tudo muito bonito, tudo muito azul MAS o mundo real não é assim, tá mais pra como o Valdir falou...

Mas acho que a idéia do fórum é boa já que eles dizem que é pq a NEWs é bagunçada e tals... Na realidade agora só está ocorrendo a constatação daquilo que eu e muitos reclamamos lá no passado: que acabar com o harbour-br era errado!

Tem muita coisa errada por aê que eu não concordo... mas tb não vou consertar o mundo; porém o tempo é que mostra quem tinha a razão.

citação:o projeto xHarbour se mantém free graças aos que pagam pela versão comercial e graças à dedicação dos mantenedores.
id=quote>id=quote>

Só quero dizer que eu acho que quem compra o produto comercial compra porque quer e do jeito que alguns falam até parece que eu e outros que não compramos somos favorecidos pela minoria que comprou como se eles estivessem evitando a falencia de algum projeto ou nos fazendo algum favor... acho isto ilusão!

Sobre o link assunto inicial desta thread, eu notei que lá não tem forum para FW então aqui ainda é o melhor local para discutirmos sobre FiveWin e por isto, não precisamos nem esquentar a cabeça pois este fórum aqui é um dos melhores que eu frequento, junto com os do PCToledo!

De resto é só sossego, afinal é só 1 opção à +...

Vailton Renato

SQL LIB, wxWeb, xDevStudio & MyMake Developer

Empresa: (11) 5523.4359

"Quando você estiver preparado para deixar de trabalhar com arquivos DBFs, algo maior lhe levará para a SQL LIB".

Conheça o projeto em: www.sqllib.com.br

Link to comment
Share on other sites

citação:

Rapaz, nem eu me segurei depois desta. TOTALMENTE APOIADO, Vailton!!!

Abraço,

Kleyber Derick

xHarbour 0.99.4 + FWH 2.5 + xDevStudio + SQLLIB

Visite São Luís - MA A Ilha dos Amores


id=quote>id=quote>

COMO SEMPRE, UM GENIO FANTASTICO. APOIO-TE ATÉ VENDADO! TO CONTIGO, E NÃO ABRO!!! TÚ ÉS GRANDE!!

Abraços, meu querido maranhense!

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

"Já que ta todo mundo sentando o pau vou colocar mais lenha na fogueira"

Alguns meses atrás precisei consultar o Culik sobre a comunicação via socket para desenvolvimento do Correspondente Bancário, mas olha o cara é de uma presteza.rsrsrsr totalmente monossílabo. ai fica difícil.....

Tenho olhado em outros fóruns por ai e ta difícil achar algum parecido com o nosso, aqui raramente um tópico fica sem resposta.

FW26/XH9950/Pelles/ Mysql

laurentinocarlos@gmail.com

Rio de Janeiro/Montes Claros MG

Link to comment
Share on other sites

sou novo no pedaco e pouco conhecido,,,, ja que voces estao discutindo essa linguagem,,, passe para mim o fontes de voces funcionando para mim ficar feliz,,,,,,,,,pois eu vejo alguns exemplos de feras aqui e fico babando , e acho que vou demorar muito para chegar perto de voces... um abraco a todos, e a unica falha que vejo no fivewin e xharbour e a sua divulgacao e propaganda,,, quando eu menciono com alguem que trabalho com fivewin e xharbour eles fazem um cara feia para mim, achando que nao presta ai eu volto e falo que puro c++ e a coisa ja muda de aparencia,, eu acho que podia ter propaganda na rede globo, sbt, tve, etc... e caso o sr. linares nao tem direito para pagar a propaganda, pois nos reunir e fazer um vaquinha e pagar para ele,,, hehehehheheheheh,,, pois vou falar para voces eu conheci o fivewim em uma revista chamada MICRO-SISTEMA alguem se lembra, tinha um exemplo fraquinho, simples, e logo procurei procurar para adquirir e quando eu vi uma revista da info-informatica na casa de um amigo meu,,,, com o fone da virtual object, procurei comprar e gracas a deus fui muito bem recebido e ja comprei quase todas as versoes do fivewim 1.95 ate xharbour 6.12 e nao me arrependo do investimento...... estou falando isso para melhorar o astral das pessoas desse forum,, o fivewim for xharbour e otimo.... eu nao troco de linguagem de jeito nenhum,,

um abracos a todos e desculpe se nesse momento ofendi alguem..

luis antonio da paixao

sao sebastiao do paraiso/MG

Link to comment
Share on other sites

citação:

sou novo no pedaco e pouco conhecido,,,, ja que voces estao discutindo essa linguagem,,, passe para mim o fontes de voces funcionando para mim ficar feliz,,,,,,,,,pois eu vejo alguns exemplos de feras aqui e fico babando , e acho que vou demorar muito para chegar perto de voces... um abraco a todos, e a unica falha que vejo no fivewin e xharbour e a sua divulgacao e propaganda,,, quando eu menciono com alguem que trabalho com fivewin e xharbour eles fazem um cara feia para mim, achando que nao presta ai eu volto e falo que puro c++ e a coisa ja muda de aparencia,, eu acho que podia ter propaganda na rede globo, sbt, tve, etc... e caso o sr. linares nao tem direito para pagar a propaganda, pois nos reunir e fazer um vaquinha e pagar para ele,,, hehehehheheheheh,,, pois vou falar para voces eu conheci o fivewim em uma revista chamada MICRO-SISTEMA alguem se lembra, tinha um exemplo fraquinho, simples, e logo procurei procurar para adquirir e quando eu vi uma revista da info-informatica na casa de um amigo meu,,,, com o fone da virtual object, procurei comprar e gracas a deus fui muito bem recebido e ja comprei quase todas as versoes do fivewim 1.95 ate xharbour 6.12 e nao me arrependo do investimento...... estou falando isso para melhorar o astral das pessoas desse forum,, o fivewim for xharbour e otimo.... eu nao troco de linguagem de jeito nenhum,,

um abracos a todos e desculpe se nesse momento ofendi alguem..

luis antonio da paixao

sao sebastiao do paraiso/MG


id=quote>id=quote>

LINDAS PALAVRAS LUIS... EXPRESSÃO DA VERDADE... E LUIS, A VERDADE DÓI... PARA QUEM NÃO GOSTA DELA... OS FALSOS FIVEWINNERS!

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Cara aquela revista MICRO-SISTEMA era demais... colecionei várias edições (coisa de micreiro pra ajuntar traça em casa)...

=D

Vailton Renato

SQL LIB, wxWeb, xDevStudio & MyMake Developer

Empresa: (11) 5523.4359

"Quando você estiver preparado para deixar de trabalhar com arquivos DBFs, algo maior lhe levará para a SQL LIB".

Conheça o projeto em: www.sqllib.com.br

Editado por - vailtom on 01/03/2007 14:54:52

Link to comment
Share on other sites

Bom, deixei que as coisas se desenrolassem um pouco para tornar a me meter no meio dessa discussão que realmente tá demais!!!

Posso destacar dois comentarios explêndidos para reafirmar minha posição... primeiramente o do Vagner e em segundo lugar o do Vailton.

Kapiaba, o que eu estou querendo dizer desde o começo é que quanto mais abrirmos nossas cabeças para a concepção de novas idéias mais teremos a ganhar e a evoluir.

Agora o que não entendi foi uma resposta com relação a uma observação anterior que eu tinha feito:

Eu havia escrito:

citação:

A vantagem de vc frequentar o forum do Culik,pode ser vista da seguinte maneira: veja um exemplo--> existe um cara chamado Matteo Baccan, ele criou uma classe chamada xHarbour TSocket. Ele não usa fivewin, só desenvolve em C e xHarbour. Porém mtos usuários de FW assim como eu, precisam e usam a classe dele.

Assim como a HBCOMM feita por Culik, vc poderia por exemplo encontrar alguma classe, exemplo ou informação útil no site dele para seu uso.


id=quote>id=quote>

Kapiaba:

citação:

DISCORDO, SE ESTIVER INCORPORADO AO COMPILADOR, OBRIGAÇÃO DE ANTONIO LINARES DAR VERSÃO EM FIVEWIN QUE UTILZE A BIBLIOTECA... Não kreio ke o SITE DELE tenha esta FINALIDADE... Vai saber!


id=quote>id=quote>

Acho que vc se embolou um pouco mano, as libs que eu citei são de terceiros e realmente não estão incorporadas ao compilador... Tá, td bem.. eu sei que o Linares não tenha a mínima obrigação de dar suporte a elas... mas é aí que está a grande chave: se vc precisar das funções delas qm irá te ajudar?

Sei que o FW tem se tornado extremamente completo, mas tem coisas que simplesmente dependem de C ou xHarbour puro... e pra isso temos caras como o Culik e outros tantos pra ajudar. Eles serão a resposta!

Além do que, acho que acrescentar nunca é demais! Numa comunidade como a nossa, que tem crescido tanto a cada ano que passa, qunto mais tivermos, melhor!

Acho que se fechando apenas para o aprendizado e conhecimento exclusivo de questões que dizem respeito ao fw, vc se torna muito dependente de uma só tecnologia e se em algum dia ela não atender a uma necessidade sua, impedirá vc de procurar novas soluções! Hj em dia é praticamente impossível não conheçamos pelo menos um pouco de outras áreas que não a nossa!

Mais uma vez: a 'ferrari vermelhinha' NÃO RODA sem o xHarbour para traduzir cada function para C e compilá-lo no bcc ou no mingw ou no ms visual c++. Sem os RDD's do xHarbour como acessar um banco de dados? Sem as funções das libs do xHarbour como usar funções simples como uma Aadd(), uma Eval(), uma Substr() e outras centenas?

Pelo amor de Deus! Eu quero a minha ferrari vermelhinha com motor! E por favor que seja um xMotor 0.99.7.1! HAhahhaHAhahhah

Abraços a Tds!

Guilherme Gonçalves

Campinas-SP

xHarbour 0.99.7/Bcc55/FWh2.8 (Setembro)/Workshop

Link to comment
Share on other sites

citação:

Bom, deixei que as coisas se desenrolassem um pouco para tornar a me meter no meio dessa discussão que realmente tá demais!!!

Posso destacar dois comentarios explêndidos para reafirmar minha posição... primeiramente o do Vagner e em segundo lugar o do Vailton.

Kapiaba, o que eu estou querendo dizer desde o começo é que quanto mais abrirmos nossas cabeças para a concepção de novas idéias mais teremos a ganhar e a evoluir.

Agora o que não entendi foi uma resposta com relação a uma observação anterior que eu tinha feito:

Eu havia escrito:

citação:

A vantagem de vc frequentar o forum do Culik,pode ser vista da seguinte maneira: veja um exemplo--> existe um cara chamado Matteo Baccan, ele criou uma classe chamada xHarbour TSocket. Ele não usa fivewin, só desenvolve em C e xHarbour. Porém mtos usuários de FW assim como eu, precisam e usam a classe dele.

Assim como a HBCOMM feita por Culik, vc poderia por exemplo encontrar alguma classe, exemplo ou informação útil no site dele para seu uso.


id=quote>id=quote>

Kapiaba:

citação:

DISCORDO, SE ESTIVER INCORPORADO AO COMPILADOR, OBRIGAÇÃO DE ANTONIO LINARES DAR VERSÃO EM FIVEWIN QUE UTILZE A BIBLIOTECA... Não kreio ke o SITE DELE tenha esta FINALIDADE... Vai saber!


id=quote>id=quote>

Acho que vc se embolou um pouco mano, as libs que eu citei são de terceiros e realmente não estão incorporadas ao compilador... Tá, td bem.. eu sei que o Linares não tenha a mínima obrigação de dar suporte a elas... mas é aí que está a grande chave: se vc precisar das funções delas qm irá te ajudar?

Sei que o FW tem se tornado extremamente completo, mas tem coisas que simplesmente dependem de C ou xHarbour puro... e pra isso temos caras como o Culik e outros tantos pra ajudar. Eles serão a resposta!

Além do que, acho que acrescentar nunca é demais! Numa comunidade como a nossa, que tem crescido tanto a cada ano que passa, qunto mais tivermos, melhor!

Acho que se fechando apenas para o aprendizado e conhecimento exclusivo de questões que dizem respeito ao fw, vc se torna muito dependente de uma só tecnologia e se em algum dia ela não atender a uma necessidade sua, impedirá vc de procurar novas soluções! Hj em dia é praticamente impossível não conheçamos pelo menos um pouco de outras áreas que não a nossa!

Mais uma vez: a 'ferrari vermelhinha' NÃO RODA sem o xHarbour para traduzir cada function para C e compilá-lo no bcc ou no mingw ou no ms visual c++. Sem os RDD's do xHarbour como acessar um banco de dados? Sem as funções das libs do xHarbour como usar funções simples como uma Aadd(), uma Eval(), uma Substr() e outras centenas?

Pelo amor de Deus! Eu quero a minha ferrari vermelhinha com motor! E por favor que seja um xMotor 0.99.7.1! HAhahhaHAhahhah

Abraços a Tds!

Guilherme Gonçalves

Campinas-SP

xHarbour 0.99.7/Bcc55/FWh2.8 (Setembro)/Workshop


id=quote>id=quote>

XOW DE BOLA... ENTENDI... BREJAS AMANHÃ?? NO TATUAPÉ... VENS?

http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=9122

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 01/03/2007 15:21:06

Link to comment
Share on other sites

Mano, vou ficar devendo essa! Fica mto difícil preu sair daqui do "interior", principalmente agora que as coisas tão pegando por aqui...

Mas bebam por mim, e aí vai a recomendação: Brahma de garrafa é imbatível! Virei a casaca a pouco tempo e não me arrependo!

hahhahhahah

Abraços

Guilherme Gonçalves

Campinas-SP

xHarbour 0.99.7/Bcc55/FWh2.8 (Setembro)/Workshop

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...