Jump to content
Fivewin Brasil

ABERTURA ARQUIVOS DBF/CDX


viol

Recommended Posts

Grande duvida, no meu sistema antigo. clipper, tenho uma rotina pra verificação de todos os indices. quando mando um parametro MAIN /R , ele recria todos os indices. depois ele abre todos os arquivos e indices.. quase 200 arquivos fica tudo aberto.(ORIENTAÇÃO DA C.A. NO PASSADO - DEIXAR TODOS OS ARQUIVOS ABERTO NO PRIMEIRO MODULO) agora no fivewin como fazer pra passar um paramento pra criar ou recriar os indices... depois abro todos os arquivos e indices... ou não.?? , existe uma rotina pra isto neste forum..??

viol

Link to comment
Share on other sites

Grande duvida, no meu sistema antigo. clipper, tenho uma rotina pra verificação de todos os indices. quando mando um parametro MAIN /R , ele recria todos os indices. depois ele abre todos os arquivos e indices.. quase 200 arquivos fica tudo aberto.(ORIENTAÇÃO DA C.A. NO PASSADO - DEIXAR TODOS OS ARQUIVOS ABERTO NO PRIMEIRO MODULO) agora no fivewin como fazer pra passar um paramento pra criar ou recriar os indices... depois abro todos os arquivos e indices... ou não.?? , existe uma rotina pra isto neste forum..??

viol

Link to comment
Share on other sites

// Se Nao Achar os Indices, Indexa os Arquivos

IF !FILE( "*.CDX" ) .Or. ;

!FILE( "Clientes.Cdx" )

MsgInfo( "Atenção Por Favor: É Necessário Indexar" +CRLF+ ;

"Os Arquivos, Antes de usar o Programa," +CRLF+ ;

"Pois os Mesmos, Não Estão Indexados. " +CRLF+ ;

"Click em: , Depois em: " +CRLF+ ;

"Para Que o Indexador Se Acione, e Crie" +CRLF+ ;

"Os Arquivos de Ãndices - Obrigado. João", ;

"Por Favor: Indexar Arquivos!!" )

ReIndexa()

ENDIF

//-> INFORMACAO DA COMPUTER ASSOCIATES??? TODOS ABERTOS?? É NADA É???

//-> PROVE-ME ISTO EM ALGUM LIVRO DE CLIPPER OU FIVEWIN... VOU CHAMAR O AUTOR DE JUMENTO!!!

//-> SUPONDO QUE EU TENHA 200 BANCOS DE DADOS... SÓ PRECISO DE 5 DELES... PARA QUE, DEVERIA ABRIR OS 200 BANCOS NO MENU PRINCIPAL??? CUAL A FUNÇÃO DISTO??? NENHUMA!! C.A. ???

ABRA NOS MODULOS DO SEU PROGRAMA, SOMENTE OS BANCOS QUE VAI USAR NAQUELE

INSTANTE, DEPOIS DE USAR, OU SEJA SAIR DO ACTIVATE DIALOG...

FECHE TODOS OS ARQUIVOS COM O COMANDO:

oFont:End()

oBrush:End()

DBCLOSEALL()

RELEASE ALL

Etc...

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Caro colega de trabalho Kapiaba, não discordo de você, eu comecei a algum tempo atraz com a versão original da Nantucket Clipper Winter'84 - released May 25 1985. e o suporte da propria quando tive um problema com arquivos na epoca na empresa que trabalhava (GERDAU) ,me passou documentado (documento este que estou procurando) que teria que abrir todos os arquivos no primeiro modulo... acredito que na epoca as redes ainda nao difundidas totalmente... acredito que por causa de algum bug do clipper me passaram isto.

SO PRA RELEMBRAR A HISTÓRIA

CA-Clipper é uma linguagem de programação que foi criada em 1984 com o propósito de ser um compilador para o Ashton-Tate dBase, um gerenciador de banco de dados muito popular em sua época.

Conta a lenda que dois amigos estavam almoçando num restaurante de frutos do mar chamado Nantucket Lighthouse, discutindo como era frustrante o fato da Ashton-Tate se recusar a criar um compilador para o seu principal produto. A baixa velocidade de processamento do dBase quando comparado às aplicações compiladas era gritante. Começaram então a discutir a idéia de criar um compilador e fundar uma empresa para comercializá-lo. O nome Clipper veio de um quadro na parede do restaurante que mostrava um destes rápidos e elegantes navios mercantes. O nome da empresa foi uma escolha emprestado do nome do restaurante.

Quando de sua criação, o Nantucket Clipper se propunha basicamente a ser o melhor compilador para dBase que existia. Na caixa da versão Summer '87 vinha os dizeres "dBase III ® Compiler". As versões foram:

Nantucket Corporation; com nome de estações do ano, vendidas como "dBase compilers"

Nantucket Clipper Winter '84 - released May 25 1985

Nantucket Clipper Summer '85 - released 1985

Nantucket Clipper Winter '85 - released January 291986

Nantucket Clipper Autumn '86 - released October 31 1986

Nantucket Clipper Summer '87 - released December 21 1987

Nantucket Corporation; Clipper 5

Nantucket Clipper 5.00 - released 1990

Nantucket Clipper 5.01 - released April 15 1991

Nantucket Clipper 5.01 Rev.129 - released March 31 1992

Computer Associates

CA-Clipper 5.01a -

CA-Clipper 5.20 - released February 15 1993

CA-Clipper 5.2a - released March 15 1993

CA-Clipper 5.2b - released June 25 1993

CA-Clipper 5.2c - released August 6 1993

CA-Clipper 5.2d - released March 25 1994

CA-Clipper 5.2e - released February 7 1995

CA-Clipper 5.30 - released June 26 1995

CA-Clipper 5.3a - released May 20 1996

CA-Clipper 5.3b - released May 20 1997

Com a versão 5, Clipper iniciou o processo de desvinculação do dBase, tornando-se uma linguagem de programação com linha de evolução própria. A versão 5 adicionou recursos inexistentes no dBase, incluindo um depurador visual, exceções estruturadas, RDD (um tipo de ODBC pré-histórico), novos tipos, novas funções para gerenciar arrays e um pré-processador que permitiu que a linguagem pudesse ser estendida de forma praticamente ilimitada no ambiente de 16 bits.

Antes de a CA (Computer Associates) comprar a Nantucket, o escritório alemão da Nantucket havia começado um projeto de maneira informal conhecido como "ASPEN", embora internamente fosse chamado simplesmente de Clipper for Windows. O projeto representava uma ruptura com as versões anteriores do Clipper na medida em que introduzia o conceito de orientação ao objeto (OO) e suporte ao ambiente gráfico da Microsoft sem se preocupar com retro-compatibilidade. Dentre os novos recursos, estava um desempenho comparável à do C++ com uma linguagem muito mais acessível e que possuía uma enorme base de potenciais programadores advindos do dBase, Clipper e outros ambientes XBASE.

A CA resolveu que iria entrar para valer na briga por uma fatia considerável do nascente mercado de programação para Windows e adquiriu a Nantucket por causa do VO (Visual Objects), apostando alto no que foi um dos maiores fracassos da área de tecnologia. A falta de compatibilidade com as versões anteriores levou muitos desenvolvedores a migrarem para a nova ferramenta da Borland chamada Delphi.

O Clipper, que após a aquisição foi renomeado CA-Clipper, ainda viu uma edição que usava o gerenciamento de memória do Windows enquanto mantinha a interface caracter, mas foi oficialmente aposentado em favor do novo produto, o VO.

Embora hoje seja considerada uma linguagem obsoleta dado que parou de evoluir após a versão 5.3 e tratando-se o VO de um produto distinto e nati-morto, Clipper ainda possui uma razoável base de programadores conhecidos pelo depreciativo apelido de "clippeiros". Projetos open-source Software Livre como o Projeto Harbour continuam a oferecer suporte ao padrão XBASE enquanto são orientados para modernos ambientes gráficos, embora sem nenhum apoio oficial da CA, detentora dos direitos sobre o Clipper.

Tanto o dBase quanto o Clipper são produtos de uma época onde os computadores pessoais eram desconectados, e o banco de dados era um conjunto de arquivos em disco acessado por apenas um usuário. Ambos os programas funcionam, na prática, como uma biblioteca ligada ao programa final, monolítico, que acessa diretamente os arquivos contendo os dados, sem intermediação (como ocorre no caso dos SGDB).

Com o aparecimento das redes de computador, passou a ser possível utilizar discos compartilhados para acessar diretamente esses arquivos, porém fazendo que o programador tivesse que controlar e resolver vários problemas ligados ao acesso compartilhado de arquivos e registros.

Atualmente, apesar de muitos programas ainda utilizarem essas linguagens, o uso de um SGBD é mais recomendado, o que leva, gradativamente, ao abandono dessa tecnologia

FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre

(MAS AGORA SURGIU O FIVEWIN, UM ESPERANÇA)

VIOL

Link to comment
Share on other sites

Sérgio viol...

Local: Santa Cruz do Rio Pardo SP

Brasil

Hellooooo... Ainda usas FOGÃO A LENHA??? Charmoso né? Mas, é peça de MUSEU!

Comecei a programar, com aquela PORCARIA do CLIPPER SUMMER 87, até descorbir o FANTASTICO CLIPPER 5.3... Ai, o Bicho PEGOU!

E mesmo em CLIPPER SUMMER 87, Eu ABRIA, somente os BANCOS QUE PRECISAVA, PURA FORMA CORRETA DE PROGRAMAR.

Deixe o PASSADO DE LADO, esqueça todas as BESTEIRAS que ouvistes de PROGRAMADORES em CLIPPER, que nunca deram a MÃO PRA NINGUÉM, e VENHA PARA O MARAVILHOSO MUNDO FIVEWIN!

O QUE ME PREOCUPA, É QUE UM TIPO DE INFORMAÇÃO DESTE NIVEL QUE PASSASTES, TOTALMENTE ERRONEA, E NAO SAY SE PERCEBETES, NINGUEM ME CONTESTOU... O QUE SIGNIFICA? QUE ALGUEM ESTà ERRADO. PASSE 'ADIANTE' E OS NOVATOS ACREDITEM 'PIAMENTE' NUMA 'DESINFORMAÇÃO' DESTE NYPE! ISTO É ABSURDO, E NÃO DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO.

ESCRITA PERFEITA, LÓGICA PERFEITA, PROGRAMA PERFEITO!

INFORMAÇÃO ERRADA, PROGRAMA ERRADO! NESTE FORUM, DE ALTISSIMO NIVEL TÉCNICO, INFORMAÇÕES, SOMENTE DE ALTO GABARITO, EXCETO A NIVEL DE BRINCADEIRA, MESMO ASSIM, SENDO CORRIGIDO PELOS SÃBIOS DESTE FORUM.

MINHA ESCOLA:

ANTONIO GERALDO DA ROCHA VIDAL

EDNALDO ALVES ROLIM

PAULO ARAUJO

VAGNER WIRTS

DENTRE OUTROS...

NÃO POSSO ESTAR ERRADO! REFLITA ANTES DE POSTAR ALGO, PELO 'BEL' PRAZER DE POSTAR... MAS, NUNCA DEIXE DE BRINCAR!!

Abraços.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Editado por - kapiaba on 30/01/2007 13:56:26

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

Os dois estão com a razão. Porém em visões diferentes.

A vantagens em se usar o sistema abrindo todas as tabelas, assim como desvantagens.

Eu diria que o que deve ser levado em conta é o seu cliente. Se ele tem umas bicheiras como máquina e seu sistema é em DBF. A probabilidade de dar problemas é enorme.

Por outro lado se as maquinas e SO são confiáveis, não há problemas em abrir todas as tabelas (eu mesmo faço isto) desde a versão S87. Nunca tive sequer um problema com isto.

Acredito que com o uso do comando commit, não haveria grandes problemas se a máquina for desligada com o sistema no "ar".

Imagine a seguinte situação. O usuário do faturamento precisa faturar algumas notas imediatamente, mas alguem esta utilizando a tabela de modo exclusivo, este usuário terá que esperar, ao passo que se o seu sistema abre todas as tabelas quem quer utiliza-lá de modo exclusivo terá que esperar o final do expediente.

No caso da passagem do parametro, desculpe a pergunta, vc ja testou da mesma forma que no clipper ?

Santa Cruz do Rio Pardo. Meu tio ja morou por lá. Ja se vão muitos anos. E ainda assim só veio conhecer um fogão de lenha na minha casa, pois fiz um para curtir meus finais de semana.

"Não subestime seu usuário. Aprenda com ele."

Doug

Cajamar - SP

FWH / xHarbour 0.99.61

Msn-dba2000@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Hahahahah,,, na minha casa não tem mais o FOGÃO A LENHA!!! mas se quiser um comidinha caseira a moda antiga é so chegar... o caipira aqui gosta de receber bem...

não pode falar assim... PORCARIA do CLIPPER SUMMER 87, foi ai que tudo começou não foi!

não estou duvidando da sua FORMA CORRETA DE PROGRAMAR. isto ja falei no topico anterior.

a respeito do TIPO DE INFORMAÇÃO DESTE NIVEL QUE PASSASTES, TOTALMENTE ERRONEA,

não sei se percebestes... tem uma fonte.. não foi eu que escrevi..

a respeito de , NINGUEM ME CONTESTOU... ja ganhei um voto.. hahahah

aprendi muito com

ANTONIO GERALDO DA ROCHA VIDAL

e agora vou aprender muito com

VAGNER WIRTS

kapial, não se extresse venha pro inteeriiooor , vamus pescar, fuma cigarrinho de paia que tudo isto passa....

viol

Link to comment
Share on other sites

kapial, não se extresse venha pro inteeriiooor , vamus pescar, fuma cigarrinho de paia que tudo isto passa....

OPA!!! AGORA FALOW MINHA LINGUA!! É SÓ MARCAR MANO!! Abraços.

AHH... E SE FOR EM FOGÃO À LENHA, MELHOR, IMPOSSIVEL! hahahahaha.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.61 - WorkShop.Exe

Link to comment
Share on other sites

Bom, não ia me intrometer, mas ... como mencionaram meu nome (Não sei ainda pq todo mundo fala nele icon_smile_big.gif), meu vai pra praia agora e só volta dia 6 ???? um dia ainda quero ser rico icon_smile_big.gificon_smile_evil.gificon_smile_evil.gif

Vagner Wirts

Clipper 5.2 Lib 5.3 - Blinker 5.0 FW 2.0, Harbour 43.0 (Flex), xHarbour 99.1 99.2 99.3 (Simplex) FW 2.5 icon_smile_big.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

o Kapiaba, voltei das merecidas ferias..hahah , agora podemos falar da pescaria.

o Vagner Wirts , pra tirar umas ferias não precisa ser rico, basta pagar em prestações, acho que nos que trabalhamos com tecnologia de ponta precisa de descanso.. senão pifa a maquina.. ai não vale de nada tudo isto.

viol

Link to comment
Share on other sites

citação:

ESCRITA PERFEITA, LÓGICA PERFEITA, PROGRAMA PERFEITO!


id=quote>id=quote>

Tô ferrado, ou melhor, meus clientes estão ferrados.

Oliveira, Sérgio A.

PERSONAL Comp. e Sitemas.id=green>

Lins - SP ** sergio@personal.com.br

FWH 2.5, xharbour 0.99.4, SqlLib, MySql, xMate.

TWBrowse(),C5Menu,vPrinter.

Windows XP, Vista Ultimate.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...