Jump to content
Fivewin Brasil

Visual Fivewin Atualizado - 23/12/2006


ricardomouramarques

Recommended Posts

Colegas,

Nova atualização do VRMM (23/12/2006).

- Incluido o controle GROUP;

- Opção para você escolher o seu editor de textos favorito;

- Algumas correções quanto ao uso de fontes e cores.

Baixe aqui: http://br.geocities.com/ricardomouramarques/

Aguardo críticas (construtivas) e sugestões.

Ricardo Marques

Link to comment
Share on other sites

Colegas,

Nova atualização do VRMM (23/12/2006).

- Incluido o controle GROUP;

- Opção para você escolher o seu editor de textos favorito;

- Algumas correções quanto ao uso de fontes e cores.

Baixe aqui: http://br.geocities.com/ricardomouramarques/

Aguardo críticas (construtivas) e sugestões.

Ricardo Marques

Link to comment
Share on other sites

Olá Ricardo, sua interface está ficando muito boa, com códigos limpos e isto é legal principalmente para quem está iniciando, como eu.

Este programa poderia ter o código aberto ? Para que outras pessoas o ajudassem a progredir cada vez mais e mais rápido? ou você pretende torná-lo comercial daqui a algum tempo?

Link to comment
Share on other sites

Guilherme e Zekasan,

O projeto não é baseado no "designer" da HWGui. Na verdade ainda não ví esse projeto. Também não é baseado no projeto da Minigui. Inclusive iniciei um projeto há alguns anos atrás para a Minigui antes mesmo do lançamento da IDE oficial da Minigui.

Acredito que iniciei esse projeto porque as "grandes liguagens" como DELPHI e Visual BASIC, por exemplo, têm seu visual e isso faz falta no Fivewin, embora nós, (ex)clippeiros, já estejamos acostumados a fazer tudo na unha.

O projeto é assim meio que pessoal, como um filho..., um Hobby..., sei lá. Já havia começado um projeto semelhante antes, mas perdi os fontes e desisti. Agora, depois de alguns anos e, claro, com as melhoras do Fivewin reiniciei do zero. Digo com a melhoras do Fivewin porque ao contrário do que algumas pessoa pensam, não uso outra liguagem para o desenvolvimento do VRMM, uso o próprio Fivewin, inclusive um projeto que fiz para a Minigui foi também desenvolvido em Fivewin.

Quanto a liberação das fontes, já havia pensado nisso antes, mas acredito que meu espirito ainda não esteja pronto. Ainda tenho algumas idéias minhas pra colocar alí. Mas vou liberar sim os fontes... assim que a base estiver pronta vou liberando.

abraços.

Ricardo Marques

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, tudo blz?

achei muito legal, mas senti falta de algumas coisas do tipo, eu uso o group com o texto centralizado, tem como fazer? ou não estou sabendo usar o programa?

FELIZ 2.007 A FAMÃLIA FWid=red>

Alessandro F. Silvaid=blue>

E-mail :aferracini@terra.com.br

FW2.0d + CL53b + Blinker 7.0 + @Say + CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP

Link to comment
Share on other sites

Pessoal

Na verdade o processo de se desenhar telas no fivewin é relativamente fácil. Estou fazendo isso no VT Builder que permite ou não o desenho das telas.

Para se desenhar as telas o fivewin em seus comandos tem a opção DESIGN que libera o posicionamento do get, say, etc, permitindo que voce arraste o controle dentro de uma tela.

A coisa complica um pouco na definição do posicionamento dos pixels e do casamento do controle com o banco de dados, mas consegui conciliar isso e o VTBuilder já está desenhando e gerando os fontes de meus sistemas.

Vejam nos fontes do five o programa Design.prg

José Carlos

Guarulhos-SP

FW 2.0 / Clipper 5.2e / WS | FWH 2.7 / xHarbour 99.51 / xDev / Pelles / SqlLib(MySql)

Link to comment
Share on other sites

José Carlos,

Desenhar telas é sim muito fácil, você só esqueceu de um detalhe: "Gerar o Código"... A dificuldade está aqui... Gerar o código, casar os controles,... já tentou fazer isso? Pra chegar aonde cheguei até agora, e olha que é só o começo, não coloquei apenas DESIGN nos meus comandos... Tive que efetuar alterações em todas as Classes que usei até o momento, criar novas varáveis de instância e novos METHODs. Sabe por acaso o que é fazer isso? acredito que não.

É muito fácil criticar... difícil é fazer.

Ricardo Marques

Link to comment
Share on other sites

Desculpe meu amigo se voce viu uma crítica na minha resposta. Longe de mim fazer isso. Só expliquei aos colegas o caminho das pedras para o comando do fivewin.

Por outro lado, sei o que é fazer isso pois como disse, meu aplicativo já está fazendo isso. Ele gera o fonte completo bastando só compilar.

Ele foi apresentado no ultimo encontro em novembro passado, por aí voce ve que não lhe respondi como uma crítica pois sempre acredito que estamos neste forum para ajudar.

Um abraço.

José Carlos

Guarulhos-SP

FW 2.0 / Clipper 5.2e / WS | FWH 2.7 / xHarbour 99.51 / xDev / Pelles / SqlLib(MySql)

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

Reconheço todo seu trabalho ao desenvolver uma ferramenta como o VRMM. Compreendo seus motivos para ainda não abrir o código do projeto, mas ainda acho que mesmo que mais pra frente, a menos que haja um interesse financeiro, você não deve deixar de fazer isso... a abertura do código proporciona uma evolução mto mais rápida ao software... Podemos observar nas próprias ferramentas que vc usa para desenvolver: (x)Harbour, FiveWin, MiniGUI...

Sinto que você também enxergou a citação do 'designer' como uma espécie de crítica... na verdade só quis citá-lo porque acho mto interessante o trabalho que ele realiza e acho que seria mto interessante que você o conhecesse também para poder de repente tirar algumas idéias de lá.

Gostei muito do VRMM! Estava testando ele e encontrei alguns pequenos bugs que gostaria de relatar aqui, para ajudá-lo a corrigi-los na próxima versão:

- Ao deletar um objeto do form (um botão por exemplo) os manipuladores de redimensionamento (aqueles quadradinhos que ficam no contorno do objeto) permanecem no form até que se de um próximo refresh (criando um objeto por exemplo).

- No Windows 98 ao sair do sistema obtem-se um erro: 'Esse programa executou uma operação ilegal e será fechado'. No Win XP não aparece erro.

- Não existe ícone na barra de ferramentas para a opção 'Gera Arquivo Fonte'.

- No Objeto Inspector, ao tentar alterar a variável cObj (que corresponde a variável que nomeia a instância), mesmo clicando no botão '>>' a variável não é alterada.

- O mesmo ocorre para as variáveis oFont, nClrText e nClrPane que utilizam seletores, porém não retornam os valores no 'objeto inspector' e não aplicam essas propriedades no arquivo fonte.

Espero que possa te ajudar a melhorar o VRMM. Dou todo o meu incentivo ao projeto. Parabéns!

Abraços

Guilherme Gonçalves

Campinas-SP

xHarbour 0.99.6.1/Bcc55/FWh2.8/Workshop

Editado por - jbinfo on 27/12/2006 11:28:28

Editado por - jbinfo on 27/12/2006 11:30:34

Link to comment
Share on other sites

Guilherme,

Não ví sua citação ao "designer" como uma espécie de crítica. não pense isso.

E não. Eu não tenho nenhum interesse financeiro no VRMM. Não penso em comercializa-lo futuramente, muito pelo contrário, penso em abrir o código fonte em breve. Como disse antes, ainda tem algumas coisas que quero implementar para que ele tenha uma base consistente que possa direcionar o seu caminho. Apenas gostaria de evitar que, assim como temos visto com alguns programas OPENSOURCE, ele acabe tomando vários rumos diferentes, com várias "distribuições" independentes, cada qual com "isso nessa é bom, mas aquilo naquela é melhor"... vc está entendendo o que eu estou querendo dizer?

Gostaria apenas que ele tomasse um caminho único caminho de desenvolvimento e aí sim, atingisse maturidade e robustez.

Vamos ao Bugs:

Esse erro no Win98 eu ainda não havia detectado. Estou desenvolvendo sobre WinXP. Vou instalar uma versão do 98 uma máquina pra fazer os testes...

Quanto a ícone "GERA ARQUIVO FONTE", há no meu, então deveria também estar no seu... "AQUI EU GOSTARIA QUE OS DEMAIS COLEGAS QUE ESTÃO TESTANDO O VRMM ME INFORMASSEM SE ESSE ICONE TAMBÉM NÃO ESTà APARECENDO NAS SUAS MÃQUINAS"... fico aguardando

Referente ao Objeto Inspector, realmente nem tudo está funcionando, dispensei mais tempo nesse inicio a implementação dos controles e um menor ao Obj Insp, mas algumas funcionalidades já estão funcionando e já deverão estar na próxima atualização.

Obrigado pelas dicas.

Valeu, valeu.

Ricardo Marques

Link to comment
Share on other sites

No meu modesto ponto de vista, está ficando legalzinho, embora haja muito o que ser feito ainda.

A unica coisa que não gostei foi o fato das janelas ficarem "flutuando" sobre o desktop. As versões antigas do Delphi eram assim e poluiam a edição. Eu sempre clicava num icone que estava no fundo, sem querer. Se o object inspector, a dialog/window e outras janelas puderem estar dentro da janela principal, pra mim tá beleeeeeeza.

Ah, e uma outra coisinha que faltou e colocar um txt das alterações que foram feitas a cada nova versão, pra gente acompanhar...

[ ]'s

Maurilio

FWH 2.7 | xHarbour.com | SQLRDD | Workshop 4.5

Garça - SP

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta, existe possibilidade de um trabalhar com recursos?

que mané recursos, tá louco??? sai fora o kara tá fazendo isso pra nós do @SAY, sai fora..... hehehehehehe, agora pô Maurilio Legalzinho???? poxa tá ficando legal.... tá é demorando.... hehehehe brincadeirinha sabemos da responsabilidade de todos aqui...

FELIZ 2.007 A FAMÃLIA FWid=red>

Alessandro F. Silvaid=blue>

E-mail :aferracini@terra.com.br

FW2.0d + CL53b + Blinker 7.0 + @Say + CDX

MSN: ferracini_silva@hotmail.com

Ribeirão Preto/SP

Link to comment
Share on other sites

Alessandro,

Valeu pela força... próxima semana tem atualização... Vou acelerar.

Maurilio,

Vou fazer um pequeno arquivo como uma espécie de HELP, onde conste os atalhos e "o que há de novo" na nova versão.

Ah! Também vou abrir a opção de maximizar a janela principal para que as demais janelas não fiquem flutuando sobre o DeskTop.

Valeu! valeu!

Neste fim de semana estarei viajando, então talvez não dê pra responder aos questionamentos e sugestoões dos senhores neste dias, mas podem postar aqui os seus comentários que responderei assim que chegar.

Abraços a todos e um Bom Fim de Ano e um ótimo Ano Novo.

Ricardo Marques

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...