Jump to content
Fivewin Brasil

FIVEWIN x INTERNET


VASCON

Recommended Posts

citação:

Olá Pessoal!

Tenho recebido consulta sobre a possibilidade do FIWEWIN ser utilizado na INTERNET (manutenção dos registros em tempo real).

Existe esta possibilidade?

Existe uma versão específica?

Abraços

NILSON


id=quote>id=quote>

UMA KOISA É CERTA, VOCE PRECISARA DO WINDOWS 2003 SERVER, E DE ALGUEM(TÉCNICO) QUE SAIBA FAZER AS DEVIDAS CONEXÕES.

TERCEIRO ENCONTRO DE FIVEWINNERS NOVEMBRO DE 2005 EU APOIO E VOU.

Bad Boy - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

FW 2.3C CLIPPER 5.3B BLINKER 7.0 WORKSHOP.EXE

Link to comment
Share on other sites

Companheiros....

bom.. acho que tem coisa melhor e mais moderna(???).. para utilizar o FW na Internet. Estou testando e tenho conseguido bons resultados na utilização do Clipper (FW) na Internet através Common Gateway Interface (CGI). Estarei disponibilizando nos próximos dias (quando estiver mais consistente) o resultado do meu trabalho na minha Intranet para que os companheiros do Fórum tenha uma idéia e ate contribuam para o aperfeiçoamento da idéia.

Mangueira

Clipper53b/Blinker7/FW2.6(Ufa!!!)/MED 3.01/WorkShop 4.5

forumfw@conpete.com.br

Manaus - Amazonas

Visite Manaus-Am e Tambem Campina Grande-PB

III ENCONTRO DE USUÃRIOS DE FIVEWIN - 2005... To Nessa!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Kleyton...

Em linha gerais é:

Para suportar interatividade dinâmica na Web, você precisa de uma interface para executar programas em um servidor http. A CGI fornece esta funcionalidade. Trata-se de um gateway entre a WWW e outras fontes de dados como, por exemplo, um banco de dados DBF entre outros. Com uma aplicação CGI, você poderá fornecer mecanismo que possibilitará a consultas e atualização de banco de dados. As linguagens de programação para tal são varias e entre ela você pode usar o CLIPPER/FW

Mangueira

Clipper53b/Blinker7/FW2.6(Ufa!!!)/MED 3.01/WorkShop 4.5

forumfw@conpete.com.br

Manaus - Amazonas

Visite Manaus-Am e Tambem Campina Grande-PB

III ENCONTRO DE USUÃRIOS DE FIVEWIN - 2005... To Nessa!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Para suportar interatividade dinâmica na Web, você precisa de uma interface para executar programas em um servidor http. A CGI fornece esta funcionalidade. Trata-se de um gateway entre a WWW e outras fontes de dados como, por exemplo, um banco de dados DBF entre outros. Com uma aplicação CGI, você poderá fornecer mecanismo que possibilitará a consultas e atualização de banco de dados. As linguagens de programação para tal são varias e entre ela você pode usar o CLIPPER/FW

<<<<<<<<<<

Qual a versão do WINDOWS você está usando para o desenvolvimento ?

Qual a versão do Clipper você está usando para o desenvolvimento ?

Qual a versão do FiveWin você está usando para o desenvolvimento ?

Qual a versão do Blinker você está usando para o desenvolvimento ?

Qual a versão do WS você está usando para o desenvolvimento ?

Carlos - Rio de Janeiro

Link to comment
Share on other sites

Carlos ...

Teoricamente você pode usar qualquer sistema operacional.

O que você necessita em um servidor http. Eu particularmente uso o servidor Apache funcionando em uma plataforma XP e outro em LINUX

Teoricamente também, você pode usar qualquer versão do Clipper 5.x (Uso o 5.3b e FW 2.6).

Quanto ao Linker ai começa o problema da historia.. pois, geralmente, O CGI funciona com interpretador.

Como falei antes, estou testando e ainda não posso fornecer mais detalhes, não porque não queira e sim por ainda não ter segurança se o processo será satisfatório.

Mangueira

Clipper53b/Blinker7/FW2.6(Ufa!!!)/MED 3.01/WorkShop 4.5

forumfw@conpete.com.br

Manaus - Amazonas

Visite Manaus-Am e Tambem Campina Grande-PB

III ENCONTRO DE USUÃRIOS DE FIVEWIN - 2005... To Nessa!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Este é um erro que todos cometem quando migram de um ambiente para outro. Tentar utilizar uma linguagem que já utiliza e fazer as devidas gambiarras, hehehe.

CGI tem um problema sério de concorrência e instanciamento.

Cada ação chama o executável correspondente para o numero de usuarios que a está executando. Ex: num cadastro de clientes via internet, se dois usuarios clicam no gravar e executam o gravar.exe (ou gravar.cgi), este gravar sera executado dois vezes.

Para web acho melhor linguagens focadas na web, com arquitetura própria para isso, onde não precisemos fazer adaptações ou reinventar a roda. E existem muitas delas, a mais simples e facil de aprender é PHP. Apenas fujam de ASP, que o prenderá cada vez mais à Microsoft.

PHP não é o ideal, mas é a mais popular, fácil e rápida. A opção ideal é Java (com JSP), entretanto a curva de aprendizagem é bem longa.

Um banco de dados relacional é essencial, não tem como fugir disto...

Não estou querendo desmerecer o trabalho do nosso amigo que está fazendo em CGI, só estou dando a opinião após algumas quebradas de cabeça e patinadas ^_^

Infelizmente, eu sei como é, o tempo está sempre contra nós, e o tempo que gastamos para criar algo em CGI é maior que o de aprender uma linguagem como PHP, por exemplo...

[ ]'s

Maurilio

Link to comment
Share on other sites

Companheiros

Pondo os pingos nos IIIIIIs

Perl , C, ASP, PHP... ETC. não linguagens utilizadas nos Script e, portanto, ferramentas de CGI.

Mangueira

Clipper53b/Blinker7/FW2.6(Ufa!!!)/MED 3.01/WorkShop 4.5

forumfw@conpete.com.br

Manaus - Amazonas

Visite Manaus-Am e Tambem Campina Grande-PB

III ENCONTRO DE USUÃRIOS DE FIVEWIN - 2005... To Nessa!!!!!

Link to comment
Share on other sites

citação: Olá Pessoal!

Tenho recebido consulta sobre a possibilidade do FIWEWIN ser utilizado na INTERNET (manutenção dos registros em tempo real).

Existe esta possibilidade?

Existe uma versão específica?

Abraços

NILSON

**************

Este é um erro que todos cometem quando migram de um ambiente para outro. Tentar utilizar uma linguagem que já utiliza e fazer as devidas gambiarras, hehehe.

CGI tem um problema sério de concorrência e instanciamento.

**************


id=quote>id=quote>

Comentarios a respeito do tópico...

1)Gambiarras, hehehe.

Trabalho com CGI a no mínimo 5 anos. A minha Intranet estar produzindo cerca de 15000 paginas por dia e 1500 alterações de banco de dados sem nenhum problema.

2)A linguagem de programação que utilizo é o C que é linguagem base do Clipper e da maioria dos sistemas e programas em uso no mundo hoje (inclusive do Windows).

3)A minha equipe já vem utilizado o clipper em algumas rotinas já a algum tempo com bons resultados.

4)Quando me referee a CGI neste tópico ( FIVEWIN X INTERNET) foi para mostrar que se pode fazer coisas profissional utilizando o Clipper na Internet.

5)É obviou que um sistema deste não poderá ser viável, por exemplo, uma frente de caixa com varias consultas e alterações em pouco espaço de tempo, porem, se bem estruturado, ate pode ser.

Mangueira

Clipper53b/Blinker7/FW2.6/MED3.01/WorkShop 4.5

forumfw@conpete.com.br

Manaus - Amazonas

Visite Manaus-Am e Tambem Campina Grande-PB

III ENCONTRO DE USUÃRIOS DE FIVEWIN - 2005... To Nessa!!!!!

http://www.installsis.com.br/encontro/

Link to comment
Share on other sites

O problema de CGI neste esquema com Clipper ou [x]Harbour é o tamanho do executável que gera, que é grande, isso provoca o problema de concorrência e instanciação, quando os módulos são executados com uma frequência regular (tipo muitos usuários fazendo um mesmo cadastro ou lançamento). Já em C, que gera executáveis menores, isso não ocorre na mesma proporção. Outro problema é a portabilidade. Clipper é 16 bits, aposentado há muito, e Clipper/[x]Harbour são basicamente Windows (embora [x]Harbour possa ser rodado no Linux numa boa). Já com Java, gera-se as classezinhas lá, e roda em qualquer sistema com a bendida Java Virtual Machine. Win, Linux, Solaris, HP-UX e sei la mais o que :-)

Mas cada caso é um caso, às vezes a coisa é tão pequena que um programinha em Clipper resolve, às vezes começa pequeno e vira um monstro e os malditos prazos para fazer funcionar nos põe contra a parede...

[]'s

Maurilio

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

Olá amigos... fiz um "up" deste tópico pois estou precisando muito desenvolver uma tela de pedido de vendas via WEB....

Estou pesquisando uma forma de realizar este trabalho, fiz testes com a SQLLIB e ví que é possível acessar o MySQL em um provedor...

Mas o que não sei realmente após ler ler ler ler, qual a melhor opção para montar esse projeto de "FiveWin" na Internet...

Vocês tem algo a complementar sobre esse assunto... eu vejo que meus clientes estão cada vez mais solicitando esse tipo de "perfil" onde eles possam acessar em qualquer lugar seu ERP...

Podíamos até nos unir nessa pesquisa, já que é uma ferramenta para todos nós..

Abraços!!!

[]´s

Eduardo Viggiano

Clipper 5.3b/FW2.0/Blinker 5.10

FWH 2.6 + rmk/lnk + xHarbour + Pelles Loading...

Link to comment
Share on other sites

Acedito que vc mesmo já respondeu a sua pergunta, a melhor opção é migrar para um Banco de Dados Relacional, procure saber mais sobre a SQLLIB, SQLRDD(xharbour.com), e dependendo do tamanho do seu sistema, procure por um Banco de Dados, se o sistema não for muito grande, veja mais sobre o Firebird+Zebedee....

FWH 2.7, xHarbour 0.99.61, hbMake, ContexT, PellesC 4.00.50

Link to comment
Share on other sites

Eduardo,

Acho que a forma mais simples é a que o Kapiaba apontou:

"UMA KOISA É CERTA, VOCE PRECISARA DO WINDOWS 2003 SERVER, E DE ALGUEM(TÉCNICO) QUE SAIBA FAZER AS DEVIDAS CONEXÕES."

Temos clientes usando nosso sistema em modo console (clipper puro em 32b) pela internet sem problemas.

Ou seja, não fizemos absolutamente nada.

assinatpaulo.jpg

Link to comment
Share on other sites

Obrigado henning! vou aprofundar pesquisas nesses itens que você disse, atualmente estou já utilizando MS SQL com Mediator...

citação:

Acedito que vc mesmo já respondeu a sua pergunta, a melhor opção é migrar para um Banco de Dados Relacional, procure saber mais sobre a SQLLIB, SQLRDD(xharbour.com), e dependendo do tamanho do seu sistema, procure por um Banco de Dados, se o sistema não for muito grande, veja mais sobre o Firebird+Zebedee....

FWH 2.7, xHarbour 0.99.61, hbMake, ContexT, PellesC 4.00.50


id=quote>id=quote>

[]´s

Eduardo Viggiano

Clipper 5.3b/FW2.0/Blinker 5.10

FWH 2.6 + rmk/lnk + xHarbour + Pelles Loading...

Link to comment
Share on other sites

Paulo, deixa eu ver se entendi, com o Windows 2003 em modo console, seu sistema está habilitado para ser acessado via WEB sem nenhuma instalação local? que legal isso! é exatamente o que eu preciso... tem algum contato para que eu possa ligar para essa pessoa que fez esta configuração por gentileza?

Abraços...

citação:

Temos clientes usando nosso sistema em modo console (clipper puro em 32b) pela internet sem problemas.

Ou seja, não fizemos absolutamente nada.


id=quote>id=quote>

[]´s

Eduardo Viggiano

Clipper 5.3b/FW2.0/Blinker 5.10

FWH 2.6 + rmk/lnk + xHarbour + Pelles Loading...

Link to comment
Share on other sites

Olá Eduardo....

Vou responder esta pelo Paulo, ok?

Bom.... Para inicio de conversa você pode usar Terminal Server, VPN ou VNC apesar do VNC não ser a mesma coisa que as outras opções.

Terminal Server funciona como acesso remoto, VPN funciona como se voce estivesse logado na mesma rede através de um "tunel" criptografado na internet.

Para ambas as opções voce ira precisar:

De um Técnico para preparar o Servidor

Conexão Banda Larga com boa taxa de UP-LOAD

Eu aconselharia a você a usar a VPN e servidor LINUX pois desta maneira não haverá custos com licenças.

Quanto a passar telefones, fica complicado.

No mais, não tem segredo.

Qualquer coisa, grite.

Abraços

assinatchris.jpg

Editado por - CTOAS on 24/07/2006 10:42:28

Link to comment
Share on other sites

Em São Paulo:

IBMÃQUINAS Informática.

(11) 5548-5494

9629-9331

Mauro Junior.

João Santos - São Paulo.

kmt_karinha@pop.com.br

kapiaba@brfree.com.br

FWH 2.7 - xHARBOUR 0.99.60 - WorkShop.Exe

Homenagem ao Fivewin 2.7 For [x]Harbour e ao Cris:

assinatchris.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...