Jump to content
Fivewin Brasil

Compilar 64 bits


alex2002

Recommended Posts

Olá pessoal.

Conversei com o Gilmer e estou prestes a atualizar a minha versão do Five.

Queria saber se alguém aqui já compila em 64 bits. Se é tranqueira ou se é de boa a conversão.

Atualmente estou com a 14.12 do five e ainda uso o xHarbour 1.2.3 mais o BCC.

Não uso nenhuma LIB de terceiro. Todos eu tenho os fontes.


Se alguem puder expor as ideias para poder ajudar.

Obrigado a todos.

Um abraço,

Alexandre Pereira

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

O pessoal só vai realmente compilar em 64 bits, quando sair sistema operacional de 128 bits, que só vai aceitar exe compilados em 64 bits e 128 bits.

Mas, por enquanto como os sistemas operacionais são 64 bits e aceitam exe 32 e 64, vamos ficar com 32 bits.

Eu acredito que compilar fivewin 64 bits, é top, e a performance do programa, vai ficar melhor.

Em breve, quero migrar pro 64 bits, tbm.

Pompeo

Guaratinguetá, SP

Link to comment
Share on other sites

Não vejo vantagens técnicas de migrar para 64 bits, o maior problema que tínhamos em 16 bits era basicamente a quantidade de endereçamento de memória disponíveis para a aplicação.

Quem aqui se lembra das fechadas inesperadas do sistema, que simplesmente era finalizado em qualquer mensagem ou alguma mensagem aleatória, sem qualquer motivo aparente.

Basicamente isso acontecia pq a aplicação 16 bits tinha poucos espaços disponíveis e quando precisava alocar algo novo ou não conseguia encontrar um espaço ou dava conflito com outro espaço que já havia alocado para outra coisa.

Então a migração para 32 bits era muito necessária e foi um alivio geral quando aconteceu. Graças ao (x)Harbour.

Diferente do que muita gente pensa a migração de 16 para 32 bits não dobrou a capacidade, o calculo é feito de outra forma, mas uma maneira simples de explicar o aumento é o seguinte: Imagine que você tinha R$ 9,00, a mudança para 32 bits aumentou um digito e com isso você passou a ter R$ 99,00. Não é isso exatamente mas é essa a idéia.

A mudança para 64 bits vai aumentar a disponibilidade desses endereços, além de outras coisas, mas isso não faz diferença alguma para nós que fazemos atualmente aplicações 32 bits. Qual a diferença de ter 1 bilhão de espaços para usar ou 10 bilhões sendo que não usamos nem 1 milhão? 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, emotta disse:

Não vejo vantagens técnicas de migrar para 64 bits, o maior problema que tínhamos em 16 bits era basicamente a quantidade de endereçamento de memória disponíveis para a aplicação.

Quem aqui se lembra das fechadas inesperadas do sistema, que simplesmente era finalizado em qualquer mensagem ou alguma mensagem aleatória, sem qualquer motivo aparente.

Basicamente isso acontecia pq a aplicação 16 bits tinha poucos espaços disponíveis e quando precisava alocar algo novo ou não conseguia encontrar um espaço ou dava conflito com outro espaço que já havia alocado para outra coisa.

Então a migração para 32 bits era muito necessária e foi um alivio geral quando aconteceu. Graças ao (x)Harbour.

Diferente do que muita gente pensa a migração de 16 para 32 bits não dobrou a capacidade, o calculo é feito de outra forma, mas uma maneira simples de explicar o aumento é o seguinte: Imagine que você tinha R$ 9,00, a mudança para 32 bits aumentou um digito e com isso você passou a ter R$ 99,00. Não é isso exatamente mas é essa a idéia.

A mudança para 64 bits vai aumentar a disponibilidade desses endereços, além de outras coisas, mas isso não faz diferença alguma para nós que fazemos atualmente aplicações 32 bits. Qual a diferença de ter 1 bilhão de espaços para usar ou 10 bilhões sendo que não usamos nem 1 milhão? 

 

 

 

 

 

Muito boa a explicação parabéns

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

fala ai rochinha, a analogia foi boa hahahaha

Em 09/04/2023 at 05:16, rochinha disse:

Amiguinhos,


Imagine que você tinha R$ 9,00, a mudança para 32 bits aumentou um digito e com isso você passou a ter R$ 99,00.

Eu fico imaginando você imaginando isto, kkkkkk. Faz sentido, afinal agora a aplicação poderá usar os mesmos R$ 9,00.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...