Jump to content
Fivewin Brasil

alguma coisa esta mudando a fonte do browse, mas o que ?


gibaf

Recommended Posts

ola a todos !

 

estou com um problema...

inicialmente a execucao faz certo.. estou me referindo a fonte do browse.

image.png.0ad75878f079be2edb94c9878e64151b.png

 

essa fonte eh unica e exclusivamente do browse, nao usado nem criado em outro parte com o mesmo nome nem nada

mas, depois de fazer operacoes no sistema, e ai q esta, nao segue uma regra, eh esporadico, e as vezes acontece e as vezes nao, tipo, entre as operacoes, de incluir, alterar, pesquisa, filtro, impressao e etc, a fonte do browse muda sozinho para um negrito.. e nao eh nesse cadastro exclusivo, acontece mesmo em outras opcoes... detalhe, em todas as rotinas, ao finalizar eu finalizdo todos os objetos, variaveis e etc e tals, com Obj:End(), Var := Nil e release Var... mas nao no fonte, mas o fonte muda ..kkk.. coisa muito stranha...

image.png.60b6f97fe73598251847707d8bf21734.png

 

apartir disso, tudo aparece em negrito, ingnorando totalmente quando eh criado a fonte, sem negrito

 

nao eh sempre q acontece isso... esporadicamente acontece, e nao tem uma coisa q eh executado q faz mudar, sei la... tenderem ? rs

 

alguem ja passou por isso, e mais importante, como resolveu ?

 

desde ja agradeco a ajuda !!!

Link to comment
Share on other sites

Por anos passei por problema semelhante, eu não me lembro ao certo mas melhorou bastante qdo passei a vincular a fonte a window principal do sistema.

 

Então na hora que vc cria a fonte faça o "of oWndMain" sendo o oWndMain a variável que contém sua window principal 

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, emotta disse:
DEFINE FONT oFont NAME "Arial" SIZE 0,-12 BOLD Of oWndMain

putz... aqui pra mim deu error...

 

 

   Error description: Warning BASE/1004  Message not found: TWINDOW:NLOGPIXELY

Stack Calls
===========
   Called from: W:\xHarbour\source\rtl\tobject.prg => TWINDOW:ERROR(172)
   Called from: W:\xHarbour\source\rtl\tobject.prg => TWINDOW:MSGNOTFOUND(205)
   Called from: W:\xHarbour\source\rtl\tobject.prg => TWINDOW:NLOGPIXELY(0)
   Called from: source\classes\font.prg => TFONT:NEW(147)
 

 

tanto como: DEFINE FONT oFonBrw     NAME "Ms Sans Serif" SIZE 08,10  OF oWndMain  

quanto: oFonBrw     := TFont():New("Ms Sans Serif",08,10 ,,.F.,,,,,,,,,,,oWndMain,)

mesmo no ON INIT ...

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, gibaf disse:

putz... aqui pra mim deu error..

 

 

   Error description: Warning BASE/1004  Message not found: TWINDOW:NLOGPIXELY

Stack Calls
===========
   Called from: W:\xHarbour\source\rtl\tobject.prg => TWINDOW:ERROR(172)
   Called from: W:\xHarbour\source\rtl\tobject.prg => TWINDOW:MSGNOTFOUND(205)
   Called from: W:\xHarbour\source\rtl\tobject.prg => TWINDOW:NLOGPIXELY(0)
   Called from: source\classes\font.prg => TFONT:NEW(147)
 

 

tanto como: DEFINE FONT oFonBrw     NAME "Ms Sans Serif" SIZE 08,10  OF oWndMain  

quanto: oFonBrw     := TFont():New("Ms Sans Serif",08,10 ,,.F.,,,,,,,,,,,oWndMain,)

mesmo no ON INI

Tenta no lugar o oWndMain colocar a mesma dialog do xbrowse 

Link to comment
Share on other sites

Gibaf a única explicação sobre esse problema é que o garbage collector do xharbour entende que a variável da fonte não é mais necessária para o sistema e com isso limpa essa variável da memória.

Se vc vincular a fonte explicitamente a dialog (of oDlg) isso não é para acontecer. Como te falei, por anos passei por esse problema e melhorou um pouco quando passamos a fazer isso mas infelizmente em alguns momentos aleatórios isso voltava a acontecer.

Outra explicação é que o garbage collector do xharbour tem um bug ou algum bug do fivewin mesmo.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, emotta disse:

Kapiaba primeiro vc está perguntando pra quem?

segundo, vc está perguntando o que? LOCAL ou PUBLIC o que?

 

Para o autor. Até agora, ele não mostrou via programa, como está fazendo. Um simples teste.prg. entende? Regards, saludos.

Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, emotta disse:

vc nunca passou por esse problema @kapiaba ?

Emotta Não sou o Jon!!!!! e perdão por responder pq. vc direcionou a pergunta a ele. Sendo q. utilizo o xBrowse bastante e com ele nunca tive este problema

Já no TwBrowse do Herman isso acontece direto comigo tive q. fazer um ajuste na classe pra melhorar. Não consegui sanar o problema tbem.

 

Link to comment
Share on other sites

Marca, na verdade eu tive esse problema mas com diversos componentes e não somente com xBrowse. O problema me perseguiu por anos e em diversas versões do xharbour e fivewin. Melhorou um pouco quando fiz o que relatei acima, mas eventualmente voltava  ocorrer. Por isso eu acho q deve ser algum bug que ocorre aleatoriamente em algumas circunstancias bem especificas, nunca consegui simular propositalmente esse problema, se conseguisse teria sido mais fácil resolver.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, emotta disse:

vc nunca passou por esse problema @kapiaba ?

Não amado mestre. Nem na versão fivewin for Clipper. É por isso que estou pedindo um exemplo prático que demonstre isso, principalmente como disse o mestre Marca, com uso de coisas de terceiros. E, para até, tentarmos corrigir a rota. Fivewin, é o bicho. Kkkkk abs. Regards, saludos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...