Jump to content
Fivewin Brasil

Duvidas sobre SQL


crisvam

Recommended Posts

Colegas,

 

Nunca tive muito tempo e nem muita vontade de mudar de DBF para SQL, mas sinto que do jeito que as coisas caminham não vai ter mais jeito. Vou ter que encarar

 

Assim sendo, gostaria de saber dos colegas que já estão usando SQL, quais as maiores dificuldades que vocês encontram na manutenção do sistema que roda com SQL

 

Quais os problemas mais comuns e se as resoluções são facilmente contornáveis.

 

Grato a todos e desde já muito obrigado

 

Link to comment
Share on other sites

Olá amigo.

Cara, fica tranquilo e entre de cabeça. Você só tem a ganhar.

Comece com um cursinho básico de MySQL. Instale o MariaDB ou MySQL (eles são gratuítos). Instale também o SQLYOG Comunity, ele é um aplicativo onde vc acessa o SQL e consegue executar as querys.

Por fim pratique bastante e tente usar RDDS que vão te deixar bem a vontade com os comandos do DBF (dbskip, dbusearea...). Eu utilizo o SQLLIB há mais ou menos uns 17 anos e sou muito tranquilo com isso. Prefiro usar nativamente, mas tem situação onde dbusearea é extremamente rápido de usar.

Qualquer coisa o fórum está aqui para te ajudar no que for necessário.

Um abraço,

Alexandre Pereira

Link to comment
Share on other sites

Em 05/11/2022 at 01:49, alex2002 disse:

Olá amigo.

Cara, fica tranquilo e entre de cabeça. Você só tem a ganhar.

Comece com um cursinho básico de MySQL. Instale o MariaDB ou MySQL (eles são gratuítos). Instale também o SQLYOG Comunity, ele é um aplicativo onde vc acessa o SQL e consegue executar as querys.

Por fim pratique bastante e tente usar RDDS que vão te deixar bem a vontade com os comandos do DBF (dbskip, dbusearea...). Eu utilizo o SQLLIB há mais ou menos uns 17 anos e sou muito tranquilo com isso. Prefiro usar nativamente, mas tem situação onde dbusearea é extremamente rápido de usar.

Qualquer coisa o fórum está aqui para te ajudar no que for necessário.

Um abraço,

Alexandre Pereira

Alexandre !  Qual versão do sqllib você usa  com xharbour ?  eu gostaria de fazer um teste para ver como funciona. Eu tenho um programa compilado com a versao 1.1  do xharbour e fwh 2009   mas nunca utilizei este programa para ver se funciona...  queria ver se funciona mas não sei com qual versão do mysql  que eu poderia testar sera qu so serve a versai mysql 5.5 ?   

Link to comment
Share on other sites

Pra te falar a verdade eu nem sei qual a versão da SQLLIB. Eu uso com o Fivewin 14.12 e xHarbour123. Mas tenho clientes que usam versões mais novas.

Quanto à versão do MySQL/MariaDB não vejo nenhuma restrição, uso desde a versão 4 até as versões atuais sem nenhum problema (tenho diversos tipos de clientes), ele usa o conector da própria DLL do MySQL.

Um abraço,

Alexandre Pereira

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...