Jump to content
Fivewin Brasil

Desenvolvimento de sistemas Web


netsys

Recommended Posts

Caros e nobres colegas do Fivewin

Faz tempo que não posto nada aqui, mas continuo usando e gostando muito de FW.

Não sei se este é o melhor lugar, e nem se já tem outro tópico sobre este assunto, mas vamos lá:

Tem este o objetivo de saber dos nobres colegas, qual sua visão atual (e futura) para nossas vidas de fivewinners...

Todos sabemos que, em determinado momento teremos que migrar nossos sólidos sistemas para o ambiente web, sob pena de ficar fora do mercado...

Não que eu acredite que os sistemas "desktop" devam ou se vão acabar... tem muitas aplicações que não precisam ser "web' e outras nem devem (p.ex PDV...)

Mas talvez sejam relegados à aplicações "perféricas"....

Eu mesmo tenho desenvolvido algumas coisas em HTML5, PHP, JAVA, Python, etc, mas confesso que usar essa "sopa de letrinhas" às vezes é chato pra caramba... 

Na programação web, às vezes você começa a fazer em Java e para colocar alguma coisa diferente descobre que:... haaa para isso é melhor fazer em PHP...rs

Por isso no final parece uma sopa de letrinhas....kkk... Também tem a questão dos APPs Android e IOs.... Consumo de WS, APIs, blá, blá, blá.....

O que aconteceu com o Fiveweb ?? Parou ?? Tinha muitas esperanças de fazer tudo com uma só linguagem parecida com FW.. Dá uma luz aí Gilmer e pessoal...

De qualquer forma, desde já agradeço a opinião dos colegas aqui... Creio que muitos tem estas questões estalando na cabeça também.

Abraços

Alberto Zamai

Santo André - SP

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Fiveweb ??

Esquece, isso não acredito que vá prosperar.

 

Não vejo futuro no caso do "fivewin" para web.

Acompanho o fórum internacional, mas não tenho esperanças que seja um "prg" que recompile para Web.   Isso acho que pode esquecer.
Ao meu ver a solução vai ser a sopa de letrinhas mesmo (HTML5, PHP, JAVA, Python, etc)

 

Fórum  ->     http://forums.fivetechsoft.com/viewforum.php?f=3

Gostaria muito que fosse a frente essa ferramenta, mas....


 

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia,

      O mais próximo da realidade web hoje seria o Mod_Harbour, funciona muito bem e você terá reaproveitamento de código principalmente para backend, mas para front eu não vejo outra alternativa utilizar outra tecnologia, nunca teremos uma ferramenta web onde funcionaria 100% igual código desktop, são ideias completamente diferentes.

      O Filho do Vilian montou um curso em inglês e português do Mod_Harbour, vale a pena conhecer.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o tempo passou...passou e ficamos nessa espectativa e inclusive veio a esperança quando Linhares lançou o FiveTouch mas o projeto não foi pra frente.

Muitos conhecidos migraram para o WinDev e realmente uma ferramenta muito interessante e cheguei a fazer um aplicativo de liberação de seriais para mim e foi bem rápido.
Mas também fiquei na dúvida em migrar TODOS os sistemas para a nova tecnologia depois de eles estarem "redondos" e ainda correr os riscos de bugs a clientes que estão tranquilos e confiantes no sistemas atuais e para projetos novos, teria que ter muito tempo e estudo e talvez o cliente não teria esse tempo já que quando querem seu projeto é para ontem.

Mas fica sempre a grande contribuição que esta linguagem fez a faz a nossas vidas e continuarei com ela ela como o Kapi, que ainda usa DBFs e WorkShop e esta muito bem kkkkk

 

Link to comment
Share on other sites

kkkkkkkkkkkkk, e não largo por nada deste mundo. Amo FiveWin. Podia tá roubando, matando, emboyolando, mas prefiro FiveWin. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Exemplo simples de uso do HBMK2.exe para se compilar com HARBOUR.

It took me 3 years to understand how HBMK2.EXE works, but now it's easy. haha ha
Me tomó 3 años entender cómo funciona HBMK2.EXE, pero ahora es fácil. jajaja

Melhorias:
Mejoras:
Improvements:

Todos los Archivos *.CFG modificados correctamente.

Download Completo aqui:


http://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=6&t=41107&p=246179&sid=b87c68dee90a89a04303bcb261722048#p246179

Ou:

https://mega.nz/file/4NcC1DaR#n3fQ-CiQgZjMPvMnSxnwnLpWqrxNzh3SrHozk_jJpNM


Logo, logo "vou dar uma" olhada no MOD HARBOUR aqui:


http://forums.fivetechsupport.com/viewforum.php?f=45&sid=b87c68dee90a89a04303bcb261722048

Abraços.

Regards, saludos.

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Ladinilson disse:

Infelizmente o tempo passou...passou e ficamos nessa espectativa e inclusive veio a esperança quando Linhares lançou o FiveTouch mas o projeto não foi pra frente.

Muitos conhecidos migraram para o WinDev e realmente uma ferramenta muito interessante e cheguei a fazer um aplicativo de liberação de seriais para mim e foi bem rápido.
Mas também fiquei na dúvida em migrar TODOS os sistemas para a nova tecnologia depois de eles estarem "redondos" e ainda correr os riscos de bugs a clientes que estão tranquilos e confiantes no sistemas atuais e para projetos novos, teria que ter muito tempo e estudo e talvez o cliente não teria esse tempo já que quando querem seu projeto é para ontem.

Mas fica sempre a grande contribuição que esta linguagem fez a faz a nossas vidas e continuarei com ela ela como o Kapi, que ainda usa DBFs e WorkShop e esta muito bem kkkkk

 

Então este seria o caso de usar Mod_Harbour, imagine vc aproveitando todas as rotinas de gravações, cálculos, gerações de relatórios, sped, cálculos de nfe/nfce, tudo que já esta funcionando e testado, este seria o verdadeiro lado positivo aos meus olhos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

O mestre Otto, pelo que tudo indica, vai me ensinar a usar o MOD HARBOUR e enviar fontes para eu ir alterando, já que o meu gosto é tipo o Alessandro F. Silva(Rosa Xicléttyyyyyy). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Acompanhem aqui:

 

http://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=3&t=41100&p=246188&sid=46b4d785ca2dae2a850260f777321635#p246188

 

Abs.

 

Regards, saludos.

Link to comment
Share on other sites

É importante entender o conceito da WEB onde não se guarda o estado da aplicação, ou seja, em cada request se faz a validação do usuário, prepara o ambiente e executa a operação.

Em aplicação desktop nós criamos uma tela de login e uma vez o usuário logado ele vai usando o sistema e vamos guardando o estado de tudo que ele vai fazendo, ou seja, ele se logou e e selecionou os dados da empresa 0001, fez um filtro no browse e acessou o cadastro do cliente e alterou o endereço... é como se tudo fosse sendo colocado em uma pilha de operações.

Em WEB o conceito é completamente diferente, não se guarda o estado da sessão, na verdade até é possivel mas ai o seu sistema vai consumir muito recurso do servidor e ficará muito caro. A idéia da web é que cada request seja independente de um request anterior, fazendo dessa forma o servidor vai aguentar muito mais usuários simultâneos.

Então aproveitar código até se consegue mas mesmo assim boa parte dele será alterado, isso se partir pra confiar no mod_harbour que ainda é muito recente e até hoje não vi nenhuma aplicação dele em produção, com certeza existe mas eu não vi. Eu resolvi não esperar e escolhi Ruby on Rails no backend e no front o React.js e tenho algumas rotinas escritas em xharbour processando em background algumas regras de negócio e relatorios gerando pdf.

Estou com mais de 3mil usuários utilizando o sistema e com máquinas não muito potentes segurando tudo no Azure e por enquanto esta tranquilo.

Infelizmente tive que deixar o fivewin mas confesso que é muito bom não ter mais cliente ligando para o suporte relatando problemas que não conseguem acessar pq falta alguma dll (que o estagiário ou o antivirus apagou) ou pq está dando algum conflito com aplicativo do banco instalado na maquina. O bom das aplicações WEB é que estes problemas não existem porem surgem outros que temos que aprender a lidar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Boa noite colegas

Desde já agradeço as valiosas opiniões aqui postadas e acho que esse assunto ainda vai dar muito "pano pra manga" daqui pra frente.

Como disse o EMotta, realmente é outra filosofia/estrutura, mas lembremos que, quando programavamos em Clipper ninguém imaginava o que seria um DEFINE DIALOG........ACTIVATE, né? Também tivemos que nos adaptar à nova estrutura de "janelas".

FW nos trouxe também fortes conceitos de OOP que não utilizávamos antes e, em linhas gerais, ele traduz tudo para um código C que é compilado e linkado para gerar os EXEs no ambiente Windows.

Talvez um dia o Fiveweb ou outra solução FW nos force a repensar esses conceitos e por fim, gerar um código Java, PHP ou qualquer coisa que rode em um servidor web.

Obrigado novamente.

abs

Alberto

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Alberto gostei da sua analogia com o que vivemos na época de migração de DOS para Windows, é bem isso mesmo.

Sobre o xharbour gerar código C não é bem assim. O xharbour gerar uma espécie de PCODE em C e não necessariamente ele converte pra C. 

Faça um hello world em xharbour e veja o código C gerado, nada tem a ver com um hello world que seria feito em C.

Então infelizmente esqueça essa alternativa, mod_harbour pode ser um caminho, mas ainda é preciso ver como ele se sai na realidade.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite , há 2 anos que estou  com (php/css/bootstrap/js) e agora node js, é mais que uma sopa, é uma verdadeira gororoba, mas não tive como largar o fw, tem situações que o web não vai substituir tão cedo, no meu caso o meu sistema para UPA/PSF/Hospital não tive como migrar tudo pra web, o atendimento em geral continua fw , se não tenho internet as unidades não param quando volta a net tudo é replicado, não tivemos mais problemas, e tudo em Fw.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...