Jump to content
Fivewin Brasil

Tabela de MVA por ncm


Jorge Andrade

Recommended Posts

8 horas atrás, rochinha disse:

Amiguinhos,

Estas planilhas realmente me ajudaram pacas, mas o link com o arquivo que desejam está AQUI

Obrigado pela manifestação Rochinha, mas eu preciso é conferir a minha planinha de MVA/IVA com a nacional e as divulgadas pelas Uf's, pois alguns estados seguem uma tabela única e outros não, inclusive com alguns descontos, então é importante vc ter a relação de Ncm/Cest  com Mva/Iva, pois em alguns casos há o mesmo Ncm para vários produtos com Cest diferente e por sua vez, mva/iva diferentea. Vc tem esta relação? Se tiver me envie pra eu conferir com a minha.

 

[]s,

 

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Jorge Andrade

Citar

Obrigado pela manifestação Rochinha, mas eu preciso é conferir a minha planinha de MVA/IVA com a nacional e as divulgadas pelas Uf's, pois alguns estados seguem uma tabela única e outros não, inclusive com alguns descontos, então é importante vc ter a relação de Ncm/Cest  com Mva/Iva, pois em alguns casos há o mesmo Ncm para vários produtos com Cest diferente e por sua vez, mva/iva diferentea. Vc tem esta relação? Se tiver me envie pra eu conferir com a minha.

CEST é uma tabela especifica para nada. É só mais um classificador como CENQ, para tomar tempo e fazer com que os programadores criem de graça uma tabela homogênea para o governo.

Esqueça CEST para vários NCM, você só terá confusão. O NCM se tornou o pai dos produtos, assim como GTIN, pois não existe dois GTINs ou dois NCMs para um mesmo produto. GTIN é 1 para 1, ja NCM é 1 para N, ou seja, se você encontrar MVA para 1 grupo de NCM, ex: 1905, e dentro do range existirem CESTs em alguns deles, pronto, você já encontrou o percentual.

Uso minha tabela de NCM pra tudo mesmo porque, contadores e clientes se baseiam nas tabelas que criamos para conhecer os próprios produtos.

A tabela esta atualizada com dados de 1 mês de diferença da criação do arquivo dbf.

Lembre-se: Viemos para resolver problemas que antes não existiam, portanto não devemos complicar.

@braços

Link to comment
Share on other sites

Em 14/11/2021 at 16:02, rochinha disse:

Amiguinhos,

Jorge Andrade

CEST é uma tabela especifica para nada. É só mais um classificador como CENQ, para tomar tempo e fazer com que os programadores criem de graça uma tabela homogênea para o governo.

Esqueça CEST para vários NCM, você só terá confusão. O NCM se tornou o pai dos produtos, assim como GTIN, pois não existe dois GTINs ou dois NCMs para um mesmo produto. GTIN é 1 para 1, ja NCM é 1 para N, ou seja, se você encontrar MVA para 1 grupo de NCM, ex: 1905, e dentro do range existirem CESTs em alguns deles, pronto, você já encontrou o percentual.

Uso minha tabela de NCM pra tudo mesmo porque, contadores e clientes se baseiam nas tabelas que criamos para conhecer os próprios produtos.

A tabela esta atualizada com dados de 1 mês de diferença da criação do arquivo dbf.

Lembre-se: Viemos para resolver problemas que antes não existiam, portanto não devemos complicar.

@braços

Rochinha, acho que a coisa é mais complexa e menos explicada. Em relação aos códigos de barras, esses eu acredito que o órgão que controla, leva em consideração o produto em si, o código criado e registrado pelo fabricante e não a origem de como ele foi fabricado, no caso a matéria prima. Já o NCM leva em consideração isso, veja abaixo que por sua vez, varia de código CEST. Em relação ao MVA, nem faço ideia qual o conceito utilizado para determinar, menos ainda por NCM/CEST. Abaixo seguem alguns produtos que tem o mesmo NCM, descrição  e código CEST's diferentes, por isso, eu procuro usar o conjunto NCM/CEST/MVA para cálculo, afim de evitar usar alíquotas erradas e as vezes calcular pra mais ou pra menos a ST.

Se calcular pra menos, pode corrigir com nota de complemento, se for a mais a coisa complica Só sei que a coisa é complicada..

Veja que produtos diferentes com o mesmo NCM e códigos CEST diferentes, então, eles podem ter MVA diferentes.

 

CEST    NCM                           ITEM
1701900    4029 17 Produtos alimentícios 19.0 Creme de leite, em recipiente de conteúdo inferior ou igual a 1 kg  
1701901    4029 17 Produtos alimentícios 19.1 Creme de leite, em recipiente de conteúdo superior a 1 kg           
1702000    4029 17 Produtos alimentícios 20.0 Leite condensado, em recipiente de conteúdo inferior ou igual a 1 kg
1702001    4029 17 Produtos alimentícios 20.1 Leite condensado, em recipiente de conteúdo superior a 1 kg           

1709900    17011 17. Produtos alimentícios    99.0    Açúcar refinado, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 2 kg, exceto as embalagens contendo envelopes individualizados (sachês) de conteúdo inferior ou igual a 10 g
1709901    17011 17. Produtos alimentícios    99.1    Açúcar refinado, em embalagens de conteúdo superior a 2 kg e inferior ou igual a 5 kg
1709902    17011 17. Produtos alimentícios    99.2    Açúcar refinado, em embalagens de conteúdo superior a 5 kg
1710100    17011 17. Produtos alimentícios    101.0    Açúcar cristal, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 2 kg, exceto as embalagens contendo envelopes individualizados (sachês) de conteúdo inferior ou igual a 10 g
1710101    17011 17. Produtos alimentícios    101.1    Açúcar cristal, em embalagens de conteúdo superior a 2 kg e inferior ou igual a 5 kg
1710102    17011 17. Produtos alimentícios    101.2    Açúcar cristal, em embalagens de conteúdo superior a 5 kg
1710300    17011 17. Produtos alimentícios    103.0    Outros tipos de açúcar, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 2 kg, exceto as embalagens contendo envelopes individualizados (sachês) de conteúdo inferior ou igual a 10 g
1710301    17011 17. Produtos alimentícios    103.1    Outros tipos de açúcar, em embalagens de conteúdo superior a 2 kg e inferior ou igual a 5 kg
1710302    17011 17. Produtos alimentícios    103.2    Outros tipos de açúcar, em embalagens de conteúdo superior a 5 kg

 

           
           
           
[]s,        

 

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Jorge Andrade, realmente é um saco, é muita frescura, creme de leite é creme de leite, seja de um kilo, 200g, dentro de lata, dentro de caixinha, tô certo. Porque que os cara inventa tanta baboseira, tipo querem controlar com descontrole, só pode. Onde deveria haver homogeneização fica uma bagunça.

E quem se ferra no meio disto tudo, NÓIX.

Cliente só quer vender, as vezes nem conhece os produtos dentro da própria loja, o cara do almoxarifado(se é que ainda existe) dá conta só de mudar preços, o contador então, mais confuso que barata-tonta(espero que os defensores das baratas não me cancelem) com tanta nuance especifica para cada produto.

Agora no que se baseiam, onde vivem, o que comem o pessoal que cria estes percentuais?

Tabela MVA x CEST 2021 Nao creio que esta tabela esteja completa mas vou dar uma verificada nela posteriormente e consequentemente adicionar mais uma critica em meu sistema para esta verificação.

A tabela que disponibilizei esta bem completa e atualizada e vai te ajudar bastante, como MVA só acontece com itens com ST você poderá fazer a busca primeiro por NCM e depois por CEST, tipo uma prova dos nove.

Bom trabalho para nós.

Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, rochinha disse:

Amiguinhos,

Jorge Andrade, realmente é um saco, é muita frescura, creme de leite é creme de leite, seja de um kilo, 200g, dentro de lata, dentro de caixinha, tô certo. Porque que os cara inventa tanta baboseira, tipo querem controlar com descontrole, só pode. Onde deveria haver homogeneização fica uma bagunça.

E quem se ferra no meio disto tudo, NÓIX.

Cliente só quer vender, as vezes nem conhece os produtos dentro da própria loja, o cara do almoxarifado(se é que ainda existe) dá conta só de mudar preços, o contador então, mais confuso que barata-tonta(espero que os defensores das baratas não me cancelem) com tanta nuance especifica para cada produto.

Agora no que se baseiam, onde vivem, o que comem o pessoal que cria estes percentuais?

Tabela MVA x CEST 2021 Nao creio que esta tabela esteja completa mas vou dar uma verificada nela posteriormente e consequentemente adicionar mais uma critica em meu sistema para esta verificação.

A tabela que disponibilizei esta bem completa e atualizada e vai te ajudar bastante, como MVA só acontece com itens com ST você poderá fazer a busca primeiro por NCM e depois por CEST, tipo uma prova dos nove.

Bom trabalho para nós.

Obrigado Rochinha, esta tabela ajuda e muito, pq serve para eu comparar os poucos que tenho aqui, que por sinal já baguncei tudo e a sua é de 2021e  pode ser inclusão de novos produtos .

Agora o pior é, existem a tabela  de código CEST criado por conselho federal, mas nem todos produtos tem obrigação de destaque de  ST nos estados e isso complica a nossa vida pq, a cobrança vem depois da nota enviada e não calculada. Tenho somente dois estados (RS e RN) que tem na lista de produtos sujeitos a ST com MVA para o ramo de produto de um determinado cliente,  quando a cobrança vem, o cliente acha que é sua responsabilidade, quando na verdade, a cada compra, a contabilidade deve informar ao cliente quais produtos tem MVA pq estão sujeitos a ST, inclusive com informações de desconto e etc...

Mas segue a vida, vamos continuar matando um leão a cada dia.

[]s,

 

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Se ajudar, eu implantei a um mês mais ou menos esta função em meu sistema para puxar MVA por CEST. Tem minha função e um ajuste do José M Quintas.

CEST x MVA

Tire conclusões do trecho a seguir de como eu forço a busca do MVA na tabela disponibilizada e depois na função(engessada é claro)

             // NCM      - Serve para completar cadastro de item
             // CESTNCM  - Serve para encontrar o IDCEST de baseado em um NCM e a partir dele trazer um MVA
             // CEST2MVA - Função que encontra o MVA de uma faixa caso nada seja encontrado em CESTNCM
             nIDCEST     := 0
             nIVAMVA     := 0
             nIDCEST     := CharRem(".",PESQ(CharRem(".",es->ncmfiscal),"CESTNCM",2,"IDCEST"))
             if alltrim(es->idtributo) $ "010|030|060|070|090|0201|0202|0203|0500" // |0900" .and. cCRT = 3 // Busca somente se for LP ou LR
                // Tabela atualizada em 30/09/2020
                // nIVAMVA     := PESQ(CharRem(".",es->ncmfiscal),"CESTMVA",1,"IVAMVA")
                // Tabela atualizada em 22/05/2021 e troquei o uso acima pelo de baixo em 19/08/2021
                nIVAMVA     := PESQ(CharRem(".",es->ncmfiscal+es->nbmfiscal),"NCM",1,"IVAMVA")
                if nIVAMVA = 0 // Se ainda estiver ZERO continua pesquisa
                   nIVAMVA  := CEST2MVA( nIDCEST )
                endif
             endif
 

Com a função PESQ dou uma bizoiada na tabela NCM, não encontrei? forço verificar na função CEST2MVA().

Boa pesquisa e Bom trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...