Jump to content
Fivewin Brasil

Sistema nas Nuvens


edutraini

Recommended Posts

Bom dia, Pessoal

Depois de 100 anos no dbf kkkkkk consegui migrar meu sistema para sql (Sql Server + sqlrdd)

Coloquei em um servidor na localweb e ate agora funcionando perfeitamente

Agora gostaria de colocar os xmls, pdfs etc nas nuvens, alguem ja trabalha assim e poderia me dar uma dica de como deixar esses documentos no servidor nas nuvens

e poder o sistema ter acesso

Nao queria ter mais nada local a nao ser o executavel.

Obrigado

 

Link to comment
Share on other sites

Simples  voce criar um campo em uma taba e grava o xml neste campo....

No modo nativo eu gravo assim para grava imagem mas vai funcionar também para  pdf e xml 

 

oTable:Append( "FILENAME,PHOTO", { cFile, MEMOREAD( cFile ) } )
//OR
oTable:Update( "FILENAME,PHOTO", { cFile, MEMOREAD( cFile ) } )

poderia ser assim: 
oRs := oCn:Rowset( "tablename" )
// position the row on the member 
oRs:foto := MEMOREAD( <fotofilename> )
oRs:Save()
 
ou assim:  
oCn:Update( <tablename>, "foto", { MEMOREAD( filename) }, "id -= 99" )
oCn:Insert( <tablename>, "name,foto", { "Mark Venken", MEMOREAD( "fotofilename" ) } )
 

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, infosys2 disse:

Simples  voce criar um campo em uma taba e grava o xml neste campo....

No modo nativo eu gravo assim para grava imagem mas vai funcionar também para  pdf e xml 

 


oTable:Append( "FILENAME,PHOTO", { cFile, MEMOREAD( cFile ) } )
//OR
oTable:Update( "FILENAME,PHOTO", { cFile, MEMOREAD( cFile ) } )

poderia ser assim: 
oRs := oCn:Rowset( "tablename" )
// position the row on the member 
oRs:foto := MEMOREAD( <fotofilename> )
oRs:Save()
 
ou assim:  
oCn:Update( <tablename>, "foto", { MEMOREAD( filename) }, "id -= 99" )
oCn:Insert( <tablename>, "name,foto", { "Mark Venken", MEMOREAD( "fotofilename" ) } )
 

 

Qual seria o tipo de campo ideal? Blob ?

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, infosys2 disse:

Simples  voce criar um campo em uma taba e grava o xml neste campo....

No modo nativo eu gravo assim para grava imagem mas vai funcionar também para  pdf e xml 

 


oTable:Append( "FILENAME,PHOTO", { cFile, MEMOREAD( cFile ) } )
//OR
oTable:Update( "FILENAME,PHOTO", { cFile, MEMOREAD( cFile ) } )

poderia ser assim: 
oRs := oCn:Rowset( "tablename" )
// position the row on the member 
oRs:foto := MEMOREAD( <fotofilename> )
oRs:Save()
 
ou assim:  
oCn:Update( <tablename>, "foto", { MEMOREAD( filename) }, "id -= 99" )
oCn:Insert( <tablename>, "name,foto", { "Mark Venken", MEMOREAD( "fotofilename" ) } )
 

 

desaconselho fortemente a gravar isso no banco de dados. Falo isso por experiencia desastrosa que já tive. O banco de dados fica pesado demais, ocupa um espaço gigantesco após um tempo com essas informações.

Minha experiencia foi no sistema administrativo local, que fizemos internamente só pra gerenciar nosso financeiro. Criamos uma tabela e um campo blob pra guardar PDF, DOCs, etc. Após um pouco o banco tinha 9gb sendo que 8gb era só desses arquivos. Então fiz uma limpa, tirei tudo isso do banco de dados e expotei para o S3 e na tabela que antes tinha um blob hoje em dia tem apenas um link apontando para o arquivo no S3 da amazon.

Resumindo: Nosso banco de dados caiu pra menos de 1gb e os arquivos todos estão na nuvem.

Eduardo, estude sobre o S3 e comece a usar, é barato e fica disponivel o arquivo pra quem tiver o link. O cuidado que você deve ter é de subir o arquivo e no nome do arquivo colocar algo pra tornar o link impossivel de descobrir, exemplo: contrato-32820237702792019742798342579528725984534.pdf

 

 

Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, emotta disse:

desaconselho fortemente a gravar isso no banco de dados. Falo isso por experiencia desastrosa que já tive. O banco de dados fica pesado demais, ocupa um espaço gigantesco após um tempo com essas informações.

Minha experiencia foi no sistema administrativo local, que fizemos internamente só pra gerenciar nosso financeiro. Criamos uma tabela e um campo blob pra guardar PDF, DOCs, etc. Após um pouco o banco tinha 9gb sendo que 8gb era só desses arquivos. Então fiz uma limpa, tirei tudo isso do banco de dados e expotei para o S3 e na tabela que antes tinha um blob hoje em dia tem apenas um link apontando para o arquivo no S3 da amazon.

Resumindo: Nosso banco de dados caiu pra menos de 1gb e os arquivos todos estão na nuvem.

Eduardo, estude sobre o S3 e comece a usar, é barato e fica disponivel o arquivo pra quem tiver o link. O cuidado que você deve ter é de subir o arquivo e no nome do arquivo colocar algo pra tornar o link impossivel de descobrir, exemplo: contrato-32820237702792019742798342579528725984534.pdf

 

 

Olá emotta, somente para efeito de conhecimento mesmo, na sua opinião vc acha que o tamanho do banco de dados pode influenciar na questão de desempenho do banco, tipo deixando uma tabela somente para os XMl amarrando com a chave , criando índice para esse campo, será que teria alguma problema nisso, tipo o banco ter 3gb ou 9gb.

Obg

Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Luiz Fernando disse:

Olá emotta, somente para efeito de conhecimento mesmo, na sua opinião vc acha que o tamanho do banco de dados pode influenciar na questão de desempenho do banco, tipo deixando uma tabela somente para os XMl amarrando com a chave , criando índice para esse campo, será que teria alguma problema nisso, tipo o banco ter 3gb ou 9gb.

Obg

Usando assim acredito que não afeta a performance mas isso pode gerar efeitos colaterais desagradáveis, por exemplo, se vc tiver o SQL SERVER EXPRESS que tem o limite de 10gb pode acontecer de preencher esse limite rapidamente.

Também gera um problema ao fazer backup, você terá o backup grande sendo que 90% dele é devido aos arquivos em campo blob.

Outro detalhe importante é que se o arquivo não for texto você deve guardar ele como HEXA ou em BASE64 e com isso você terá um arquivo de 1mb sendo gravado no SQL em quase 2mb (quase o dobro).

Enfim, você estará usando o SQL como um repositório de arquivos. O SQL não foi feito pra isso.

O correto e mais seguro é usar como repositório de arquivo algo que foi feito pra ser repositório de arquivo. 

Eu citei no post anterior minha experiência desagradável fazendo desta maneira onde um backup do meu banco de dados gerava vários gigas de tamanho e depois que transferi os arquivos para o S3 o backup do banco de dados caiu para pouco mais de 100mb (considerando o backup compactado)

Se você faz desta maneira pra guardar arquivos sugiro a rever isso, o S3 é infinitamente melhor. Estude sobre isso e tire suas próprias conclusões, só estou expondo aqui a experiência que tive neste assunto.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, SISCO disse:

Bom dia todos

Não sei se seria aqui que deveria tocar neste assunto ou criar um novo topico.

Como ficaria em relação a segurançã de dados nas nuvens?

 

no caso do S3 você configura o BUCKET (que é como se fosse o HD onde vc grava os arquivos) se ele libera o acesso pra quem tiver o link do arquivo ou se é protegido.

Nos vídeos que passei acima fala disso, dê uma olhada.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, SISCO disse:

Bom dia todos

Não sei se seria aqui que deveria tocar neste assunto ou criar um novo topico.

Como ficaria em relação a segurançã de dados nas nuvens?

 

Na Amazon, tem vários recursos voltado a segurança.

Você pode inclusive gerar um link com acesso a mult-fator de acesso, vale a pena estudar muito os recursos da Amazon.

Proteção de dados noAWSStorage Gateway - AWS Storage Gateway (amazon.com)

 

Link to comment
Share on other sites

uma forma de proteger um arquivo ao subir para o S3 é subir o arquivo para o bucket acrescentando UUID nele, exemplo:

https://nomedomeubucket.s3.us-east-2.amazonaws.com/files/notafiscal/20210825/notafiscal_d57213af-3ae6-41f7-b91e-254444008256.pdf

nesse caso o arquivo subiu para o bucket: nomedomeubucket
na pasta /files/notafiscal/20210825

com o nome: notafiscal_d57213af-3ae6-41f7-b91e-254444008256.pdf

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia.

Você também pode enviar via FTP para seu provedor de internet, mas claro isso também depende de quanto você tem disponível em disco no provedor, no meu caso faço o envio do PDF e do xml para uma pasta especifica e salvo o caminho no banco de dados, mesma situação para salvar imagens dos produtos no cadastro de produtos.

 

Agora o FTP e muito sentimental tem dias que do nado para de funcionar e tambem volta a funcionar sem intervenção. 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 23/08/2021 at 09:55, edutraini disse:

Bom dia, Pessoal

Depois de 100 anos no dbf kkkkkk consegui migrar meu sistema para sql (Sql Server + sqlrdd)

Coloquei em um servidor na localweb e ate agora funcionando perfeitamente

Agora gostaria de colocar os xmls, pdfs etc nas nuvens, alguem ja trabalha assim e poderia me dar uma dica de como deixar esses documentos no servidor nas nuvens

e poder o sistema ter acesso

Nao queria ter mais nada local a nao ser o executavel.

Obrigado

 

Edu bom dia, estou tentando acesso a uma tabela mysql na nuvem e não estou conseguindo, abre a conexão, me mostra as tabelas, mas na hora de abrir uma tabela o sistema aborta, estou usando a sqlrdd, consegue me ajudar?

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Jmsilva disse:

Provavelmente é o atributo de permissões entre o usuário e as permissões da tabela. Vc precisa configurar isto através do sgdb.

Boa noite, então, o usuário está com privilégio total, inclusive com GRANT. Estou usando o phpMyAdmin para acesso ao banco de dados que coloquei na minha hospedagem, com o xampp local, funciona normalmente, consegue me ajudar nesses privilégios?

Skype: betovsp

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...