Jump to content
Fivewin Brasil

VS CODE


emotta

Recommended Posts

Alguem está usando o VS CODE? O que estão achando?

Pra configurar compilação, projeto, etc, qual dica?

Alguem migrou do xDev para VS CODE?

Estou pensando em migrar, em alguns testes me pareceu muito rápido e boa, alem do que o xDev (que é excepcional) está descontinuado então é melhor ir pra algo que está sendo melhorado.

Aguardo qualquer informação

 

obrigado

 

Link to comment
Share on other sites

Estou fazendo os testes com o VS CODE, está evoluindo bem, mas quero aqui deixar os elogios ao Vailton. É impressionante que muitas das facilidades do VS CODE, que começou a ser desenvolvido em 2015, existem no xDev que é de 2008 ou 2009 (a versão 0.72 alguem sabe o ano?).

Inclusive a parte de compilação, que aqui na EMotta temos algumas peculiaridades e não da pra compilar da forma convencional, o xDev permitiu facilmente compilar e o formato de configuração é muito semelhante.

Vailton, usamos o xDev aqui na EMotta a muitos anos. Sempre funcionou muito bem, quero agradecer por te-lo desenvolvido e nos disponibilizado. É uma ferramenta fantástica. 

Mas vamos seguir agora com o VS CODE que é a mais usada do momento e é excelente. Recomendo a quem ainda não usa começar a pelo menos estuda-la.

Vou deixar alguns links que estão me ajudando bastante nesse estudo.

    - https://harbour.wiki/index.asp?page=PublicArticles&mode=show&id=190401174818&sig=6893630672
    - http://fivewin.com.br/index.php?/topic/27795-visual-studio-2017/
    - https://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=17&t=37459&p=223922&hilit=vscode#p223922
    - https://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=6&t=38697&p=231562&hilit=vscode#p231562
 

Abraços

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

Boa tarde.

Estava procurando também outra IDE para os projetos, vou sair da xDev que é fantástica como disse, muita gratidão mesmo ao Vailton.

Grato por compartilhar os links, vou ver o que consigo. Quem tiver algumas dicas, por favor postar aqui.

Abraços

Eu procuro seguir a tendencia. A TOTVS, que tem uma equipe gigante de desenvolvedores, optou pela VSCODE. Eles possuíam uma IDE de desenvolvimento próprio, a TOTVS DEVELOPER STUDIO (Quando eu trabalhei lá nos anos de 2000/2001 era PROTHEUS IDE), mas eles optaram por descontinuar e utilizar o VSCODE. Claro que fizeram um plugin próprio pra VSCODE pra contemplar alguns itens especificos deles, como aplicação de patch e outras coisas. Mas se uma empresa deste porte optou por isso é sinal que é coisa boa.

Acredito que ainda esta semana termino a minha migração e vamos adotar oficialmente aqui.

Mas xDev com certeza deixará saudades.

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda uso a xDev. 

Estou querendo migrar para o VSCODE simplesmente pelo fato dele ser mais compativel com Docker, Python, Node, etc.

Até hoje ainda não migrei devido ao tamanho do projeto e não ter ninguém pra trocar uma ideia. Mas depois que li o seu tópico, acho que vou nessa também.

Um abraço,

Alexandre Pereira

Link to comment
Share on other sites

 

Estou fazendo os testes com o VS CODE, está evoluindo bem, mas quero aqui deixar os elogios ao Vailton. É impressionante que muitas das facilidades do VS CODE, que começou a ser desenvolvido em 2015, existem no xDev que é de 2008 ou 2009 (a versão 0.72 alguem sabe o ano?).

Inclusive a parte de compilação, que aqui na EMotta temos algumas peculiaridades e não da pra compilar da forma convencional, o xDev permitiu facilmente compilar e o formato de configuração é muito semelhante.

Vailton, usamos o xDev aqui na EMotta a muitos anos. Sempre funcionou muito bem, quero agradecer por te-lo desenvolvido e nos disponibilizado. É uma ferramenta fantástica. 

Mas vamos seguir agora com o VS CODE que é a mais usada do momento e é excelente. Recomendo a quem ainda não usa começar a pelo menos estuda-la.

Vou deixar alguns links que estão me ajudando bastante nesse estudo.

    - https://harbour.wiki/index.asp?page=PublicArticles&mode=show&id=190401174818&sig=6893630672
    - http://fivewin.com.br/index.php?/topic/27795-visual-studio-2017/
    - https://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=17&t=37459&p=223922&hilit=vscode#p223922
    - https://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=6&t=38697&p=231562&hilit=vscode#p231562
 

Abraços

 

 

Emota. Bom dia

Vc usa harbour ou xHarbour ?

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
 

Galera, quem ainda não está usando o VSCODE eu recomendo que usem. É show de bola e o debug é pratico, funciona muito bem. 

Facilitou muito o trabalho meu e da minha equipe.

Fica a dica. 

abraços

Consegui executar o Debug é uma vontade antiga minha Eduardo. O do Five nunca consegui fazer rodar de forma eficiente usando o xMate

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Em 26/05/2020 at 18:16, Marca disse:

Consegui executar o Debug é uma vontade antiga minha Eduardo. O do Five nunca consegui fazer rodar de forma eficiente usando o xMate

legal.... a dica agora é já que está usando VSCODE usar o GIT e criar seu repositório no github. 

Repositório publico, ou seja, qualquer um consegue ver os fontes é gratis sem limite

Repósitório privado, ou seja, só vc ou quem vc autorizar consegue ver os fontes, até 2gb é grátis. Acima disso vc paga uma mixaria por mes.

GIT é integrado ao VSCODE.

Manda ver, é bem simples e vc terá uma segurança muito maior

Link to comment
Share on other sites

Em 21/06/2020 at 17:24, sygecom disse:

Tenho usado o VS CODE com SVN, até agora não vi vantagens em mudar para GIT.

nunca usei SVN, nós aqui usavamos o TEAM FOUNDATION e foi um grande avanço a migração para o GIT.

O SVN é integrado ao VS CODE? Vc commita os fontes no SVN pelo VSCODE ou precisa fazer pela linha de comando ou abre um SVN CLIENT?

No caso do GIT fazemos o COMMIT  e as branchs direto no vscode

Link to comment
Share on other sites

Rubens boa tarde, tudo bem?

Farei melhor, vou postar os videos que me ajudaram a entender o GIT e a passar a utiliza-lo. Mas antes é importante separar as coisas:

VSCODE - É um editor de fonte

GIT - Controle de versionamento de fontes

GITHUB - Site na internet onde vc armazena o repositorio GIT (funciona como se fosse um backup na nuvem dos seus fontes, com todo controle de historio de alterações dele)

Então primeiro você deve passar a utilizar o VSCODE, esquece GIT neste primeiro momento. Passa a editar seus fontes pelo VSCODE, posteriormente configure para que a compilação seja por ele e depois de ter se adaptado ao VSCODE, inclusive compilando por ele aí comece a pensar no GIT.

Entao seguindo a ordem:

VSCODE - Neste site tem tudo que vc precisa pra passar a usar o VSCODE. Se tiver problema com ingles mande o google fazer a tradução que da pra entender tranquilamente.

https://harbour.wiki/index.asp?page=PublicArticles&mode=show&id=190401174818&sig=6893630672

 

Sobre o GIT e GITHUB veja essa playlist que foi a mehor que vi sobre o assunto:

 

 

Foram através destas informações que pra mim foram suficientes para tomar a decisão de migrar de XDEVSTUDIO para VSCODE e de TEAM FOUNDATION para GIT/GITHUB

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, 

Qual o maker vc estão usando para xHarbour com VsCode? 

Entrei de cabeça no VsCODE, mas quero usar um maker que não precise ficar recompilando e que eu não precise editar .BATs pra incluir.

Nos exemplos que vi, usa-se o hbmk2, mas vi que ele é do Harbour e no meu caso, eu ainda estou usando o xHarbour.

Fala aí.

Um abraço,


Alexandre Pereira

 

Link to comment
Share on other sites

Alexandre eu fiz o seguinte, criei um executavel que a partir da workspace lê um arquivo pre determinado com extensão .PRJ

Nesse arquivo eu coloco os arquivos do projeto e faço a compilação executando o que executaria no .bat

Faça algo assim q vc terá toda liberdade e é um executavel bem simples, não tem segredo, vc faz a seu gosto.  Não te mando o meu pq tem várias particularidades e vai te confundir mas a ideia é simples, vc faz um executavel que lê um arquivo com extensão .PRJ e neste PRJ ele pega cada PRG e compila e gera o executavel.

No VSCODE vc coloca o seu build padrão para executar este executavel

 

Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2020 at 10:07, emotta disse:

Alexandre eu fiz o seguinte, criei um executavel que a partir da workspace lê um arquivo pre determinado com extensão .PRJ

Nesse arquivo eu coloco os arquivos do projeto e faço a compilação executando o que executaria no .bat

Faça algo assim q vc terá toda liberdade e é um executavel bem simples, não tem segredo, vc faz a seu gosto.  Não te mando o meu pq tem várias particularidades e vai te confundir mas a ideia é simples, vc faz um executavel que lê um arquivo com extensão .PRJ e neste PRJ ele pega cada PRG e compila e gera o executavel.

No VSCODE vc coloca o seu build padrão para executar este executavel

 

Pois é,

Já estou fazendo isso, tinha pensado exatamente o que vc fez. Sendo assim, creio que é a melhor opção. Já estou terminando aqui.

A propósito, como meu projeto tem mais de mil PRGs e RES, fiz de uma forma a aproveitar a estrutura do arquivo .xDev.

Obrigado.

Alexandre Pereira

 
  •  
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, alex2002 disse:

Pois é,

Já estou fazendo isso, tinha pensado exatamente o que vc fez. Sendo assim, creio que é a melhor opção. Já estou terminando aqui.

A propósito, como meu projeto tem mais de mil PRGs e RES, fiz de uma forma a aproveitar a estrutura do arquivo .xDev.

Obrigado.

Alexandre Pereira

 
  •  

Legal, eu preferi mudar minha estrutura mas ficou bem próxima ao que era o projeto do xDev também.

 

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, emotta disse:

Legal, eu preferi mudar minha estrutura mas ficou bem próxima ao que era o projeto do xDev também.

 

Olha só, estou executando as instruções do xHarbour direto no meu executável.

Como vc fez pra pegar o erro (caso tenha erro de compilação)?

Estou colocando pra jogar o resultado dentro de um arquivo ( harbour .... > arq.log ) , mas não está vindo o erro, vem apenas o índice do harbour. E eu preciso do erro pra apresentar a linha que deu e tal.

Se já tiver conseguido, da um toque aí.

Um abraço,

Alexandre Pereira

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal,

Depois de uns dois dias, consegui enfim usar o VSCODE para editar e compilar o meu projeto.

Sinceramente, na minha opinião, o xDEV da um baile, pelo menos pra mim que ainda não me habituei com o VS. As teclas de aceleração do xDEV são melhores. Esse negócio de vc ficar dando, control setinha pedal e dois pulinhos definitivamente não é comigo. Me lembra a época do WordStar (saudosista, poucos aqui vão lembrar disso). Quanto ao versionador, também prefiro o SVN ao GIT. Acho que o controle dele mais fácil (pelo menos pra mim).

Mas vamos nessa nova empreitada e vamos aprendendo, quem sabe outro dia eu não volte aqui e mude a minha opinião. Vixe, estou igual usuário com os paradigmas de mudanças rsrsrsrsrs.

A propósito, tive que fazer um executável para compilar. Foi bom que voltei um pouco no tempo me lembrando da época que usava .BAT pra compilar (eca). Vou disponibilizar pra quem for fazer transição do xDEV para o VSCODE. Só vou terminar de ajustar mais algumas coisas e liberar o EXE pra galera.


Um abraço,

Alexandre Pereira 

Link to comment
Share on other sites

Muito legal Alexandre... Eu e minha equipe tb tivemos dificuldade, ja faz 3 meses que estamos com VSCODE e a pesquisa (no xdev Ctrl+Shift+F3 e no VSCODE CTRL+SHIFT+F) até o momento não nos adaptamos, ela pesquisa em todos arquivos, já tentei configurar o EXCLUDE SEARCH e nada... Enfim, algumas coisas vc vai se acostumar, outras serão melhoras e outras piores.

O importante é que o VSCODE é o editor de código mais utilizado no mundo hoje, grandes empresas como TOTVS migraram pra ele dentre outras coisas. Tem extensões muito boas, como a do SQL SERVER que vc executa querys direto no VSCODE sem precisar do SQL ENTERPRISE.... Tem melhorias continuas. Por isso que com certeza vale a pena migrar, mesmo sabendo da qualidade do xDev.

Sobre o esquema de versionamento nunca usei o SVN, usavamos o Source Safe e depois migramos para o TEAM FOUNDATION. Nos adaptamos muito bem com o GIT e o GITHUB e acho válido pensar em migrar tb para o GIT justamente por ser disparado o mais usado do mundo no momento, mas isso é opinião apenas.

Você conseguiu configurar o debug?

abraços

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Então,

Eu adicionei o debugger.prg no meu projeto e retornou o erro faltando algumas funções:

 

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_TSTOSTR' referenced from P:\DESENV\CREDPLUS\OBJ\DEBUGGER.OBJ
Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_PS' referenced from P:\DESENV\CREDPLUS\OBJ\DEBUGGER.OBJ
Error: Unresolved external '_HB_FUN___DBGSENDMSG' referenced from P:\DESENV\CREDPLUS\OBJ\DEBUGGER.OBJ
 
Mas acabei de colocar agora. Na verdade eu não sou muito adepto de debug, mas vou insistir.

Um abraço,

Alexandre Pereira
 
ps: Uso o xHarbour e não o Harbour
 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...