Jump to content
Fivewin Brasil

Probleminhas com o Pelles


Rogerio Figueira

Recommended Posts

Pessoal,
eu uso faz tempo o Pelles 8.00.
Tem funcionado bem, exceto por dois pequenos problemas que não consegui resolver até agora .

Se em algum diálogo eu tiver uma pergunta com ?  quando salvo pelo Pelles ele acrescenta uma barra invertida \ , ficando então \?  que gera erro na compilação.
11: Invalid escape sequence
O que tenho feito é abrir o arquivo .rc  e substituir os \?  por ? , mas tenho que fazer sempre que salvo algo no Pelles.

Outro erro:
Tenho este diálogo para o uso do calendário auxiliar:

CALENDAR DIALOGEX DISCARDABLE 6, 18, 138, 122
STYLE DS_SHELLFONT|WS_POPUP|DS_3DLOOK|WS_CAPTION|WS_SYSMENU|WS_VISIBLE
FONT 9, "Arial"
{
  CONTROL "", 2001, "SysMonthCal32", WS_TABSTOP, 4, 4, 132, 100
  CONTROL "OK", 103, "Button", WS_TABSTOP, 51, 104, 35, 14
}

Sempre que salvo o arquivo .rc com o Pelles ele altera esse diálogo alterando a linha

FONT 9, "Arial", 0, 0, 1

e então na compilação é gerado o erro  24: Expecting BEGIN

Nesse caso também tenho que editar o código  e remover o  , 0, 0, 1

Pergunto aos colegas:  alguém já passou por isso usando o Pelles?  Tem alguma idéia do motivo dessas substituições e como resolver?

[]´s

 

Link to comment
Share on other sites

Amigo Rogério...

Só por curiosidade: 

Porque não transforma os seus Arquivos .Rc em .Res e compila junto com seu executável ?

Faz muito tempo, inclusive nem me lembro mais o que foi, tive um problema com os Arquivos .Rc e passei a usar o .Res. 

Nunca mais tive problemas.

Abraços.

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

Valdir,

Os arquivos .rc são txt puro,  muito fáceis de editar com o editor de texto, posso copiar colar qualquer diálogo de um sistema para outro.
Acho que os .res não dão essa facilidade, ou estou errado?

Copia da RES a dialog e depois cola na outra RES, a dialog copiada fica como nome tipo #1001, botão direito em cima dela e em "propriedades" renomear a mesma colocando entre parênteses o novo nome, fácil.

 

Atualize o PELLES que já esta na versão 9.00.9

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Arquivo .RES estão para .OBJ da mesma forma que .RC estão para .PRG.

Os .RES são como os .OBJ e podem ser linkados no momento da geração do executável. Só se deve levar em consideração aos limites de tamanhos dos arquivos envolvidos no momento da linkedição.

Meu sistema tem muitas telas e em um dado momento os .RES não eram mais linkeditados por execeder um certo tamanho então optei por criar .DLLs externas ao .EXE.

Sequencias:

.PRG -> .C -> .OBJ -> .EXE

.RC -> .RES -> .DLL

Como sabemos .DLL são executáveis sem o módulo runtime.

Fica a dica.

Link to comment
Share on other sites

 

Amiguinhos,

Arquivo .RES estão para .OBJ da mesma forma que .RC estão para .PRG.

Os .RES são como os .OBJ e podem ser linkados no momento da geração do executável. Só se deve levar em consideração aos limites de tamanhos dos arquivos envolvidos no momento da linkedição.

Meu sistema tem muitas telas e em um dado momento os .RES não eram mais linkeditados por execeder um certo tamanho então optei por criar .DLLs externas ao .EXE.

Sequencias:

.PRG -> .C -> .OBJ -> .EXE

.RC -> .RES -> .DLL

Como sabemos .DLL são executáveis sem o módulo runtime.

Fica a dica.

Desnecessário. Pode-se usar quantos arquivos .RES sejam necessários, respeitando o limite de 1.057.000 bytes por arquivo .RES. Além do mais, tem-se que enviar a .DLL para o cliente, o que não é preciso usando o .RES. É isso. Abs.

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Desnecessário. Pode-se usar quantos arquivos .RES sejam necessários, respeitando o limite de 1.057.000 bytes por arquivo .RES. Além do mais, tem-se que enviar a .DLL para o cliente, o que não é preciso usando o .RES. É isso. Abs.

Explique o desnecessário

Provavelmente, e já dizendo que estou com certeza, você nunca deparou com o problema do limite.

Provavelmente, você está dizendo que o uso de .DLL é anti-profissional.

Provavelmente, seria incomodo enviar mais um arquivo ao cliente. Talvez isto fosse nos tempos de internet parca.

...

Link to comment
Share on other sites

Absolutamente desnecessário e coisa velha o modos operandi, de se usar DLL.
Koisa do tempo do FiveWin For Clipper. Respeitando-se o limite de 1.057.000
bytes por Arquivo .RES, pode-se ter quantos arquivos *.RES, forem necessarios.

Sem contar a segurança de não se correr nenhum risco de um sujeito mal
intenciondado(hacker) ou uçuário sacana, danificar ou destruir a(s) DLL(s).

Obs.: Nem o PREVIEW do Fivewin the best, usa mais DLL. Ex.: PREV32.DLL já era.

Conhecimento e evolução, não tem preço. Demora, mas vem. Estudar é very good.

03/02/2020  16:35             1.672 AGENDA.RES
12/02/2020  14:55           104.248 AMBIENT2.RES
13/02/2020  16:08           123.512 AMBIENTY.RES
27/09/2019  11:20             1.904 BUSCACEP.RES
25/06/2018  15:48           785.128 EMAILAMB.RES
13/02/2020  16:05           818.076 IMAGENS.RES
13/02/2020  16:05           900.050 IMAGENS2.RES
20/02/2020  15:50               760 XPLOOK.RES

I LOVE FIVEWIN The Best!

P.S.: Se eu estou dizendo cual é o tamanho máximo do arquivo .RES, é porquê já passei pelo "estouro" do mesmo my dear friend Rochinha.

Abs.

Link to comment
Share on other sites

 

Valdir,

Os arquivos .rc são txt puro,  muito fáceis de editar com o editor de texto, posso copiar colar qualquer diálogo de um sistema para outro.
Acho que os .res não dão essa facilidade, ou estou errado?

Arquivos .RC tem suas grandes vantagens quando voce trabalha em projetos usando GitHub, Svn etc. Imagina o projeto sendo editado por varios programadores. Se for RES não haverá atualizações. Em RC ocorrerá merges. Eu mesmo tenho meus programas todos no GitHub. Programa em qualquer lugar, e depois atualizo os dados podendo trabalhar em varios computadores.

Link to comment
Share on other sites

 

Amiguinhos,

Arquivo .RES estão para .OBJ da mesma forma que .RC estão para .PRG.

Os .RES são como os .OBJ e podem ser linkados no momento da geração do executável. Só se deve levar em consideração aos limites de tamanhos dos arquivos envolvidos no momento da linkedição.

Meu sistema tem muitas telas e em um dado momento os .RES não eram mais linkeditados por execeder um certo tamanho então optei por criar .DLLs externas ao .EXE.

Sequencias:

.PRG -> .C -> .OBJ -> .EXE

.RC -> .RES -> .DLL

Como sabemos .DLL são executáveis sem o módulo runtime.

Fica a dica.

Amigo acho desnecessário também, pode-se usar vários .RES como por exemplo uso um para dialogs e o outro para bitmaps, icones, etc.

A única vantagem da DLL, é que se atualizar apenas o código, se atualiza apenas o .EXE e no caso do .RES vem dentro tudo do EXE "inchando" também o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...