Jump to content
Fivewin Brasil

Acessar MariaDb remotamente.


Valdir

Recommended Posts

Boa tarde amigos...

Até o momento, o meu aprendizado sobre SQL vai indo de vento em popa, porém uso somente como Localhost.

Gostaria de iniciar o meu aprendizado, instalando o "MeuDb" num Servidor Remoto e acessá-lo através do IP.

Sei que isso é possível, porém não tenho a minima idéia de como realizar tal tarefa.

Não querendo abusar, alguém ensina o caminho das pedras ?

Obrigado.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Olá Valdir,

O que você quer é muito fácil de fazer.
Aliás, eu tenho aprendido e desenvolvido somente usando o servidor SQL na web.
Eu uso o tDolphin.

Eu tenho uma hospedagem onde tenho acesso ao cPanel com alguma ferramentas muito úteis.

Nesse plano de hospedagem eu tenho possibilidade de criar n bancos MySQL ou MariaDb. Tenho usado somente o MariaDb.
Uma das ferramentas  é o MySQL® Databases onde eu crio o banco de dados, cadastro o usuário de banco de dados e faço a vinculação do usuário ao banco criado. 
Por exemplo: eu crio o banco softserv_cpw4 ;   cadastro o usuário  IdentificadorDoCliente ; cadastro a senha desse usuário ; faço a vinculação do usuário  IdentificadorDoCliente  ao banco softserv_cpw4  .

Outra ferramenta muito, muito útil é o PHPMyAdmin . Com ele eu faço toda manutenção nas tabelas do banco criado. No seu caso que você já tem as tabelas feitas, usaria a ferramenta de importar as tabelas.

Com isso, vc já teria o banco na web pronto para uso.

O passo seguinte é a conexão do seu aplicativo com o banco, que é a mesma que vc já usa para o localhost, algo assim:

   TRY
      CONNECT oServer HOST alltrim(host) ;
                      USER alltrim(usuario) ;
                      PASSWORD alltrim(senha) ;
                      PORT nPort ;
                      FLAGS nFlags;
                      DATABASE alltrim(DBName)
                                
   CATCH oErr
      
    MsgInfo( oErr:Description )

     RETURN NIL

//------------------

 

Só mais um detalhe que é MUITO importante:  por default, o servidor MariaDb permite acesso somente ao IP do próprio servidor.
Para permitir acesso remoto, vc tem que passar essas permissões, que pode ser de um IP especifico ou faixa de IP´s.
No cPanel tem uma ferramenta para isso ou alternativamente você pode editar o arquivo de configuração do MariaDb para dar essas permissões de acesso.


Então a minha dica é essa Valdir. Tenho usado assim e funciona muito bem.
Qualquer dúvida pode perguntar.

Saludos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Amigo Rogério...

Primeiramente, obrigado por compartilhar conhecimentos.

Não formulei corretamente a minha pergunta.

Na verdade o que gostaria de aprender é como instalar e acessar o meu BD num Servidor Local através da rede.

O meu Sistema fica Servidor local, onde fica também o Bd.

Os Terminais acessam através de um Link apontado diretamente para a pasta do Sistema.

Hoje uso assim através da TDolphin:
//--------------------------------------------------------------------------//
Function Main()
PRIVATE cServer   := "localhost" 
PRIVATE cUser     :=  "root"    
PRIVATE cPassword := "MinhaSenha"  
PRIVATE nPort     := 3306
PRIVATE cDBName   := "meubd"  
PRIVATE nFlags    := 0
PRIVATE oServer   := NIL

   IF ( oServer := ConnectTo() ) == NIL
      msgAlert("Erro de conexão")
      return nil
   ENDIF

   MainMenu(oServer)

   oServer:End()
   msginfo("Fim da Conexao...")
Return Nil
 

A minha dúvida é:

O que tenho que alterar para que os Terminais enxerguem o BD juntamente com o Executável ?

Obrigado.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Valdir,
Você quer que o seu sistema acesse o banco de dados via web, sendo que o banco está no seu servidor local?
Se for isso, o seu servidor local deve ser convertido para um servidor web.
Eu faria isso instalando um servidor linux,  com uma boa conexão internet.
O acesso ao seu servidor local passaria a ser feito apontando para o IP da conexão internet do seu servidor, p.ex.

PRIVATE cServer   := "200.245.234.030"  //ip do seu servidor
PRIVATE cUser     :=  "Usuario_do_banco"    // jamais use root
PRIVATE cPassword := "MinhaSenha"  
PRIVATE nPort     := 3306
PRIVATE cDBName   := "meubd"  

Nesse caso, o executável pode ficar em qualquer lugar, ele faz o acesso ao seu servidor para acesso aos dados.

Se não for isso, me explique melhor.

 

[]´s

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

Valdir,
Você quer que o seu sistema acesse o banco de dados via web, sendo que o banco está no seu servidor local?
Se for isso, o seu servidor local deve ser convertido para um servidor web.
Eu faria isso instalando um servidor linux,  com uma boa conexão internet.
O acesso ao seu servidor local passaria a ser feito apontando para o IP da conexão internet do seu servidor, p.ex.

PRIVATE cServer   := "200.245.234.030"  //ip do seu servidor
PRIVATE cUser     :=  "Usuario_do_banco"    // jamais use root
PRIVATE cPassword := "MinhaSenha"  
PRIVATE nPort     := 3306
PRIVATE cDBName   := "meubd"  

Nesse caso, o executável pode ficar em qualquer lugar, ele faz o acesso ao seu servidor para acesso aos dados.

Se não for isso, me explique melhor.

 

[]´s

 

 

Amigo Rogério.

Mais uma vez, agradeço a sua ajuda.

Serão duas situações que desejo entender:

1ª - Como configurar o BD num Servidor numa Rede Local.

2ª - Como configurar o BD num Servidor Remoto que poderá ser através da Nuvem ou FTP.

Obrigado

 

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Valdir, você possui um site com hospedagem? se sim poderá usar o seu espaço para comportar o BD. Geralmente hospedagens disponibilizam no minimo 5 BD, mas com experteza você poderá usar um unico BD para comportar todos clientes usando para nomes de tabela um prefixo, exemplo:

base de dados: valdir_sistemas

prefixo cliente 1: cli1_clientes, cli1_vendas, cli1_estoque, ...

prefixo cliente 2: cli2_clientes, cli2_vendas, cli2_estoque, ...

Para ter seu espaço cloud você precisara de um dominio, ele será o endereço de IP até seus recursos, bem como de uma hospedagem para suportar os BDs, Toda hospedagem possui um CPanel onde podem ser criados os BDs via MySQLAdmin e posteriormente pode ser acessado via HeidiSQL.

Uma vez feitos estes passos vocês poderá acessar as tabelas de qualquer lugar.

Link to comment
Share on other sites

 

Aproveitando. 

essa seria a melhor escolha? (eu escolhi a nuvem)
Digamos um cliente não quer na nuvem. ele tem um server 20?? como seria o compartilhamento disso? teria que instalar tb nas estações o sql ?

um grande abraço

Se o cliente quer usar a própria estrutura de rede dele, tem que instalar o servidor SQL apenas no servidor dele. 
A  nossa aplicação pode ficar instalada numa pasta no servidor ou em pastas locais em cada terminal, isso tanto faz.
A nossa aplicação vai abrir o BD SQL usando o endereço interno da rede, preferencialmente pelo IP da rede local.
Tem que ter um arquivo de configuração com os dados de login para o servidor SQL ,  que são as informações:
Endereço do servidor (IP), nome do banco de dados, usuário do banco de dados, senha do usuário e n.o da porta.
A nossa aplicação roda em qualquer ambiente, tanto faz o servidor SQL local ou na Web, o que muda é o IP.

[]´s

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...