Jump to content
Fivewin Brasil

Ajuda com Logica


Luiz Fernando

Recommended Posts

Colegas veja se alguém pode me ajudar nisto, tipo num PDV de vendas, ao excluir um item já lançado ou abandonar uma tela de venda em andamento, precisa chamar o gerente, e o mesmo com seu cartão(cartão simples com um código de barra impresso pelo meu programa) vai até la e passa o cartão, se ele esta em horario de almoço deixa o cartão com outro , mais o que ocorre que se alguém entrar num editor(bloco de notas) e passar o cartão , pronto já era, la estará a senha, sera que alguém tem uma ideia do que posso fazer para resolver esta questão.

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

 

Ao cadastrar sua senha, adicione alguns dígitos a mais, coloque-os em uma determinada sequência, qdo ler vc pega somente as posiçoes corretas colocando-os na sequência correta.

Colega não entendi, pq se o usuario digitar o que esta no código de barra, o sistema ira pegar somente as posição corretas colocando-os na sequência correta , como vc mencionou acima da mesma forma que tivesse passado o cartão.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que entendi o que tem no código de barras seria um código de identificação do gerente e não uma senha, vc terá que alterar seu sistema par pedir além da identificação que é facilitada pelo código de barras, também uma senha. Não vejo outra solução.

 

 

Link to comment
Share on other sites

No meu ver o cartão é intransferível.. No seu  caso acho melhor gerar outro cartão com código de barras que ficará com o gerente também... Caso precise sair o gerente deixará o cartão número 2 com o funcionário... Na volta o gerente emiti um relatório de vendas canceladas do cartão número 2 e resgata o cartão número 2  com os devidos comprovantes de venda cancelada assinado pelo o portador do cartão e caixa. Caso o gerente fique cismado eh conferir o estoque dos produtos cancelados do cartão número 2... Agora se o desfalque está no cartão número 1 aí lascou.

Eh sob uma ideia

Link to comment
Share on other sites

Normalmente vejo nos supermercados, o gerente passa o cartão com o código de barra e digita uma senha de confirmação. Desta forma você pode definir mais de uma senha para o mesmo cartão, assim saberá quem passou.... Independente do horário do almoço. 

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma rotina para criar cartões de senha com código no formato EAN13. A senha fica embutida no código (conforme já sugerido acima). A lógica é:

• Uso apenas números na senha (sem letras);

• Gero o código de barras no formato de ITEM IN STORE (padrão de balanças pesadoras). Ex: 2SSSSSSRRRRRX onde 2=Indicador de Item In Store, S=Senha ocupando 6 posições, com zeros à esquerda, R=Número aleatório (randômico) só para confundir e X=Dígito verificador.

• Ao ler o código de barras, extraio a senha contida nas posições 2 a 7 do código e removo os zeros à esquerda.

A senha ainda fica visível mas dessa forma dificulta a ação dos mal-intencionados, além do fato de que o código EAN13 é melhor para ler até por leitores de baixa qualidade.

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Com base na dificuldade apresentada voce deve mudar o campo GET que pega a senha por um SAY e usar um TwBrowse ou xBrowse para ler a senha digitada usando o método de pesquisa incremental.

Outro meio é colocar dois GETs na tela, se você usa resources fica fácil. Um GET fingirá ser o que deve ter o conteúdo digitado e este ficará com tamanho normal. O segundo GET, que é o que irá receber o que está sendo passado via leitor deverá ter a sua altura diminuída para 1 ou 2 pixel ou inivível.

Mesmo que o espertinho cole o conteúdo hackeado, quando colar irá colar no lugar certo aos olhos mas errado quanto ao sistema.

Querem te enganar, engane-os antes.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Ola, Bom dia amigos

 

Essa situação é recorrente no nosso ramo de atividade "Desenvolvimento de Soluções em Software", vai haver sempre um jeito para o LADRÃO/MALANDRO/PILANTRA e outros adjetivos que fica até difícil enumerar os mesmos, já coloquei varias situações em clientes para a famigerada senha em PDV, o que tenho colocado aos meus clientes é a BIOMETRIA, hoje este produto é bem barato e consegue minimizar o problema ora apresentado pelo nosso amigo acima.

 

Outra solução seria colocar um CÓDIGO DE BARRAS no qual você pode embaralhar os números do usuário e senha dele, e pedir uma contra-senha, como sugerido acima também, a qual esta contra-senha, no meu caso quando não tem a BIOMETRIA, ela muda de hora-em-hora  e nunca será a mesma para o mesmo PC. Vou colocar um exemplo.

 

HORA DO PC 18:08:30

NOME DO PC CX-18

a contra-senha seria da seguinte forma, você pega 2x a HH, 2X o 1o do MM e a 1o caracter do nome do PC com os 2 ultimos carateres do nome do PC, a senha ficaria da seguinte forma.

"181800C18", desta forma raramente alguém conseguiria decifrar a senha só olhando para o TECLADO.

 

Isso é uma ideia,

Espero ter ajudado

Link to comment
Share on other sites

 

Ola, Bom dia amigos

 

Esse situação é recorrente no nosso ramo de atividade "Desenvolvimento de Soluções em Software", vai haver sempre um jeito para o LADRÃO/MALANDRO/PILANTRA e outros adjetivos que fica até difícil enumerar os mesmos, já coloquei varias situações em clientes para a famigerada senha em PDV, o que tenho colocado aos meus clientes é a BIOMETRIA, hoje este produto é bem barato e consegue minimizar o problema ora apresentado pelo nosso amigo acima.

 

Outra solução seria colocar um CÓDIGO DE BARRAS no qual você pode embaralhar os números do usuário e senha dele, e pedir uma contra-senha, como sugerido acima também, a qual esta contra-senha, no meu caso quando não tem a BIOMETRIA, ela muda de hora-em-hora  e nunca será a mesma para o mesmo PC. Vou colocar um exemplo.

 

HORA DO PC 18:08:30

NOME DO PC CX-18

a contra-senha seria da seguinte forma, você pega 2x a HH, 2X o 1o do MM e a 1o caracter do nome do PC com os 2 ultimos carateres do nome do PC, a senha ficaria da seguinte forma.

"181800C18", desta forma raramente alguém conseguiria decifrar a senha só olhando para o TECLADO.

 

Isso é uma ideia,

Espero ter ajudado

Olá, gostei da ideia de biometria... vc poderia passar um exemplo de como se usa a biometria? Obgdão!!!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal queria agradecer as dicas de vcs acima, hoje já tenho senha e contra chave como mencionados pelos colegas acima, inclusive é muito pratica a tela, pois o gerente só digita a senha, e pela senha o sistema já sabe quem é o gerente, o duro que um cliente meu esta com consultoria, e eles quer que quer usar o cartão com código de barra, pois em redes grandes é assim que funciona, caso eu chegar a alguma conclusão, volto ao tópico.

 

Obrigado a todos

Link to comment
Share on other sites

 

Normalmente vejo nos supermercados, o gerente passa o cartão com o código de barra e digita uma senha de confirmação. Desta forma você pode definir mais de uma senha para o mesmo cartão, assim saberá quem passou.... Independente do horário do almoço. 

Nesse caso não precisaria cartão, somente a senha já resolve!

 

Link to comment
Share on other sites

Mais um pitaco,

fiz um teste no get no método bKeyChar, acredito que saída está por ele, não tenho um leitor para realizar os testes, por exemplo, oGet:bKeyChar:= {|x| MsgStop(x)}, como o código de barra só tem número, o valor de "x" vai ser igual ou superior a 48, quando o imput for via teclado, a cada tecla. No caso ao copiar o código do bloco de notas e colar o método "bKeyChar" retorna duas vezes o valor 22. Precisa testar quando se faz o imput pelo leitor, caso proceda, basta trabalhar com uma variável lógica para aceitar somente o imput do dado pelo leitor, ainda assim, teria o problema do usuário mau intencionado que poderia imprimir o código de barra, mas até é aí é outros 500.

Link to comment
Share on other sites

 

Mais um pitaco,

fiz um teste no get no método bKeyChar, acredito que saída está por ele, não tenho um leitor para realizar os testes, por exemplo, oGet:bKeyChar:= {|x| MsgStop(x)}, como o código de barra só tem número, o valor de "x" vai ser igual ou superior a 48, quando o imput for via teclado, a cada tecla. No caso ao copiar o código do bloco de notas e colar o método "bKeyChar" retorna duas vezes o valor 22. Precisa testar quando se faz o imput pelo leitor, caso proceda, basta trabalhar com uma variável lógica para aceitar somente o imput do dado pelo leitor, ainda assim, teria o problema do usuário mau intencionado que poderia imprimir o código de barra, mas até é aí é outros 500.

Perfeito Jmsilva, o caminho esta por ai, usando o onchange tb e ver o tempo da digitação entre um caracter e outro, vou trabalhar em cima disto, assim que tiver um resultado irei voltar ao tópico e mostrar a solução, obrigado.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

E se você desabiliar o CTRL+V no campo GET? desta forma não será possivel colar nele.

Troque o código de barra por QR-Code, acho que já te disseram e colocar a sua senha embutida em uma string cheia de letras maiúsculas, minúsculas, numeros, sinais, etc.

Quando ver que o CTRL+V não funciona e pelo tamanho da encrenca ficará dificil digitar o malandro desiste.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...