Jump to content
Fivewin Brasil

Sumindo informações em Arquivos .DBF.


Valdir

Recommended Posts

Olá pessoal...

Boa tarde.

Em um cliente foi instalado um Servidor Dell com Windows Server 2008 em Julho de 2016.

No dia 03/03 estive lá e fiz um Backup para minha analise.

No dia 13/03 estive lá novamente e fui informado que muitas informações haviam desaparecidas do Sistema.

Ao checar, reparei que o último movimento encontrado foi registrado no dia 27/02.

Tenho cliente que utiliza o mesmo sistema num servidor semelhante a mais de 8 anos e isso nunca ocorreu.

A primeira impressão que tive foi de que alguém reinstalou um backup equivocadamente, más não tenho certeza.

Perguntas...

Alguém já passou por coisa semelhante ?

Quais as possíveis causa disto ter ocorrido ?

Obrigado.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Olá Ronei...

Obrigador por responder.

No meu caso, as informações sumiram mesmo e não tem como serem recuperadas.

Me falaram que existe a possibilidade de ter havido desmagnetização de uma pequena parte do HD, más não acredito nisso.

Já tive HD com desmagnetização e perdi todas as informações dele e não apenas algumas a partir de uma data.

Falaram também de Vírus ou Problema  de memória no Servidor. Também não acredito.

Muito estranho...

Abrs.

Link to comment
Share on other sites

Apenas um Pitaco, Não poderá ter sido uma Restauração do Sistema  (S.O.), Pois isso fará com que ele Volte no Tempo.  Apenas uma Hipotese.

 

Pois já tive esse Caso aqui, porem meu banco de dados é MYSQL, e os dados "voltaram no Tempo",  e isso foi Feito por um 'USUARIO' da empresa.

 

Link to comment
Share on other sites

Amigos Alessandro e Márcio...

Obrigado por responderem.

É exatamente isso que acredito ter ocorrido, porém fica complicado provar.

O pior é esse cliente não tinha o hábito de fazer Backup.

A partir disso, o processo de Backup passou a ser Lei. 

Só assim pra aprenderem. 

Abrs.

 

Link to comment
Share on other sites

Amigo, vou passar a experiência que tive.

Hoje como uso MySQL, fica mais fácil. Pois posso fazer bkp com o sistema em uso, coisa que com Dbf já não pode.

Uma coisa que estamos usando e com muito sucesso e o bkp automático, e enviado para a nuvem.

Estamos usando o onedrive dá Microsoft, mas tem vários.

Temos um bat que faz o bkp agendado, um bat de segunda a sexta. Esses bats gravam o arquivo em uma pasta que por sua vez é sincronizada, dai eliminamos o problema de bkp. E temos o controle se está ou não sendo feito. 

Mas vale a pena gastar tempo em implantação de rotina de bkp, pois o cliente nunca faz, sempre ele esquece, etc.

Nós temos dados de bkp na nuvem de vários clientes, e pelo visto faremos isso em todos.

 

Link to comment
Share on other sites

NEste caso me parece ser mesmo intervenção de "USB" ......

Não sei no seu caso, mas o meus arquivos eu gravo em cada registro gerado uma ID... então se o usuário de alguma forma acessou o arquivo e apagou o registro... os proximo a ser gravado o ID continuará a sequencia normalmente... ai vai ter uma falha na sequencia do registro...

Mas voltando ao seu problema... acho que a solução seria mesmo BKP... 

Uma duvida... este arquivo é muito grande?

Link to comment
Share on other sites

Valdir, pelo que você disse, certamente foi restauração de backup.

Pode as vezes acontecer de um ou outro registro se perder, mas não todo o banco de dados.


Eu utilizo um sistema de log para todas as operações feitas nos programas de forma que dá para verificar quando o programa foi utilizado e por quem e todas inclusões, alterações e exclusões ficam documentadas.

Também criei uma rotina de backup automático sempre que é feita a reindexação.

 

[]'s

 

Rogerio

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...