Jump to content
Fivewin Brasil

Controle de estoque, o seu funciona?


jfaguiar

Recommended Posts

Bom dia.

Como os amigos controlam o estoque?

Há alguns anos atrás eu simplesmente incluía através da compra e entrada de acerto e baixava na venda e saída de acerto. Bom...NUNCA funcionou! A partir de então criei os estoques iniciais de cada mês e passei a fazer o recalculo quando o primeiro usuário entra no sistema pela manhã e faz a reorganização dos arquivos, ou seja:

Estoque Inicial + 100

dia 5 compra + 200

dia 6 venda + 40

dia 7 venda + 30

Estoque atual = 230,

Caso o campo onde armazena o estoque na tabela de produtos esteja diferente desse cálculo, o sistema corrige.

A vantagem desse sistema é que ao imprimir um extrato de um determinado produto, o estoque exibido é exatamente o somatório desses movimentos, ou seja, se estiver errado, alguma entrada ou saída não foi registrada no sistema.

Link to comment
Share on other sites

Olá JFAguiar...

O meu problema sempre esteve relacionado com o Estoque Físico e não com o Estoque Lógico.

Algumas das principais causas :

- Vender um produto e entregar outro.

- Vender uma Qtde no Sistema e entregar outra ao comprador.

- Nas Movimentações de Compras, não direcionar os produtos comprados para seu Estoque de Origem.

Tudo isso é um problema de U.S.B.

Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

No sistema nosso aqui temos esse problema de estoque, onde o usuario vende um e entrega o outro, mas como usamos MYSQL colocamos em TRIGER para fazer o calculo entre entrada e saida.

Com relação a falhas internas (CÓDIGO) sistema Acabou isso, mas quanto a usuario topeira nao tem como mesmo não.

Se serve de controle nem em uma empresa aqui da cidade que usa S.A.P., o controle de estoque é 100% absoluto correto. Por causa destas coisas mesmo.

Digo Sempre (advogado tem cliente, medico tem paciente, os unicos que tem Usuarios é Traficante e programador )

Link to comment
Share on other sites

No sistema nosso aqui temos esse problema de estoque, onde o usuario vende um e entrega o outro, mas como usamos MYSQL colocamos em TRIGER para fazer o calculo entre entrada e saida.

Com relação a falhas internas (CÓDIGO) sistema Acabou isso, mas quanto a usuario topeira nao tem como mesmo não.

Ola Marcio, não consegui entender , se o usuario vende um produto e entrega outro, como vc conseguiu resolver isto numa triggers.

Luiz Fernando

Link to comment
Share on other sites

"No sistema nosso aqui temos esse problema de estoque, onde o usuario vende um e entrega o outro"

foi um erro ao escrever mesmo.!!!

Apenas disse que resolvi o lance de falhas no Sistema tipo quando era DBF voce tinha que fazer via código. já no banco esse problema some..

o lance do cara vender um e entregar outro eu disse que ainda tenho ele aqui.....

Link to comment
Share on other sites

bom, eu vi em uma loja de peças para carro o seguinte, o vendedor faz o pedido, separa e na saída o rapaz passa o leito de codigo de barras novamente conferindo o que está sendo entregue, se estiver errado não passa, isso com certeza evita erros, porem se o produto já vier com codigo de barras blz...mas se for a empresa que emite pode acontecer erro humano, mas nesse caso não seria do sistema.

Link to comment
Share on other sites

bom, eu vi em uma loja de peças para carro o seguinte, o vendedor faz o pedido, separa e na saída o rapaz passa o leito de codigo de barras novamente conferindo o que está sendo entregue, se estiver errado não passa, isso com certeza evita erros, porem se o produto já vier com codigo de barras blz...mas se for a empresa que emite pode acontecer erro humano, mas nesse caso não seria do sistema.

Nos meus clientes no ramo de atacado tenho esta rotina , é feito uma conferencia a cega de tudo que é carregado no caminhão. com leitor de código de barras, depois o supervisor conflita com a carga e vê as advergencias, o duro mesmo são os cliente de varejo, o que tenho no sistema é uma ficha kardex bem detalhada com toda movimentação de estoque, desta forma conseguimos pelo menos provar que o problema não esta no sistema.

Abraços

Luiz Fernando

Link to comment
Share on other sites

Luiz Fernando...

Na boa.

Já faz alguns anos que sempre que surge problemas com a Base de Dados, seja do Estoque ou Financeiro, e surgem dúvidas sobre a integridade das informações, procuro refazer todos os processos junto com o cliente e seus U.S.B.s,, provando que o problema "Não" está no Sistema e "Sim" na Sistemática de trabalho deles. Lógico que quando isso acontece, cobro a minha taxa de visita técnica. Assim eles ficam espertos e não me chamam desnecessariamente.

um abraço

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...