Jump to content
Fivewin Brasil

sistema totvs


marcioe

Recommended Posts

Amigos, se o que vou perguntar aqui nao for apropriado, o moderador pode excluir.

Tem uma empresa aqui na cidade que usa totvs, e o pessoal dessa emrpesa me convidou pra fazer a parte de "customização" de algumas rotinas do sistema.

O valor a ser pago é bem compensador.

Pelo que Ví é 99% parecido com o five/clipper

Algum amigo já fez algo que possa compartinha a experiencia.

Agradeco.

Link to comment
Share on other sites

Segundo sei ela é a maior da América Latina e utiliza a linguagem ADVPL que é um fivewin/xharbour cstomizado para esta empresa (acredito eu).

Trabalha ainda em parte com xBASE (DBF) e SQL.

E é a antiga Microsiga.

Se pretendes trabalhar em uma grande empresa e com que você sabe fazer e com isso ser bem remunerado, acho uma otima chance.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Eu trabalhei por 2 anos no desenvolvimento la em SP na Braz Leme... Trabalhei nos modulos de coletor de dados e radio frequencia e também no módulo plano de saude.

A sintaxe do ADVPL é igual a que voce já deve estar acostumado, xbase + fivewin... Quando eles desenvolveram o Protheus, isso em 1998, eles aproveitaram a sintaxe do que eles tinham já de código que era Clipper + Fivewin. Apesar de algumas pessoas falarem que a Microsiga (atual TOTVS) tenha "pego" o (x)harbour e transformado em ADVPL isso não seria possivel pois o Protheus foi iniciado em 98 e colocado em produção nos clientes em 99 e o (x)harbour iniciou em 99 e ficou estavel a ponto de se desenvolver algo comercial somente em 2001/2002. Também o ADVPL/Protheus tem o conceito de 3 camadas, coisa que infelizmente até hoje o (x)harbour não tem de forma nativa.

A unica coisa que voce terá que se acostumar é com o conceito de dicionario de dados. Nas telas de cadastros deles os campos não são colocados no código, voce informa apenas o ALIAS o a rotina deles vai no arquivo SX3 e monta todos os campos, com regras de validação e picture, em tempo de execução. Também terá que se acostumar o Pergunte, etc... Mas nada tão complicado.

Essas são as dicas, voce não terá dificuldade com relação a sintaxe, apenas terá que se acostumar com as funções próprias deles e também com este conceito de dicionario de dados.

Abraços e boa sorte

Amigos, se o que vou perguntar aqui nao for apropriado, o moderador pode excluir.

Tem uma empresa aqui na cidade que usa totvs, e o pessoal dessa emrpesa me convidou pra fazer a parte de "customização" de algumas rotinas do sistema.

O valor a ser pago é bem compensador.

Pelo que Ví é 99% parecido com o five/clipper

Algum amigo já fez algo que possa compartinha a experiencia.

Agradeco.

Link to comment
Share on other sites

Aconselho voce a fazer um curso sim, a Impacta tem curso de ADVPL. Lá voce aprenderá o basico e o caminho das pedras pra tocar o restante.... Mas é essencial mas acredito que é importante pra vc nao apanhar tanto assim no começo com coisas que são simples mas que voce ainda desconhece.

Obrigado.
Não seria um funcionario nao. Seria assim quando eles precisarem de mudanças no sistema eles me pagariam.

Mas é preciso Fazer alguma Certificação para mexer no sistema, ou é simples.

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Isso não seria ilegal ?

Porque SERIA ilegal? o cliente não é obrigado a ser fiel a nenhum prestador de serviços. Ele tem a livre escolha do que fazer com suas ferramentas inclusive por ser ele quem paga.

Eu não posso proibir ou coibir um cliente meu de manusear os dados mesmo porque os dados do cliente imputados e mantidos pelo meu sistema são de propriedade dele. Ao término de meu contrato devo deixar aberto os dados para que ele possa fazer o que quiser.

O sistema TOTVS, por permitir manuseio externo avançado, como se executados scripts, permite ao cliente colocar pessoa ou profissional para customização.

A TOTVS não coloca funcionário nas empresas para ficar customizando e etc e portanto o cliente tem de correr atrás de alguém com conhecimento para manter a fera funcionando. Ou treina alguém da empresa ou busca lá fora.

Link to comment
Share on other sites

Rochinha, a TOTVS coloca sim analista para customizar o sistema no cliente, mas cobra uma fortuna por isso... kkkk

É por este motivo que MUITOS clientes "roubam" profissionais da TOTVS para trabalhar customizando. Não sei se ainda se pratica isso la mas o cliente, no contrato que assina com a TOTVS, tem uma clausula que ele se compromete a não contratar profissionais que tenham saido da TOTVS no periodo de 6 meses...

Curiosamente quando eu sai de lá, eu era progrador interno lá, aconteceu o contrário. Um funcionário de cliente veio para entrar no meu lugar e a TOTVS (Microsiga na época) deu uns bonus de horas para o cliente aceitar a saida do profissional dele para ir a TOTVS. Eu treinei ele e ele foi tão bem que está lá até hj (12 anos).

No restante concordo em tudo com você...

abraços

Amiguinhos,

Isso não seria ilegal ?

Porque SERIA ilegal? o cliente não é obrigado a ser fiel a nenhum prestador de serviços. Ele tem a livre escolha do que fazer com suas ferramentas inclusive por ser ele quem paga.

Eu não posso proibir ou coibir um cliente meu de manusear os dados mesmo porque os dados do cliente imputados e mantidos pelo meu sistema são de propriedade dele. Ao término de meu contrato devo deixar aberto os dados para que ele possa fazer o que quiser.

O sistema TOTVS, por permitir manuseio externo avançado, como se executados scripts, permite ao cliente colocar pessoa ou profissional para customização.

A TOTVS não coloca funcionário nas empresas para ficar customizando e etc e portanto o cliente tem de correr atrás de alguém com conhecimento para manter a fera funcionando. Ou treina alguém da empresa ou busca lá fora.

Link to comment
Share on other sites

Amiguinhos,

Rochinha, a TOTVS coloca sim analista para customizar o sistema no cliente, mas cobra uma fortuna por isso... kkkk

É por este motivo que MUITOS clientes "roubam" profissionais da TOTVS para trabalhar customizando. Não sei se ainda se pratica isso la mas o cliente, no contrato que assina com a TOTVS, tem uma clausula que ele se compromete a não contratar profissionais que tenham saido da TOTVS no periodo de 6 meses...

Entendi. Mas acho que um profissional TOTVS só sairia dela para iniciar algo próprio. Sair para viver customizando, acho que ele iria ficar fora, com o tempo, das melhorias do sistema.

Mas ainda assim, seis meses passam rápido, e com certeza, o jeitinho prevalece.

Link to comment
Share on other sites

Eu não trabalhava customizando, eu era programador interno e fiz o que voce disse, sai para montar meu negócio. Mas lá dentro tem muita gente que sai para trabalhar em cliente, geralmente o salário dobra e mesmo assim fica bem mais barato para o cliente. O problema é quando acaba a implantação e o analista fica muito caro para o cliente, devido ao alto salário, e muitos ainda acabam voltando para TOTVS... Era uma pratica bem comum isso quando eu estava la, isso entre 2000 e 2002.

Mesmo esses 6 meses não tem fundamento legal, ninguem pode impedir voce de trabalhar. Isso só teria validade se durante os 6 meses a empresa continuar pagando o mesmo salário pra vc ficar em casa. Por isso muitos não respeitam essa clausula no contrato.

Amiguinhos,

Entendi. Mas acho que um profissional TOTVS só sairia dela para iniciar algo próprio. Sair para viver customizando, acho que ele iria ficar fora, com o tempo, das melhorias do sistema.

Mas ainda assim, seis meses passam rápido, e com certeza, o jeitinho prevalece.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Ache interessante o tópico, pois algumas vezes quando falo em FWh alguns olha com espanto, por não conhecerem a linguagem e seus produtos. Não me arrependo em trabalhar com ele, pena que não tenho tempo para desenvolver comercialmente, só os softwares para a empresa que trabalho. (Gestão de Recursos Humanos e atualmente estou migrando o Programa de Gestão de Frotas que é em Clipper 5.3)

Tratando da Totvs trabalho em uma empresa que faz parte do grupo Totvs a PC Sistemas de Goiás, com o Winthor.

Link to comment
Share on other sites

Que bacana Oziel. Mas não entendi no final, voce trabalha na PC SISTEMAS? Então eles desenvolvem em Fivewin?

Ache interessante o tópico, pois algumas vezes quando falo em FWh alguns olha com espanto, por não conhecerem a linguagem e seus produtos. Não me arrependo em trabalhar com ele, pena que não tenho tempo para desenvolver comercialmente, só os softwares para a empresa que trabalho. (Gestão de Recursos Humanos e atualmente estou migrando o Programa de Gestão de Frotas que é em Clipper 5.3)

Tratando da Totvs trabalho em uma empresa que faz parte do grupo Totvs a PC Sistemas de Goiás, com o Winthor.

Link to comment
Share on other sites

Eu trabalho em uma empresa que usa os Progs da PC Sistema, não consegui em minha visita a Goiás saber qual a linguagem que a PC usava, eles mantém em segredo, hoje a PC faz parte do grupo TOTVS.

Nesta empresa trabalho como gestor de contas financeiras, e tb como desenvolvedor programas em FWH.

OK....

Abraços..

Link to comment
Share on other sites

Sim, desde o ano passado eles são do grupo TOTVS, foram comprados pela bagatela de 80 milhoes.... rs...

Se estiver em Fivewin será uma mão na roda pra converterem para Protheus....

Pra descobrir a linguagem abra o executavel em algum editor de texto e procure FIVEWIN ou HARBOUR... Se não encontrar procure BORLAND, MICROSOFT, etc... Vai aparecer...

abraços

Eu trabalho em uma empresa que usa os Progs da PC Sistema, não consegui em minha visita a Goiás saber qual a linguagem que a PC usava, eles mantém em segredo, hoje a PC faz parte do grupo TOTVS.

Nesta empresa trabalho como gestor de contas financeiras, e tb como desenvolvedor programas em FWH.

OK....

Abraços..

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...