Jump to content
Fivewin Brasil

Estou no caminho certo


edutraini

Recommended Posts

Pessoal boa tarde trabalho com fivewin /xharbour usando dbf gostaria de uma opinião de vcs se estou no caminho certo para mudança de linguagem para vb net com SQL. Primeiro passo usar o SQL no meu programa em fivewin e paralelamente começar o desenvolvimento de um novo projeto em vb. Dessa forma consigo trabalhar de uma forma tranquila usando as duas linguagens

Link to comment
Share on other sites

Quando voce usa SQL, voce pode usar

Parte dele em Delphi, parte em VB, parte em Fivewin, Parte em Java, Parte em PHP, etc.

O que Importa é ele conectar o seu Banco de dados e Fazer as Regras do negocio funcionar. o resto

Tem uma empresa aqui que usa SAP (abap) e usa banco oracle.

Tem parte do sistema Dela que Roda em PowerBilder, Tem outras Rotinas que é em JAVA, outras em Delphi.

Por exemplo a Balança é em Delphi, que grava no banco Oracle que o SAP usa para gerar outras Informaçoes.

Link to comment
Share on other sites

Amiguinho,

deixe eu dar meus 20 centavos de prosa.

Pelo que entendi voce fará uma mudança radical de xBase/DBF para .Net/SQL. Digo radical porque usando .Net voce dificilmente quererá acessar os DBFs pelo seu novo aplicativo, pois não será nativo este acesso(usando ADO ou ODBC) e este uso pode balear as estruturas dos DBFs do lado dos aplicativos xBase.

Para o Fivewin/xHarbour voce já tem a mãos alguns bons RDDs que irão lhe permitir acesso transparente e com pouco programação tanto do conjunto DBF quanto do conjunto SQL.

SQLLib e RDDSQL são boas pedidas pois mantém parte da sintaxe dentro do seu know-how e você irá agregando paralelamente e paulatinamente os novos skills.

Não sei a quantas anda o RDDADO, mas só o fato de que mudar o request lhe permite mudar de RDD mantendo todo o resto de programação é algo a se pensar.

Provavelmente você planeja trabalhar com um database de médio para grande porte, mesmo que nas versões express, como Oracle, SQL Server, MariaDB ou PostGres então deve-se pensar que eles precisam/exigem uma máquina preparada para eles, ou seja, mais restritiva.

Eu demorei anos para me decidir a qual database mirar, hoje já me encontro em posição para migrar a base de dados, mantendo o motor Harbour e a carenagem Fivewin.

Link to comment
Share on other sites

Rochinha, não sendo curioso, mas já sendo, para qual database migrou e quanto aos famigerados "na nuvem" que o tanto se fala no momento qual a sua opinião?

Eu vejo a seguinte "miragem", continuarei usando o fwh + Harbour + DBF/SQL e para "nuvem" penso em C# ou ( depois de falar com alguns amigos ) Delphi.

Link to comment
Share on other sites

Sergio então melhor nem sair de casa. rsrsrs

Henning, acertou na moska, rsrsrsrs pois pode aparecer justamente esse tipo de cliente ou a necessidade do nosso cliente, e ao meu ver, não podemos ficar amarrados ao desktop, claro que, se é esse o tipo de serviço que queremos prestar que seja, mas para quem quer "acompanhar a onda" é melhor ter a carta na manga, e esse esta sendo o meu grande problema em estudar c#, enquanto que Delphi vc escreveu "Del" no google aparece aos montes....rsrsrsrs mas vlw pela dica.

Link to comment
Share on other sites

Quase entendi, talvez é a expressão, mas o que vem a ser um Servidor de aplicação? e ainda feito em PHP?

o que entendi: seria uma aplicação para WEB feito em PHP, continuar com o FIVEWIN para DESKTOP e ter um servidor para "aguentar" tudo isso 24horas, acertei?

Link to comment
Share on other sites

Sim, o servidor de aplicação é a aplicação que receberá as requisições das aplicações cliente, processará e enviará de volta o resultado(XML, JSON) para aplicação cliente(que pode ser tanto WEB, Desktop, Mobile)

É o famoso modelo em 3 camadas.... http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_tr%C3%AAs_camadas

Outra vantagem desse modelo é que a aplicação cliente geralmente fica leve...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...